10 coisas para fazer em Londres em março

março é o mês que deixa o inverno para trás e dá as boas-vindas à primavera de Londres. É um mês de grandes festivais, actividades e oportunidades para desfrutar de Londres.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer em Londres em março

Ruas de Londres | ©Pixabay

É sempre uma boa altura para visitar Londres, mas como em tudo, há alturas melhores do que outras. No mês de março existem algumas particularidades que o tornam uma altura única para fazer esta viagem e aproveitar tudo o que há para ver e fazer na capital londrina.

Sendo um mês de transição entre o inverno e a primavera, o tempo mostra as suas duas faces, os típicos dias mais frios e nublados e os dias em que o sol aparece. No entanto, o clima não é o fator mais importante quando se trata de escolher estas datas para visitar Londres. São os eventos únicos, como o St Patrick's Day e a Head of the River Race no rio Tâmisa.

Para saber quais são as melhores coisas para fazer e lugares para visitar em Londres em março, continue lendo.

1. aproveitar o Dia de São Patrício

Dia de São Patrício em Londres| ©Greater London Authority.
Dia de São Patrício em Londres| ©Greater London Authority.

Quando chega o dia 17 de março, Londres fica verde. O Dia de São Patrício é uma das festividades mais celebradas na cidade. Para celebrar o Dia de São Patr ício, a cidade organiza um grande festival com música ao vivo, comida, actividades, um grande desfile e, como uma boa festa irlandesa, muita cerveja.

A atividade central deste festival é o grande desfile que percorre alguns dos locais mais simbólicos da capital. Começa por volta do meio-dia na Piccadilly Street e passa por pontos como o Ritz Hotel, Piccadilly Circus e termina em Trafalgar Square. Milhares de londrinos e turistas acorrem ao enorme desfile para ver os vistosos carros alegóricos guardados por dançarinos clássicos irlandeses e bandas de música.

A marcha termina em Trafalgar Square, onde se concentra a maior parte das actividades. Muitas delas centram-se na divulgação da cultura irlandesa, com muita cerveja, como uma boa festa irlandesa. Este festival é gratuito e começa normalmente às 12:00 e termina às 18:00 da noite.

O festival não se concentra apenas em Trafalgar Square, mas estende-se a todos os pubs londrinos onde pode desfrutar de comida e bebida tradicionais irlandesas.

Reservar uma visita privada a Londres

2. Venha assistir à corrida Head of the River

Concorrentes da corrida de barcos| ©Mike Finn
Concorrentes da corrida de barcos| ©Mike Finn

Com a chegada da primavera e a melhoria do tempo em Londres, o mesmo acontece com a histórica Headof the River Race no Tamisa. No terceiro ou quarto sábado de março, dependendo das marés, esta regata realiza-se como prelúdio da regata Oxford-Cambridge, no início de abril.

A regata realiza-se nas águas do Tamisa desde 1926 e, atualmente, participam cerca de 420 barcos, na sua maioria equipas inglesas e cerca de 50 equipas estrangeiras. Percorre os mesmos 6,8 quilómetros que a corrida Oxford x Cambridge, mas muda de direção de Mortlake para Putney. Muitas pessoas vêm assistir a esta prova, que é gratuita e oferece um bom espetáculo desportivo.

Se o tempo estiver bom, uma viagem até às margens do rio Tamisa para assistir à competição dos velejadores é uma das melhores coisas para fazer em Londres em março.

Reservar um passeio de bicicleta pelo Tamisa

3. Experimente um doce para o Dia das Mães

Bolo Simnel para o Dia da Mãe| ©James Petts
Bolo Simnel para o Dia da Mãe| ©James Petts

Ao contrário do que acontece em Espanha, que é celebrado em maio, em Londres o Dia da Mãe é em março. Este dia é conhecido como Mothering Sunday e é celebrado no último domingo do mês. Se viaja com a sua mãe ou se é mãe, este dia tem algumas tradições ligadas a ele e há muitas opções para o celebrar na capital inglesa.

Uma boa opção para o celebrar com as suas mães é provar o bolo típico deste dia, o Simnel Cake, nos muitos cafés que o preparam para este dia em particular. São inúmeros os cafés que servem este bolo típico do Dia da Mãe, mas aqui ficam alguns dos mais conhecidos:

A tradição londrina do Dia da Mãe remonta ao século XVII. Nessa altura, as crianças a partir dos 10 anos de idade eram recrutadas para trabalhar como aprendizes e podiam visitar as suas mães com presentes como flores e doces. Esta é a origem do Simnel Cake, um bolo de frutas típico do Dia da Mãe, decorado com flores.

É também uma boa altura para experimentar o costume da hora do chá inglesa num dos hotéis ou cafés típicos de Londres. Outra opção é visitar a lendária loja de departamentos Harrods, no centro da cidade, e procurar um bom presente para sua mãe.

4. Hora do Planeta em Londres

Hora do Planeta em Londres| ©Magnus D
Hora do Planeta em Londres| ©Magnus D

No último sábado de cada mês de março, celebra-se a Hora do Planeta. Um evento promovido pelo Fundo Mundial para a Natureza que propõe a todas as cidades do mundo que desliguem as luzes dos seus edifícios e monumentos mais emblemáticos como símbolo de combate às alterações climáticas.

Londres leva esta iniciativa muito a sério e desliga as luzes dos seus símbolos mais reconhecidos. Das 20h30 às 21h30 do último sábado de março, monumentos como o Palácio de Westminster e a Abadia de Westminster, o Big Ben e a Trafalgar Square apagam as suas luzes e oferecem um postal muito curioso. É sempre interessante e curioso ver estes símbolos no escuro.

Reservar um passeio de bicicleta pelos parques e jardins de Londres

5. Londres vista de cima

Vista da Ponte de Westminster a partir do London Eye| ©Stig Nygaard
Vista da Ponte de Westminster a partir do London Eye| ©Stig Nygaard

Com os céus limpos em março, é uma óptima altura para desfrutar das melhores vistas de Londres a partir de cima. Os pores-do-sol nesta altura do ano são espectaculares e não há melhor maneira de os apreciar do que com o horizonte de Londres como pano de fundo. Há muitas opções, mas duas destacam-se pelas suas vistas e por estarem entre os locais mais emblemáticos da capital inglesa.

London Eye

A roda-gigante mais famosa do mundo e , com 135 metros de altura, é também a mais alta da Europa. É a atração turística mais visitada de Londres, com quase 4 milhões de visitantes por ano, graças às vistas do London Eye. Num dia claro, a vista alcança até 40 km em redor da cidade e a sua localização privilegiada nas margens do Tamisa oferece uma vista privilegiada de cartão postal do Big Ben, do Palácio de Buckingham, da Catedral de S. Paulo ou da Abadia de Westminster. Um must-see quando se viaja para Londres

Comprar bilhetes para o London Eye

O Shard

O Shard é o edifício mais alto do Reino Unido e da Europa Ocidental, com 310 metros de altura. No seu ponto mais alto está o miradouro mais elevado de Londres, de onde se pode ver muito claramente, se o dia estiver limpo, praticamente toda a cidade. A sua forma pontiaguda tornou-o um símbolo da capital desde a sua inauguração em 2012.

Comprar bilhetes para o Shard

6. Dia da Mulher em Londres

Mãe e filha comemorando o Dia das Mães| ©Pixabay
Mãe e filha comemorando o Dia das Mães| ©Pixabay

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em todo o mundo a 8 de março. Qualquer lugar e qualquer altura é uma boa altura para celebrar este feriado pela igualdade, mas em Londres há uma atmosfera especial neste dia. Para além das habituais marchas que se realizam nas cidades, Londres organiza palestras, actividades, workshops e todo o tipo de eventos relacionados com este dia.

É também um dia para recordar as grandes figuras femininas britânicas, como Margaret Thatcher, Virginia Woolf e Diana de Gales. Desfrutar de Londres a partir de uma perspetiva feminista é sempre interessante.

7. Passear pelos seus parques centrais em dias claros

Hyde Park| ©Alberto Aguilera
Hyde Park| ©Alberto Aguilera

Uma vez que o clima de Londres em março é tão variável, é uma boa ideia estar preparado com alternativas, dependendo do tempo. Se tiver sorte, e em março é mais provável que apanhe um dia de céu limpo, pode aproveitar para passear por alguns dos melhores parques de Londres.

Hyde Park

É praticamente uma floresta no meio da cidade. Abrange uma área de 142 hectares com mais de 4000 árvores, belos prados e jardins de flores que começam a florescer em março. Pode passear, dar um passeio de barco nos lagos, alugar uma bicicleta, comer nos restaurantes à beira do lago e muito mais.

O Hyde Park também tem vários monumentos para visitar, como o Palácio de Kensington e a famosa fonte dedicada à Princesa Diana.

Regent's Park

Outro dos grandes parques de Londres, o Regent's Park, está localizado no norte da cidade. São dois quilómetros quadrados de áreas verdes, um lago para passeios de barco, jardins bem cuidados e uma grande variedade de cafés e restaurantes. É altamente recomendável se estiver a viajar com crianças, uma vez que o Regent's Park alberga o London Zoo, o jardim zoológico mais antigo do mundo.

Parque de St. James

O mais antigo e mais famoso parque real está rodeado por três palácios, incluindo o Palácio de Buckingham. No The Mall, ao longo do parque, pode assistir ao desfile dos Horse Guards e, no interior do parque, encontrará um lago habitado por pelicanos.

8. Visite um parque cheio de veados e com uma das melhores vistas de Londres

Veados no Richmond Park.| ©AK_M_
Veados no Richmond Park.| ©AK_M_

Se o tempo estiver bom, o que é mais provável em março, pode optar por fazer uma viagem para longe da azáfama da cidade. A minha opção preferida é o Richmond Park. Um dos maiores parques urbanos do mundo e um sítio perfeito para apreciar a natureza. É considerado uma reserva natural nacional devido à sua vida selvagem, uma vez que o parque é conhecido pelas suas manadas de veados que são fáceis de avistar pelos visitantes.

Apesar de se situar nos arredores de Londres, o facto de se situar num local elevado oferece boas vistas da cidade e existem binóculos potentes para melhorar as já belas vistas. O melhor de tudo é que é muito fácil chegar lá, apanhando um comboio direto da estação de Waterloo, que demora apenas 15 minutos.

9. Celebrar o aniversário de "Let it Be" em Abbey Road

Atravessar a Abbey Road em Londres| ©Martin Alvarez Espinar
Atravessar a Abbey Road em Londres| ©Martin Alvarez Espinar

Sabia que a canção dos Beatles**"Let It Be**" foi lançada em março de 1970? Se é apaixonado pela lendária banda, em Londres pode celebrar o aniversário de uma das suas canções icónicas tirando a lendária fotografia no cruzamento de Abbey Road.

Uma das fotografias mais repetidas no mundo e que os membros dos Beatles tiraram para a capa do seu álbum com o mesmo nome desta conhecida rua londrina. A famosa passadeira fica a uma curta distância a pé da estação de metro de St. John's Wood.

10. John's Wood. Dê um passeio pelos Jardins Botânicos Reais de Kew

Exterior do Jardim Botânico Real de Kew| ©Diliff
Exterior do Jardim Botânico Real de Kew| ©Diliff

Em meados de março, à medida que a primavera se aproxima, as flores e os jardins dos parques de Londres ficam particularmente bonitos. É o caso do Jardim Botânico Real de Kew, declarado Património Mundial pela UNESCO, e é uma maravilha passear entre as suas flores e árvores. O final de março é uma boa altura para visitar, pois os jardins começam a florir.

O Jardim Botânico de Kew está localizado no sudoeste de Londres, entre Richmond e Kew, ao longo do Tamisa.

11. Se estiver a chover, refugie-se num museu ou num teatro

Entrada para o Museu Britânico| ©Patrick
Entrada para o Museu Britânico| ©Patrick

É preciso ter muita sorte para não apanhar pelo menos um dia de chuva nas suas viagens a Londres. Em março, a precipitação é menor do que nos meses anteriores, mas continua a ser frequente. Mas a chuva não é um impedimento para desfrutar da cidade. Londres tem muitas actividades de interior para fazer.

Museus

Quer goste de arte, história, ciência ou até de figuras de cera, Londres tem um museu para si. Muitos deles são alguns dos mais importantes do mundo, como o Museu Britânico, o Museu de História Natural, o Museu da Ciência, a Galeria Nacional ou o museu de cera Madame Tussauds.

Todos eles, exceto o museu de cera, têm o bónus adicional de a entrada ser gratuita para todos. Haverá melhor plano para um dia de chuva?

Comprar bilhetes para o Madame Tussauds

Teatros

Londres também é famosa pelos seus musicais do West End. Uma área que concentra os melhores musicais em inglês que pode ver, como O Fantasma da Ópera, O Rei Leão, Les Miserables ou Moulin Rouge, entre muitos outros. Um ótimo plano para dias nublados também se for com crianças.

Tempo em Londres em março

Pôr do sol no London Eye| ©Stevieboy55
Pôr do sol no London Eye| ©Stevieboy55

Londres tem uma reputação bem merecida de ser uma cidade fria. Mas é em março que as temperaturas começam a subir e o sol aparece com mais frequência. É um mês com dois lados. Em média, as temperaturas máximas em março rondam os 20 graus Celsius, embora normalmente não ultrapassem esse valor. As mínimas sobem em relação ao inverno, embora continuem frias e rondem os 5 graus Celsius. A passagem do Tamisa pela cidade atenua um pouco as temperaturas. À medida que o mês avança, os dias tornam-se mais quentes e, no final do mês, começam a parecer primavera.

Comprar bilhetes para os musicais de Londres

Onde a mudança é mais notória é na cobertura de nuvens e na precipitação. É do conhecimento geral que Londres é chuvosa e os dias de sol são raros. Mas em março a tendência muda, com menos hipóteses de chuva e mais dias claros e horas de sol.

Se tiver frio, não se esqueça de levar casacos e roupa mais grossa. Mas também não se esqueça das mangas curtas. Londres é especial mesmo para o clima e no mesmo dia pode experimentar as quatro estações.

Passeios turísticos em Londres em março

Assistir à troca da guarda| ©Chin Hsu
Assistir à troca da guarda| ©Chin Hsu

A época alta do turismo em Londres é entre a primavera e o verão, principalmente por causa do clima. O problema é o grande volume de pessoas que visitam a cidade durante esses meses. março é um mês de transição entre o tempo frio e a chegada do tempo quente. Os turistas começam a chegar em maior número no terceiro mês do ano, mas longe da sobrelotação do verão.

Como não é época alta , os preços não são tão elevados e é mais fácil encontrar bons negócios. A desvantagem é talvez a imprevisibilidade do tempo. Em março, pode sentir-se o frio do inverno e as temperaturas da primavera em poucos dias. Por isso, tem de fazer a mala cheia de roupa quente e, ao mesmo tempo, de roupa de primavera.

Para mim, março é um mês com um bom equilíbrio entre a quantidade de pessoas que visitam a cidade e temperaturas bastante suportáveis. É uma boa altura para visitar Londres.