Mais sobre: O que ver e fazer em Bangkok em 3 dias
Banguecoque é a capital da Tailândia e uma das cidades mais excitantes e vibrantes do mundo. Com quase 400 templos, palácios e monumentos espalhados por todo o lado, uma escapadela de fim de semana pode parecer pouco tempo para a desfrutar.
Este itinerário de 3 dias simplifica as coisas para si, levando-o numa visita guiada às melhores coisas para ver e fazer em Banguecoque. Desde o complexo palaciano doPalácio Real, aos famosos mercados flutuantes e de caminhos-de-ferro, passeios gastronómicos, bem como uma excursão a Ayutthaya e uma visita aos macacos de Lopburi, terá a oportunidade de experimentar a autêntica cultura tailandesa. Estão disponíveis mapas de percursos para o ajudar a orientar-se na cidade, por isso prepare-se para uma aventura inesquecível em Banguecoque!
Dia 1: Templos, palácios e museus no centro de Banguecoque
Para o primeiro dia, sugiro que comece pelos monumentos, templos e melhores palácios de Banguecoque. Haverá 7 paragens que cobrem 3 quilómetros e pode ver o percurso neste mapa.
Uma vez que se trata de locais de culto, recomendo que tenha especial atenção ao código de vestuário neste dia. Os ombros e as pernas devem estar cobertos e é preferível usar calças e uma camisola larga.
Agora que já está tudo pronto, vamos lá!
Museu Nacional de Banguecoque
Antes de passar para os "wats", a palavra tailandesa para templos, o Museu Nacional de Banguecoque é uma visita obrigatória para qualquer viajante interessado na história e cultura tailandesas.
O Museu Nacional de Banguecoque abriu as suas portas em 1874 com uma coleção excecional de pinturas, estátuas, frescos, fotografias, artefactos da antiga cidade de Ayutthaya, jóias reais e objectos variados apresentados numa abordagem tradicional. Este é um dos maiores museus do seu género no Sudeste Asiático. A taxa de entrada é de cerca de 200 baht, cerca de 5,5 euros, e o horário de funcionamento é de quarta-feira a domingo, entre as 09:00 e as 16:00.
Templo do Buda de Esmeralda
Depois de passar pelo Santuário dos Pilares da Cidade em Banguecoque e saudar o Deus Guardião, convido-o a admirar o Templo do Buda Esmeralda, ou Wat Phra Kaew, um verdadeiro destaque. Este templo é o templo mais sagrado da Tailândia, onde budistas de toda a Ásia se reúnem para prestar homenagem ao Buda de Esmeralda num dos melhores templos de Banguecoque.
A estátua é esculpida numa única pedra de jade e o Buda de Esmeralda está numa postura de meditação. Exceto o rei da Tailândia e o príncipe herdeiro, ninguém pode tocar na estátua. Além disso, o templo tem elaboradas decorações douradas e belos detalhes arquitectónicos que fazem dele uma verdadeira obra de arte.
A entrada custa cerca de 500 baht, aproximadamente 13,3 euros, e permite-lhe visitar o Templo do Buda de Esmeralda e o Grande Palácio pelo mesmo preço. O horário de abertura é entre as 08:30 e as 15:30.
O Palácio Real em Banguecoque
O Palácio Real ou Grande Palácio é a antiga residência do monarca e está localizado nos terrenos de Wat Phra Kaew. Uma visita a este local permite-lhe admirar a impressionante arquitetura tailandesa, os elaborados detalhes dourados e os majestosos edifícios, incluindo o famoso Templo do Buda de Esmeralda.
O Palácio Real em Banguecoque é um impressionante complexo palaciano que foi a residência oficial dos reis tailandeses durante 150 anos. Embora os reis já não vivam aqui, continua a ser utilizado para cerimónias importantes, como a mudança do manto que envolve a estátua do Buda de Esmeralda três vezes por ano, um ritual realizado para trazer boa sorte ao país. Este é um local de visita obrigatória para qualquer viajante que visite Banguecoque.
O horário de funcionamento é das 08:30 às 15:30 horas, de segunda a domingo. Lembre-se queos seus bilhetes para o Grande Palácio em Banguecoque também incluem uma visita ao Buda de Esmeralda, bem como ao Museu da Rainha Sirikit.
Palácio Saranrom
Esta é uma paragem de contrastes. O Palácio Saranrom é um impressionante edifício histórico localizado dentro do complexo do Grande Palácio em Banguecoque. Foi originalmente projetado no século XIX pelo arquiteto alemão Egon Muller, mas o complexo foi mais tarde redesenhado pelo italiano Carlo Allegri.
Aqui encontrará uma estátua do Rei Rama IV, uma vez que foi utilizado como residência real, antes de se tornar a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Vale a pena explorar os belos jardins e admirar a arquitetura única, que combina os estilos tailandês e europeu. É um local tranquilo e pitoresco no centro agitado de Banguecoque e a entrada é gratuita.
Templo de Wat Rajapradit Sathitmahasimarama
O Templo Wat Rajapradit Sathitmahasimarama é um templo budista situado no bairro de Phra Nakhon, em Banguecoque. Construído no século XIX, é uma das obras que a Cidade dos Anjos herdou do Rei Rama IV, assim como o Palácio Saranrom. As suas caraterísticas distintivas são os corredores de estilo Khmer, ou melhor, a arquitetura cambojana, e o átrio e o chedi revestidos de mármore.
Os azulejos de mármore cinzento e branco conferem ao átrio e ao chedi um estilo que faz lembrar um tabuleiro de xadrez. O templo é também conhecido pela sua escola de meditação e como um local de retiro espiritual no coração da cidade. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 08:00 às 16:00.
Wat Pho ou Wat Phra Chetuphon
Wat Pho é um templo que alberga um dos marcos emblemáticos de Banguecoque: uma estátua do Buda reclinado com 15 metros de altura e 45 metros de comprimento, uma das maiores do mundo. Trata-se de uma enorme estátua dourada que ocupa todo o templo.
Pode andar à sua volta e ver as solas dos seus pés decoradas com símbolos e incrustadas com madrepérola. Há também várias taças para encher com moedas. Pode comprar 108 moedas por cerca de 20 baht, aproximadamente 0,5 euros, e colocá-las em cada taça para dar sorte.
A taxa de entrada para Wat Pho custa 200 baht e também lhe permite descobrir os 394 Budas dourados localizados na Galeria de Buda, os 4 chedis reais, o passeio do Buda Dourado e o Phra Ubosot onde as cinzas do Rei Rama I descansam das 8:00 às 18:30 de segunda a domingo. Por outro lado, uma visita a Wat Pho não estaria completa sem experimentar umaverdadeira massagem tailandesa. Este é o local ideal, pois é a principal academia de massagens da Tailândia e os preços variam entre 420 baht (cerca de 11,20 euros) para a massagem clássica e cerca de 520 baht (13,80 euros) para uma massagem aromática.
Paragem para almoço
Uma vez que o Wat Pho está situado mesmo em frente ao local mais elegante de Banguecoque, onde vários restaurantes oferecem excelentes vistas da cidade, nas margens do rio Chao Phraya, é aqui que vai parar para almoçar. A minha recomendação é que, depois da massagem, trate do seu estômago e recarregue as suas baterias.
Museu do Sião
O Siam Museum é um museu interativo localizado no distrito de Phra Nakhon, em Banguecoque, que exibe a história do país, mas de uma forma muito lúdica, com jogos e vídeos.
Se você está visitando Bangkok em 3 dias como uma família, faça desta uma das suas coisas para fazer em Bangkok com crianças, pois você aprenderá sobre a Tailândia através de telas sensíveis ao toque, animações e exposições interativas, tornando-a uma experiência divertida e educativa para todos. Ataxa de entrada é de cerca de 300 baht, aproximadamente 8 euros, e o horário de funcionamento é de terça a domingo, entre as 10h e as 18h.
Para jantar
Pode continuar a explorar as esplanadas, bares e restaurantes ao longo do rio Chao Phraya se o seu alojamento for nesta zona, mas se precisar de regressar ao seu ponto de origem, passando pelo Palácio Real, então recomendo que caminhe ao longo da Khao San Road para jantar num dos locais mais animados da cidade.
Com esta modificação, o seu percurso seria o indicado neste mapaPorque é****que recomendo a Khao San Road? Porque é um bairro de mochileiros em Banguecoque, ideal para comida de rua barata, bebidas deliciosas e compras a preços acessíveis. Podes encontrar tudo aqui. Além disso, sabias que esta rua fez parte dos cenários do filme A Praia, com Leonardo DiCaprio? Convido-te a conhecê-la e a passar a noite como os habitantes locais.
Dia 2: Excursão a Ayutthaya e visita aos macacos de Lopburi
Se é um apaixonado por história e cultura, Ayutthaya é um sítio a não perder. Esta cidade é a antiga capital da Tailândia e alberga alguns dos templos e monumentos mais impressionantes do país.
No entanto, está localizada a uma hora de carro do centro, por isso recomendo que se inscreva nas melhores excursões em Banguecoque para aproveitar ao máximo o dia e combinar a sua visita. Este dia pode concentrar-se em ver todos os templos deste complexo, mas sugiro que visite osdois clássicos em torno de Banguecoque: Ayutthaya e os macacos de Lopburi. Pode ver o percurso neste mapa. O que vai ver em cada paragem? Eu digo-lhe.
Parque Histórico de Ayutthaya
O Parque Histórico de Ayutthaya é o lar de 14 templos e monumentos vistos como a antiga casa dos Reis da Tailândia. Entre eles, pode visitar o Mosteiro da Montanha Dourada, Wat Phu Khao Thong; o maior Buda de bronze do país em Viharn Phra Mongkol Bophit, bem como Wat Suwan Dararam Ratcha Worawihan que, construído pelo pai do Rei Rama I, se tornou popular pelas suas esfinges de anjos que precedem uma estátua do Deus Vishnu.
Outro templo imperdível nas ruínas da antiga capital do Sião é o Wat Mahathat, famoso pela sua cabeça de Buda em pedra entrelaçada nas raízes de uma árvore Bodhi, banyan ou bengala.
Este templo é um dos locais mais fotografados em Ayutthaya, devido à sua exposição imaculada de arte e arquitetura tailandesas. E se procura uma vista panorâmica, não perca oWat Chaiwatthanaram, com os seus impressionantes chedis de pedra assentes sobre um exército de elefantes.
E se estiver interessado na arte tailandesa, visite Wat Phra Si Sanphet, um par de templos emblemáticos, incluindo um modelo do Templo do Buda de Esmeralda de Banguecoque. No final da excursão, convido-o a almoçar no parque, onde encontrarárestaurantes de estilo buffet com uma variedade de comida local e internacional, muitas vezes incluída nas excursões.
Templo dos macacos de Lopburi
Depois do almoço, seguimos para a província de Lopburi, uma das cidades mais antigas da Tailândia, onde se situa o santuário dos mac acos. OTemplo dos Macacos, originalmente chamado Phra Prang Sam Yod, tem um grande número de macacos selvagens que vivem na área circundante.
Quando chegar ao templo, verá os macacos a correr e a trepar sobre o próprio Buda. Embora sejam animais selvagens, não se preocupe, eles estão habituados à presença de turistas. No entanto, é preciso tercuidado com os seus pertences. Óculos de sol, pulseiras, relógios ou quaisquer objectos brilhantes costumam atrair a sua atenção e eles farão deles os seus. É melhor deixar tudo no carro ou no autocarro de turismo. No entanto, se seguir as instruções dos guias locais, a visita ao Templo dos Macacos será uma experiência divertida e memorável.
E à noite
Que tal desfrutar de um cruzeiro com jantar no rio Phraya?
Este é um dosmelhores cruzeiros em Banguecoque que lhe permitirá admirar os principais monumentos da cidade, como o Templo dos Sinos (Wat Rakang Kositaram) e o Grande Palácio Real, entre outros, enquanto desfruta de um espetáculo tradicional. Com este cruzeiro, terminará o dia com uma nota alta e recarregará as suas baterias, saboreandoo melhor da gastronomia tailandesa num ambiente elegante e relaxante a bordo de um barco.
Dia 3: Visitar os mercados: no rio e nas linhas de comboio
A Tailândia é famosa pelos seus mercados coloridos e originais e os mais famosos concentram-se nos arredores da capital: o mercado flutuante Damnoen Saduak e o mercado Mae Klong, verdadeiros cartões postais da cidade dos anjos que não pode perder. Para fazer a viagem, pode apanhar um táxi e percorrer os95 quilómetros até aos mercados. No entanto, as excursões são muitas vezes mais convenientes, na sua própria língua e muito baratas. Por cerca de 25 euros, pode ser recolhido no seu hotel e um guia levá-lo-á aos mercados. O que verá nestes mercados?
Mercado de Mae Klong
O mercado de Mae Klong é único no mundo, uma vez que se situa mesmo sobre carris de caminho de ferro que estão em funcionamento desde 1905. De facto, é conhecido como o mercado da linha férrea por esta razão.
Os vendedores têm de desmontar as suas bancas do Talad Rom Hub - o nome original do mercado - e retirá-las rapidamente sempre que um comboio se aproxima, para as voltar a montar numa questão de segundos. E não se trata apenas de uma venda de recordações, mas de uma gama diversificada de produtos, desde frutas e legumes a roupas e acessórios, passando por carne, peixe e flores.
O mercado está orientado para a cultura local e, embora esteja aberto entre as 7h e as 17h, é melhor visitá-lo de manhã, quando ainda não está cheio de gente. Mas se quiser ver a dinâmica do comboio a passar, tente estar lá às 8h30, 9h, 11h15, 11h30, 14h30 ou 15h30.
Mercado flutuante de Damnoen Saduak
A próxima paragem da excursão leva-o a um dos mercados flutuantes mais populares e famosos, o Mercado Flutuante Damnoen Saduak. Situado a cerca de duas horas a oeste de Banguecoque, este mercado é um espetáculo de cores em movimento.
É conhecido pela sua atmosfera animada e vibrante, onde os vendedores locais vendem frutas, legumes, alimentos e artesanato tradicional a partir de barcos tradicionais. Damnoen Saduak é um dosmercados flutuantes mais populares da Tailândia, devido à atenção especial dos habitantes locais e à sua proximidade com as ruínas de Ayutthaya. Quando chegar ao mercado, pode embarcar num destes barcos e desfrutar de um passeio pelo canal enquanto aproveita a experiência de fazer compras no barco.
Para além de fazer compras e comer, o mercado flutuante Damnoen Saduak é um local perfeito para apreciar a cultura local e aprender sobre o modo de vida tailandês desde as suas raízes. Pode observar os vendedores a preparar e cozinhar alimentos frescos, como os famosos noodles de arroz, o chá tailandês e os doces locais.
Despedir-se de Banguecoque de Tuk Tuk
No regresso ao centro de Banguecoque e para se despedir da cidade, um passeio gastronómico de tuk tuk tuk. Durante algumas horas, um especialista local leva-o pelos mercados da capital e pelas melhores coisas para ver, fazer e provar em Chinatown Bangkok.
O melhor de tudo é que irá provar a deliciosa comida de rua, acompanhado por um guia especializado que lhe irá ensinar a história e a cultura da cidade. Maravilhe-se com as vistas e os cheiros do mercado de flores 24 horas, Pak Khlong Talat, e desfrute das vistas dos melhores arranha-céus da cidade reflectidos no rio. Não perca esta experiência única para os seus sentidos!