Vistas do The Shard em Londres
O London Eye é um verdadeiro chamariz, mas as vistas do The Shard são ainda mais espectaculares porque é o edifício mais alto do Reino Unido. Descubra o que pode ver a partir do The View!
Desde a sua abertura em 2012, o arranha-céus The Shard transformou para sempre a linha do horizonte de Londres. O seu observatório, The View, é o local ideal para desfrutar de vistas panorâmicas de 360º de cortar a respiração sobre a cidade.
Neste post vou dar-vos uma pequena amostra do que poderão ver durante esta experiência, mas nada se compara a ver Londres a mais de 300 metros de altura, terão de ver com os vossos próprios olhos!
1. O rio Tâmisa
Do observatório do moderno arranha-céus The Shard terá uma das vistas mais deslumbrantes do rio Tamisa, um dos rios mais longos da Europa com 346 quilómetros de comprimento.
Atravessa o coração de Londres e é, por isso, um dos seus marcos mais emblemáticos. Há muitas maneiras de o apreciar, por terra, mar e ar.
Quer se trate de uma vista aérea do The View com uma taça de champanhe ou de um longo passeio ao longo das suas margens enquanto descobre monumentos como a Torre de Londres, a Tower Bridge ou o London Eye, entre outros.
Também pode fazer um passeio de barco se decidir fazer um cruzeiro no Tamisa. É um plano que recomendo vivamente porque lhe dará uma perspetiva única da capital britânica, bem como das alturas.
E se o cruzeiro for à noite, viverá uma experiência mágica e romântica no convés do barco, apreciando a vista dos edifícios de Londres iluminados com luzes coloridas.
2. Ponte da Torre
ATower Bridge é um dos marcos icónicos de Londres que pode ser visto a partir do Observatório Shard e do qual não pode deixar de tirar uma fotografia quando voltar a pôr os pés em terra.
Com o seu belo estilo vitoriano e o Tamisa como pano de fundo, a Tower Bridge é hoje uma das atracções turísticas mais fotografadas de Londres, embora tenha sido originalmente construída no século XIX não para fins decorativos, mas por uma razão puramente prática - para ligar as duas margens do rio à medida que a cidade crescia para leste.
Quando terminar de visitar o The View, pode sair para almoçar perto do The Shard ou explorar o interior da Torre de Londres, que também é visível lá de cima.
3. A Torre de Londres
Outra das atracções turísticas mais populares que verá a partir do The View é a Torre de Londres, uma antiga fortaleza que se mantém de pé há quase um milénio e que testemunhou episódios importantes da história do país.
Mesmo que esteja em Londres apenas por dois ou três dias, é uma visita obrigatória e há tanto para ver no seu interior! Desde as jóias da coroa e o palácio medieval até às muralhas e torres que fazem parte do complexo, para citar algumas coisas - até corvos!
Ficará encantado com muitas das histórias assustadoras que aqui tiveram lugar. Prepare-se porque uma visita à Torre de Londres não o deixará indiferente!
4. Ponte de Londres
Outra das pontes que se pode ver do topo do The Shard é a London Bridge, que é frequentemente confundida com a Tower Bridge devido à sua proximidade. No entanto, não são semelhantes em termos de aspeto ou longevidade.
A London Bridge é uma ponte muito mais austera e com uma história mais antiga. Foi construída pelos romanos nesta altura, no século I d.C., mas sofreu muitas alterações e reconstruções ao longo dos anos, pelo que não mantém a sua forma original.
A que pode ser vista hoje do The View foi inaugurada pela Rainha Isabel II de Inglaterra nos anos 70 do século XX e foi projectada por John Mowlem.
5. Shakespeare's Globe Theatre
Se olhar para oeste a partir do observatório do The Shard, vislumbrará o Globe Theatre de Shakespeare, que reconhecerá pela sua forma arredondada e cor branca que se destaca entre os edifícios cinzentos da cidade.
Este teatro não é o original, onde William Shakespeare representou várias das suas obras-primas, mas uma réplica feita no século XX graças aos esforços do artista Sam Wanamaker, que angariou fundos para a sua reconstrução.
Atualmente, recebe peças entre maio e outubro, tal como o teatro original. Se a sua viagem coincidir com a primavera em Londres, com o verão em Londres ou com o outono em Londres, recomendo que considere incluir uma noite de teatro no Shakespeare's Globe Theatre e desfrute desta arte tal como era representada nos séculos XVI e XVII. É uma sensação mágica!
6. Big Ben
Um dos grandes símbolos de Londres que também pode ser visto do The View é o Big Ben, o enorme relógio das Casas do Parlamento.
Foi inaugurado no séculoXIX e sempre foi conhecido pela sua pontualidade mesmo em eventos extremos como os bombardeamentos da cidade na Segunda Guerra Mundial ou as condições climatéricas extremas que a cidade por vezes sofre.
Embora os turistas estrangeiros não possam visitar o interior, pode sempre tirar uma fotografia de recordação com ele.
7. O Palácio de Westminster
Também conhecido como as Casas do Parlamento, este é um dos edifícios mais bonitos de Londres, que também pode ser visto do miradouro do arranha-céus The Shard.
Na primeira metade do século XIX, um incêndio devastador destruiu o palácio que albergava o Parlamento e a residência real desde o século XVI, tendo sobrevivido apenas algumas partes do edifício original, como os claustros e a cripta da Capela de Santo Estêvão, o Westminster Hall e a Jewel Tower.
O atual Palácio de Westminster foi concluído por volta de meados do século XIX, num belo estilo gótico vitoriano. Recomendo que aproveite uma visita à Abadia de Westminster para a visitar numa visita guiada conjunta, uma vez que é uma maravilha arquitetónica e dará origem a algumas fotografias fabulosas.
8. O Olho de Londres
Ao lado do The View, o melhor lugar para ver a linha do horizonte de Londres de cima é o London Eye.
No entanto, a partir do arranha-céus The Shard, terá a oportunidade de desfrutar de uma vista magnífica da popular roda gigante como nunca a viu antes.
No entanto, se não tem medo de vertigens e é um amante de emoções, não pode deixar a cidade sem também andar no London Eye, pois completará a sua visão de Londres a partir de cima - para não falar de tirar fotografias fantásticas!
E se depois de ver Londres das alturas no The View quiser completar a experiência e ver o horizonte da capital britânica de um ponto de vista fluvial, dê uma olhadela ao post London Eye e cruzeiro no Tamisa, porque será a combinação perfeita para desfrutar ao máximo desta parte da cidade.
9. HMS Belfast
A partir do The View também se pode ver a silhueta do HMS Belfast, um navio-museu da Marinha Real Britânica ancorado nas margens do rio Tamisa, que foi outrora um contratorpedeiro que participou em numerosas operações navais durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia.
Ver o HMS Belfast do exterior é impressionante, mas se tiver tempo depois de descer do arranha-céus The Shard, recomendo que lhe faça uma visita, porque é espantoso ver um navio como este por dentro.
Durante o passeio não só poderá ver várias exposições que mostram como era a vida em alto mar, mas a parte mais divertida é a visita a algumas das salas do navio onde os marinheiros e soldados passavam a maior parte do seu tempo: as cabines dos marinheiros e do capitão, a enfermaria, a cozinha, a adega e a sala de controlo, entre outras.
10. O Museu Tate Modern
Outro dos sítios que pode ver a partir do The View é o Museu Tate Modern em Londres ou, por outras palavras, o Museu Nacional Britânico de Arte Moderna.
Identificá-lo-á facilmente porque está localizado num edifício muito peculiar, na Central Eléctrica de Bankside. Depois de várias remodelações, em 2000 abriu como galeria de arte moderna, e a verdade é que a estrutura original está muito de acordo com o tema do museu.
No seu interior pode encontrar uma das mais completas colecções permanentes de arte moderna do mundo, com obras de artistas de renome como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Andy Warhol e Edvard Munch, para citar alguns, embora existam também exposições temporárias de arte contemporânea destinadas a mostrar o talento de jovens artistas.
Se gosta deste tipo de arte, recomendo que reserve algum tempo da sua viagem para visitar o Museu Tate Modern.
As colecções são maravilhosas e o melhor de tudo é que o acesso ao museu é normalmente gratuito. Normalmente só é preciso comprar um bilhete para entrar nas exposições temporárias, mas vale muito a pena.