Londres bairro a bairro
A geografia de Londres é muito mais do que os seus monumentos, descubra comigo os bairros mais marcantes desta cidade icónica!
Londres, tal como a conhecemos, não seria nada se não fossem os seus bairros, as pepitas que dão vida à cidade. Poder apreciar como cada um dos bairros de Londres é um mundo à parte, com os seus pontos altos e principais atracções, é indescritível.
Neste guia vai ficar a conhecer alguns dos bairros mais emblemáticos da cidade e o que pode fazer em cada um deles. É assim que vai ficar a conhecer a verdadeira Londres!
1. Marylebone
Marylebone é um daqueles bairros estranhos que ainda assim consegue dar-nos a sensação de que acabámos de tropeçar num dos locais secretos de Londres.
É um bairro mais discreto do que o seu vizinho movimentado Oxford Circus. O bairro serpenteia por ruas tranquilas e elegantes e por corredores intrigantes, oferecendo um ambiente muito acolhedor.
Passeando por Marylebone, pode chegar à Daunt Books (uma das livrarias mais consideráveis da cidade de Londres e de todo o Reino Unido) e, acima de tudo, pode apreciar uma atmosfera distintamente australiana, especialmente quando chega a Daisy Green.
2. Camden
Era uma vez uma pequena cidade conhecida como Camden, nos arredores do centro de Londres. Depois vieram os comboios, os canais e os armazéns, seguidos por miúdos psicadélicos, punks e uma jovem cantora brilhante chamada Amy Winehouse (a leoa de Camden). E, viola, o bairro tornou-se um dos mais icónicos e famosos da cidade de Londres.
Hoje, Camden está novamente em plena evolução. Novas empresas estão a inundar esta parte do noroeste de Londres, e cada vez mais cafés e restaurantes estão a abrir as suas portas.
Se tiver tempo e estiver a viajar para Londres durante 7 dias ou mais, sugiro que passe por este bairro icónico, a atmosfera do local é curiosamente diferente e pode até tirar uma fotografia com a estátua da Amy!
3. Battersea
Depois de uma remodelação intensiva que valeu à zona a sua própria estação de metro e viu centenas de casais jovens e não tão jovens mudarem-se para o novo empreendimento habitacional Battersea Power Station, o desfile de restaurantes e boutiques ribeirinhas de Battersea conseguiu aumentar novamente a popularidade do bairro.
No entanto, o bairro não se limita apenas aos aspectos acima referidos, mas brilha ainda mais graças ao cinema Archlight, atualmente instalado nos antigos arcos ferroviários, e ao Battersea Park, que se estende ao longo do rio e cria um belo microclima verde.
4. Shoreditch
Os anos parecem não ter efeito sobre Shoreditch, a energia que se sente nestas ruas parece não ter fim nem data de validade.
Durante o dia, restaurantes fora do comum servem pastelaria aos seus clientes e, à noite, os bares e discotecas, alguns dos melhores do mundo, ganham vida até às primeiras horas da manhã.
Além disso, Shoreditch é, sem dúvida, um dos bairros com a vida nocturna mais vibrante de Londres. Por isso, se gosta de festas, não hesite em incluí-lo na sua viagem nocturna por Londres.
5. Hackney Central
Embora Hackney Central não seja um daqueles bairros londrinos que recebe a atenção que merece, os tempos estão a mudar e a zona está a tornar-se uma das áreas mais visitadas de Londres, especialmente no verão.
Estamos a falar de um espaço com uma vida nocturna underground, opções de restauração e um vibrante mercado de fim de semana, onde os pubs e restaurantes se espalham pelas ruas, criando uma sensação de bairro íntimo com uma mentalidade comunitária. Da Moth House à Mare Street, há muito para ver.
6. Camberwell
Para muitos londrinos, este é um dos bairros mais atraentes e chama tivos da cidade, e os moradores de Camberwell têm muito orgulho de sua vila independente dentro de uma cidade enorme.
Camberwell tem cafés peculiares, boutiques de todos os tipos e restaurantes com muito a oferecer. Além disso, é um dos melhores locais para comer, e estou certo de que o encontrará num dos melhores tours gastronómicos de Londres.
É também um bairro com uma atmosfera jovial, que é diretamente alimentada pela presença do Camberwell College of Art. No entanto, um dos pontos mais significativos do bairro é o seu talento musical. Se for a Londres no outono, verá o jazz florescer entre os bares e pubs à noite, e se decidir ir a Londres no verão, veráo som da música das Caraíbas.
7. Covent Garden
Se estamos à procura de bairros populares, não podemos omitir Covent Garden, talvez um dos mais interessantes e que deve definitivamente incluir no seu passeio por Londres. É verdade que ver os monumentos mais importantes de Londres é uma obrigação, mas não esqueçamos a sensação de caminhar pelas pedras dos bairros mais famosos da cidade, uma sensação puramente londrina.
As ruas de pedra do bairro serpenteiam pelo mercado central. Os artistas de rua nascidos e criados no bairro costumam chamar a estes passeios "walking home", uma sensação de aconchego que se notará assim que entrar em Covent Garden.
Alguns dos locais mais famosos incluem o Sushi Samba, um restaurante japonês na moda, e o Red Farm, um dos pubs mais apreciados.
8. Soho
O Soho é aquela parte de Londres que nunca pára de mudar e evoluir, é como uma borboleta em constante processo de mudança. Além disso, mesmo que só esteja em Londres por um dia, a não ser que esteja preso no seu hotel, é provável que acabe por passar pelo Soho.
O Soho é um dos bairros mais emblemáticos de Londres, delimitado pela Oxford Street, Regent Street, Leicester Square e Charing Cross Road.
As ruas enérgicas do Soho no West End oferecem uma mistura de restaurantes, vida nocturna e compras.
Por um lado, Dean Street, Frith Street, Beak Street e Old Compton Street são o epicentro da atividade diurna e nocturna, com o clube de jazz Ronnie Scott's como o pináculo do entretenimento. Por outro lado, se gosta de teatro, recomendo a Shaftesbury Avenue - pura arte de palco!
E, por fim, se é daqueles que não consegue ir embora sem levar uma recordação, recomendo que siga as ruas de: Carnaby Street, Oxford Street e Regent Street, de certeza que vais acabar por comprar alguma coisa!
9. Dalston
Há muitas coisas boas para encontrar em Dalston para além da sua abundância de restaurantes turcos.
Na verdade, há muito mais nesta parte do leste de Londres do que parece. Desde bares na cave a padarias com o selo de aprovação real e um dos melhores cinemas independentes da cidade,
Dalston é certamente um local que reúne todo o tipo de actividades; de facto, pode viver-se uma vida inteira neste bairro e não perder nada.
10. Margem Sul
South Bank é o lar de um dos melhores mercados de Londres, mas este local na margem sul do Tamisa oferece muito mais do que as famosas bancas de comida do Borough Market. É também um bairro vibrante e o coração da cena cultural de Londres.
Este famoso bairro é o lar do Globe Theatre original de Shakespeare, da Galeria Nacional de Arte Britânica (Tate) e da maravilhosa Wobbly Bridge (também conhecida como Millennium Bridge), uma visita obrigatória se optar por uma excursão do Harry Potter.
Além disso, graças à sua incrível localização, pode obter excelentes vistas do rio (incluindo cruzeiros no rio Tamisa) e de alguns dos marcos mais importantes de Londres.
11. Notting Hill
Embora o bairro tenha zonas de carência social na zona norte e, por vezes, não seja visto como um bairro decente, é, na verdade, um dos mais conhecidos de Londres e tem várias zonas de destaque, como o Portobello Market, que se tornou uma grande atração turística.
Além disso, se estiver em Londres em agosto, não pode perder o Nothing Hill Carnival, considerado por muitos como o maior carnaval da Europa. Não só isso, mas a sua presença no cinema também é de louvar. O aclamado filme Nothing Hill foi inteiramente filmado no bairro.
12. Brixton
Brixton é um bairro humilde, animado e multicultural. Tem a sua própria praça de alimentação, o Brixton Market, onde pode comprar comida de rua e artigos vintage. Verá que os produtos agrícolas estão muito à venda, reflectindo as raízes caribenhas do bairro.
Há também uma zona conhecida como Brixton Village, repleta de restaurantes e locais de entretenimento.
O contraste de gerações, etnias e estilos de vida é uma das características mais famosas deste bairro tão apreciado.
13. Hampstead
Hampstead, semelhante a uma aldeia, há muito que é visto como um dos bairros mais luxuosos e desejados da capital.
Hampstead é famoso pelos seus espaços abertos e arborizados, pelo que recomendo que passe o dia a passear pelo Heath(um dos melhores parques de Londres), a visitar as livrarias históricas e a percorrer as lojas de cerâmica locais.