O que ver e o que fazer na Madeira com crianças
Está a pensar passar férias em família na Madeira? Que ideia fantástica! Este destino paradisíaco oferece dias divertidos e inesquecíveis.
A Madeira é uma ilha tropical cuja proximidade com a Europa a torna num destino de férias ideal. No entanto, não podemos negar que uma das maiores preocupações dos adultos que viajam com crianças são as actividades que podem ou não fazer à chegada.
Quando chegar à Madeira vai perceber que este destino está cuidadosamente pensado para a diversão dos viajantes. Do variado catálogo disponível, aqui fica uma lista de sugestões de diversão que recomendo que analise de acordo com os gostos particulares da sua família e, claro, com a idade das crianças com quem vai viajar.
1. Ver baleias e golfinhos numa excursão de observação de baleias
Se se perguntam qual é a melhor alternativa para ver golfinhos na Madeira, a resposta que muitos vos darão é a mesma: reservem um cruzeiro de catamarã com observação de cetáceos para observar a vida marinha do arquipélago da Madeira.
Este tipo de experiência é altamente recomendável para quem visita a Madeira em família, pois poderão ver de perto golfinhos, baleias-comuns, cachalotes e outros cetáceos, enquanto admiram a paisagem montanhosa e as falésias. Poderá também desfrutar de uma paragem para mergulho com snorkel.
Outra opção ideal é reservar uma experiência de mergulho no Aquário da Madeira, onde se pode mergulhar no maior tanque do aquário e fazer snorkeling entre moreias, raias e tubarões. Além disso, é uma atividade muito segura, uma vez que será acompanhado por um monitor especializado e terá uma experiência prévia de batismo de água. Naturalmente, a idade mínima é de 10 anos.
Informações úteis
- Duração: Este tipo de passeio dura normalmente entre 2,5 e 3 horas.
- Horário: Há excursões de manhã e à tarde.
- Preço**:** A partir de 30 euros por bilhete de adulto.
2. Aprecie a natureza da Madeira com um passeio pedestre
Aproveite ao máximo as suas férias para fazer caminhadas pelas montanhas verdes da ilha. Para o fazer, reserve uma excursão de caminhadas na Madeira. Esta é uma atividade emocionante para as crianças, pois têm a oportunidade de caminhar por vastos espaços verdes, muitos dos quais se assemelham a antigas florestas encantadas.
Aqui estão alguns percursos fantásticos para fazer com os mais pequenos da família:
- Um Caminho para Todos Um percurso curto que oferece vistas maravilhosas sobre as famosas Casas das Queimadas, encantadoras construções tradicionais madeirenses.
- Levada do Alecrim Este percurso tem início na zona do Rabacal e é altamente recomendado para crianças, uma vez que é acessível e é possível observar muitas das espécies endémicas da ilha, incluindo flora e fauna. No final do percurso, a recompensa é a bela cascata e lagoa da Dona Beja.
- Vereda dos Balcones Um trilho curto no coração da Madeira, ideal para famílias e de onde se tem uma vista panorâmica de algumas das montanhas mais altas da ilha: o Pico do Areeiro e o Pico do Gato.
- Levada de Furado É um dos trilhos pedestres mais famosos da Madeira. É ideal para famílias, pois o trilho começa junto ao Parque das Trutas, onde as crianças podem passar algum tempo a tentar encontrar trutas de diferentes tamanhos.
Algumas informações úteis
- Duração: 7-9 horas.
- Horário: De manhã cedo.
- Preço: A partir de 42 euros por bilhete de adulto.
3. Aventure-se num passeio de veículo 4x4 pela Madeira
E se acha que um passeio pedestre pode ser um pouco cansativo e tem filhos aventureiros, recomendo que reserve um passeio de 4x4 na Madeira, onde irá explorar a paisagem da ilha enquanto vive uma grande e intrépida aventura. Eles vão adorar!
Esta experiência tem uma duração aproximada de 4 horas onde irá descobrir vários locais de interesse como a Boca dos Namorados, o Curral das Freiras ou o Cabo Girão, juntamente com um guia profissional. Estas excursões incluem o transfer de e para o Funchal ou Caniço, bem como o acompanhamento de um guia profissional e seguro.
Pode ainda optar por fazer a excursão em viatura 4x4 pelo norte da Madeira e pelas Piscinas do Porto Moniz, cuja paisagem o irá deslumbrar.
Informações úteis
- Duração: A partir de 4 h.
- Horário: De manhã cedo.
- Preço: A partir de 74€ por bilhete de adulto.
4. Desfrutar de um passeio de charrete tradicional no Funchal
Uma das formas tradicionais de descer a Serra do Monte no Funchal é a bordo de carrinhos de cesto gigantes ou também chamados trenós de vime. O passeio é divertido, emocionante e cheio de adrenalina, razão pela qual as crianças adoram a experiência.
O Carro de Cestos é uma das atracções mais famosas da Madeira que aproveita a atividade dos condutores, chamados carreiros, para fazer os movimentos giratórios, abrandar e travar usando as suas próprias botas como ferramenta.
A indumentária dos carreiros do Monte mantém-se a mesma desde a sua implementação no século XVII. Todos vestem um fato branco composto por camisa e calças, um chapéu de palha e as suas robustas botas. Pode reservar as viagens nos stands que se encontram nas ruas centrais do Funchal.
Informações úteis sobre o Funchal
- Duração: A descida da colina do Monte demora apenas 10 minutos.
- Horário de funcionamento: Os Carrerios oferecem o serviço de segunda a sábado, das 9h às 18h.
- Preços: A partir de 25 euros por passageiro. Os grupos até três pessoas pagam cerca de 45 euros.
5. Subir ao topo do Funchal de teleférico.
Se quer conhecer a Madeira de cima, mas não gosta de fazer parapente, a melhor opção é apanhar o Teleférico do Funchal, que para além de ser uma alternativa mais barata, é adequado para todo o tipo de famílias.
A estrutura tem 39 cabines de 8 lugares cada e eleva-se cerca de 560 metros no ar. A viagem dura, em média, cerca de 20 minutos, durante os quais são percorridos mais de 3.000 metros de distância. Das alturas, é possível apreciar a cidade de uma perspetiva em que as casas e as ruas labirínticas do Funchal parecem modelos arquitectónicos vivos.
Ao chegar ao topo, recomendo que os pais aproveitem a viagem para visitar o Jardim Tropical Monte Palace, onde se encontra uma extensa coleção de plantas e flores exóticas de diferentes continentes, bem como criaturas fantásticas como cisnes negros, pavões, galinhas e peixes koi.
Informações úteis
- Duração: Recomendo uma visita de pelo menos 3 horas ao Jardim.
- Horário de abertura: Aberto ao público a partir das 9h. A última viagem de regresso ao Funchal parte às 17:45.
- Preços: Os adultos pagam cerca de 13 euros para apanhar o teleférico, enquanto as crianças dos 7 aos 14 anos pagam cerca de 7 euros. As crianças com menos de 4 anos têm entrada gratuita.
- Endereço: A estação do teleférico está localizada no coração da Madeira, na Av. do Mar e das Comunidades Madeirense.
6. Visitar o Aquário da Madeira no Porto Moniz
Uma viagem de um dia à zona norte da Madeira é essencial para conhecer a ilha e as suas maravilhas naturais. Aqui também se encontra uma das melhores atracções para toda a família: o Aquário da Madeira. É um passeio impressionante e encantador em proporções iguais, levando o grupo de viajantes por piscinas gigantescas onde se pode apreciar a biodiversidade marinha do arquipélago da Madeira. O aquário alberga pelo menos 90 espécies marinhas diferentes que vivem em 12 grandes tanques de exposição.
Para chegar a esta zona da ilha, o melhor é reservar uma excursão organizada a partir do Funchal. As que se destinam a explorar a parte ocidental da ilha incluem normalmente uma visita às piscinas de lava do Porto Moniz e também ao aquário.
Outra opção é alugar um carro na cidade do Funchal e viajar para noroeste. Infelizmente, não existem ligações directas de transportes públicos entre os dois destinos.
Informações úteis
- Duração: Pode ser percorrido em cerca de 1 hora.
- Horário de funcionamento: Aberto ao público das 10 às 18 horas.
- Preços: O bilhete de adulto custa cerca de 8 euros por participante, enquanto as crianças dos 5 aos 17 anos pagam cerca de 4 euros.
- Endereço: No Forte de São João Batista, no Porto Moniz.
7. Passar uma tarde divertida no Parque Aquático da Madeira
Que criança não gosta de passar uma tarde divertida no meio de piscinas e escorregas? Apesar da sua pequena dimensão, a ilha da Madeira tem o seu próprio parque aquático, chamado Aquaparque Madeira.
O parque situa-se na vila de Santa Cruz, na zona costeira de Gaula, a 1 hora e 30 minutos do Funchal. Se estiver hospedado no Funchal, terá de apanhar os autocarros 77 e 113 ou alugar um carro para chegar lá mais comodamente.
Informações úteis
- Duração: O tempo que desejar.
- Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a domingo, das 10 às 18 horas. Em agosto, o horário de abertura é alargado até às 19 horas.
- Preços: Os adultos pagam cerca de 10 euros e as crianças cerca de 7 euros. As crianças com menos de 4 anos têm acesso gratuito às instalações acompanhadas por um adulto.
- Endereço: O parque situa-se na Rua Ribeira da Boaventura 9100-138, Bairro de Santa Cruz.
8. Explore as melhores praias da Madeira para crianças
Como vê, não faltam coisas para ver, fazer e desfrutar na Madeira. E qualquer viagem deve incluir no seu itinerário uma visita para ver e desfrutar das águas do mar que rodeiam a ilha. Repletas de praias naturais e artificiais, recomendo que se tenha em conta aquelas que são mais adequadas para visitar com crianças. Aqui está uma lista das minhas preferidas.
- Piscina natural da Doca do Cavacas, no Funchal.
- Praia da Prainha do Caniçal.
- Praia e Spa do Seixal.
- Praia de Machico.
- Praia da Calheta.
Se decidir embarcar nesta aventura, recomendo que conheça os divertidos safaris de jipe da Madeira, uma excursão que leva os viajantes por inúmeros pontos de interesse. Muitas empresas locais oferecem passeios personalizados com atracções para crianças, onde estas podem nadar em total segurança.
Além disso, será acompanhado por um guia especializado durante todo o percurso.
Algumas informações úteis
- Duração: Os Jeep Safaris na Madeira demoram normalmente cerca de 6 a 8 horas a serem concluídos. Recomendo que reserve um dia para esta experiência.
- Horário: As excursões partem do Funchal entre as 8 e as 9 horas da manhã.
- Preço: Cerca de 50 a 60 euros.
9. Passeio pelo Parque de Santa Catarina
Qualquer que seja a altura do ano em que visite a Madeira, um passeio pelo Parque de Santa Catarina é uma das melhores coisas para fazer com toda a família. Localizado no coração do Funchal, o parque tem cerca de 36.000 metros quadrados e oferece uma vista deslumbrante sobre a baía.
Nesta zona da cidade, é possível fazer um piquenique em família, andar de bicicleta, dar de comer aos patos ou usufruir do parque infantil.
Se algum membro da família quiser participar, todas as sextas-feiras à tarde há aulas de Acro Yoga no Santa Catarina. Esta prática combina os princípios do yoga com técnicas acrobáticas, promovendo a ligação e o jogo entre os participantes.
Informações úteis
- Horário de funcionamento: Aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h.
- Preço: Gratuito para todos os públicos.
- Endereço: O Parque está localizado no coração do Funchal, na Av. Sá Carneiro 3.
10. Conheça o Cabo Girão no Comboio Verde da Madeira
Visite Câmara de Lobos a partir do Funchal a bordo do Tren Verde da Madeira, um pequeno transporte encantador com capacidade para cerca de 20 passageiros. Oferece aos turistas um passeio pelas colinas e uma forma fácil e cénica de chegar ao topo do Cabo Girão.
No Cabo Girão, encontra-se a falésiamais alta da Europa e um miradouro com uma plataforma de vidro. Devido à sua localização e design, as vistas do topo da montanha são, no mínimo, de cortar a respiração. Câmara de Lobos é uma encantadora vila piscatória que recomendo que visite durante as suas férias, mesmo que esteja na Madeira por 7 dias ou menos. Fica apenas a 11 minutos de carro do centro do Funchal, por isso é fácil organizar uma viagem curta.
O Comboio Verde da Madeira tem boas críticas no ambiente web. Ao organizar a sua visita, tenha em conta que o comboio funciona pontualmente várias vezes por dia, às seguintes horas: a primeira às 11h30; a segunda às 13h30; a terceira às 15h00 e a última às 16h30.
Informações úteis
- Duração: Reserve 2 a 3 horas para esta experiência. A viagem de comboio até ao topo da falésia demora 1 hora.
- Horário: As visitas iniciam-se às 11h30m e terminam às 16h30m.
- Preço: Cerca de 8 euros para um bilhete de adulto e 5 euros para crianças entre os 3 e os 10 anos.
- Morada: Para chegar ao Cabo Girão, é necessário apanhar o comboio na Calle do Marquês, no centro histórico do Funchal.
11. Viver a experiência pirata num passeio de barco no Funchal
Na sua próxima viagem à Madeira, pode desfrutar de uma aventura no mar a bordo de um perigoso navio pirata. Esta atividade é considerada uma das mais emocionantes que crianças e adultos podem fazer durante as suas férias.
A aventura do barco pirata na Madeira leva os viajantes a bordo do Santa Maria de Colombo, uma réplica moderna de um dos navios que o intrépido navegador utilizou durante a viagem que o levaria à América e que naufragou perto da ilha de Hispaniola.
Desfrutar plenamente da ilha da Madeira significa fazer excursões por terra e por mar. Por isso, os passeios de barco na Madeira são muito populares e uma das experiências mais procuradas pelos viajantes. Encontram-se em diferentes formatos e estilos.
Algumas informações úteis
- Duração: O passeio de barco dura cerca de 3 horas e é necessário estar no ponto de encontro pelo menos 20 minutos antes do embarque.
- Horário: Esta aventura é oferecida em diferentes horários.
- Preço: Os adultos pagam cerca de 30 euros por participante e as crianças cerca de 18 euros.