10 coisas para ver e fazer em Estocolmo em maio
Em maio é primavera em Estocolmo, por isso a cidade convida-o a explorar os seus espaços verdes e jardins, a navegar no Arquipélago e a participar numa variedade de eventos culturais ao ar livre.
Em maio, a cidade de Estocolmo enfeita-se com o verde das florestas do Arquipélago, as cerejeiras em flor que atapetam os seus parques e flores como as rosas e as tulipas que embelezam muitos jardins. Esta é a altura para os habitantes locais desfrutarem do ar livre depois do longo frio do inverno.
Assim, uma das coisas que pode ver e fazer em Estocolmo em maio é passear pelos parques e jardins da cidade ou ir de bicicleta até às principais atracções , como fazem os habitantes locais. Aqui está uma lista das principais coisas a fazer em Estocolmo em maio para aproveitar ao máximo a sua estadia.
1. Celebrar a chegada da primavera na Noite de Walpurgis
Se chegar a Estocolmo no final de abril, poderá dar as boas-vindas à chegada da primavera de uma forma muito especial, uma vez que a Noite de Walpurgis é celebrada em todo o país na noite de 30 de abril para 1 de maio. Acredita-se que o festival, também conhecido por Walborg, se realiza desde o século XI e tinha como objetivo afastar as bruxas e os espíritos através do fogo.
Em Estocolmo, o maior Walborg do país realiza-se no Museu ao Ar Livre Skansen. Os habitantes locais reúnem-se à volta de uma grande fogueira, como no Dia de verão, e cantam canções corais. Também há frequentemente concertos de música ao vivo. Trata-se de uma festa muito aguardada por toda a comunidade, após o rigoroso inverno nórdico.
Além disso, durante o dia, os habitantes locais organizam frequentemente piqueniques nas principais praças da cidade, acompanhados de canções e cervejas. À noite, as celebrações prosseguem nos bares e discotecas, frequentados sobretudo pelos jovens.
Outra opção é ir até Riddarholmen, uma ilhota no centro de Estocolmo. Aí, realiza-se uma procissão de tochas, acendem-se fogueiras e há concertos ao vivo. É um festival viking a não perder, especialmente se estiver interessado em aprender mais sobre a história, a cultura e as tradições dos vikings.
Saiba mais sobre o festival
- Dias e horários: a partir de 30 de abril, aproximadamente às 15 horas.
- Local: Museu ao ar livre Skansen, Djurgårdsslätten 49-51, 115 21 Estocolmo.
- Entrada: gratuita.
2. Comemorar o Dia do Trabalhador em Estocolmo
O dia 1 de maio é o Dia dos Trabalhadores ou Dagen der Arbetare na Suécia, tal como em muitos países do mundo. É um feriado público com vários eventos comemorativos que se realizam em todo o país. Em Estocolmo, o Desfile do Dia do Trabalhador é um dos eventos mais emblemáticos da Suécia.
Este dia é celebrado em todo o país desde 1938 e é tradicional que os habitantes locais marchem com bandeiras vermelhas pelas principais ruas da cidade. Como não é um dia útil, os principais museus e outras atracções de Estocolmo podem não estar abertos ao público ou funcionar com um horário reduzido.
Pode consultar a agenda da cidade para saber quais os eventos que estão a decorrer ou juntar-se ao desfile para viver o dia à maneira local. Também pode aproveitar o dia para explorar os pontos de referência da cidade, como a antiga Praça Stortorget, situada em Gamla Stan, o centro histórico de Estocolmo. Esta praça está rodeada de edifícios dos séculos XVII e XVIII e está incluída nas melhores excursões pela cidade.
3. Assistir à Feira de Arte Independente do Supermercado Fest
Entre abril e maio, realiza-se em Estocolmo a Supermarket Independent Art Fair, um evento que apresenta as obras de artistas de todo o mundo. Realiza-se todos os anos desde 2007 e é organizada por artistas e colectivos de artistas que querem mostrar a sua arte experimental e independente.
Para além das exposições de arte, é possível participar em conversas e fóruns e assistir a performances artísticas, apresentações audiovisuais e concertos de música experimental, entre outros. O festival foi concebido como uma alternativa às exposições de arte mais comerciais e tem como objetivo levar a nova arte ao público em geral.
O festival tem lugar no Kulturhuset, um centro cultural situado no centro da cidade. Dura cerca de 4 dias e começa normalmente ao meio-dia. Recomendo que consultes as actividades e os espectáculos que se realizam no site oficial do evento, para que possas assistir aos que mais te interessam. Sem dúvida, é um evento ideal para os amantes da arte.
Mais informações
- Dias e horários: entre os meses de abril e maio, das 12 às 20 horas, aproximadamente.
- Local: Kulturhuset, Sergels Torg, 111 57 Estocolmo, Suécia.
- Taxa deentrada: cerca de 13 EUR por pessoa e por dia. Os passes de 4 dias custam cerca de 27 EUR por pessoa. As crianças com menos de 16 anos têm entrada gratuita.
4. Ver as cerejeiras em flor no Jardim do Rei
maio é uma das melhores alturas para visitar Estocolmo, quando começa a primavera e as flores e o verde começam a aparecer na cidade. Muitas pessoas visitam a cidade entre meados de abril e maio para ver especialmente as 60 cerejeiras em flor no Jardim do Rei ou Kungstradgarden, um parque situado em Gamla Stan, o centro histórico da cidade.
Kungstradgarden, que no inverno em Estocolmo se transforma num ringue de patinagem, ganha um encanto especial em maio e abril, quando estas belas flores adornam as cerejeiras.
O parque está rodeado de restaurantes, cafés e galerias de arte, o que o torna um local ideal para um passeio num dia de primavera. A praça também acolhe eventos culturais, concertos e espectáculos de dança.
O Kungstradgarden ou Kungsan, como é conhecido pelos habitantes locais, foi o jardim e o pomar do Palácio Makalös durante o século XVI (que ardeu), tendo sido também um local de treino para o exército. Perto fica o Palácio Real do século XVIII, onde se realiza todos os dias a Mudança da Guarda (às 12h15 no inverno e às 11h45 no verão). Ambos são atrações imperdíveis no seu passeio pela cidade de Estocolmo.
Mais informações sobre
- Dias e horários: As cerejeiras em flor florescem entre abril e maio.
- Localização: Kungstradgarden, Jussi Björlings allé, 111 47 Estocolmo, Suécia.
- Entrada: gratuita.
5. Correr uma maratona na cidade das 14 ilhas
No final de maio e/ou início de junho, as ruas de Estocolmo tornam-se palco de uma das mais longas maratonas da Europa: a Adidas Stockholm Marathon. É também considerado um dos mais belos percursos deste desporto. A corrida começa normalmente na Torre do Relógio, no Estádio Olímpico de Estocolmo, e dura cerca de 6,5 horas.
Durante os 42 km da maratona, irá percorrer cerca de 7 distritos, incluindo o centro histórico Gamla Stan; a ilha Djurgården, onde se encontram os museus mais importantes da cidade (como o Museu Vasa e o museu ao ar livre Skansen); e a ilha Kungsholmen, onde se situa a Câmara Municipal. Estes são os locais imperdíveis incluídos nas estadias de 2 dias em Estocolmo.
Pode também participar na maratona Move For The Planet de 5 km, que se realiza um dia antes da Maratona de Estocolmo e tem início no Östermlam IP. Esta maratona tem como objetivo promover hábitos de consumo conscientes e o cuidado com a natureza.
Existem várias categorias para homens e mulheres organizadas por idade, podendo participar pessoas com mais de 18 anos. É necessário respeitar os requisitos de calçado para poder participar. Se preferir não participar como corredor, pode sempre juntar-se à multidão fervorosa que aplaude os corredores e passar um bom bocado com os habitantes locais.
Mais informações sobre o evento
- Dias e horários: de finais de maio a princípios de junho. A Maratona Adidas de Estocolmo começa normalmente ao meio-dia e a Maratona Move For The Planet começa por volta das 17h30m.
- Localização: Estádio Olímpico de Estocolmo, Lidingövägen, 114 33 Estocolmo, Suécia. Consulte a hora e o local de partida no sítio Web oficial da Adidas Marathon.
- Taxa deinscrição: A Move For The Planet custa entre 25 e 40 euros por pessoa, consoante a categoria, e a Maratona Adidas de Estocolmo custa entre 90 e 140 euros por pessoa.
6. Faça um passeio pela cidade à maneira sueca
Quando os dias quentes de primavera começam em maio, é comum os habitantes locais passearem de bicicleta pelos espaços verdes e monumentos de Estocolmo. Existe uma extensa rede de ciclovias especiais por toda a cidade, e mesmo nas estradas, uma vez que a Suécia é um país que promove formas de deslocação amigas do ambiente e estilos de vida mais saudáveis.
Se quiser juntar-se às caravanas de bicicletas que percorrem a cidade desde a primavera, pode alugar uma bicicleta em hotéis, centros de informação turística ou empresas privadas. Pode até alugar bicicletas eléctricas, se preferir não pedalar tanto. Outra opção, se quiser conhecer a história e a cultura de Estocolmo, é inscrever-se numa visita guiada de bicicleta, que lhe dará todos os elementos necessários.
Na sua visita de bicicleta, não pode deixar de visitar o centro histórico Gamla Stan, onde se encontra o Palácio de Estocolmo, a catedral da cidade, o Museu do Prémio Nobel e a Köpmangatan, a rua mais antiga do país, entre outros. Também pode ir ao parque Kungstradgarden, situado no centro da cidade, onde pode ver as cerejeiras em flor, ou à praia Tanto strandbad, situada na ilha de Södermalm.
Também pode ir ao Museu ao Ar Livre Skansen, onde será transportado para a Suécia dos tempos antigos. Este museu é ideal se estiveres a visitar Estocolmo com crianças, pois oferece muitas actividades educativas e recreativas para os mais pequenos. Lembre-se que com o Cartão de Turismo de Estocolmo tem desconto na entrada de muitas das principais atracções da cidade.
7. Navegar à volta do Arquipélago de Estocolmo
Navegar no Arquipélago de Estocolmo é uma experiência a não perder durante todo o ano, mas a partir de maio, quando a natureza se torna mais verde e as flores começam a desabrochar, é definitivamente uma das melhores alturas. Navegar pelo Arquipélago é um dos melhores passeios de barco em Estocolmo.
O Arquipélago é um dos maiores da Suécia e do Mar Báltico. É constituído por ilhas, ilhéus e rochedos e estende-se por cerca de 80 km no Mar Báltico. Estima-se que existam cerca de 24.000 ilhas e ilhéus rochosos cobertos por densas florestas e cerca de 10.000 pessoas.
A forma mais tradicional de explorar o Arquipélago de Estocolmo é através de um cruzeiro ou de uma lancha rápida, e os mais aventureiros podem optar por um caiaque. Os cruzeiros partem de manhã ou à tarde, e é melhor reservar com antecedência, uma vez que muitos habitantes locais e turistas fazem a viagem na primavera.
Para além de ver as ilhas cobertas de vegetação, a partir do mar é possível ver alguns dos pontos de referência da cidade, como o Palácio Real e a Câmara Municipal. Também se pode apanhar um ferry para algumas das ilhas, como Värmdö, a mais populosa, a ilha de Vaxholm, que pode ser alcançada de carro, ou a ilha de Grinda, que é também uma reserva natural.
8. Passeio pelos jardins floridos em maio
Em maio, a paisagem de inverno dá lugar ao verde da primavera, pelo que é a altura ideal para explorar os jardins da cidade, onde se podem ver rosas, lilases, tulipas e muitas outras plantas e árvores.
Um dos mais bonitos é o Jardim Botânico Bergius, que se situa nas margens do Lago Brunnsviken. Tem duas estufas com plantas de todo o mundo e um grande espaço verde com árvores, ervas e plantas, onde se pode apanhar bagas no verão. Não perca o nenúfar gigante na Casa Victoria e o jardim japonês. No jardim há esplanadas ou cafés onde se pode tomar um lanche ou mesmo jantar.
Outro jardim muito agradável é o Rosendals Trädgård, situado no centro da cidade. Tem cerca de 50 macieiras, mais de 100 espécies de rosas, uma vinha, um pomar e jardins de flores. Existe também um café onde pode comprar alimentos biológicos produzidos localmente. Lembre-se que uma forma conveniente e barata de percorrer os principais locais da cidade é de autocarro turístico.
Também pode visitar o Kungsträdgården ou Jardim do Rei, que é o jardim mais antigo da cidade. Aí pode ver cerejeiras em flor e tulipas, jogar um jogo de xadrez gigante e passear pelos caminhos com fontes e estátuas. É também um local para concertos e eventos culturais na estação quente, especialmente aos fins-de-semana. Está situado no centro de Estocolmo.
9. Visitar o Museu ao Ar Livre Skansen
As temperaturas quentes de maio são ideais para desfrutar de locais como o Museu ao Ar Livre de Skansen, que é um dos mais antigos museus ao ar livre do mundo. Neste museu pode ver cerca de 150 edifícios típicos que foram trazidos de diferentes partes da Suécia e experimentar como era a vida na região antes da era industrial.
No museu há oficinas de ourives, oleiros, vidreiros, sapateiros, carpinteiros, padeiros, ferreiros e outros, onde pode aprender sobre como os diferentes produtos eram tradicionalmente feitos. Há também uma quinta, um pomar e um parque de diversões para crianças.
Ao longo do ano, há diferentes eventos culturais e concertos neste museu e, se visitar Estocolmo em dezembro, pode visitar o mercado de Natal. O interessante deste museu é que está vivo, ou seja, as "personagens de outras épocas" interagem com os visitantes, o que enriquece muito mais a experiência.
Se for a este museu, pode aproveitar para ir ao Museu Vasa, que é um dos museus mais interessantes de Estocolmo. Lá encontrarás o navio com o mesmo nome, datado de 1628, que mantém quase toda a sua estrutura original. É uma das atracções obrigatórias da cidade.
Para mais informações, visite
- Dias e horários: diariamente, das 10 às 18 horas.
- Localização: Djurgårdsslätten 49-51, 115 21 Estocolmo, Suécia.
- Taxade entrada: cerca de 20 euros por pessoa.
10. Prove as delícias culinárias da primavera
Estocolmo é uma cidade cosmopolita com uma gastronomia requintada, onde não pode faltar os vegetais sazonais, cultivados organicamente. Em maio, é primavera na Suécia, pelo que encontrará pratos frescos, bem como os mais típicos, como o köttbullar, uma espécie de almôndega; saladas de marisco; smörgåsbord, com arenque e salmão; e uma grande variedade de sobremesas.
A degustação da gastronomia sueca permitir-lhe-á conhecer melhor as suas tradições e cultura, para além de o deliciar com a diversidade de sabores. Muitas vezes são organizados passeios gastronómicos na cidade, que permitem visitar os principais restaurantes e provar os melhores pratos.
Um lugar altamente recomendado para descobrir a gastronomia de Estocolmo é Gamla Stan, o seu bairro histórico. Aí, para além de provar os deliciosos pratos típicos suecos, pode visitar os edifícios mais representativos de Estocolmo, que datam dos séculos XVII e XVIII, como o Palácio Real e a catedral medieval Storkyrkan.