O que ver e fazer em Estocolmo em 2 dias

Estocolmo é uma das cidades mais famosas da península escandinava e conhecê-la em 2 dias pode parecer impossível, mas com um itinerário e um plano de viagem adequados é possível ter uma visão geral. Eis uma sugestão de itinerário para a sua visita rápida.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Estocolmo em 2 dias

Tarde de Estocolmo | ©Vicente Viana Martínez

Estocolmo oferece tantas versões de si mesma que conhecê-la em apenas alguns dias parece quase impossível. Desde a histórica cidade velha até à parte mais moderna da cidade, coroada por arranha-céus imponentes, a capital sueca oferece uma variedade de atracções que podem, no entanto, ser descobertas com um itinerário detalhado e seguindo um plano de viagem pormenorizado. Aqui, tentarei sugerir um itinerário adequado para uma estadia curta.

Algumas das melhores coisas para fazer em Estocolmo em 2 dias incluem visitar Gamla Stan e os seus principais edifícios, incluindo o Palácio Real e o Museu do Prémio Nobel, ver o pôr do sol a partir da torre da Câmara Municipal, visitar o bairro de Sodermalm, visitar o Museu Fotografiska, fazer um passeio de barco sobre as pontes e descobrir os fantasmas que vagueiam pela cidade numa visita guiada.

Dia 1: Passeio por Gamla Stan, visita ao Palácio Real de Estocolmo, visita ao Museu do Prémio Nobel, descoberta da gastronomia local numa visita guiada e observação do pôr do sol a partir da Câmara Municipal.

Gamla Stan| ©Ralf Kaiser
Gamla Stan| ©Ralf Kaiser

Estocolmo é, antes de mais, uma cidade tradicional, com séculos de história e um passado rico que é evidente na cidade velha e nos seus edifícios mais famosos. É por isso que para o primeiro dia proponho uma visita guiada a Gamla Stan e às atracções que incluem esta parte popular da cidade.

Visita a Gamla Stan

Se tiver de começar um passeio por Estocolmo, é praticamente impossível não o fazer em Gamla Stan. O pitoresco centro histórico da cidade, onde a história e a arquitetura se entrelaçam para criar uma experiência única. Comece o dia a passear pelas estreitas ruas empedradas, descobrindo os edifícios de cores quentes e conhecendo a Praça Stortorget, que marca o coração do bairro e se distingue pelo seu encanto medieval e pelos cafés circundantes.

Gamla Stan é o ponto alto das melhores excursões de Estocolmo, e um passeio por este bairro levá-lo-á à Catedral de São Nicolau, uma obra-prima da arquitetura gótica em tijolo que testemunhou coroações reais e eventos históricos ao longo dos anos.

Em Gamla Stan também descobrirá várias praças secas e alguns dos melhores museus de Estocolmo, mas o mais importante que encontrará nas suas ruas é a atmosfera que combina a vida contemporânea com a herança medieval da Suécia. A Cidade Velha pode ser alcançada através dos autocarros das linhas 2 e 53 e das linhas de metro 18 e 19.

Participe numa visita guiada a Gamla Stan

Visitar o Palácio Real de Estocolmo

O edifício mais famoso da Cidade Velha é o Palácio Real. Localizado na ponta norte da ilha, pode mergulhar na opulência e majestade que caracterizaram a família real sueca. É também uma joia arquitetónica que serve como um símbolo emblemático da monarquia, com uma fachada barroca e torres que marcam o ponto mais alto de Gamla Stan.

Uma visita ao interior do edifício levá-lo-á através dos seus salões decorados e do artesanato detalhado que adorna cada canto. Poderá também assistir à troca da guarda na entrada principal, um espetáculo cerimonial que dá um toque tradicional à sua visita. Também pode explorar as salas de estado, como a Sala do Trono e a Sala de Desfile, que contam a história dos monarcas da Suécia.

O Tesouro Real, localizado nos cofres do palácio, alberga uma exposição de coroas, jóias e tesouros reais que destacam a rica cultura e história da nobreza da Suécia. O Palácio Real fica a 5 minutos a pé da Praça Stortorget e a entrada está incluída no Stockholm Sightseeing Pass.

Comprar o Stockholm Sightseeing Pass

Ver o Museu do Prémio Nobel

O próximo passo do passeio vai levá-lo a perceber porque é que Estocolmo é conhecida como a Capital do Nobel, e a melhor maneira de descobrir o universo que envolve este prestigiado prémio é visitar o Museu do Prémio Nobel. Esta exposição está localizada no centro de Gamla Stan e oferece uma imersão única na história deste prémio, que distingue realizações notáveis em áreas como a física, a química, a medicina, a literatura e a paz.

Durante a visita, poderá descobrir a criatividade literária na sala dedicada aos Prémios Nobel da Literatura, que destaca obras-primas e discursos que inspiraram gerações. A secção dedicada à paz levá-lo-á a refletir sobre os esforços significativos para construir um mundo mais harmonioso e a exposição interactiva sobre ciência e inovação transportá-lo-á para as descobertas revolucionárias que transformaram a nossa compreensão do mundo.

O Museu do Prémio Nobel não só oferece uma retrospetiva dos profissionais premiados, como também procura inspirar as gerações futuras a alcançar novos patamares de conhecimento. O museu está localizado a duas ruas do Palácio Real de Estocolmo e pode ser acedido a pé.

Comprar bilhetes para visitar o Museu do Prémio Nobel

Faça um tour gastronómico para experimentar a cozinha local

Uma das melhores maneiras de conhecer as idiossincrasias locais de Estocolmo é embarcar em uma aventura culinária em um tour gastronômico. Depois de percorrer os principais edifícios de Gamla Stan , pode descobrir os sabores autênticos da capital sueca numa deliciosa experiência para os sentidos.

Estas excursões começam normalmente nos cafés e restaurantes tradicionais de Gamla Stan e terminam na feira da ladra de Östermalm, onde se podem comprar produtos locais frescos. São experiências onde pode provar receitas como as almôndegas suecas, conhecidas como köttbullar, na sua forma mais autêntica. Terá também tempo para uma "fika", a popular pausa para café e pastelaria sueca, onde os kanelbullar, pãezinhos de canela, roubam a cena.

Algumas destas excursões incluem também uma paragem num restaurante local para um smörgåsbord, uma mesa repleta de pratos tradicionais suecos, incluindo arenque, salmão fumado, salsichas e pães. Este banquete tradicional enfeita frequentemente as mesas festivas dos suecos durante as celebrações familiares.

Participe numa excursão gastronómica

Veja o pôr do sol a partir da Câmara Municipal de Estocolmo

Depois de uma tarde de excursão gastronómica em Estocolmo, sugiro que termine o primeiro dia com um momento único a partir da torre da Câmara Municipal de Estocolmo. De lá, pode assistir ao pôr do sol e descobrir vistas panorâmicas da capital sueca e dos seus arredores.

Localizado na ilha de Kungsholmen, este edifício icónico oferece uma vista do horizonte de Estocolmo a partir da torre principal de 106 metros de altura. Quando se chega ao topo, assiste-se ao pôr do sol e, em dias claros, é possível vislumbrar as ilhas dispersas do Lago Mälaren. A Câmara Municipal também oferece uma das melhores vistas panorâmicas de Gamla Stan.

Pode chegar à Câmara Municipal a partir da feira da ladra de Östermalm nos autocarros 91 e 291 e nas linhas de metro 13 e 14 ou no autocarro turístico hop-on-hop-off de Estocolmo, que inclui uma paragem na ilha de Kungsholmen.

Reservar um bilhete para o autocarro turístico

Dia 2: Veja Sodermalm, visite o Museu Fotografiska, faça um passeio de barco pelas pontes de Estocolmo e descubra os fantasmas da cidade numa visita guiada.

Fotografiska| ©Maria Eklind
Fotografiska| ©Maria Eklind

Depois de conhecer o perfil histórico de Estocolmo durante o primeiro dia, para o segundo e último dia da sua viagem pela capital sueca, proponho-lhe um itinerário pelo lado alternativo da cidade. Conhecerá o bairro boémio de Sodermalm e poderá também visitar um dos museus de fotografia mais populares do mundo. Para além disso, convido-o a passear por algumas das 57 pontes que ligam as diferentes ilhas deste destino. Está pronto? Aqui vamos nós!

Conhecer o pitoresco bairro de Sodermalm

Fora do centro histórico, Sodermalm é um dos bairros mais pitorescos de Estocolmo. Esta área capta a essência boémia da cidade e é onde a criatividade e a tradição convergem numa fusão única. Com as suas ruas íngremes e estreitas, Sodermalm oferece um encanto distinto que atrai tanto os habitantes locais como os visitantes.

Este bairro, localizado no sul da capital sueca, é conhecido pelo seu ambiente descontraído, lojas vintage e cafés, que criam um ambiente perfeito para aqueles que procuram mergulhar na autenticidade da vida quotidiana de Estocolmo. Sodermalm, portanto, traz uma energia contemporânea e eclética, especialmente na Rua Götgatan, o epicentro da agitação urbana onde murais artísticos e graffiti coexistem com edifícios tradicionais.

O encanto de Sodermalm estende-se até à beira da água, onde também encontrará bares e pubs com esplanadas que oferecem vistas panorâmicas do horizonte de Estocolmo. Além disso, pode também descobrir a zona SoFo, conhecida pela sua atmosfera trendy e pelas lojas da moda que reflectem as últimas tendências suecas. Este canto do bairro fortaleceu-se durante a Era Hippie, na década de 1960.

E se estiver a planear visitar Estocolmo no Natal, encontrará algumas das melhores decorações para a véspera de Natal numa cidade que é conhecida por se vestir para a época festiva. Sodermalm pode ser alcançado a partir de Gamla Stan pelos autocarros 191, 192, 193, 194 e 195.

Visitar o Museu Fotografiska

Também em Sodermalm, muito perto do SoFo, encontra-se o Museu Fotografiska, que não é apenas uma das maiores e mais completas exposições de fotografia do mundo, mas também uma joia contemporânea que celebra a arte em todas as suas formas. Esta exposição de vanguarda é um farol cultural, oferecendo uma experiência que destaca fotógrafos contemporâneos e emergentes de renome de todo o mundo.

No Museu Fotografiska encontrará exposições dinâmicas e eclécticas que abrangem uma vasta gama de temas, desde retratos íntimos a imagens documentais. A variedade de estilos e abordagens levá-lo-á numa viagem emocional e reflexiva à medida que explora as diversas perspectivas captadas através da objetiva. Para além disso, a atmosfera moderna da exposição torna-o um dos melhores museus de Estocolmo.

Uma visita obrigatória ao museu é o terraço no telhado do edifício, que não só oferece vistas panorâmicas do horizonte de Estocolmo, mas também um café e um restaurante onde pode saborear pratos gourmet e iguarias locais. O Museu Fotografiska pode ser alcançado pelos autocarros 191, 192, 193, 194, 195, 491, 492, 496 e 497.

Comprar bilhetes para visitar o Museu Fotografiska

Fazer um passeio de barco pelas pontes de Estocolmo.

Não se pode realmente dizer que se conheceu Estocolmo até que se tenha percorrido os canais da cidade num passeio de barco. No total, a capital sueca está interligada por 57 pontes, muitas das quais pode descobrir em passeios que lhe permitem explorar a cidade de uma perspetiva única.

Os canais que serpenteiam por Estocolmo oferecem um cenário inigualável, e navegar sob as pontes icónicas proporciona uma visão diferente da arquitetura e da história que enriquecem este destino. É também uma das melhores coisas para fazer à noite na capital sueca.

Para fugir à agitação da cidade, estas experiências levam-no a passar por algumas das pontes mais famosas, como a Ponte Vasa, que liga Gamla Stan a Djurgården, e a Ponte Skeppsholmsbron, que liga a ilha de Skeppsholmen ao coração de Estocolmo.

Para além de descobrir a arquitetura das pontes, estes passeios, que se encontram entre os melhores passeios de barco em Estocolmo, proporcionam-lhe vistas panorâmicas dos edifícios ao longo da costa e das ilhas dispersas no arquipélago. Estas experiências partem normalmente da zona de Kungsträdgården, que pode ser alcançada a partir de Sodermalm nas linhas de autocarro 191, 192, 193, 194 e 195.

Fazer um passeio de barco pelas pontes de Estocolmo

Descubra os fantasmas da cidade numa visita guiada

Para terminar a sua visita a Estocolmo, nada melhor do que uma aventura nocturna para descobrir os segredos e as lendas obscuras que assombram as ruas da capital sueca. As visitas guiadas aos fantasmas da cidade são muito populares neste destino e levá-lo-ão a conhecer as histórias sobrenaturais e os acontecimentos misteriosos que assolam as ruas estreitas da cidade velha.

A excursão começa normalmente na Praça Stortorget, onde se acredita que os fantasmas dos antigos habitantes assombram as sombras como almas em tormento. Grande parte deste mito deve-se ao facto de o centro da praça ter sido, em tempos, o local de um centro de execução durante a Idade Média.

Durante o passeio, poderá também visitar a emblemática Igreja de Riddarholmen, cujos corredores sombrios, segundo se diz, abrigam sussurros espectrais.

Estas lendas macabras e muitas outras permitir-lhe-ão mergulhar no lado mais enigmático e espetral da cidade. Poderá também ficar a conhecer as ligações esotéricas entre os guerreiros vikings e a magia negra e, se tiver coragem, percorrer o Beco Helvetet, considerado o lar de perigosos duendes, fadas e outras criaturas mágicas.

Participe numa visita guiada aos fantasmas de Estocolmo

Itinerário da excursão de 2 dias a Estocolmo

  • Dia 1
  • Visita a Gamla Stan
  • Visita ao Palácio Real
  • Visitar o Museu do Prémio Nobel
  • Participar num passeio gastronómico
  • Dia 2
  • Conhecer o bairro de Sodermalm
  • Visitar o Museu Fotografiska
  • Fazer um passeio de barco
  • Participe numa visita guiada de fantasmas