Mais sobre: Os 9 melhores passeios em Estocolmo
Estocolmo é uma cidade que recebe um grande número de visitantes e oferece uma vasta gama de atracções culturais e turísticas. Desde museus interessantes a pitorescos bairros históricos, a capital sueca oferece muitas atracções para os visitantes descobrirem em visitas guiadas.
Algumas das melhores coisas para fazer em Estocolmo incluem fazer uma visita guiada à Cidade Velha, participar numa visita fantasma para recordar as lendas mais obscuras da capital sueca, explorar os cantos e recantos deste destino para descobrir a gastronomia local, fazer um passeio de lancha pelos arquipélagos e explorar o passado viking da cidade.
1. Visita guiada ao centro histórico de Estocolmo

Se quiser descobrir a história da capital sueca e a arquitetura local, não pode perder uma visita guiada a Gamla Stan, o centro histórico da cidade. Com a ajuda de um guia local especializado, estas experiências levá-lo-ão pelas estreitas ruas calcetadas do bairro. Aí, poderá contemplar a beleza dos seus edifícios de cor pastel e das praças calcetadas que o farão recuar no tempo.
Durante o passeio, visitará locais emblemáticos como a Catedral de Estocolmo, que se ergue no coração do bairro com a sua arquitetura gótica. Nesses passeios, você também aprenderá sobre as histórias cativantes que envolvem a coroação de reis suecos e os eventos históricos que deixaram uma marca indelével neste lugar.
Frequentemente incluídos entre os melhores passeios de Estocolmo, estes passeios pela Cidade Velha da capital são a forma ideal de explorar a essência da cidade e compreender a sua evolução ao longo dos séculos, uma vez que Gamla Stan contrasta com os edifícios modernos das áreas circundantes.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 43 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
2. Visita aos fantasmas de Estocolmo

É daqueles que preferem experiências alternativas quando visitam uma cidade? Então, talvez esteja interessado numa visita guiada por fantasmas. Nestas experiências, pode entrar nas sombras de Estocolmo, em passeios que o levam aos cantos mais sombrios e misteriosos da capital sueca.
Desde Gamla Stan, onde as ruelas empedradas escondem lendas sinistras, até à Igreja de Riddarholmen, onde se diz que os sussurros de antigos cavaleiros ainda ecoam pelos corredores desertos. Ficará a conhecer as histórias sinistras de uma capital onde até um presidente foi assassinado em circunstâncias que nunca foram totalmente esclarecidas.
Nestas experiências, ficará também a conhecer a Praça Stortorget, que não é mais do que o local de antigas execuções e acontecimentos trágicos que deixaram marcas indeléveis. Aí mergulhará nas lendas de fantasmas que rodeiam a praça, alimentando a intriga e o mistério. A Casa Nobel, considerada um dos melhores museus de Estocolmo, também está incluída no itinerário e é o local de acontecimentos inexplicáveis que perduram ao longo dos séculos.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 30 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 1 hora e 15 minutos.
3. Passeio de lancha rápida pelo Arquipélago de Estocolmo

Estocolmo é muito mais do que o seu centro histórico e os edifícios modernos que o rodeiam - é também um grande cenário natural, que pode descobrir nos arredores da capital ou em excursões pelo arquipélago da capital sueca. Se optar por este último, pode embarcar numa aventura marítima para descobrir as águas cristalinas e as numerosas ilhas que compõem o arquipélago.
Além disso, se planear visitar Estocolmo no inverno, poderá descobrir, durante as noites claras, as Luzes do Norte, um dos fenómenos naturais mais belos e impressionantes da península escandinava.
Nestes passeios de lancha rápida, terá tempo para visitar ilhas remotas e aldeias costeiras, onde poderá mergulhar na autêntica cultura local e desfrutar da hospitalidade da população local. Aí, poderá não só descobrir a beleza natural, mas também aprender histórias cativantes sobre a vida no arquipélago.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 121 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 1 hora.
4. Passeio gastronómico por Estocolmo

Muitos destinos em todo o mundo são conhecidos pela sua riqueza gastronómica e Estocolmo não é exceção. Na capital sueca, tem a oportunidade de participar numa excursão gastronómica que o leva numa viagem pelos sabores autênticos da cozinha local.
Durante o passeio, poderá visitar a feira da ladra de Östermalm, onde poderá explorar as bancas repletas de produtos frescos e provar iguarias típicas como o gravlax, um salmão marinado em endro e mostarda, que encarna a essência da tradição culinária sueca.
Esta experiência também o levará a Gamla Stan, a cidade velha de Estocolmo, onde poderá provar as populares köttbullar, almôndegas suecas feitas com carne de vaca e de porco e frequentemente acompanhadas por um molho agridoce de arando. Durante estas experiências também terá tempo para tomar uma "fika", a tradição sueca de fazer uma pausa para saborear café e kanelbullar, os irresistíveis pãezinhos de canela.
Na maioria destas excursões também visitará um restaurante para experimentar o smörgåsbord, uma mesa cheia de pratos tradicionais suecos, incluindo arenque, salmão fumado, salsichas e uma variedade de pães, outra especialidade local. Está pronto para descobrir os melhores sabores da Suécia?
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 96 euros por pessoa, incluindo as degustações e o acompanhamento de um guia local especializado.
- Duração: cerca de 4 horas.
5. Passeio histórico viking em Estocolmo

A península escandinava e os vikings formam uma história inseparável. Estes guerreiros tiveram uma presença importante em Estocolmo, por isso, nestas excursões históricas, pode embarcar numa aventura que o levará a ver os restos e artefactos que contam a história deste povo lendário.
Durante a excursão, pode visitar o Museu Vasa, um dos melhores museus de Estocolmo, que alberga um dos navios vikings mais bem conservados do mundo. Entre eles, poderá ver o Vasa, um navio de guerra da Idade Média que o levará de volta ao tempo em que os vikings ainda navegavam pelos mares.
Nesta excursão, terá também a oportunidade de visitar Birka, uma antiga cidade viking na ilha de Björkö, onde as ruínas e os túmulos oferecem uma visão única da vida quotidiana e dos costumes destes guerreiros.
No final do passeio, estas excursões incluem também, normalmente, uma paragem no Museu Historiska, onde uma exposição dedicada aos Vikings o fará mergulhar no seu mundo, mostrando-lhe artefactos, armas e objectos do quotidiano que revelam a arte e a complexidade da sua cultura, considerada avançada para a época.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 173 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 5 horas.
6. Passeio de caiaque em Estocolmo

Estocolmo é uma das capitais mais imponentes da Europa e destaca-se sobretudo pela sua arquitetura histórica, mas é também um local que se caracteriza pela sua paisagem natural e está rodeada de lagos e canais. Uma das melhores formas de explorar este perfil é participar num passeio guiado de caiaque.
A partir dos canais da cidade, poderá ver os edifícios antigos e alguns dos locais emblemáticos de Estocolmo, como o Palácio Real e Gamla Stan, que é a parte antiga da capital sueca. Pode também perder-se na beleza dos parques e ilhas circundantes, onde a natureza se mistura harmoniosamente com a vida da cidade.
E com a assistência de um guia local especializado, descobrirá anedotas fascinantes sobre a história e a cultura locais enquanto navega pelas águas numa aventura ideal em Estocolmo em abril ou durante os meses de verão.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 58 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
7. Passeio de Segway em Estocolmo

Se quiser conhecer Estocolmo de uma forma diferente, pode optar por um passeio de Segway. Estas experiências levá-lo-ão a percorrer a cidade velha e os seus arredores de uma forma divertida e relaxante, uma vez que poderá mover-se sem esforço pelas ruas estreitas da cidade, acompanhado por um guia local especializado.
Durante a excursão, visitará a Catedral de Estocolmo, com a sua impressionante fachada gótica e o seu interior repleto de história, mas também verá locais como Djurgården, uma ilha verde repleta de parques e exposições, incluindo o Museu Vasa, que alberga um navio de guerra do século XVII perfeitamente preservado.
A versatilidade do Segway permite-lhe desfrutar da brisa do mar enquanto navega ao longo das margens do canal, explorando locais como a Câmara Municipal de Estocolmo, conhecida pelas suas deslumbrantes vistas panorâmicas da cidade.
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 57 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 2 horas.
8. Passeio de bicicleta em Estocolmo

Estocolmo foi uma das primeiras cidades da Europa a ser reconhecida como a Capital Verde e, em grande parte, isso deveu-se à extensa rede de ciclovias que circundam o centro da cidade e que permitem pedalar em segurança por todos os cantos deste destino. Desde as ruelas de Gamla Stan até aos parques e jardins do Lago Malaren, pode descobrir a cidade numa visita guiada de bicicleta.
Esta atividade é também perfeita para toda a família, uma vez que a cidade se destaca como uma das cidades mais amigas das bicicletas do mundo, com uma extensa e bem conservada rede de ciclovias. Se planear visitar Estocolmo com crianças, elas podem desfrutar dos passeios e explorar locais como o Skansen, um museu ao ar livre que oferece uma visão única da história e cultura suecas.
Também podem maravilhar-se com Djurgården, uma ilha cheia de atracções familiares, desde o parque de diversões Gröna Lund até ao Jardim Zoológico Skansen, outro dos locais emblemáticos de Estocolmo.
Detalhes interessantes
- Preço: cerca de 45 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas.
9. Passeio de patinagem no gelo natural em Estocolmo

A patinagem no gelo é uma das melhores coisas para fazer em Estocolmo, por isso, se decidir descobrir esta experiência, pode fazer um passeio que combina a adrenalina do desporto de inverno com a beleza única da paisagem sueca. Durante estas experiências, que são adequadas para principiantes, uma vez que incluem um curso de introdução, pode experimentar o Lago Mälaren, onde a extensão de água congelada se transforma numa pista de patinagem natural.
Com a deslumbrante linha do horizonte de Estocolmo como pano de fundo, o Lago Mälaren oferece uma das maiores pistas naturais do mundo no inverno. No entanto, se planear visitar Estocolmo em abril ou durante os meses mais quentes, ainda encontrará formações geladas na área circundante ou nos arredores da capital sueca.
Outra paragem obrigatória, frequentemente incluída no itinerário, é Djurgården, a ilha que alberga o parque temático Skansen e o Museu Vasa. Aí poderá explorar as maravilhas deste popular país das maravilhas de inverno e, se tiver sorte, apreciar a magia das Luzes do Norte que podem ser vistas no céu noturno entre setembro e março. Djurgården é também um dos melhores sítios para visitar com crianças em Estocolmo
Detalhes interessantes
- Preço: aproximadamente 165 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 6 horas.
Como reservar uma excursão em Estocolmo?

Pode reservar uma excursão a Estocolmo com antecedência online ou reservá-la quando estiver na cidade, embora se planear visitar a capital sueca durante os meses de verão ou primavera, que é a época alta do turismo em Estocolmo, aconselho-o a reservar com antecedência. Isto permitir-lhe-á garantir o seu lugar na excursão e também poupar dinheiro.
Por outro lado, se planeia visitar Estocolmo em 3 dias ou até menos, a melhor opção é reservar com antecedência. Isto permitir-lhe-á elaborar um itinerário ordenado para tirar o máximo partido da sua visita e evitar surpresas de última hora que podem fazê-lo perder tempo.
O que é que vou ver neste tipo de excursão?

A resposta dependerá da experiência que escolher, embora em geral fique a conhecer a idiossincrasia local através dos locais mais representativos da capital sueca e da sua gastronomia. Se optar pelas excursões históricas , poderá conhecer o passado da península escandinava através das informações fornecidas por guias locais especializados.
Por outro lado, se planear visitar Estocolmo no inverno, em algumas excursões poderá mesmo ver as Luzes do Norte, um fenómeno natural que atrai a atenção dos visitantes devido à sua fosforescência particular.
Conselhos para fazer uma excursão em Estocolmo

Se planeia visitar Estocolmo durante os meses de época alta ou para uma estadia curta, é aconselhável reservar as excursões com antecedência. Desta forma, não só poupará tempo e garantirá o seu lugar nas excursões, como também poupará dinheiro, uma vez que os preços tendem a ser dinâmicos e poderá estar sujeito a aumentos para reservas de última hora.
Se está a planear visitar a capital sueca durante o inverno, tenha em conta que o termómetro marca frequentemente temperaturas negativas e que a queda de neve é frequente, por isso leve sempre roupa de inverno e lembre-se de verificar a meteorologia antes de sair do seu alojamento.
Estocolmo é um importante centro cultural e histórico com um rico património, por isso, se tiver oportunidade, não deixe de visitar os melhores museus de Estocolmo, especialmente os localizados perto de Gamla Stan ou na ilha de Djurgården. Muitos deles estão incluídos no cartão turístico da capital sueca
Porquê fazer uma visita guiada em Estocolmo?

Estocolmo é uma cidade que, se quiser, pode visitar sozinho, embora tenha um traçado algo complicado e a língua local dificulte um pouco as visitas guiadas, pelo que recomendo que opte pelas alternativas guiadas, que lhe permitirão conhecer este destino em profundidade, descobrir as suas melhores histórias e tirar o máximo partido da sua viagem.
Por outro lado, lembre-se que Estocolmo é uma cidade antiga com um passado rico, especialmente durante a Era Viking e durante a Idade Média, pelo que uma visita guiada o ajudará a evitar passar ao lado de alguns dos locais emblemáticos da capital sueca.