O que ver e fazer no Porto

O Porto é perfeito para visitar durante um fim de semana prolongado; as suas fachadas, os seus azulejos e as suas vistas para o rio não precisam de mais nada para cativar o viajante.
O que ver e fazer no Porto

    Mais sobre: O que ver e fazer no Porto

    Deve ter em conta que o Porto é uma cidade para ser vivida: uma refeição junto ao rio ou um copo de vinho em qualquer uma das suas esplanadas é obrigatório. Estas são as 10 coisas que não deve deixar de ver e fazer durante a sua visita ao Porto.

    1. Descobrir o centro do Porto numa visita guiada

    Passear pelas ruas pitorescas do Porto| ©Rubén Marcos
    Passear pelas ruas pitorescas do Porto| ©Rubén Marcos

    Um passeio pela cidade sozinho será, sem dúvida, uma das experiências mais agradáveis durante a sua visita, mas deixe tempo para fazer a mesma visita turística ao Porto com um guia local.

    A dimensão da cidade pode facilitar a descoberta dos seus recantos por si só, mas será alguém que conhece a cidade que lhe poderá revelar os seus segredos, a sua história e o seu modo de vida. Se eu pudesse recomendar apenas uma atividade para fazer durante a sua viagem, seria uma visita guiada ao centro da cidade.

    Reservar uma visita guiada ao Porto

    2. Visitar os arredores do Porto

    Jardins de Santa Bárbara, Braga| ©Pedro
    Jardins de Santa Bárbara, Braga| ©Pedro

    Outra grande vantagem da cidade do Porto é a sua localização. A partir daí, pode explorar outras partes de Portugal em convenientes passeios de um dia e regressar da sua viagem com uma imagem mais completa do país.

    Pode fazê-lo alugando um carro, mas uma forma mais conveniente é contratar excursões organizadas a partir do Porto, onde será acompanhado por um guia especializado. Existem excursões como as de Guimarães e Braga, as que o levam a Aveiro ou as populares excursões ao Vale do Duoro.

    Muitas delas incluem também experiências como um cruzeiro, um almoço típico português, uma prova de vinhos, etc. Pode reservar qualquer uma destas opções online. Aqui está a minha lista de favoritos: Tours e excursões no Porto.

    Reservar uma excursão a partir do Porto

    3. Fazer um cruzeiro no Douro

    Escala no Cruzeiro no Rio Douro| ©Gerry Labrijn
    Escala no Cruzeiro no Rio Douro| ©Gerry Labrijn

    Fazer um cruzeiro ao longo do rio que atravessa uma cidade é sempre uma forma diferente de a abordar; uma forma de escapar ao stress e às multidões e de simplesmente desfrutar da cidade de uma forma relaxada e sem pressas. Se quiser fazer um cruzeiro no Douro durante a sua viagem ao Porto, tem duas opções: pode fazê-lo na parte do rio que atravessa a cidade ou fazer uma excursão aos arredores do Porto e viajar ao longo do rio a partir daí.

    Reservar um cruzeiro no Douro

    4. Desfrutar de um passeio de autocarro turístico

    Autocarro turístico pelas ruas do Porto| ©Alquiler de Coches
    Autocarro turístico pelas ruas do Porto| ©Alquiler de Coches

    Embora o autocarro turístico pareça ser uma opção que muitos viajantes ignoram por ser "demasiado turística", eu pessoalmente acho que é uma forma confortável de dar um passeio pela cidade, evitando as caminhadas e as altas temperaturas.

    Se estiver disposto a isso, recomendo que reserve o seu bilhete para o autocarro turístico, que também inclui um cruzeiro no rio e uma prova de vinhos opcional. Com um passe de 24 ou 48 horas, pode apanhar o autocarro quantas vezes e em quantas paragens quiser.

    5. Provar a gastronomia portuguesa

    Francesinha típica| ©Filipe Fortes
    Francesinha típica| ©Filipe Fortes

    Pessoalmente, nunca (tanto quanto me lembro) visitei um sítio onde não me interessasse pela sua gastronomia e pratos típicos. O Porto não só não foi exceção, como, nesta ocasião, não tive de procurar muito, pois pude provar todos os pratos típicos num dos passeios gastronómicos da cidade. Alguns dos pratos que me vão chamar a atenção e que pode provar em muitos dos restaurantes do Porto são:

    • Francesinha: uma sandes com molho bechamel que recomendo que partilhe com alguém se quiser deixar espaço para o resto das refeições do dia.
    • Bacalhau: em Portugal pode ser provado em todas as suas formas.
    • Natas: os famosos pastéis de Belém de Lisboa, na versão do Porto.
    • Bifanas: uma sandes caraterística com carne de porco marinada.
    • Sopas: peça a sopa da casa e deixe-se surpreender.

    6. Provar o vinho da região

    Apreciar o vinho do Porto| ©Bonnie
    Apreciar o vinho do Porto| ©Bonnie

    Se a gastronomia de Portugal é importante, a sua tradição vinícola é ainda mais. O vinho do Porto, em particular, é mundialmente famoso, pelo que seria um pecado visitar a cidade e não o provar num dos seus muitos bares. Recomendo que se deixe recomendar pelos empregados de mesa e experimente as diferentes variedades, mas cuidado com o vinho verde, que pode ser traiçoeiro.

    Se a ideia de se sentar numa esplanada com vista para o rio e beber um copo de vinho não o atrai apenas, mas também se quer saber mais sobre esta tradição, recomendo uma prova de vinhos nas caves do Porto e arredores.

    Marque a sua visita a uma adega

    7. Visitar a livraria Lello

    Livraria Lello| ©A wandering minstrel
    Livraria Lello| ©A wandering minstrel

    Se é fã dos livros de Harry Potter, não precisa de continuar a ler porque já conhece a livraria que inspirou a autora.

    Quer goste ou não das histórias do feiticeiro mais famoso de todos os tempos, a história de J.K. Rowling é fascinante; se visitar a livraria durante uma visita guiada, pergunte ao seu guia sobre ela.

    Uma visita à livraria Lello é obrigatória para todos os amantes de livros no Porto. E uma óptima ideia se estiver a viajar para o Porto com crianças.

    8. Subir à torre dos Clérigos

    Torre dos Clérigos| ©Edgar Jiménez
    Torre dos Clérigos| ©Edgar Jiménez

    Em todas as cidades há um local privilegiado para a contemplar do alto, tentar localizar os seus principais monumentos e tirar mil e uma fotografias para perceber que nenhuma delas consegue igualar a visão ao vivo da paisagem. No Porto, o melhor sítio para o fazer é a torre dos Clérigos.

    Pode ser necessário um pouco de esforço para subir os seus 200 degraus, mas garanto-lhe que não esquecerá facilmente o mosaico dos telhados do Porto que verá lá de cima. Os 5 euros de entrada valem bem a pena.

    9. Conheça a vida local no Mercado do Bolhão

    Mercado do Bolhão| ©Matt Kieffer
    Mercado do Bolhão| ©Matt Kieffer

    Se está à procura de um mercado para turistas, exclua esta visita. O Mercado do Bolhão é um autêntico mercado português e o que vai ter é uma visão de perto da vida quotidiana na cidade. Pode parecer decadente à primeira vista, mas vai encontrar produtos locais autênticos e belas flores nas ruas. Não tenha pressa de acabar de passear e pare para apreciar os pormenores.

    10. Passeio pelo bairro da Ribeira

    Bairro da Ribeira| ©Fred Bigio
    Bairro da Ribeira| ©Fred Bigio

    Por fim, a minha recomendação é que passeie por aquele sítio que fica gravado na sua mente vários meses depois de terminar a sua viagem ao Porto: o bairro da Ribeira. É provável que passe por lá em algum momento da sua viagem, mas o meu conselho é, mais uma vez, reservar pelo menos um par de horas para um passeio tranquilo ao longo da margem do rio, admirando as suas casas coloridas e, claro, para tomar uma bebida numa das suas esplanadas.

    De todos os lugares do Porto, este é o meu preferido e, embora as preferências de cada viajante sejam diferentes, duvido que, independentemente dos seus gostos, o deixe indiferente.

    Além disso, nesta zona costumam realizar-se alguns espectáculos de fado improvisado, outro dos planos imprescindíveis na cidade do Porto.

    Conselhos para uma viagem perfeita ao Porto

    Como primeira recomendação e para evitar perder tempo à chegada ao Porto, aconselho-o a verificar as diferentes opções de transfer a partir do aeroporto, uma vez que existem várias formas de chegar ao centro da cidade portuguesa.

    Por outro lado, para o ajudar na organização da sua viagem ao Porto, aqui fica uma lista das melhores coisas para fazer na maravilhosa cidade portuguesa, dependendo da data em que planeou a sua viagem:

    Para aproveitar ao máximo o tempo que passa no Porto, aqui estão alguns guias que o ajudarão a planear a sua viagem de acordo com os dias que vai passar na cidade:

    Por último, recomendo que, se viajar com crianças, tenha em atenção as melhores coisas para fazer com elas. Uma das melhores coisas para fazer nesta cidade é reservar um dia para visitar o World of Discoveries, um dos melhores museus do Porto, mas que também tem um grande parque temático onde pode passar um dia inesquecível. Aqui está um artigo com todas as informações sobre como obter bilhetes para o World of Discoveries.

    Avaliações de outros viajantes

    4.8
    · 1192 Avaliações
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Desde a reserva até à conclusão, o serviço foi excelente, não tenho nada a dizer.
  • C
    C.
    5
    (0 Avaliações)
    Excelente prova de vinhos! Além do facto de o fado ter uma base cultural muito boa, os cantores foram espantosos! Uma atmosfera de muito alto nível e um excelente serviço!
  • G
    G.
    5
    (0 Avaliações)
    Adorámos!
  • A
    A.
    4
    (0 Avaliações)
    É muito agradável este tipo de música, divertimo-nos imenso.
  • D
    D.
    5
    (0 Avaliações)
    Fiquei surpreendido com o fado, não conhecia este beta artístico tão literário que pudesse ter alguma fasceta musical. Foi muito bom conhecê-lo e apreciá-lo no seu país de origem acima de tudo. Tem uma cultura muito importante na cidade. Também gostei muito dos vinhos.