Transferes entre o aeroporto e o Porto
Se aterrar no aeroporto do Porto, tem várias maneiras de chegar ao seu hotel: vou dizer-lhe quais são e qual é, para mim, a mais conveniente.
Antes de passear pelas margens do Douro, antes de visitar a livraria Lello e antes de olhar para a Igreja dos Clérigos... o primeiro sítio que vai ver quando chegar ao Porto é o aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Transfer partilhado entre o aeroporto e o seu hotel
Com este transfer partilhado do aeroporto do Porto para o seu hotel, um motorista irá buscá-lo ao aeroporto à chegada e, juntamente com outros viajantes (máximo 8 no total), levá-lo-á até à porta do seu hotel numa confortável carrinha com ar condicionado. Para além do conforto, a principal vantagem deste serviço é o facto de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, pelo que não importa o dia e a hora a que o seu voo chega ao Porto.
Como é que funciona
Pode reservar esta opção online, indicando a data e os dados do seu voo e a morada do seu hotel, para que o motorista possa planear o percurso e ir ter consigo à chegada. O motorista terá em conta o tempo necessário para chegar à zona de chegadas e terá os seus dados de contacto para que possa entrar em contacto com ele em caso de qualquer incidente.
A duração do trajeto até ao seu hotel no centro do Porto será, em condições normais, de 45 minutos no máximo. Terá espaço suficiente para a sua bagagem, mas se levar bagagem volumosa ou delicada, não se esqueça de informar o motorista com antecedência quando fizer a sua reserva para que ele possa ter isso em conta.
Transfer partilhado de regresso ao aeroporto
Uma vez terminada a sua viagem, pode contratar o mesmo serviço e pelo mesmo preço para ir do seu hotel para o aeroporto. A única coisa que tem de ter em conta é que terá de estar preparado com antecedência para que o seu motorista o vá buscar com tempo suficiente para não perder o seu voo.
Transfer privado entre o aeroporto e o seu hotel
Esta é, sem dúvida, a forma mais cómoda e rápida de se deslocar do aeroporto do Porto Francisco Sá Carneiro para o seu hotel. Com o transfer privado não partilhará o veículo com outros viajantes; o motorista estará inteiramente à sua disposição e à disposição das pessoas que viajam consigo. Independentemente da hora e do dia em que chegar ao Porto, esta opção está disponível para si.
Como é que funciona
O método de reserva é simples: indique os dados do seu voo e a morada do hotel para que o seu motorista o vá buscar à chegada. Poderá sair do avião sem pressa e, quando chegar à zona de chegadas, o seu motorista estará à sua espera para o levar ao seu hotel num veículo confortável com ar condicionado. Poderá comunicar com o seu motorista em inglês, espanhol, francês e português.
O tempo que demorará a chegar ao seu alojamento no centro do Porto a partir do aeroporto será de aproximadamente 40 minutos. Como se trata de um serviço individual, não terá problemas com o espaço para a bagagem, mas se viajar com objectos delicados, recomendo que o indique quando fizer a sua reserva, por precaução.
Transporte privado de regresso ao aeroporto
Se quiser utilizar este serviço no final da sua viagem para ir do seu alojamento no centro do Porto para o aeroporto, também está disponível. Informe o motorista da hora de partida do seu voo para que ele possa ir buscá-lo com tempo suficiente.
Ana's Traveller Tip
Em Portugal, os preços dos transfers privados são muito acessíveis; por menos de 10 euros, pode poupar tempo e ganhar em conforto à chegada ao Porto.
Outras opções: metro, autocarro e táxi
Metro
Embora a cidade do Porto seja pequena, a rede de metro está ao nível de qualquer grande cidade. Existem seis linhas que percorrem a cidade, diferenciadas por letras de A a F e por cores. A linha que vai para o aeroporto é a linha E, de cor roxa.
Esta linha de metro tem várias paragens no centro do Porto e pode escolher a que fica mais perto do seu hotel se utilizar esta opção para sair do aeroporto. O tempo total de viagem será de cerca de meia hora e a frequência do metro dependerá da hora do dia, mas varia entre 4 e 15 minutos.
Esta opção será útil se o seu voo aterrar entre as seis e a uma da manhã, uma vez que este é o horário do serviço de metro do Porto. Um bilhete simples custa menos de dois euros, por isso, se chegar dentro do horário do metro e o seu hotel estiver perto de uma das paragens de metro, esta pode ser uma boa opção para chegar ao centro do Porto a partir do aeroporto.
Algumas das paragens da linha E mais próximas do centro do Porto são:
- Casa da Música
- Carolina Michaelis
- Lapa
- Trindade
- Bolhão
- Campo 24 agosto
- Heroísmo
- Campanha
- Estádio do Dragão
Autocarro
Outra opção para ir do aeroporto do Porto para o centro da cidade é de autocarro. Por um lado, existe o serviço especial do aeroporto e, por outro, os autocarros regulares.
Os autocarros do serviço especial estão sincronizados com os horários dos voos de certas companhias aéreas, custam normalmente cerca de 5 euros e reduzem as suas paragens no centro a duas ou três principais, como a Boavista ou a Avenida dos Aliados. Pode informar-se sobre as opções e horários específicos à chegada.
Os autocarros para o centro da cidade a partir do aeroporto são o 601 e o 602 . Se chegar ao Porto à noite, pode utilizar o autocarro noturno (3M). Tenha em atenção que, se escolher esta opção, demorará cerca de 50 minutos a chegar ao centro, uma vez que estes autocarros têm paragens intermédias.
Táxi ou VTC
O Porto é a segunda maior cidade de Portugal e a mais visitada depois de Lisboa, pelo que também dispõe de serviços a partir do aeroporto, como táxis ou VTC (Uber). Apanhar um à chegada pode ser uma forma conveniente de chegar ao seu hotel, mas não é barato. A tarifa média de um táxi para o centro da cidade é de cerca de 25 euros, com um Uber a custar cerca de 20 euros.
Recomendo que utilize o táxi ou o VTC como última opção, caso perca o metro ou o autocarro ou não tenha contratado um transfer privado com antecedência, mas não como opção principal, pois não valerá a pena em comparação com outras opções.
Este é o aeroporto do Porto
O aeroporto do Porto tem a dimensão perfeita. Sendo o único aeroporto internacional da zona, dispõe de serviços de catering, lojas, estacionamento, aluguer de automóveis, proteção de bagagens, etc. e não é tão grande que se perca ou fique desorientado quando o avião aterra. As principais companhias aéreas que operam a partir do aeroporto Francisco Sá Carneiro são: Ryanair, Vueling, easyJet e TAP Portugal.
Este aeroporto é constituído por um único terminal com vários pisos: no piso 3 encontram-se os balcões de check-in e no piso 0 a sala de chegadas, as empresas de aluguer de automóveis, a estação de metro e as paragens de autocarro.
Quando o avião aterrar, basta seguir as indicações para a sala de recolha de bagagens e para a partida. A menos que a sua bagagem se atrase, não deve demorar mais de quinze minutos a sair do aeroporto. O WIFI gratuito e ilimitado está disponível em todo o aeroporto, sem necessidade de registo.
Primeiros conselhos para a sua chegada ao Porto
- Quando viajar para o Porto: O Porto é uma cidade que pode ser visitada em qualquer altura do ano, mas se quiser encontrar as melhores temperaturas os meses ideais são de abril a outubro. Dentro deste período, recomendo evitar julho e agosto, que são os meses com temperaturas mais elevadas, coincidindo com a época alta e com maior afluência de visitantes. Durante os meses de inverno, encontrará chuva e temperaturas mais baixas, mas isso não será um impedimento para visitar a cidade.
- Getting around the city: A dimensão do Porto facilita a deslocação a pé. No entanto, existem também várias linhas de metro para se deslocar no centro da cidade. Não há tantas colinas no Porto como em Lisboa; a maior é a que liga a Praça da Batalha à Ribeira e que é ligada pelo Funicular do Guidais.
- Onde ficar: O Porto é uma cidade muito segura, pelo que não terá de se preocupar em ficar numa zona ou noutra. As zonas mais centrais são a Avenida dos Aliados e a zona do Bolhão, mas recomendo que procure alojamento com bastante antecedência para obter uma boa relação qualidade/preço.
- O que comer: sem contar com o vinho, não faltam opções para apreciar a gastronomia portuguesa durante a sua visita ao Porto. Se fizer uma visita guiada à cidade, peça ao seu guia recomendações locais para encontrar um bom restaurante. Pratos imperdíveis: francesinha (uma sanduíche com molho bechamel que é melhor partilhar se quiser deixar espaço para um lanche), bacalhau a brás (cebola, bacalhau, batatas fritas e caçarola de ovos) e bifanas (rolos de carne de porco).
- O que levar na mala: roupa e calçado confortáveis serão suficientes para percorrer a cidade sem se cansar demasiado. É bom guardar espaço na mala para trazer um bom vinho do Porto como recordação.
Se estiver a viajar para o Porto, talvez também esteja interessado em
Depois de ter organizado o transporte do aeroporto para o centro da cidade, é altura de começar a planear o que vai fazer quando lá estiver. Complete a organização da sua viagem ao Porto lendo estes guias que escrevi sobre Tours e excursões no Porto y Cruzeiros e passeios de barco pelo Douro no Porto.