10 coisas para ver e fazer no Porto em outubro

O Porto tem muitas actividades para desfrutar durante o mês de outubro. Descubra a história, a gastronomia, as atracções e os mistérios escondidos na cidade das pontes.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer no Porto em outubro

Porto | ©velodenz

O Porto é uma cidade que o convida a explorá-la desde o primeiro momento em que chega. Será atraído, entre outras coisas, pela sua arquitetura, ruas estreitas, monumentos históricos, paisagens naturais, gastronomia local e vinhos tradicionais.

Sem dúvida, durante o mês de outubro encontrará as melhores coisas para fazer no Porto, como surfar nas belas praias da cidade, subir a Ponte da Arrábida, fazer passeios panorâmicos, visitar parques temáticos, celebrar o Halloween e muito mais.

1. Conheça a história da cidade através dos azulejos da estação de São Bento no seu aniversário

Estação de São Bento| ©Diego Delso
Estação de São Bento| ©Diego Delso

Aproveite a sua visita ao Porto em 4 dias ou mais para celebrar o aniversário da estação de São Bento.

Poderá apreciar o trabalho realizado nas paredes do edifício com azulejos e descobrirá a história da cidade de uma forma particular. Terá também acesso a algumas exposições e palestras.

Esta é uma visita que pode fazer sozinho. Basta dirigir-se ao centro da cidade e, junto à Torre de los Clérigos, encontrará esta estação centenária, inaugurada a 5 de outubro de 1916.

Ao entrar na estação, ficará surpreendido com os mais de 200.000 azulejos instalados entre 1905 e 1906, nos quais se pode ver a obra do pintor Jorge Colaço. Estas imagens contam a história das gentes de todo o país, as suas lutas quotidianas, vicissitudes e conquistas.

2. Pegue numa prancha de surf e aproveite as águas quentes das praias do Porto com menos gente

Surf no Porto| ©francisco_oliveira74
Surf no Porto| ©francisco_oliveira74

Se é daquelas pessoas que pensa que ir à praia para surfar é uma atividade que só pode ser incluída entre as coisas para fazer no Porto no verão, está enganado.

Se viajar durante o outono, mais concretamente no mês de outubro, também pode apanhar umas boas ondas. Além disso, a água do mar é mais quente e mais confortável.

Pode reservar uma aula de surf, na qual um instrutor especializado lhe ensinará toda a teoria sobre os princípios básicos desta disciplina. Ele também lhe fornecerá uma prancha de alta qualidade e um fato de mergulho à sua medida.

Depois, aquecerá um pouco os seus músculos enquanto pratica alguns truques na areia para poder ficar de pé e remar. Por fim, vai sair para o mar para apanhar umas ondas e viver uma experiência única, adaptada às suas necessidades.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 25€ por pessoa.
  • Quando: todos os dias.
  • Onde: praia de Matosinhos, praia de Miramar, entre outras.

3. Aproveite o calor de outubro no Porto e faça um passeio panorâmico pela cidade

De Tuk Tuk| ©Neil Jennings
De Tuk Tuk| ©Neil Jennings

O Porto em outubro oferece um clima quente e fresco de outono, que convida a passear pelas principais ruas da cidade e a descobrir os seus tesouros escondidos. Tudo isto enquanto contempla a mudança de cor das folhas das árvores e o tom da luz ao pôr do sol.

Para tal, pode reservar um passeio panorâmico de bicicleta eléctrica, tuk tuk ou segway, onde, com a ajuda de um guia especializado, ficará a conhecer a história da cidade e desfrutará de um verdadeiro espetáculo natural, típico da época outonal.

Passeio de bicicleta eléctrica

Com o passeio guiado de bicicleta eléctrica, percorrerá os pontos altos do Porto: o centro histórico, a zona ribeirinha, a maior avenida da cidade (Avenida da Boavista), parques, palácios, jardins e muito mais. Poderá apreciar a paisagem e descobrir a história da cidade.

Passeio de Tuk Tuk

Suba para um triciclo motorizado com tejadilho, que o protegerá do sol, e comece a explorar as ruas do Porto. O condutor leva-o a percorrer o centro da cidade, enquanto ouve o áudio-guia e aprecia as vistas.

O passeio dura normalmente cerca de uma hora, pelo que terá tempo suficiente para participar num cruzeiro no rio Porto, ir às compras, assistir a espectáculos de Fado no Porto, entre outras actividades, quando sair do passeio.

Passeio de Segway

O passeio de Segway pelo Porto em outubro é outro passeio que não pode perder. Vai divertir-se imenso neste skate elétrico com um sistema de equilíbrio na base, que o impedirá de cair.

Poderá percorrer durante mais de três horas o bairro da Ribeira na companhia do seu guia e de um pequeno grupo. Conhecerá os diferentes monumentos da cidade e fará uma paragem para os explorar.

Reservar um passeio de segway

4. Participe no festival gastronómico da Francesinha no Porto e prove a sanduíche emblemática da cidade

Francesinha| ©Jayphen
Francesinha| ©Jayphen

Assistir ao festival gastronómico da Francesinha é uma boa opção se estiver no Porto durante os primeiros dias de outubro. Trata-se de um evento anual dedicado à emblemática sanduíche com o mesmo nome. Uma verdadeira delícia gastronómica que, ao longo dos anos, se tornou uma verdadeira atração turística.

O festival decorre habitualmente num local perto do Douro, designado pela Câmara Municipal em parceria com alguns restaurantes como o Alicantina, o I Love Eat Francesinhas ou o Cufra.

Assim, pode saborear esta tradicional francesinha (pão com carne, enchidos, queijo, fiambre, ovo e outros ingredientes), enquanto contempla as águas deste importante rio. Esta é uma óptima atividade para completar qualquer um dos passeios gastronómicos pelo Porto.

Para além disso, neste festival terá à sua disposição uma versão vegetariana, vegan e sem glúten da sandes. Desta forma, não terá desculpas para experimentar esta preparação apreciada por todos os portuenses. Claro que qualquer uma delas será acompanhada por uma cerveja ou um vinho.

Informações úteis

  • Preço: entrada livre.
  • Quando: do final de setembro ao início de outubro.
  • Onde: restaurantes seleccionados no Porto.

5. Junte-se ao Amplifest e desfrute de dois fins-de-semana de música contemporânea

Amplifest| ©i y e r s
Amplifest| ©i y e r s

O Amplifest é um festival com uma tradição de mais de 10 anos na cidade, que pode ser apreciado durante uma visita ao Porto em 3 dias ou mais.

O evento tem lugar nos dois primeiros fins-de-semana de outubro no Hard Club. Trata-se de um edifício histórico que remonta ao século XIX, habitualmente utilizado para exposições, concertos e eventos públicos.

Ali, pode viver uma experiência musical única com bandas de diferentes estilos musicais.

O cartaz de artistas nacionais e internacionais que actuam neste festival é normalmente extenso e varia a cada edição. Por isso, convém consultar previamente o alinhamento de cada um dos dias do Amplifest. Desta forma, poderás assistir ao dia que mais te convém.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 55€ por pessoa.
  • Quando: nos dois primeiros fins-de-semana de outubro.
  • Onde: Hard Club no Porto.

6. Aproveite o clima de outono em outubro para desfrutar das melhores vistas panorâmicas do Porto.

Miradouro da Vitória| ©Vítor Ribeiro
Miradouro da Vitória| ©Vítor Ribeiro

Durante a sua estadia na cidade, poderá estar à procura de alternativas depois de visitar os melhores museus da cidade ou de fazer os passeios e excursões de um dia a partir do Porto.

Se assim for, não há melhor (e mais fácil) plano do que aproveitar o clima outonal de outubro para ver a cidade a partir de um dos seus miradouros.

  • Miradouroda Vitória: daqui tem-se uma vista privilegiada sobre a ponte Dom Luís I e a Sé Catedral.
  • Miradouroda Rua das Alda: este pequeno miradouro permite-lhe ver de perto a Igreja de Grillos e o famoso Rio Douro.
  • Miradouro dos Jardins do Palácio de Cristal: aqui não só terá vários miradouros para admirar a cidade do Porto. Poderá também desfrutar de um ambiente natural calmo e fresco, rodeado de caminhos, flores, fontes e esculturas.
  • Miradouro da Torre dos Clérigos: considerada a torre mais alta da cidade com 75 metros, 240 degraus e uma das melhores vistas.

Também pode ir a outros miradouros como a Torre da Sé do Porto, o Miradouro da Ponte Dom Luís, o Miradouro das Fontainhas, o Miradouro da Serra do Pilar ou o Miradouro de Comiviajeros.

Reservar uma excursão a partir do Porto

7. Desfrute da cultura pop japonesa no Iberanime Porto

Iberanime Porto| ©Gabriel D
Iberanime Porto| ©Gabriel D

Se é fã da cultura pop japonesa (anime, manga, cosplay, etc.), não pode perder o Iberanime Porto, durante a sua visita à cidade do Porto.

É uma convenção de dois dias, que se realiza anualmente durante o mês de outubro. Para participar, basta ir a Matosinhos, uma localidade pertencente ao distrito do Porto, que fica a apenas 10 minutos de carro do centro da cidade.

Aí poderá desfrutar de mais de 50 actividades diferentes, entre elas:

  • Espectáculos de J-Pop, tanto coreografados como cantados ao vivo.
  • Concurso de noodles, onde pode demonstrar a sua resistência a comida picante.
  • Concurso dedesenho, onde pode mostrar as suas habilidades na criação de personagens de manga.
  • Concurso de cosplay.
  • Workshops, onde aprenderá a arte do origami, bem como algumas técnicas para criar personagens de manga e anime.
  • Espetáculo de artes marciais.
  • Área gamer, com uma série de títulos antigos e novos para te divertires a jogar. E ainda, eSport e To To Dance.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 16 euros por pessoa.
  • Quando: quarto fim de semana de outubro (as datas podem mudar anualmente).
  • Onde: Exponor, em Matosinhos Porto.

8. Desfrute do festival de jazz de outubro no Porto

Festival de Jazz| ©James D
Festival de Jazz| ©James D

Assistir a um concerto de jazz é uma boa alternativa se estiver de visita ao Porto em outubro. Durante este mês, a cidade recebe um festival dedicado a este género musical nascido no final do século XIX.

Basta dirigir-se à sala de espectáculos da Casa da Música, na Av. da Boavista. Aí, poderá apreciar o trabalho de artistas nacionais com uma longa carreira no mundo do jazz, que, com as suas composições originais, improvisações em grupo e versões de covers, lhe proporcionarão uma noite inesquecível.

Poderá ouvir desde as notas rítmicas do jazz tradicional até aos novos arranjos feitos por alguns compositores (jazz experimental), que resultam numa série de sonoridades contemporâneas muito interessantes.

Informações úteis

  • Preço: o preço médio do bilhete é de 10 euros por pessoa.
  • Quando: final de outubro.
  • Onde: Casa da Música de Porto.

9. Fazer um tour de vinhos no Vale do Douro a partir do Porto

Vale do Douro| ©Maarten van der Velden
Vale do Douro| ©Maarten van der Velden

Durante a sua visita ao Porto em 2 dias em outubro, deve aproveitar o tempo quente para fazer uma excursão de vinho no Vale do Douro, declarado Património Mundial pela UNESCO.

Além disso, este mês é a época das vindimas nas vinhas da região, pelo que poderá desfrutar de uma vista pitoresca das quintas.

Dependendo da excursão ao Vale do Douro a partir do Porto que escolher, poderá desfrutar de diferentes experiências:

  • Visitaruma ou mais quintas, para conhecer a história destas adegas, o processo de produção e provar alguns vinhos na companhia de um especialista.
  • Fazer um cruzeiro no rio Douro num barco tradicional, enquanto descobre as paisagens privilegiadas da região e saboreia uma deliciosa bebida.
  • Paragem em alguns miradouros e localidades. É o caso do Pinhão, onde degustará um almoço tradicional (carnívoro ou vegetariano) e terá tempo livre para explorar a aldeia ao seu ritmo.

Informações úteis

  • Preço: a partir de 95€ por pessoa.
  • Quando: todos os dias.
  • Onde: partida do Porto para o Vale do Douro.

Reservar uma excursão ao Vale do Douro

10. Junte-se a um Halloween Pub Crawl no Porto e celebre a noite mais assustadora de todas

Noite de Halloween| ©Kenny Eliason
Noite de Halloween| ©Kenny Eliason

Se a sua visita ao Porto em outubro coincidir com a noite de Halloween, não pode deixar de participar num Pub Crawl. Poderá festejar a noite mais assustadora de todas enquanto desfruta da vida nocturna da cidade.

A aventura começa junto à Torre dos Clérigos, onde se encontrará com o seu guia e os restantes membros da excursão. A partir daí, o grupo irá percorrer os melhores bares e discotecas da região, como o More Club, o Eskada Porto ou o Rendez Vous Bar, entre outros.

Poderá vestir o seu melhor disfarce, máscara ou maquilhagem, conhecer novos amigos, dançar, beber cerveja a um preço barato e alguns shots gratuitos, incluídos no passeio. Além disso, o guia tira-lhe fotografias com uma máquina profissional, sem qualquer custo adicional.

Após cerca de quatro horas, o passeio termina no Clube Perola Negra, onde será separado do guia responsável e, se desejar, poderá continuar a festejar sozinho até ao amanhecer.

O fluxo turístico no Porto em outubro

Porto| ©Pedro Ribeiro Simões
Porto| ©Pedro Ribeiro Simões

outubro no Porto é a época alta, tal como acontece em maio, junho e setembro. Por isso, vai encontrar um fluxo considerável de turistas em toda a cidade.

Este aumento de visitantes durante o mês de outubro deve-se ao facto de ser um mês com bom tempo. Os dias são quentes, o que permite fazer todo o tipo de actividades ao ar livre.

As noites são mais frescas e a pluviosidade é baixa.

Preços no Porto em outubro

As ruas do Porto| ©Konstantine
As ruas do Porto| ©Konstantine

Em outubro, no Porto, os preços são um pouco mais elevados do que noutros meses, uma vez que esta é uma época de grande procura turística na cidade. Por isso, poderá notar uma variação significativa nos custos dos voos, hotéis, transferes do aeroporto e passeios ou excursões.

Apesar desta ligeira diferença de preços, dependendo da época baixa, média, alta e muito alta, deve ter em mente que o Porto se caracteriza por ser uma cidade barata, que pode visitar com um orçamento limitado e desfrutar ao máximo.