10 coisas para ver e fazer em Estocolmo com crianças
Estocolmo é conhecida pela sua beleza, pelas suas ilhas e pela sua rica cultura. Mas será que é um bom destino para viajar com crianças? Sem dúvida! Vou recomendar 10 actividades ideais para os seus filhos quando viajarem para a capital sueca.
A capital da Suécia é uma cidade que combina na perfeição a sua rica história com uma atmosfera moderna e acolhedora. Esta cidade nórdica é conhecida pela sua beleza, pelas suas ilhas e pela sua diversidade cultural. Descubra as melhores coisas para fazer em Estocolmo, um destino que fará sonhar até os membros mais jovens da família.
Um parque de diversões, um museu de história natural, um museu que desafia a lógica, um jardim botânico ou o local que recolhe toda a inspiração dos vencedores do Prémio Nobel... E um mundo de fadas, o meu preferido! Continue a ler para fazer da sua viagem com crianças a Estocolmo um sonho.
1. Surpreenda-se com os mais pequenos no Museu do Brinquedo de Estocolmo
Só a ideia de poder comprar bilhetes para o Museu do Brinquedo é suficiente para dar asas à imaginação, não é?
Com uma coleção de mais de 40.000 brinquedos de todos os tipos e de várias épocas: desde bonecas a figuras de ação, banda desenhada, peluches, carros, comboios e jogos de tabuleiro... As crianças ficarão maravilhadas ao descobrir brinquedos de diferentes épocas e culturas.
Uma curiosidade sobre o local onde se situa o museu: é um edifício com uma história muito peculiar, pois foi outrora um bunker militar secreto utilizado pela Marinha sueca após a Segunda Guerra Mundial. O museupermite jogar alguns clássicos como o pinball ou a Corrida Espacial, pode descobrir a evolução dos brinquedos ao longo da história e há sempre exposições temáticas. Aproveite!
2. Para Odin! Não perca uma visita ao Museu Viking!
As crianças podem ter uma visão ligeiramente diferente dos Vikings do que os adultos, mas tanto os mais novos como os mais velhos vão gostar deste museu, isso é certo!
Os vikings eram antigos guerreiros e exploradores que viveram na região da Suécia, Noruega e Dinamarca entre os séculos VIII e XI d.C. Assim, no Museu Viking, você e os seus pequenos podem mergulhar no mundo destes guerreiros e descobrir como viviam, o que faziam e como se vestiam - pode até sentir-se como um verdadeiro Viking! Poderá ver artefactos da época, trajes vikings, filmes inspirados nos vikings e áreas interactivas - é como viajar no tempo! Além disso, os guias contar-lhe-ão os factos mais interessantes sobre a cultura viking, mas isso não é tudo.
Mas não é tudo, o ponto alto do museu é o comboio viking, "A Saga de Ragnfrid"! Experimente um "comboio mágico" que o levará numa viagem pela vida dos Vikings.
A bordo, ouvirá sons que poderia ouvir, por exemplo, num navio viking e verá efeitos especiais que o farão sentir como se estivesse a navegar e a lutar como um verdadeiro guerreiro. Os vikings eram tambémgrandes comerciantes e as suas aventuras influenciaram toda a Europa. Assim, não só aprenderá sobre as suas guerras, mas também sobre como a sua cultura deixou a sua marca na Europa.
3. Viajar no tempo no Parque Skansen
O Skansen é um museu ao ar livre que apresenta a história da Suécia através de edifícios históricos e da vida selvagem escandinava. As crianças podem interagir com renas, alces e outras espécies nativas.
Este museu é ideal para descobrir como era a Suécia antes da revolução industrial - imagine estar rodeado de casas típicas suecas, quintas e pessoas vestidas com trajes da época!
Aqui, os mais pequenos podem aprender, por exemplo, como é que os antigos agricultores faziam manteiga, como é que os sapatos suecos clássicos são feitos, como é que os tecidos eram feitos antigamente e como é que o vidro é soprado à mão. Há também uma área de jardim zoológico onde pode ver de pertoalces, ursos pardos, renas e bisontes. É como estar num safari sueco! Finalmente, não se esqueça de desfrutar da "fika", como é conhecida a hora do chá ou do café na Suécia. No Parque Skansen pode desfrutar deste costume provando algumas sobremesas, snacks e bebidas quentes que são óptimas quando está frio. O que não é muito difícil na Suécia, na verdade.
4. Passar um dia mágico em Junibacken
Junibacken é a definição de um mundo de fantasia. É um tesouro para quem gosta de literatura infantil e é o destino perfeito para visitar com crianças. Se conhece Astrid Lindgren, autora de Pipi Longstocking, vai gostar tanto desta visita como os mais pequenos. E o que pode encontrar em Junibacken? Já vos digo:
O Mundo das Fadas de Astrid Lindgren
Basicamente, é como se os seus contos de fadas saltassem das páginas diretamente para a vida real.
Enquanto explora estes cenários mágicos, pode ouvir as histórias narradas pela própria Astrid Lindgren. Impressionante! Também pode entrar noStory Train (que é literalmente um comboio) e fazer uma viagem pelos cenários dos contos de fadas: Desde a Villa Villekulla até ao excitante mundo de Pipi Longstocking.
A maior livraria infantil de Estocolmo
Se gosta de ler, vai gostar de saber que Junibacken tem a maior livraria infantil de Estocolmo. Aqui encontrará uma vasta seleção de histórias em diferentes línguas.
O melhor é que também pode adoçar com a deliciosa sobremesa caseira que pode ser resgatada no restaurante do local, uma vez que está incluída na taxa de entrada - mal posso esperar para experimentar novamente!
5. Visitar Gröna Lund, um parque de diversões numa ilha
Se está a planear uma visita a Estocolmo com os seus filhos, tem de incluir este parque de diversões. Gröna Lund não é um parque de diversões qualquer, situado na ilha de Djurgården. Já se imaginou a andar numa montanha russa rodeado de água?
O Gröna Lund oferece uma grande variedade de atracções concebidas tanto para os mais novos como para os mais velhos (mas não só porque são mais velhos, têm de ser os mais corajosos), e eu não tenho medo de algumas das atracções!
C arrosséis clássicos, montanhas-russas ou passeios temáticos: encontrará certamente o lugar perfeito para se divertir. Encontrará também entretenimento ao vivo durante todo o dia, uma grande variedade derestaurantes e bancas de comida para todos os gostos, e lojas de recordações onde encontrará certamente uma lembrança para levar para casa.
6. Encontre alguma inspiração no Museu do Prémio Nobel
Se procura uma visita educativa para crianças em Estocolmo, o Museu do Prémio Nobel é o local perfeito!
Neste museu, tanto as crianças como os adultos podem aprender muitas coisas interessantes sobre cientistas brilhantes, escritores geniais, líderes inspiradores e defensores da paz. O museu foi criado porAlfred Nobel, o inventor sueco, e foi ele próprio que fundou os famosos Prémios Nobel.
Talvez esteja familiarizado com estes prémios, mas talvez não saiba em quantas disciplinas são atribuídos: ciência, medicina, literatura, economia e paz - uma das quais será certamente a sua favorita! Durante a sua visita, terá acesso ilimitado a exposições temporárias e permanentes que lhe mostrarão como estas mentes brilhantes mudaram o mundo com as suas ideias inovadoras. Por exemplo, na exposição permanente**"Culturas da Criatividade"**, descobrirá como Martin Luther King e a escritora Selma Lagerlöf vieram a inspirar gerações inteiras. Conhece Selma Lagerlöf?
Ela foi a primeira mulher a receber o Prémio Nobel da Literatura, em 1909. Fascinante! A história dos Prémios Nobel, e deste museu, remonta a 1901. Tendo em conta que o século XX foi repleto de inovações em todos os domínios do conhecimento, imagine o que pode descobrir aqui! Além disso, se estiver a visitar o museu com crianças,a entrada é gratuita para menores de 18 anos.
7. Aprenda a cuidar da natureza como uma família no Jardim Botânico Bergius
Este belo jardim botânico é um lugar tranquilo para um passeio em família, onde as crianças podem explorar as áreas temáticas e aprender sobre a flora da Suécia. Ele está localizado nos arredores de Estocolmo, na área de Frescati, mas é fácil de alcançar a partir do centro da cidade pelo metro na linha 14. Lembre-se que você pode usar o Stockholm Tourist Card para se locomover.
Lembre-se de que pode utilizar o cartão turístico de Estocolmo para se deslocar. Continue a ler para descobrir o que o espera neste jardim! As crianças aprenderão a importância de respeitar as plantas e os animais que encontrarão no jardim. Como? Antes de iniciar a visita,pegarão num mapa do jardim e poderão planear um percurso de exploração de acordo com as áreas que mais lhes interessam, como o jardim de rosas ou o lago de nenúfares na Victoria House.
Isto dar-lhes-á um sentido de orientação e um objetivo durante a visita.
Recomendo especialmente que vejam a estufa de Edvard Anderson, onde estão reunidas plantas de todo o mundo em diferentes áreas, desde lavanda a chá e cacau! Além disso, durante a visita seguindo o seu mapa, haverá caças aotesouro ou jogos para eles, para que fiquem ansiosos por chegar ao próximo ponto do mapa! No sítio Web, pode verificar quais as actividades disponíveis no momento da sua visita. Também estão disponíveis visitas guiadas adaptadas às crianças. Eles vão aprender muito mais e vão adorar seguir os desafios de identificação de plantas ao longo do caminho.
8. Um passeio pelo centro histórico da cidade de Estocolmo
A Cidade Velha de Estocolmo é conhecida como Gamla Stan- provavelmente já viu muitas vezes fotografias dos seus belos edifícios coloridos! É um labirinto de ruas calcetadas onde pode descobrir lojas e cafés encantadores. Se viajar para Estocolmo com os seus filhos, não pode perder a oportunidade de explorar Gamla Stan numa visita guiada especialmente concebida para famílias.
Esta experiência combina a rica história da cidade com um interessante passeio pelas ruas, permitindo-lhe sentir a atmosfera e deixar que as crianças aprendam a história de uma cultura que é nova para elas. Já agora! Se quiser algo mais íntimo e personalizado, existe ainda a possibilidade de reservar uma visita privada. Para os mais pequenos, uma visita guiada ajudá-los-á a ver todo o centro histórico de Estocolmo de uma forma muito especial.
Não se limitarão a passear pelas ruas, aprenderão porque é que cada lugar é importante ou o que aconteceu há séculos atrás. E que lugares se podem ver numa visita guiada? Por exemplo,o Palácio Real, a Praça Stortorget e a impressionante Catedral de Estocolmo. Esta catedral foi palco de coroações reais, casamentos (como o da Vitória da Suécia em 2010) e outros eventos históricos da cidade desde a sua fundação no século XIII.
Para além disso, os guias encorajam frequentemente as crianças a fazer perguntas e a participar, despertando a sua curiosidade e fazendo-as aprender mais.
9. Desafiar as leis da lógica no Museu do Paradoxo
Imagine um lugar onde os paradoxos e as ilusões tomam conta da realidade. É exatamente isso que vai encontrar no Museu do Paradoxo.
Aqui, a lógica transforma-se em algo diferente daquilo a que estamos habituados. A ideia do museu é**"escreve a tua própria história"**, por isso sente-te à vontade para deixares a tua mente voar. E os reis da imaginação são as crianças, por isso elas vão desfrutar ao máximo do Paradox, como verá.
Este é, sem dúvida, um dosmelhores museus de Estocolmo, com mais de 70 exposições de cortar a respiração. Quer falar com um piano falante que prevê o futuro? Ou desafiar as suas capacidades de equilíbrio num túnel de outro mundo? Que tal ver um carrossel que aparece e desaparece enquanto gira em todas as direcções? Na verdade, pode ser muito mais divertido do que uma montanha-russa.
A chave para compreender é que as ilusões ópticas são uma verdadeira forma de arte e que se tornará uma parte ativa da magia deste lugar.
10. Explore o Universo no Museu de História Natural
Se tem um pequeno cientista em casa, o Museu de História Natural deve ser uma paragem essencial na sua viagem a Estocolmo. Aqui, pode explorar como era a vida dos dinossauros, como é o clima nas regiões polares ou como são as rochas no interior da Terra.
Há também um planetário, e o Cosmonova: um cinema IMAX com documentários impressionantes sobre astronomia, entre outras ciências. Quem sabe se os seus filhos não descobrem aqui a sua futura profissão? Este museu histórico tem cacifos onde pode deixar as suas malas ou sacos se preferir estar mais confortável, áreas de piquenique paradesfrutar do ar livre, restaurantes e guias áudio.
Fica a cerca de 5 quilómetros de Gamla Stan, mas há uma linha de metro e autocarros urbanos que vão até ao museu a partir daí, embora para visitar este e outros museus, a melhor opção seja oStockholm Sightseeing Bus, pois tem paragens próximas e pode subir e descer as vezes que quiser para explorar a cidade ao seu próprio ritmo.