Os 10 melhores museus do Porto

O Porto, a cidade que deu origem à bebida com o mesmo nome, tem museus muito interessantes e diversificados que pode visitar durante a sua estadia.
Os 10 melhores museus do Porto

    Mais sobre: Os 10 melhores museus do Porto

    Uma das melhores coisas para fazer no Porto é visitar os seus fantásticos museus, onde se pode aprender sobre a sua cultura, história e costumes.

    Alguns deles fazem parte do património histórico de Portugal, como o Museu da Casa do Infante, o Museu Romântico ou o Museu do Carro Elétrico. Se viaja com crianças, elas vão adorar o Museu das Marionetas e o Museu de História Natural da Universidade do Porto. E não perca o Museu do Vinho do Porto, para conhecer a história do vinho na cidade.

    1. O Museu do Vinho do Porto

    Museu do Vinho do Porto| ©Gabriel D
    Museu do Vinho do Porto| ©Gabriel D

    O Museu do Vinho do Porto foi fundado em 2004 e está instalado num antigo edifício do século XVII, que servia para armazenar os vinhos da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

    Expõe garrafas de vinho antigas e as primeiras máquinas criadas para fazer vinho. Está perfeitamente localizado nas margens da Ribeira, junto ao rio Douro, e tem uma bela vista panorâmica.

    As fotografias e objectos expostos neste museu contam a história do vinho, a sua evolução comercial e a sua ligação cultural à cidade. Aqui pode maravilhar-se com os objectos utilizados para obter o sabor único das vinhas de Portugal. Esta visita pode ser o complemento perfeito para um dos passeios gastronómicos pelo Porto.

    Este museu está localizado perto dos Jardins do Palácio de Cristal, do Museu Romântico e do Museu do Infante, pelo que pode aproveitar para os visitar depois de terminar de ver o Museu do Vinho. Neste artigo encontra mais ideias de como se deslocar no Porto em dois dias.

    Informações úteis

    • Entrada: a partir de 2,5€.
    • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 19h. Encerra às segundas-feiras.
    • Morada: Rua de Monchique, 45-52, Porto
    • Como chegar: de elétrico, linhas 1 e 22. De autocarro, linha 500.

    Marque a sua visita a uma adega

    2. Museu de Fotografia do Porto

    Museu da Fotografia do Porto| ©CentroPortu
    Museu da Fotografia do Porto| ©CentroPortu

    No Museu da Fotografia encontra uma importante coleção de fotografias relacionadas com a história portuguesa, considerada património da cidade.

    O edifício era originalmente uma prisão, pelo que a sua visita é muito interessante. A prisão foi construída em 1796 e albergou homens e mulheres até 1974.

    O museu, fundado em 1997, contém uma grande coleção de fotografias antigas e actuais. Exibe igualmente imagens da antiga prisão que aí funcionava. Para além disso, um dos pisos contém um grande número de máquinas fotográficas antigas de Portugal e de outros países.

    Uma boa parte do material fotográfico exposto no museu pertence ao século passado. Mas também é possível ver exposições fotográficas actuais de Portugal e de outros países. Recomenda-se a marcação de uma visita guiada gratuita ao museu, se for possível reservar com antecedência.

    Informações úteis

    • Entrada: gratuita
    • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h. Segundas-feiras fechado.
    • Endereço: Largo Amor de Perdicao, 4050 - 008: Largo Amor de Perdicao, 4050 - 008
    • Como chegar lá: De Metro até aos Aliados linha D - Trindade todas as linhas - Bolhão todas as linhas exceto a linha amarela. De autocarro com as linhas 200, 207 e 602. De comboio a partir da estação de São Bento. De carro, seguir pela Avenida dos Aliados até ao túnel de Ceuta, depois seguir para o Hospital de Sto António, à direita. Seguir a Rua da Restauração e o Campo Mártires da Pátria.

    3. Museu Nacional Soares dos Reis

    Museu Nacional Soares dos Reis| ©Miguel Caiaus
    Museu Nacional Soares dos Reis| ©Miguel Caiaus

    Um dos mais antigos museus de Portugal, construído em 1795, há mais de dois séculos. Foi fundado em 1833 por D. Pedro IV. Em 1940 foi transferido para o Palácio dos Carrancas, que na altura era uma conhecida residência privada da realeza.

    O Museu Soares dos Reis contém um fascinante conjunto de esculturas e gravuras em vidro, cerâmica, granito e porcelana.

    Se gosta de arte, vai adorar as mais de 13.000 obras de arte que lá se encontram. Uma das esculturas mais famosas é a do escultor António Soares dos Reis. Grande parte das colecções são da sua autoria, razão pela qual o museu tem o seu nome.

    Nas suas salas também poderá ver arte decorativa típica da realeza e obras de joalharia, para além da arte mobiliária exposta. Se estiver a passar apenas alguns dias na cidade, esta é uma das visitas mais recomendadas, e não deve perder os seus belos jardins.

    Informações úteis

    • Entrada: de terça-feira a sábado a partir de 5 euros e gratuita aos domingos.
    • Horário de funcionamento: de quarta a domingo das 10h30 às 17h30. Terças-feiras das 14h às 18h. Encerrado às segundas-feiras.
    • Endereço: Rua de Dom. Manuel II 44, 4050-522 Porto, Portugal.
    • Como chegar lá: Autocarros 3, 6, 20, 35, 36, 37, 41, 44, 50 e 52.

    Reservar uma visita guiada ao Porto

    4. Museu de Serralves, a Casa de Serralves e os seus jardins

    Museu de Arte Contemporânea de Serralves| ©Mark Busse
    Museu de Arte Contemporânea de Serralves| ©Mark Busse

    Visitar o Museu de Arte Contemporânea de Serralves é uma das melhores coisas para fazer no Porto. Foi fundado em 1999 e é um dos museus mais importantes de Portugal.

    A Fundação de Serralves é a sede do museu, que também abriga a Casa Serralves, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e jardins espectaculares.

    O edifício tem vários pisos e salas e é uma casa acolhedora para a arte moderna, especialmente para a arte de vanguarda. Acolhe exposições de artistas portugueses e estrangeiros de renome. Tem 14 salas onde se podem ver exposições temporárias, uma biblioteca e um auditório.

    Tem uma bela vista para os jardins a partir do seu miradouro, onde pode entrar durante a sua visita. Tem também um bar e um restaurante, com vista para os jardins.

    A Casa Serralves foi a antiga residência do Conde de Vizela, e é um dos grandes expoentes do estilo art déco. Foi fundada em 1940 e é atualmente de interesse público.

    Jardins de Serralves

    Uma visita aos Jardins de Serralves, que rodeiam a Casa e Museu de Serralves, é imperdível e são enormes, com mais de 18 hectares. Aqui poderá ver cascatas, caminhos, grutas, florestas, esculturas e admirar o seu incrível design.

    O museu, a casa e os jardins caracterizam-se pelo seu estilo Art Déco, um movimento de design popular que surgiu na década de 1920 e encontrou expressão na arquitetura, no design e nas artes visuais.

    Informações úteis

    • Preçoda entrada: cerca de 5 euros. Inclui uma visita aos jardins. A entrada é gratuita aos domingos, das 10 às 14 horas.
    • Horário de abertura: de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas; sábados e domingos, das 10 às 20 horas no verão e, no inverno, até às 19 horas. Fechado às segundas-feiras.
    • Morada: Rua de Serralves 210, 4150 Porto.
    • Como chegar: Autocarros das linhas 3, 19, 21, 30, 35 e 78.

    5. Museu do Carro Elétrico

    Museu do Carro Elétrico| ©Geral H
    Museu do Carro Elétrico| ©Geral H

    O Museu do Carro Elétrico, também conhecido como Museu do Elétrico, alberga muitos carros eléctricos e eléctricos de todos os tempos. Até se pode ver um elétrico puxado por cavalos, construído em 1872. O museu está localizado numa antiga central termoeléctrica, junto ao rio Douro, em Massarelos, e foi fundado em 1992.

    Além disso, neste museu pode ver exposições fotográficas que contam a história dos eléctricos, dos seus condutores e da evolução dos transportes públicos. Muitas reconstruções e reparações de carruagens portuguesas foram realizadas para exposição e fazem parte do património histórico de Portugal.

    O museu oferece ainda programas educativos, informações sobre as colecções e a possibilidade de consultar o seu centro de documentação.

    O Porto caracterizou-se historicamente pelos seus eléctricos originais. Atualmente, existem apenas alguns em circulação, para fins turísticos. A cidade dispõe de 3 elegantes eléctricos para chegar ao museu, que oferecem um desconto no bilhete de entrada.

    Além disso, com o seu bilhete, pode viajar gratuitamente em transportes públicos até 4 horas mais tarde. Se está à procura de coisas para fazer no Porto na altura do Natal, um passeio pelas ruas iluminadas como este é uma óptima ideia.

    Informações úteis

    • Preçodo bilhete: cerca de 4€.
    • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Sábados, domingos e segundas-feiras das 14h às 18h.
    • Localização: Alameda de Basílio Teles 51, 4050-127 Porto, Portugal
    • Como chegar: Pode chegar de metro, autocarro ou carro, mas a melhor forma de lá chegar é apanhar um dos eléctricos que vão até ao museu e que oferecem bilhetes com desconto.

    6. Museu Romântico do Porto

    Museu Romântico do Porto| ©Cigala
    Museu Romântico do Porto| ©Cigala

    Esta é uma antiga residência do século XIX, onde o rei Carlos Alberto da Sardenha morreu em 1843. Mais tarde, em 1972, foi convertida num museu. Os quartos foram reparados e toda a casa foi reconstruída para que seja possível visitá-la. Situa-se dentro dos Jardins do Palácio de Cristal.

    O interessante deste museu é ver a quantidade de objectos e mobiliário da época e imaginar como vivia uma família real no século passado. Algumas das salas mais espectaculares são o salão principal, a sala onde o rei morreu, o salão de baile e a capela. Poderá entrar em todas as salas.

    Há também uma sala de bilhar e uma sala para crianças com bonecas e brinquedos antigos. O museu está rodeado pelo romântico Jardim do Palácio de Cristal, que oferece uma bela vista sobre o rio Douro, o Atlântico e a cidade.

    Informações úteis sobre o museu

    • Preçoda entrada: a partir de 2,5€. Sábados e domingos grátis
    • Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado das 10h às 17h30m. Domingos, das 10h às 12h30. Encerrado aos domingos.
    • Endereço: Rua de Entre Quintas 220, 4050- 240, Porto, Portugal
    • Como chegar: através das linhas de autocarro 3, 20, 35, 37, 52 e 78, mas também pode utilizar um dos autocarros turísticos do Porto.

    7. Museu dos Transportes e Comunicações

    Museu dos Transportes e Comunicações| ©Gusty
    Museu dos Transportes e Comunicações| ©Gusty

    Se tiver de escolher entre as melhores coisas para fazer no Porto no verão, uma delas será visitar o Museu dos Automóveis e das Comunicações, que pode percorrer ao longo da marginal, apreciando ao mesmo tempo as belas vistas.

    Está instalado num edifício histórico na Alfândega do Douro, e foi fundado em 1992. Devido à sua localização, é muito provável que o veja se decidir fazer um cruzeiro fluvial no Porto.

    Uma das suas principais atracções é a exposição Carros na História, que mostra os automóveis do Porto desde as suas origens até aos dias de hoje. Outra é O Motor da República: Os Carros dos Presidentes, onde se pode ver desde carruagens que pertenceram à monarquia até um Mercedes que foi usado pela última vez em 2013.

    As exposições estão divididas por temas, sendo um deles, por exemplo, a história dos costumes na cidade. Uma das exposições permanentes mais interessantes é a do Communicar, que ocupa cerca de 2000 metros quadrados, onde se pode admirar as exposições sobre rádio e televisão.

    Informações úteis

    • Taxa deentrada: cerca de 3 euros.
    • Horário de abertura: de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Sábados e domingos, das 15 às 19 horas. Encerra às segundas-feiras.
    • Endereço: Rua Nova da Alfândega 59, 4050-387 Porto, Portugal.
    • Como chegar: através das linhas de autocarro 3, 20, 35, 37 e 78.

    Reservar um cruzeiro no Douro

    8. Museu de História Natural da Universidade do Porto

    Museu de História Natural da Universidade do Porto| ©Ana Reis
    Museu de História Natural da Universidade do Porto| ©Ana Reis

    O Museu de História Natural da Universidade do Porto é um dos museus mais interessantes da cidade.

    Trata-se de um enorme e moderno museu situado na Faculdade de Ciências da Universidade. As suas principais salas são a Mineralogia, a Paleontologia e a Arqueologia e Pré-História.

    A visita a este museu é uma das 10 melhores coisas para fazer com crianças no Porto, pois é simultaneamente educativo e muito divertido para elas. Os mais pequenos vão adorar aprender sobre os animais e as salas pré-históricas, zoológicas e arqueológicas são óptimas para um passeio. O museu também oferece descontos para grupos familiares.

    A beleza do edifício pode ser vista desde a entrada, onde há escadas decoradas com grandes esculturas de granito branco. O edifício também é feito de granito branco e o interior destaca-se pelas suas colunas semicirculares.

    Informações úteis

    • Entrada: a partir de 2€.
    • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Encerra à segunda-feira.
    • Endereço: Campo dos Mártires da Pátria 81, 4050-368 Porto, Portugal
    • Como chegar: de autocarro, nas linhas 3, 19, 21, 30, 35, 37 e 78. Também é possível chegar de metro ou de carro.

    9. Museu das Marionetas do Porto

    Museu de Marionetas do Porto| ©RuiF7
    Museu de Marionetas do Porto| ©RuiF7

    O Museu das Marionetas do Porto é também ideal para visitar com crianças, pois poderão ver bonecos, marionetas e fantoches que fizeram parte dos últimos 25 anos da companhia de teatro Marionetas do Porto.

    Poderão ainda assistir a projecções de peças de teatro e documentários que vão adorar.

    Além disso, toda a família pode apreciar os vários cenários para peças de teatro. Para as crianças, é fabuloso ver as marionetas e as exposições fotográficas que dão largas à sua imaginação.

    Além disso, há também workshops de marionetas e marionetas que lhe permitirão aprender mais sobre esta arte.

    Informações úteis

    • Preçoda entrada: cerca de 2,5€ para crianças e 3,5€ para adultos.
    • Horário de funcionamento: de quarta a sexta-feira das 14h às 18h. Sábados e domingos das 11h às 13h e das 14h às 18h. Encerra às segundas e terças-feiras.
    • Localização: R. de Belomonte 61, 4050-097 Porto, Portugal
    • Como chegar: de autocarro 3, 6, 20, 35, 36, 37, 37, 41, 44, 50 e 52 ou de carro.

    10. Museu Casa Infante

    Museu Casa Infante| ©Buffon8
    Museu Casa Infante| ©Buffon8

    Este museu está instalado num edifício muito antigo, que foi construído em 1325. Foi o local de nascimento do navegador Infante D. Henrique, filho de reis e Duque de Viseu em Portugal, a quem deve o seu nome. Nos seus primórdios, esta casa foi alfândega da cidade e local de acolhimento de importantes visitas reais.

    Entre as obras relevantes do Museu da Casa do Infante encontram-se um mosaico romano e os vestígios de um palácio romano.

    Foram efectuadas escavações arqueológicas aquando da reconstrução do local, tendo sido também encontradas maquetas incríveis, como a famosa maquete da cidade do Porto.

    O museu situa-se junto ao Arquivo Municipal do Porto, que também pode ser visitado. Aqui pode ficar a saber tudo sobre a sua moeda, como se pesavam as mercadorias e muito mais.

    Informações úteis

    • Preçoda entrada: Cerca de 15€ para adultos e 9€ para crianças dos 4 aos 12 anos. As crianças com menos de 3 anos têm entrada gratuita.
    • Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h30 às 17h30. Encerra às segundas-feiras.
    • Localização: Rua da Alfândega 10, 4050-029 Porto, Portugal
    • Como chegar: de Metro: a partir da estação de São Bento, linha D. De autocarro

    de autocarro nas linhas 500, 900, 901, 906, ZM e ZR.

    11. Museu e Parque Temático World of Discoveries

    No World of Discoveries| ©Greysimer
    No World of Discoveries| ©Greysimer

    O museu e parque temático World of Discoveries recria a história de célebres navegadores portugueses como Vasco da Gama, Fernão de Magalhães e Bartolomeu Diaz, entre outros, que navegaram as suas naus para várias partes do mundo na antiguidade.

    Aí encontrará exposições interactivas, simulações criativas e salas dedicadas à evolução das embarcações antigas, desde os barcos a remos às caravelas. Também verá recriações de como era a vida nestas embarcações e antigos instrumentos de navegação.

    É um museu que as crianças adoram, especialmente pelo passeio de barco no final que recria algumas das viagens oceânicas destes navegadores.

    Está também situado nas margens do rio Douro, no concelho de Miragaia, um local que vale a pena visitar. Dada a sua popularidade, recomendo que compre os seus bilhetes para o World of Discoveries com antecedência.

    Informações úteis

    • Preço dobilhete: a partir de 2,5 euros de terça a sexta-feira. A entrada é gratuita aos sábados e domingos.
    • Horário de abertura: de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas. Segundas-feiras fechado.
    • Localização: Rua de Miragaia 106, 4050-387 Porto, Portugal
    • Como chegar: Pode chegar de autocarro, nas linhas 500, 403, 601, 901 e 906, ou de metro, na linha D.

    Avaliações de outros viajantes

    4.6
    · 4054 Avaliações
  • R
    R.
    5
    (0 Avaliações)
    Living Van Gogh foi uma experiência maravilhosa para os amantes da música e da arte como eu e a minha namorada. A Sinfonia dos Girassóis foi uma combinação que me transportou realmente para o mundo de Van Gogh.
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Muito inspirador para mim, enquanto amante da criatividade. O facto de poder mergulhar nas cores e emoções das obras foi muito estimulante e emocionante.
  • E
    E.
    5
    (0 Avaliações)
    Fiquei espantada com a quantidade de obras que lá estavam, o sítio é enorme! O que mais gostei foi dos girassóis, a primeira vez que vi algo do género.
  • R
    R.
    5
    (0 Avaliações)
    Como amante do mundo audiovisual, vir aqui foi literalmente um sonho. Tudo foi tão bem planeado e exibido, a utilização de projecções foi incrível.
  • T
    T.
    4
    (0 Avaliações)
    A Sinfonia dos Girassóis foi especialmente comovente. A equipa que o criou teve tudo em conta para proporcionar a experiência mais única possível.