Os melhores safáris e excursões de jipe na Madeira a partir do Funchal
Percorrer a Madeira num jipe todo-o-terreno 4x4 levá-lo-á aos lugares mais recônditos da ilha e desfrutará de paisagens incríveis.
A Madeira tem muitas atracções para visitar, mas por vezes não é tão fácil aceder a certos pontos turísticos da ilha. Para descobrir estes locais, uma das melhores opções disponíveis para o viajante é fazer um passeio num jipe todo-o-terreno.
A maioria das empresas de turismo oferece este serviço a partir da cidade do Funchal, a capital da ilha. Isto torna-o muito conveniente, uma vez que a maior parte do alojamento se encontra nesta parte da ilha.
Normalmente, a maioria das empresas de excursões oferece um número limitado de lugares disponíveis para cada jipe.
Isto significa que tem de escolher entre as opções que cada empresa de excursões oferece. Se estiver a viajar com um grupo de 6 a 8 pessoas, recomendo que contrate uma excursão privada que lhe permita escolher os locais que quer ver.
1. Passeio pelo noroeste da Madeira
Este passeio é um dos mais interessantes, pois combina a riqueza cultural da ilha com vistas panorâmicas e actividades divertidas.
Esta excursão é considerada uma excursão de dia inteiro, pelo que pode custar o dobro do preço de uma excursão de meio dia. Pode durar entre 7 e 9 horas, dependendo das actividades que realizar.
A maioria das empresas de safaris começa por recolher todos os turistas alojados no Funchal para iniciar a excursão. Será feito um breve briefing para explicar os pormenores do safari e depois começa a excursão.
A excursão começa normalmente com a subida aos pontos mais altos da Madeira, até ao Pico do Arieiro, o terceiro ponto mais alto da ilha. Aqui poderá desfrutar de uma das mais belas vistas panorâmicas da ilha.
Algumas excursões incluem um passeio pelo Ribeiro Frio, uma pequena vila no interior da ilha que está rodeada pelo Parque Florestal com o mesmo nome. Uma das principais atracções deste local é a sua localização entre as florestas de loureiro, a árvore caraterística da Madeira, e as montanhas circundantes.
O Ribeiro Frio é também o local onde se encontra o miradouro dos Balcões, de onde se pode ver o vale da Ribeira da Metade e a cordilheira central da ilha.
Aqui alguns passeios começam a utilizar os trilhos todo-o-terreno, onde a vegetação e o terreno se tornam muito mais desafiantes. Mas não se preocupe, é aqui que começa a aventura de atravessar a floresta com um 4x4.
O percurso leva-nos até à vila de Santana, onde a maioria das excursões pára para almoçar. Recomendo que, antes de reservar, verifique com a empresa organizadora se o almoço está incluído e quais são as opções.
Especialmente se não comer carne, produtos animais ou tiver uma dieta especial, por vezes as opções na aldeia são limitadas.
Santana situa-se no norte da ilha e a sua principal atração é a construção peculiar das suas casas. Nelas é possível encontrar produtos regionais e saborear a gastronomia tradicional da ilha.
Após o passeio inicia-se o regresso ao Funchal, mas pela costa noroeste da ilha. Algumas excursões incluem uma visita ao Porto da Cruz, onde se pode visitar uma destilaria de rum.
Estas excursões também costumam incluir paragens estratégicas para admirar a paisagem em Punta de San Lorenzo e Canical. Nalguns casos, a excursão dirige-se para leste, para as piscinas de lava de Porto Moriz ou para as praias de areia preta de Sixal.
Muitos destes destinos variam consoante a excursão, as condições climatéricas e a época do ano, por isso, verifique antes de reservar.
2. Excursão Oeste da Madeira
Este safari é também um passeio de dia inteiro, por isso dura normalmente entre 7 e 9 horas. Normalmente começa com uma visita a Câmara de Lobos, a mais famosa vila piscatória da Madeira. A sua fama deve-se às pinturas de Winston Churcchill nos anos 50.
Depois continuamos pela Ponta do Sol, Canhas e começamos a entrar na zona de plantações da ilha. Aqui verá plantações de uva, banana e cana de açúcar.
É aqui que começa a parte off-road, até chegar à Caleta, onde normalmente se faz uma paragem. O percurso continua para o único planalto da ilha: o Paul da Serra, que se encontra a 1400 metros de altitude.
O percurso continua com vistas deslumbrantes para a Vereda do Fanal, a floresta encantada da Madeira. Alguns passeios incluem também uma visita à pequena vila da Ribeira da Janela, uma bonita vila na costa norte da ilha.
A vantagem de reservar um passeio de 4x4 é que irá visitar locais fora dos circuitos habituais, onde muito poucos turistas têm acesso e, muitas vezes, terá vistas incríveis que poucos podem desfrutar.
Ao longo do caminho, passará por árvores endémicas da ilha, em florestas que foram declaradas Património Mundial pela UNESCO.
O objetivo deste passeio é chegar às piscinas da Lavade Porto Moniz, um local único onde as excursões costumam parar e passar algum tempo a nadar e a almoçar junto a esta bela paisagem.
A partir deste ponto, as excursões dirigem-se normalmente para o Funchal, mas antes fazem uma paragem no Seixal. Esta paisagem é suscetível de roubar um ou dois suspiros, graças à beleza do contraste entre o mar e a montanha. Se a sua excursão incluir um passeio pelas singulares praias de areia negra do Seixal, será um sucesso garantido.
Esta excursão também costuma incluir a cascata do Véu da Noiva, um local onde a água das falésias desce suavemente pelo caminho costeiro.
3. Passeio pela floresta Laurissilva
Este é outro tipo de passeio oferecido por algumas empresas turísticas e onde o protagonista principal é a tração às 4 rodas do jipe, devido aos obstáculos do terreno.
Tem uma duração habitual de 6 a 8 horas, pois dependerá das actividades a realizar e das condições meteorológicas.
Este passeio é especializado em mostrar a beleza do interior da ilha, bem como as povoações escondidas nos seus vales e montanhas.
Estes passeios partem do Funchal e dirigem-se à Fajã dos Padres, uma falésia a 310 metros acima do nível do mar. Algumas incluem um passeio de teleférico até à falésia, mas isso depende da agência, por isso, informe-se com antecedência.
A excursão continua normalmente no interior da ilha, continuando para cima e visitando a aldeia do Jardim da Serra.
Desfruta-se dos socalcos da Fajã das Galhinas até chegar à Boca dos Enamorados, onde se pode apreciar a vista panorâmica oferecida pela aldeia do Curral das Freiras.
4. Passeio de 4x4 para ver o pôr do sol da ilha
Se não vai ficar uma semana na Madeira e quer fazer passeios mais curtos, talvez possa experimentar um passeio ao pôr do sol ou um passeio de vinho.
Embora alguns passeios de barco na Madeira ofereçam passeios ao pôr do sol na Madeira, há outros que são feitos de jipe.
Estas excursões têm como objetivo oferecer-lhe os melhores locais da Madeira para ver o pôr do sol.
Normalmente, partem do Funchal e visitam a Ponta de Sol, seguindo depois para o Loreto e percorrendo caminhos alternativos por entre as vinhas e os campos de cana-de-açúcar.
Algumas excursões oferecem a visualização do pôr do sol a partir do Arco da Calheta. Outras oferecem-no a partir do miradouro da Encumeda, situado num dos pontos mais altos da ilha.
Por fim, encontrará também opções como o Cabo Girão, a falésia mais alta da ilha e a segunda mais alta da Europa.
5. Passeio de vinho em 4x4
Outra opção interessante é percorrer o norte da ilha, mas numa excursão de meio-dia, o que lhe tomará menos tempo da sua agenda. Uma das vantagens deste tipo de passeio é que normalmente inclui visitas a diferentes locais de interesse paisagístico no norte da Madeira, como as vilas de São Vicente, Ponto Moriz, Ribeira da Janela e Paúl da Serra.
Para além desta bela aventura, que pode ser feita num jipe de caixa aberta, também é possível visitar produtores de vinho locais.
O vinho na Madeira é uma das atracções mais interessantes. Produzido no coração do Vale da Serra D'Água, onde são produzidos os deliciosos vinhos que irá provar durante a sua estadia na ilha.
Isto porque as condições de crescimento das suas vinhas são únicas na região. Aqui poderá provar vinhos de produtores locais, enquanto os enólogos lhe falam da história, tradição e cultura por detrás da produção do Vinho Madeira.
Embora dependa do passeio, muitas vezes a prova inclui a degustação de diferentes pratos tradicionais do arquipélago. Recomendo que, se tiver oportunidade, prove o licor de Ginja, um licor de cereja típico da ilha.
Muitas excursões oferecem ainda a possibilidade de visitar outros pontos de interesse paisagístico no regresso ao Funchal, como o Cabo Girão ou o Arco da Calheta. Dependendo da época do ano, poderá apreciar o pôr do sol no final da excursão.
Dicas adicionais a ter em conta
Recomendo que não marque a excursão no dia da sua chegada à Madeira, pois a ilha é por vezes afetada por fortes tempestades de vento. Esta situação pode provocar o atraso de alguns voos e obrigá-lo a reestruturar os seus planos.
Tenha também em atenção que é aconselhável fazer excursões de dia inteiro nos meses em que há mais horas de sol. De novembro a fevereiro as horas de sol são menores (10 horas), enquanto que de maio a setembro terá entre 12 e 13 horas de sol.
Desta forma terá mais tempo para desfrutar de tudo o que a ilha tem para oferecer, pelo que só lhe resta partir para uma destas aventuras todo-o-terreno.
Quais são as localidades imperdíveis no interior da Madeira?
Durante muitos anos, a ilha teve várias zonas que, devido à sua intrincada geografia, estavam afastadas do Funchal ou não eram de fácil acesso.
Nos últimos anos várias dessas estradas foram asfaltadas e facilitaram a ligação entre localidades que durante muito tempo estiveram praticamente isoladas. Mas ainda há algumas localidades que só podem ser alcançadas de 4x4 e que não deve perder se visitar a Madeira.
Curral das Feiras
Esta pequena aldeia foi construída no interior da cratera de um vulcão extinto. As suas pequenas ruas e casas tradicionais são o cartão postal de um dos locais mais bonitos do interior da Madeira.
A sua beleza é melhor apreciada a partir do miradouro da Eira do Serrado que se encontra a mais de 1000 metros de altitude. Recomendo que, se visitar a ilha no início de novembro, não perca o Curral das Feiras, onde se realiza anualmente a Festa da Castanha.
Serra D'Água
Quase todas as casas desta vila são pintadas de branco e o seu contraste com o verde das culturas da encosta faz da Serra D'Água uma das vilas mais encantadoras do interior da Madeira.
Sendo uma aldeia pequena, é calma e tranquila, o que a torna o local perfeito para relaxar e admirar a bela paisagem da montanha.
Além disso, a poucos quilómetros da Serra D'Água encontra-se uma das mais importantes levadas da ilha, que transporta água para a irrigação desta região.
Santo António da Serra
Santo António é uma aldeia muito tranquila, com belas casas que se perdem no verde da região. É um local perfeito para praticar golfe graças ao seu famoso campo de 27 buracos, que é também um local perfeito para admirar as montanhas circundantes.
Se passear pela aldeia não deve perder a oportunidade de visitar a pequena igreja de Santo António da Serra.