Mais sobre: Excursões a Aveiro a partir do Porto
As melhores coisas para fazer no Porto terão sempre a ver com percorrer a majestade da cidade mais importante do norte de Portugal. E também estender os passeios às comunidades vizinhas, igualmente caracterizadas pela sua beleza. Como Braga, o Vale do Rio Douro ou, neste caso, a cidade costeira de Aveiro.
Convido-o a continuar a ler esta compilação informativa que pesquisei para si, para que tenha uma ideia mais clara e concisa sobre as visitas guiadas que o levam a Aveiro a partir do Porto e os benefícios que estão associados a estas pequenas viagens turísticas. Lembre-se que a melhor forma de tomar a decisão certa é perceber exatamente em que é que está a investir o seu dinheiro e tempo.
1. Passeio de meio dia a Aveiro e Costa Nova e cruzeiro em Moliceiro
A melhor forma de chegar aqui, se estiver de visita ao Porto e lhe apetecer sair da cidade para explorar novos horizontes, é reservar uma excursão que inclua a cidade da Costa Nova e a própria cidade de Aveiro num só itinerário, pago num só preço.
Esta excursão planeada oferece-lhe vários pormenores convenientes e um deles é o pick-up à porta do seu hotel ou alojamento no autocarro ou minibus que está disponível para a viagem. Isto significa que irá partilhar a excursão com um número reduzido de pessoas, o que é ideal se preferir viver este tipo de eventos num ambiente mais familiar e íntimo.
Ao mesmo tempo, há o facto de Aveiro e Porto estarem apenas a cerca de 76 km de distância e em menos de 1 hora estará a sair do veículo para começar a percorrer as ruas desta cidade fundada desde o tempo do imperador romano Marco Aurélio. Como viajará com um guia a bordo do minibus, terá a oportunidade de ouvir todo o tipo de histórias sobre o passado do Norte de Portugal e especificamente sobre a cidade que vai visitar.
Depois de percorrer as ruas de Aveiro, o guia continuará a contar-lhe pormenores sobre o estilo arquitetónico único da cidade e a seguir embarcará num Moliceiro. Este é um tipo de barco muito parecido com as gôndolas venezianas e, estando nele, terá um passeio pelos canais da cidade e também pela lagoa que margeia a costa de Aveiro.
Eventualmente, sairá do Moliceiro e dirigir-se-á para a outra extremidade da Ria de Aveiro para começar a visitar a Praia de Costa Nova. Tenha em mente que este passeio é oferecido em inglês e isso significa que o seu guia turístico estará sempre à sua disposição para responder a quaisquer perguntas sobre o itinerário ou sobre a história dos lugares que está a visitar.
Detalhes de interesse:
- Preço: uma excursão como esta custa normalmente cerca de 45 euros por adulto e cerca de 24 ou 25 euros para crianças entre os 12 e os 4 anos de idade. As crianças são normalmente gratuitas e estão disponíveis cadeiras para crianças, se o desejar.
- Duração: esta excursão dura normalmente cerca de 4 a 5 horas no total, mas tenha em conta que 1,5 horas desse tempo são gastas no transporte de e para o Porto.
- Meio de transporte: na maior parte dos casos, trata-se de um miniautocarro ou de um autocarro com uma capacidade máxima de 25 passageiros. São veículos modernos, com ar condicionado, que normalmente incluem portas de carregamento para os seus dispositivos electrónicos e wifi a bordo. Isto porque são padrões básicos de qualidade para os melhores passeios e excursões a partir do Porto.
- Vantagens: Esta atividade não ocupa todo o seu dia e ainda lhe dá a oportunidade de conhecer outras partes do Norte de Portugal numa viagem relativamente curta. É, por isso, uma daquelas excelentes coisas para ver e fazer no Porto durante uma viagem de 4 dias.
2. Viagem de um dia a Aveiro e Coimbra a partir do Porto
Existe outra alternativa para uma visita guiada a Aveiro, que é um passeio que inclui não só uma visita a esta bela cidade costeira , mas também uma paragem em Coimbra. Coimbra é conhecida como a cidade do conhecimento em Portugal, pois é o local da fundação da universidade mais antiga do país e uma das mais antigas da Europa.
O início do itinerário é basicamente o mesmo, pois o autocarro escolhido para o transfer também o vai buscar ao seu hotel ou espera por si num ponto de partida pré-determinado. A viagem até à Ria de Aveiro dura cerca de 45 minutos, enquanto ouve as histórias e explicações do guia em inglês. No entanto, quando chega a Aveiro, a ordem do passeio é invertida em relação à outra alternativa.
Nesta versão do passeio, começa na Praia da Costa Nova, depois vai para o centro de Aveiro para ver as ruas e a catedral da cidade e, eventualmente, andar num Moliceiro.
O passo seguinte do itinerário seria almoçar numa taberna típica portuguesa, enquanto ainda está em Aveiro e quando todos os seus companheiros tiverem terminado, volta a entrar no autocarro e segue para sul. O autocarro leva-o até à cidade de Coimbra. Aí, passará o resto da sua tarde a visitar a comunidade que é conhecida como o berço do conhecimento em Portugal.
Detalhes de interesse:
- Preço: este itinerário é um pouco mais caro do que a alternativa anterior, devido ao facto de incluir duas cidades que não são tão próximas uma da outra. O preço ronda normalmente os 65 euros por adulto e cerca de 40 euros para crianças entre os 15 e os 4 anos.
- Duração: é um passeio mais longo, com uma duração média de 9 horas ou mesmo 10 horas, pelo que a partida do Porto é a meio da manhã e o regresso no início da noite.
- Meios de transporte: são autocarros ou mini-autocarros que têm geralmente uma capacidade máxima de 25 pessoas. As condições de conforto são idênticas às previstas para os veículos utilizados na primeira excursão que mencionei.
- Vantagens: Coimbra é um destino que vale a pena visitar se estiver no norte de Portugal. Por isso, se tiver tempo para desfrutar de uma excursão como esta, é uma boa ideia aproveitar a sua viagem a Aveiro para acrescentar mais um destino ao itinerário.
O que verei numa viagem a Aveiro?
No turismo internacional, a cidade de Aveiro é conhecida como a Veneza de Portugal. Isto deve-se ao facto de ser uma cidade costeira localizada na formação fluvial que ocorre com a foz de 3 rios diferentes. Embora, na realidade, o pormenor mais importante da sua geografia seja a rede de canais que se formam no centro histórico desta pequena mas importante cidade. Poderá conhecê-la através de um passeio de Moliceiro.
Este passeio de barco dura cerca de 45 minutos e por isso recomendo que compre alguns Ovos Moles, um doce típico da cidade, para os saborear enquanto aprende sobre a época em que os Moliceiros eram utilizados para recolher as algas da Ria de Aveiro. Este passeio não tem nada a invejar aos cruzeiros do Porto e será, de facto, uma das melhores recordações desta excursão.
Conhecerá também a Costa Nova, uma vila costeira conhecida pelas belas dunas que se encontram em frente às margens do Oceano Atlântico e pelo aglomerado de casas de madeira pintadas com riscas de cores vivas. Estas estendem-se pela parte da cidade virada para a Ria de Aveiro.
O que é que uma viagem a Aveiro com Coimbra no itinerário tem de diferente?
Durante uma viagem de cerca de meia hora a partir de Aveiro, começará a ouvir a história de Coimbra, uma cidade com uma estética medieval portuguesa. Destaca-se por ser o berço da primeira dinastia monárquica do país e por ter a primeira universidade de Portugal, fundada no século XII.
Quando chegar a esta cidade, passeará pelas suas ruas íngremes e estreitas, enquanto aprende sobre muitos dos edifícios que datam da ocupação romana da Península Ibérica. De facto, o campus universitário da Universidade de Coimbra é declarado Património Mundial pela UNESCO pela sua importância histórica e particularidade arquitetónica.
Esta é uma boa atividade entre as coisas para fazer no Porto em dezembro, pois dá-lhe a oportunidade de apreciar as versões de refeições de inverno que são preparadas tanto em Aveiro como em Coimbra. A Igreja de Santa Cruz, com o túmulo do primeiro rei português, a Biblioteca Joanina, situada no campus universitário, e a barroca Sé de Coimbra são alguns dos pontos que poderá ver no passeio guiado pela cidade.
O regresso ao Porto será um pouco mais demorado, pois à viagem de 45 minutos de Aveiro da primeira excursão serão acrescentados 35 minutos. Mas esta é uma excelente oportunidade para fazer uma pausa na viagem e pensar em actividades nocturnas como parte das coisas para ver e fazer no Porto com crianças.
Como reservar uma viagem para Aveiro a partir do Porto?
Há duas maneiras de reservar este tipo de excursões que mencionei. A primeira é online e é definitivamente a mais cómoda de todas. Isto deve-se ao facto de serem plataformas que permitem pagar com o cartão de crédito, quase sempre têm cancelamento gratuito e também oferecem preços fixos que até têm descontos em épocas de baixa turística.
A próxima alternativa que tem à sua disposição é reservar numa agência de turismo quando já estiver no Porto. Mas este é, de facto, um plano muito inconveniente por várias razões. Uma delas tem a ver com o preço, pois qualquer serviço encomendado de imediato é muito mais caro do que um reservado com antecedência.
A outra razão tem a ver com a disponibilidade do itinerário, uma vez que não há garantias de que haja lugares suficientes para o número de pessoas que o vão acompanhar na viagem. Isto significa que pode perder a oportunidade de viajar com uma visita guiada a Aveiro a partir do Porto durante toda a sua visita à cidade.
Duração das visitas a Aveiro a partir do Porto
Com base nas duas alternativas que lhe apresentei, a duração média de uma viagem a Aveiro a partir do Porto é de cerca de 5 a 6 horas.
Este valor é uma referência apenas para viagens que vão até Aveiro sem incluir qualquer outro destino no percurso. Ir a Viseu ou Figueira de Foz duplicaria a duração da viagem, tal como acontece na excursão que inclui Coimbra como outro destino.
Aconselho-o a ter em atenção esta questão da duração das excursões do Porto a Aveiro, pois é importante que tenha planos alternativos na cidade para o seu regresso. Numa excursão de 10 horas chegará antes do pôr do sol ou ao início da noite e numa excursão de 5 horas terá meia tarde e uma noite inteira para continuar a desfrutar da maior cidade do norte de Portugal.
Dicas para uma viagem a Aveiro a partir do Porto
O primeiro conselho que lhe posso dar é que use roupa bastante confortável, pois vai passar dos bancos de um miniautocarro para andar pelas ruas de uma cidade solarenga. Depois, vão sentar-se num barco a remos e também entrar em edifícios históricos e caminhar pelas dunas de uma cidade costeira.
Tudo isto implica mudanças de temperatura ao longo do dia e o abandono constante dos confortos da atividade anterior para os substituir por novos.
Aconselho também a trazer protetor solar porque Portugal é um território bastante solarengo, mesmo no inverno. Não se esqueça de comprar alguns snacks no Porto, pois pode ficar com fome pelo caminho e não é certo que tenha a possibilidade de almoçar em Aveiro, pelo menos no itinerário mais curto da primeira alternativa acima mencionada.
Aconselho também a trazer entretenimento, como aparelhos electrónicos ou cartas e jogos de tabuleiro portáteis, se viajar com crianças. As viagens de carro podem tornar-se muito aborrecidas para elas, dependendo dos seus hábitos e idades
Porque é que é aconselhável fazer uma viagem para Aveiro a partir do Porto?
Aveiro é uma daquelas pequenas cidades do norte de Portugal que sintetiza na perfeição a beleza desta região e que dá ao visitante um verdadeiro vislumbre do modo de vida desta parte do país.
A sua significativa proximidade com o Porto faz com que seja também um destino recomendado, pois é um plano que pode ser perfeitamente combinado com outras actividades urbanas da cidade no mesmo dia. Deixar estas excursões para a manhã ou para a tarde, enquanto o resto do dia ainda está disponível para se maravilhar com o porto mais influente e belo do passado de Portugal.
Além disso, esta pode ser uma boa escapadela da cidade se planear passar lá uma temporada inteira. Porque não é segredo para ninguém que, de vez em quando, é uma excelente ideia fazer uma visita turística a um local mais calmo para alternar com o movimento e o frenesim que caracterizam as grandes e apinhadas metrópoles.
Quais são as vantagens de fazer uma visita guiada vs. visitar Aveiro a partir do Porto por conta própria?
Se desejar, pode chegar a Aveiro apanhando um comboio na estação de São Bento e demorará cerca de uma hora a lá chegar. Esta é uma opção favorável se estiver interessado em passar mais tempo nesta pequena cidade portuária ou se gostar de viagens de comboio.
No entanto, as visitas guiadas serão sempre a melhor alternativa por uma questão de conveniência turística. Um guia diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre a cidade que está a visitar e o motorista do minibus trata de todo o transporte de e para o Porto.
Assim, com uma visita guiada só tem de se preocupar em desfrutar da experiência e os preços não podiam ser mais favoráveis. Especialmente se tiver em consideração que outras actividades, como o passeio de Moliceiro, estão incluídas no preço.