O que ver e o que fazer em Funchal, Madeira

O Funchal é uma vila encantadora com jardins, casas baixas, promenades e centro histórico, situada num belo ambiente natural rodeado por colinas e pelo mar.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 12 minutos

O que ver e o que fazer em Funchal, Madeira

Funchal, Madeira | ©Jimmy Pierce

O Funchal é a capital da Madeira e uma das mais belas cidades de Portugal. As suas ruas estreitas, casas baixas, mercados, adegas, jardins e passeios fazem dela um destino ideal para uma estadia relaxante junto ao mar. Está também rodeada por um maravilhoso ambiente natural, com colinas de origem vulcânica, falésias e florestas.

Os seus trilhos pedestres de dificuldade variada são altamente recomendados, bem como desportos aquáticos como snorkelling, mergulho, surf e canoagem. Ao mergulhar no mar, é possível observar diferentes espécies de baleias, golfinhos e aves marinhas. A cidade é também um local estratégico para as melhores excursões à Madeira a partir do Funchal, que lhe permitirão descobrir todo o arquipélago, conhecido como um dos melhores destinos insulares do mundo.

1. Visite o porto marítimo do Funchal e desfrute da observação de baleias e golfinhos

Porto de Mar da Madeira| ©alealetojanni
Porto de Mar da Madeira| ©alealetojanni

Na sua viagem ao Funchal não pode perder a observação de baleias e golfinhos, que se realiza a partir do porto de mar desta cidade. As baleias-comuns, as baleias-sardinheiras, as baleias-minke e os golfinhos encontram-se no seu habitat natural, pelo que as probabilidades de os avistar são quase de 100%.

Podem ser vistos durante todo o ano, mas o seu número aumenta entre maio e setembro. A melhor forma de ver golfinhos na Madeira é contratar uma excursão, pois esta levá-lo-á aos locais onde se avistam mais golfinhos.

A observação de baleias e golfinhos é, sem dúvida, um dos melhores passeios de barco que pode fazer na Madeira. É realmente uma grande experiência, pois estes animais, especialmente os golfinhos, adoram barcos e quando avistam um aproximam-se tanto que é possível tirar fotografias e até fazer-lhes festas.

Fazer um passeio de barco na Madeira

2. Conhecer a Zona Velha do Funchal e desfrutar da sua gastronomia

Zona Velha do Funchal| ©Frank Rump
Zona Velha do Funchal| ©Frank Rump

O centro histórico do Funchal, ou Zona Velha, é uma das zonas mais pitorescas para passear no Funchal, e conhecer a sua história, edifícios emblemáticos, lojas de artesanato e restaurantes com comida típica local.

A sua rua principal é a rua Santa Maria, uma rua estreita e empedrada, rodeada de casas antigas, cheia de vida tanto de dia como de noite.

Na rua Santa Maria e nas suas imediações é possível ver portas com uma decoração impressionante, pintadas por vários artistas, que surgiram de uma iniciativa de Street Art chamada Projeto Portas Abertas e que pretendia dar uma nova vida a edifícios que pareciam um pouco abandonados.

Hoje são mais de 200 portas pintadas que se tornaram um pretexto para um belo passeio no Funchal.

Esta rua leva-nos à Fortaleza de São Tiago, uma das atracções que não pode perder durante a sua visita, de grande importância histórica, e onde hoje existe um Museu de Arte Contemporânea.

A Zona Velha do Funchal é o local ideal para experimentar a gastronomia da cidade e da Madeira, que inclui o peixe-espada com banana frita, a espetada de carne grelhada e o pão com manteiga de alho.

Capela do Corpo Santo

Esta é uma das capelas mais antigas do Funchal e está localizada no final da Rua Santa Maria. Data do século XV e é dedicada ao padroeiro dos pescadores, S. Pedro Gonçalves Telmo, o "Corpo Santo".

É notável pelas suas maravilhosas pinturas no teto, os seus altares de madeira entalhada e esculturas no estilo gótico tardio, muitas vezes referido como estilo manuelino.

Da construção original resta apenas o pórtico, enquanto o altar data do final do século XVI. Nesta igreja funcionou uma das mais antigas confrarias, que prestava auxílio a pessoas que tinham perdido familiares no mar. Diz-se também que os pescadores costumavam parar na capela para rezar a Deus antes de partirem para o seu trabalho quotidiano.

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h30m.
  • Localização: Largo do Corpo Santo, 9060: Largo do Corpo Santo, 9060-291 Funchal, Portugal.

Reservar uma visita guiada no Funchal

3. Visite uma das maiores atracções do arquipélago da Madeira, a Fortaleza de São Tiago

Fortaleza de São Tiago| ©TeWeBs
Fortaleza de São Tiago| ©TeWeBs

A Fortaleza deSão Tiago é uma antiga fortaleza de cor amarela marcante e uma das mais belas vistas do bairro de Santa Maria, que se situa no final da promenade junto ao mar.

Aí poderá desfrutar das suas vistas panorâmicas sobre o arquipélago da Madeira, tirar fotografias espectaculares e ainda deliciar-se com a gastronomia única que a zona envolvente oferece.

A fortaleza de São Tiago é um edifício militar que foi construído no século XVII para proteger a cidade dos piratas, uma vez que, devido à localização do arquipélago no meio do Atlântico, era uma chamada obrigatória e provocatória para os navios que passavam.

Em 1992 tornou-se propriedade do governo e foi transformada num museu de arte contemporânea. Hoje pode visitá-lo em família, pois até os mais pequenos o adoram, o que o torna uma das melhores coisas para ver e fazer na Madeira com crianças.

Para além de ver o forte, pode descer até à praia da Barreirinha, que fica mesmo por baixo da fortaleza, uma das praias mais conhecidas da baía. Aí poderá desfrutar de uma bebida e de uma gastronomia requintada, enquanto aprecia uma vista deslumbrante.

4. Visitar uma das adegas mais populares da Madeira: a Blandy

Adega Blandy| ©Luke H. Gordon
Adega Blandy| ©Luke H. Gordon

A Adega Bl andy é uma das adegas mais antigas da ilha, com origens que remontam a 1811. É também uma das actividades mais populares no arquipélago da Madeira, como as festas recreativas, onde se podem provar vinhos e iguarias de todos os tipos.

Quer seja um apreciador de vinho ou não, vai adorar visitar as vinhas. Aí conhecerá a história da família Blandy e a origem da adega, explicarão como são feitos os vinhos e também a história do vinho na Madeira. Para além disso, poderá provar vinhos requintados, e saborear deliciosos doces regionais.

Quando visitar esta adega, é aconselhável estar preparado para comprar várias garrafas de vinho, pois são uma delícia que não vai querer perder para aproveitar o resto da sua viagem. Mas também pode aproveitar a sua visita para conviver no bar, que tem uma decoração muito marcante. As suas cadeiras são feitas de barris de vinho.

Se visitar o Funchal no final de agosto e início de setembro, não perca uma das suas festas culturais mais importantes: as vendimias. Trata-se de uma fantástica festa do vinho.

Os habitantes locais, juntamente com os visitantes, pisam as uvas que foram colhidas durante o ano, seleccionando as melhores, que são depois utilizadas para fazer vinhos ou licores.

Para mais informações

  • Localização: Av. Arriaga 28 - Funchal.
  • Horário de funcionamento: Das 10h às 18h30m.

5. Voar num teleférico, o meio de transporte da Madeira

Teleférico do Funchal| ©Martin Elliss
Teleférico do Funchal| ©Martin Elliss

Se visitar o Funchal, não pode deixar de conhecer o meio de transporte normalmente utilizado pelos seus cidadãos para se deslocarem às zonas mais altas da cidade e arredores: o teleférico.

É uma cabine com a qual se pode percorrer a cidade no ar, enquanto se desfruta de uma vista panorâmica de cortar a respiração.

Os seus percursos duram entre 10 e 25 minutos, dependendo do teleférico utilizado. No total, existem cerca de 7 teleféricos na ilha que ligam a cidade a diferentes povoações. Em alguns casos, é a única forma de chegar a certos locais.

Sobrevoando a cidade, é possível ver o mar, os jardins, as espectaculares mansões e as diferentes aldeias da ilha.

Um dos destinos mais populares da ilha é o Monte Palace, um jardim onde se podem encontrar várias plantas exóticas de diferentes partes do mundo, bem como colecções de esculturas e minerais. A partir daí, também se pode apanhar outro teleférico para o jardim botânico.

Também se pode apanhar o teleférico da Achada da Cruz para um belo miradouro. Tem uma descida muito íngreme que o vai assustar um pouco. A partir daí, chegará à Faja da Quebrada Nova, uma pequena aldeia com apenas 100 habitantes, onde poderá dar um passeio à beira-mar.

Mais informações sobre

  • Preço: Ida e volta cerca de 12 EUR para adultos e 6 EUR para crianças. As crianças com menos de 6 anos viajam gratuitamente.
  • Horários: Os autocarros funcionam normalmente entre as 9h e as 17h.

6. Visita ao Monte Palace Madeira, com os seus parques, museus e luxuriantes jardins tropicais

Monte Palace Madeira| ©Mike Finn
Monte Palace Madeira| ©Mike Finn

O Monte Palace Madeira é um jardim tropical e museu situado no cimo de uma colina.

Aqui pode maravilhar-se com a flora exótica e variada de muitas partes do mundo, como África, Bélgica, Portugal, Escócia e muitas outras. Tem 3 entradas, a leste, a norte e a partir do teleférico do Monte.

Nos jardins, para além das espécies exóticas, poderá observar a flora autóctone das florestas da Madeira, como os fetos ou os loureiros, bem como lagoas com uma grande variedade de peixes coloridos, como as carpas. Estes peixes são originários do Japão, da China e da Ásia e simbolizam o amor e a amizade.

No jardim tropical poderá também ver uma importante coleção de painéis de azulejos dos séculos XV e XVI, considerada uma das mais importantes do país. Nestes azulejos foram gravados diferentes momentos da história de Portugal.

Quanto ao Museu, tem várias exposições de arte e minerais distribuídas pelos seus 3 pisos. A exposição de minerais inclui mais de 700 variedades e 300 pedras preciosas e semi-preciosas.

Há também uma interessante exposição de mais de 1000 esculturas do Zimbabué da década de 1960. Sem dúvida, o Monte Palace Madeira é um dos melhores passeios que pode fazer no Funchal, Madeira.

Saiba mais sobre ele

  • Preço: Cerca de 12 EUR. As crianças com menos de 15 anos têm entrada gratuita quando acompanhadas por um adulto.
  • Horário de funcionamento: Jardim Tropical: das 9h às 18h. Museu: das 10h às 16h30m.

7. Passear pelo Mercado de Lavradores

Mercado dos Lavradores| ©EspirituViajente
Mercado dos Lavradores| ©EspirituViajente

O Mercado dos Lavradores é um famoso mercado situado no centro do Funchal, onde se encontram lojas de fruta fresca, legumes e peixe, uma grande variedade de artesanato e outros produtos.

O interessante é que pode provar a melhor fruta antes de a comprar, uma vez que foram instaladas fontes de água em todos os cantos para as lavar antes de as provar.

Visitar este mercado é uma das melhores coisas a fazer no Funchal. Ficará fascinado com os painéis de azulejos à entrada, que também se encontram no interior do mercado e no mercado do peixe.

Foram criados pelo pintor e escultor português, João Rodrigues Vieira, conhecido pelos seus painéis de azulejos de cerâmica. A maior parte das esculturas referem-se a momentos históricos dos vendedores.

O mercado, inaugurado em 1940, é muito vistoso e alegre, pois é tradição dos habitantes locais decorá-lo de forma bonita. É decorado com numerosas flores, especialmente a strelitzia, conhecida como a Ave do Paraíso.

Cada vendedor recebe-o com um traje típico madeirense, também decorado com flores de uma forma muito divertida.

Na parte de trás do mercado encontra-se o mercado de peixe, conhecido como a lota , onde os homens negoceiam ruidosamente pelo melhor preço. Não pode faltar o peixe-espada, que é difícil de encontrar noutras partes do mundo porque vive em águas muito profundas e frias.

8. Desfrute dos desportos aquáticos mais emocionantes

Snorkelling| ©SALTY Madeira
Snorkelling| ©SALTY Madeira

O Funchal e os seus arredores são o local ideal para a prática de vários desportos aquáticos, ou para os experimentar pela primeira vez. Não pode perder estas actividades na Madeira: snorkelling, canyoning, mergulho, uma vez que o mar perto da costa é muito calmo.

É realmente maravilhoso nadar à volta do Cabo Girão, um paraíso marinho, enquanto se depara com diferentes peixes aquáticos, tais como cavalas, jamantas, atuns, barracudas, mouros, tartarugas e muitas outras espécies.

Na água, pode fazer muitas outras actividades, como canoagem ou caiaque, ao longo da costa do Funchal e, a partir daí, pode entrar em lugares desertos muito atraentes.

Se quiser mais, não perca o mergulho no Funchal, especialmente no Parque Nacional do Garajau e no Parque Marinho do Cabo Girão.

Neste último, poderá ver os restos do naufrágio da corveta Afonso Cerqueira F488, da Marinha Portuguesa, que efectuava missões de vigilância e salvamento. Poderá também observar espécies marinhas, como o lobo-marinho, o peixe-sapo, o peixe-porco, os tubarões, os cavalos-marinhos, etc.

Reserve a sua atividade de mergulho na Madeira

9. Embarque nas melhores rotas de trekking

Caminhadas na Madeira| ©Andreas Weibel
Caminhadas na Madeira| ©Andreas Weibel

No Funchal é possível fazer caminhadas até aos picos mais altos da ilha: o Pico Arieiro, com 1810m de altitude, o Pico das Torres, com 1853m, e o Pico Ruivo, com 1862m.

A ilha tem caminhos seguros, pois foram construídas escadas nos troços difíceis e túneis para atravessar os caminhos mais difíceis. Em cada paragem, será surpreendido pelas mais belas vistas panorâmicas, por isso prepare a sua máquina fotográfica para levar consigo algumas belas recordações.

O trilho para o Pico do Arieiro tem uma extensão de 2,8 km e, uma vez chegado ao refúgio, pode seguir outros 3 trilhos:

  • Para o Pico do Areeiro, o segundo mais alto da ilha (1816 m). Este trilho tem uma extensão de 5-6 km.
  • Para a Vereda da Encumeada, que se dirige para oeste da ilha, ao longo da cordilheira central. Tem uma extensão de 8,6 km.
  • Para a Vereda da Ilha, que desce até à freguesia da Ilha. Tem uma extensão de 8,2 km.

O Pico Ruivo é o pico mais alto da Madeira e o terceiro mais alto de Portugal.

No cimo, para além de desfrutar de vistas fabulosas, poderá observar a sua vegetação, como zonas arbustivas, com fetos, musgos, líquenes e a sua rica fauna, com aves como tentilhões, pintassilgos, perdizes-vermelhas, carriças, melros, etc.

10. Oferece actividades todo-o-terreno, como safaris e passeios de jipe ao longo da costa

De jipe na Madeira| ©True Spirit
De jipe na Madeira| ©True Spirit

A partir do Funchal é possível efetuar os melhores safaris e excursões de jipe na Madeira. O safari é um desporto concebido para visitar locais do arquipélago que são impossíveis de fazer a pé, pois isso poderia perturbar os animais selvagens do local.

Além disso, desta forma, será possível chegar a zonas de difícil acesso. O melhor é fazer uma excursão com um guia que conheça estes lugares e lhe possa contar tudo sobre eles.

As excursões incluem visitas às falésias do Cabo Girão, que fica no sul da Ilha da Madeira. Tem um miradouro muito famoso, onde as vistas panorâmicas são extraordinárias, e onde se pode chegar por trilhos pedestres. Existe uma plataforma de observação em vidro no chão que pode dar um pouco de vertigens.

Outros safaris levam-no às piscinas naturais do Porto Moniz, que são a principal atração desta vila. Estas piscinas são originárias de um vulcão e têm água salgada cristalina.

É um lugar perfeito para relaxar com toda a família, pois há piscinas para crianças, jogos, bares e lugares para relaxar. É uma das melhores coisas para ver na Madeira em 7 dias.

Também recomendo que visitem a cascata do Véu da Noiva com o seu incrível miradouro, onde terão as melhores vistas panorâmicas da ilha.

Não se esqueça da sua máquina fotográfica para tirar fotografias desta famosa cascata que tem a figura de uma noiva. Das alturas, pode maravilhar-se com a bela vista do Atlântico e de toda a costa norte do arquipélago.

Fazer um safari a partir do Funchal

11. Visitar o Jardim Botânico da Madeira

Jardim Botânico da Madeira| ©Tom Chapman
Jardim Botânico da Madeira| ©Tom Chapman

Nos arredores do Funchal, a 3 km do centro, existe um belo jardim botânico com mais de 2000 espécies tropicais nativas da região, bem como exóticas.

É um local encantador com vista para o mar, ideal para desfrutar durante o dia, especialmente se for um amante de plantas. Pode chegar lá apanhando o teleférico com o mesmo nome.

O jardim, inaugurado em 1960, tem hoje mais de 25000 metros quadrados com um lago, fontes de água, miradouros, anfiteatro e passadiços. Está organizado em 5 zonas diferentes: tropical, arboreto, aromáticas, suculentas, agro-industriais e plantas medicinais. Existem ainda plantas autóctones de altitude, palmeiras e árvores de fruto.

Para além das diferentes espécies de plantas, também é possível observar as aves, pois existem mais de 200 aves autóctones da região a sobrevoar o jardim. Por outro lado, muitas das plantas que se encontram no Jardim Botânico estão em risco de extinção.

No Jardim Botânico encontra-se o Museu de História Natural da Madeira, que possui uma importante coleção de corais, fósseis, herbário, plantas prensadas e um banco de sementes.

Para mais informações, por favor visite

  • Preço: Cerca de 6 EUR. Crianças até aos 12 anos pagam 2 EUR e crianças até aos 6 anos não pagam. Nos dias 30/4 e 1/7 a entrada é gratuita.
  • Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 18h, sábado e domingo das 9h às 17h.

Museu: das 10h às 16h30m.

  • Localização: Caminho do Meio, Bom Sucesso