10 coisas para ver e fazer em Estocolmo em abril
abril é primavera em Estocolmo e os dias mais frios do inverno já passaram, pelo que é um mês perfeito para conhecer a cidade, a sua cultura e o ambiente natural em que está imersa.
Em abril, a capital sueca celebra a chegada da primavera de uma forma muito especial, após o frio intenso do inverno. É por isso que algumas das melhores coisas para ver e fazer em Estocolmo durante este mês incluem apreciar a flor de cerejeira no Jardim do Rei ou celebrar a Noite de Walpurgis com os habitantes locais, quando enormes fogueiras são acesas para dar as boas-vindas à tão esperada estação quente.
abril é também o mês da Páscoa e é quando se realizam uma série de festivais muito aguardados, incluindo o Kultunatt e a Semana da Arte. Se está a planear visitar a cidade este mês, aqui estão os destaques e as actividades mais interessantes que pode fazer para aproveitar ao máximo a sua estadia em Estocolmo em abril.
1. Explorar a cidade na Páscoa
Quando a Páscoa é celebrada em abril, é ideal para dar um passeio pelas ruas e apreciar as decorações especiais que a cidade terá. As árvores são decoradas com penas coloridas e as casas são decoradas com ovos pintados e vasos de ramos de bétula, criando uma atmosfera colorida e encantadora. Além disso, há actividades, eventos e espectáculos para adultos e crianças nos museus, no Palácio Real e noutros edifícios emblemáticos.
Um dos locais mais tradicionais para ir na Páscoa é o Palácio Real, onde as crianças podem brincar à caça aos ovos, uma atividade que adoram. Outro local típico é o Skansen Open Air Museum, onde as crianças vão vestidas de bruxas, como é costume nesta altura do ano. Aí poderá ver cerca de 150 edifícios típicos suecos, que o farão recuar a tempos antigos, e aprender como se fabricavam vários produtos à mão. É, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Estocolmo com crianças.
A tradição de decorar vasos existe desde o século XVII em Estocolmo. Os principais museus da cidade costumam organizar eventos especiais na Páscoa para toda a família, por isso, verifique os horários actualizados para não perder esta oportunidade. Por outro lado, tenha em atenção que os horários de abertura e encerramento de muitas atracções podem variar na Páscoa.
2. Descobrir o Mercado Hornstull
O mercado de Hornstull é considerado o mercado mais importante da ilha de Sodermalm, situada a poucos minutos do centro da cidade. Hornstull é um mercado ao ar livre com uma grande variedade de arte, artesanato, jóias e antiguidades em oferta. Aqui também encontrará excelentes bancas de comida tradicional.
Hornstull abre em abril e só está aberto aos sábados e domingos até 1 de outubro. Durante este mês, o tempo é mais agradável para passear, pois o frio começa a abrandar. No entanto, os dias ainda são frescos, por isso não se esqueça de levar um casaco quente.
O mercado de Hornstull é um dos locais preferidos dos habitantes locais e dos visitantes, que optam por se sentar nos degraus para relaxar e admirar a paisagem, enquanto saboreiam os seus pratos preferidos. Hornstull oferece uma grande variedade de comida local e internacional, pelo que é ideal se quiser conhecer a cozinha de Estocolmo e de outras partes do mundo.
Factos interessantes
- Localização: 6, Hornstulls strand 4, 117 39 Estocolmo, Suécia.
- Dias e horas: de abril a setembro, sábados e domingos, das 11 às 19 horas.
- Entrada: gratuita.
3. Surpreenda-se com a Semana de Arte de Estocolmo
A Semana de Arte de Estocolmo tem lugar todos os anos durante a primeira quinzena de abril. Durante este evento, há espectáculos, eventos, exposições de arte e muitas actividades interessantes. Além disso, são organizados eventos em edifícios emblemáticos, como o Museu Waldemarsudde, a galeria de arte Bonniers e a Galeria Thiel, entre outros.
Durante a ArtWeek, pode ver a arte nórdica mais relevante em diferentes museus e instituições. As actividades decorrem em abril e também em maio em Estocolmo. Este mês é menos concorrido, pelo que pode ter uma abordagem mais descontraída às obras de arte e exposições.
Um dos destaques é o Museu Waldemarsudde, que costumava ser a casa do Príncipe Eugen. Aí aprenderá como vivia a realeza e poderá ver os objectos antigos e as decorações florais. Para além disso, a casa museu oferece belas vistas e um jardim encantador. Também pode aproveitar a oportunidade para visitar o Museu do Prémio Nobel, um dos museus mais emblemáticos de Estocolmo, onde pode aprender sobre o legado de personalidades proeminentes, como Albert Einstein e Martin Luther King.
4. Desfrute de uma noite cultural na cidade
A Noite da Cultura, Kultunatt, é um evento que tem lugar no final de abril e dura apenas uma noite. Este evento começa durante o dia, com várias actividades e espectáculos públicos gratuitos. Os diferentes monumentos históricos da cidade abrem as suas portas para mostrar a cultura sueca.
Durante este evento, pode ouvir música ao vivo, ver exposições de arte e design e assistir a espectáculos de dança. O Kultunatt é uma das melhores coisas para fazer em Estocolmo à noite, em abril. Entre os lugares mais incríveis para visitar está a Royal Opera House, onde pode aproveitar a oportunidade para ver obras que são únicas no mundo. É a altura ideal para fazer um passeio noturno pela cidade, percorrendo os caminhos preparados especialmente para a noite.
Outro local fantástico para visitar é o Museu Dansmuseet, onde pode ver exposições de dança, dançar e desfrutar de actividades engenhosas, como testar dispositivos robóticos.
5. Celebrar a chegada da primavera ou o Walpurgis em Skansen
A celebração do Walpurgis, também conhecida como Valborg, é uma reunião nocturna no final de abril na Suécia e na Finlândia. Durante este evento, acendem-se grandes fogueiras e realizam-se concertos de música do século XIX e de canto coral para celebrar a chegada da primavera e o fim do inverno.
Esta grande festa tradicional sueca reúne famílias, amigos e visitantes para passarem uma noite acolhedora, desfrutando de um piquenique ao ar livre. A comida típica que acompanha a celebração é um sumo chamado sima, uma espécie de limonada, e tippaleipa, um bolo de pão.
Antigamente, as fogueiras eram acesas para afastar espíritos e demónios, mas hoje em dia é uma celebração para dar as boas-vindas à primavera. A maior fogueira é acesa no Museu ao Ar Livre de Skansen e é acompanhada por cânticos corais e/ou música ao vivo.
Outro local a visitar é Riddarholmen, uma ilhota no centro de Estocolmo. Aí, realiza-se uma procissão de tochas e cantam-se canções corais. À noite, as celebrações continuam, pois os jovens tendem a afluir às discotecas e bares da cidade depois de acesa a fogueira.
Factos interessantes
- Localização: Museu ao Ar Livre Skansen, Djurgårdsslätten 49-51, 115 21 Estocolmo.
- Horário de abertura: de segunda a quinta-feira, das 10 às 15 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.
6. Apreciar a flor de cerejeira no Jardim do Rei
Se for ao Kungstradgarden ou ao Jardim do Rei durante a última semana de abril, poderá ver a floração de cerca de 60 cerejeiras que formam galerias cor-de-rosa no parque. Este evento é celebrado de forma especial entre 21 e 28 de abril, quando a Associação Japonesa comemora o Dia da Cerejeira em Flor no parque. Durante este evento, realizam-se piqueniques, apresentações de artes marciais, espectáculos artísticos, workshops e outras actividades.
Kungstradgarden é um parque situado no centro de Estocolmo, muito popular entre turistas e suecos. Por exemplo, durante o inverno, em Estocolmo, transforma-se num ringue de patinagem no gelo e, durante a primavera, as pessoas sentam-se na praça e apreciam o aroma e o encanto das cerejeiras.
Se tiver a sorte de o visitar em abril, especialmente nos últimos dez dias, poderá ver a extraordinária paisagem das cerejeiras em flor, o que é, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Estocolmo durante este mês. O período total de floração das cerejeiras é de 3 semanas, pelo que pode ver as flores até meados de maio.
Pode também sentar-se nos bares ou restaurantes que rodeiam a praça e admirar as cerejeiras em flor enquanto bebe uma bebida quente, ou fazer um piquenique no parque para apreciar de perto a sua beleza e aroma. Se viajar com o seu parceiro, não pode perder a oportunidade de tirar uma fotografia neste cenário romântico privilegiado.
Factos interessantes
- Localização: Kungstradgarden, Jussi Björlings allé, 111 47 Estocolmo.
- Horário de funcionamento: Aberto todo o dia.
7. Fazer um cruzeiro à volta do Arquipélago de Estocolmo
abril é o início da primavera e, embora o tempo ainda esteja fresco, é uma altura agradável para navegar e explorar as ilhas do arquipélago. Os barcos são tambéma melhor forma de vislumbrar marcos icónicos como o Palácio Real, a Câmara Municipal e o Parlamento a partir da água.
Navegar à volta das ilhas de Fjaderholmarna é um dos melhores passeios de barco em Estocolmo. Fjaderholmarna significa "ilhas de penas" e situa-se a cerca de 45 minutos do centro de Estocolmo. Também é possível ver as ilhas de Djurgarden e Lidingo, que ficam a cerca de 40 minutos do centro.
As ilhas são protegidas pelos Parques Nacionais desde 1995 e têm instalações para visitantes. Pode observá-las a partir do navio de cruzeiro e depois escolher uma para pernoitar ou passar o dia. Nas ilhas há bares, restaurantes, teatros, mercados de artesanato e a melhor comida das ilhas para provar, como o marisco. A ilha principal do arquipélago é Värmdö, a mais populosa, onde se pode passear pela floresta ou caminhar ao longo das praias.
8. Descubra o parque de diversões Grona Lund
Grona Lund é um parque de diversões de Estocolmo situado na ilha de Djurgarden, a cerca de 35 a 40 minutos do centro da cidade. Os seus portões abrem em abril, porque o tempo é propício para desfrutar de jogos ao ar livre. É um local que tanto os habitantes locais como os visitantes escolhem para se divertirem.
Abre normalmente no final de abril, porque o tempo está mais quente e todas as atracções podem ser jogadas. Se viajar com crianças, este sítio é ideal para um dia divertido em família, mas também com amigos ou a dois. Entre as atrações mais divertidas está a montanha-russa. Para os mais pequenos, há passeios especiais como o mundo de Pettson e Findu e o carrossel. É importante reservar o seu bilhete com antecedência, uma vez que este mês pode ser bastante concorrido.
Em redor dos passeios, há bares e restaurantes onde pode provar muita comida tradicional, enquanto as crianças se divertem nos passeios ou esperam pela sua vez. Além disso, durante a sua estadia na Ilha Djurgarden, pode aproveitar para visitar os antigos monumentos e residências que datam do século XIX.
Factos interessantes
- Localização: Lilla Allmänna Gränd 9, 115 21 Estocolmo, Suécia.
- Horário de funcionamento: a partir das 10 horas.
9. Maravilhe-se com a gastronomia de Estocolmo
Estocolmo é uma cidade antiga (que remonta a 1252) com uma cozinha variada derivada das ilhas, do rio Malar e do Mar Báltico. Os pratos típicos incluem raraka, uma espécie de crepe de caviar e batata; kroppkakor, que são bolinhos de batata recheados; strommingaslador, que é um guisado de arenque; e almôndegas.
Há três locais principais para comer na cidade: o porto, a Rua Drottninggtan e Gamla Stan. No porto, a especialidade é o peixe fresco, como o salmão e o arenque, bem como o marisco. A rua Drottninggtan, que fica na parte nova de Estocolmo, é ideal para a típica comida de rua. Finalmente, Gamla Stan, a parte antiga da cidade, tem os melhores restaurantes onde se pode desfrutar da requintada comida tradicional sueca.
Além disso, no seu passeio gastronómico não pode perder as sobremesas suecas, como o típico kanelbullar, que consiste em pãezinhos de canela para acompanhar o pequeno-almoço ou um lanche da tarde. Também tradicional é a deliciosa sobremesa hjortronparfait, que é uma tarte de frutos silvestres gelada feita com framboesas, groselhas ou mirtilos.
10. Veja a cidade a partir do miradouro de Skinnarviksberget
Uma visita obrigatória em abril é uma visão de Estocolmo a partir de um dos seus miradouros, Skinnarviksberget, que se situa numa colina acima do rio, nas margens do Lago Malaren. A partir daqui, é possível desfrutar de uma vista panorâmica da cidade e dos seus monumentos históricos, como a Câmara Municipal e o Palácio Real, bem como das ilhas Kungsholmen. É o local ideal para assistir ao nascer do sol no início da primavera neste mês.
O miradouro situa-se na parte mais alta de Estocolmo e é um local popular entre os habitantes locais para desfrutar de um piquenique com uma vista privilegiada. Este local é frequentemente incluído nas melhores excursões de Estocolmo, uma vez que é um dos locais de visita obrigatória na cidade. É um local popular para eventos e festas ao ar livre, tanto ao anoitecer como à noite.
Na base da colina há um parque infantil, e há também bares onde se pode tomar um café ou uma bebida fresca. Para lá chegar, dirija-se à estação de metro de Zinkensdamm. Também pode fazer uma visita guiada e aprender mais sobre a cultura e a história de Estocolmo enquanto desfruta das belas vistas.
Factos interessantes
- Localização: 118 23 Estocolmo, Suécia.
- Horário de funcionamento: Todo o dia.