10 coisas para ver e fazer em Banguecoque no verão

Embora Banguecoque possa ser demasiado quente, há muitas coisas para fazer na cidade nos meses de verão. Espiritualidade, música e muita gastronomia esperam por si.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para ver e fazer em Banguecoque no verão

Barcos en el agua en Bangkok |©Alice

Sendo um país tropical, a Tailândia é bastante quente durante todo o ano e as estações não são muito bem definidas, mas há, sem dúvida, uma estação de verão em que o calor se faz sentir. Para além de se cuidar e de usar muito protetor solar, há muitas coisas para ver e fazer em Banguecoque durante os meses de verão, aproveitando a proximidade do rio e do mar.

Se gosta de calor, de zonas costeiras e de uma cidade onde pode fazer todo o tipo de actividades pensadas para os turistas, então Banguecoque é o local ideal para si. Não se deixe enganar e aproveite esta bela capital durante os meses mais quentes do ano.

1. Assistir ao Festival da Lua

Festa da lua cheia|©zoat toernooi
Festa da lua cheia|©zoat toernooi

Também conhecido como o Festival Chinês do Meio outono, realiza-se todos os anos no 15º dia do oitavo mês do calendário chinês, que normalmente cai em setembro. Este belo festival é mais uma manifestação do poder da comunidade chinesa em Banguecoque e pode ser apreciado de muitas maneiras.

A primeira é, obviamente, através da comida. O Festival da Lua é uma explosão gastronómica, mas desta vez de todos os tipos de produtos e pratos chineses tailandeses, bem como de diferentes chás e bebidas, pelo que pode ser um dos melhores passeios gastronómicos da cidade nesta altura do ano. Por toda a cidade, mas especialmente em Chinatown, verá locais concebidos e dedicados à celebração deste dia.

Mas não é só isso. O objetivo desta festa é dar graças pelas novas colheitas e muitos dos alimentos são oferecidos como oferendas. Na Tailândia, esta tradição espalhou-se aos não chineses e, ainda hoje, é interpretada como um feriado de ação de graças pela família e por se estar vivo, equivalente ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Por isso, muitos celebram com um bolo da lua, muito tradicional nesta data. Vai encomendar um?

Reservar uma excursão gastronómica em Banguecoque

2. Comemorar o dia de Asahna Bucha

Asahna Bucha|©Ian Santosa
Asahna Bucha|©Ian Santosa

Um dos dias mais cerimoniais para os budistas em Banguecoque é o Dia de Asahna Bucha. Este dia comemora o primeiro sermão de Buda e é normalmente celebrado no final de julho ou no início de agosto. Embora esteja muito calor, muitas pessoas dedicam-se à comemoração, à oração e também ao banquete. Para os turistas, o Dia de Asahna Bucha é muito importante do ponto de vista gastronómico.

Em geral, não se come qualquer tipo de carne no Dia de Asahna Bucha, pelo que os pratos são completamente vegetarianos. Se não está habituado à comida vegetariana, esta é uma oportunidade para começar a provar estes sabores espectaculares, com o sabor da cozinha tailandesa.

Muitos dos eventos centram-se nos monges que iniciam a sua vida de dedicação nos templos budistas. É possível visitar os melhores templos de Banguecoque, onde os monges fazem frequentemente paragens ou oferecem diferentes rituais de culto. Tal como os outros eventos budistas de verão, estes são normalmente bastante abertos aos turistas, pelo que poderá tirar muitas fotografias.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

3. Participar no aniversário de Buda

Doi Suthep Banguecoque|©S.P. Benevides
Doi Suthep Banguecoque|©S.P. Benevides

Buda não é um deus, mas é a manifestação divina de toda uma filosofia. A Tailândia é um país predominantemente budista e uma das celebrações é uma alegoria do aniversário de Buda: o dia de Visakha Bucha, ou simplesmente Vesak, que é comemorado na primeira lua cheia do sexto mês lunar. O evento é comemorado na primeira lua cheia do sexto mês lunar.

Se estiver em Banguecoque nesta altura do ano, para além do calor, não há maneira de perder as celebrações de Visakha Bucha. Embora haja muitas excursões da cidade para o templo sagrado de Doi Suthep, no norte do país, os templos budistas de Banguecoque também celebram este dia. Neste dia, celebra-se o nascimento, a iluminação e a morte de Buda e pode assistir a todo o tipo de rituais entre os habitantes locais, que terão todo o gosto em explicar-lhos.

Ao fim da tarde, pode ir à zona em redor do Palácio Real, onde o monarca tailandês entoará uma oração juntamente com os monges do templo do palácio. Este é um dos momentos mais sublimes de todo o Budismo Therevada e não há grandes limitações à participação dos turistas, por isso, estás disposto a viver esta experiência?

4. Desfrutar do Festival Chinês dos Fantasmas

Festival Chinês dos Fantasmas|©Andrea
Festival Chinês dos Fantasmas|©Andrea

A comunidade chinesa em Banguecoque é muito ativa quando se trata de celebrar grandes eventos. Entre 16 de agosto e 30 de setembro, dependendo da data atribuída pelo calendário chinês, realiza-se o Festival Chinês dos Fantasmas. Este festival espalhou-se para além da China e da Tailândia e é celebrado em muitas comunidades chinesas em todo o mundo.

No âmbito deste festival em Banguecoque, poderá assistir a todo o tipo de eventos, desde os mais espirituais aos mais festivos. Por todas estas razões, é uma das melhores coisas para fazer em Banguecoque em setembro e, se estiver interessado numa mistura de culturas, é ideal.

O objetivo deste festival é dar as boas-vindas aos fantasmas que visitam a terra nos portões num dia de lua cheia, durante o sétimo mês do calendário chinês. Muitas pessoas juntam-se a estes portões com flores e presentes para os fantasmas, o que faz com que seja um espetáculo muito comovente.

Se quiser participar neste evento, basta ir a Chinatown ou consultar o guia de programação cultural das diferentes entidades públicas da cidade. Não confundir este festival com o Thai Ghost Festival, que se realiza habitualmente no norte do país e tem características mais budistas, embora sincréticas.

5. Pegar numa vela no dia de Khao Phansa

Khao Phansa|©JonnyLP
Khao Phansa|©JonnyLP

Se eu lhe disser que é o início da Quaresma budista, pode não achar que é uma coisa muito significativa para fazer nas suas férias em Banguecoque. Mas quando estiver num dia de verão em Banguecoque e vir diferentes elementos que comemoram o Dia de Khao Phansa, ficará certamente fascinado. É uma comemoração muito visual e é uma das melhores coisas para fazer à noite em Banguecoque, na qual se pode participar respeitosamente.

Os budistas são encorajados a não beber álcool ou quaisquer outros vícios, bem como a não consumir carne. O dia comemora o início do retiro dos monges para os próximos três meses e é de avisar que algumas instituições oficiais terão dificuldade em abrir, uma vez que se trata de um feriado em toda a Tailândia. Pode participar observando os monges nos templos ou nas procissões.

As velas são a principal caraterística deste dia e é comum, mesmo na movimentada Banguecoque, ver procissões de velas em oferenda ao divino. Muitos e muitos turistas juntam-se a estas procissões, à distância e com a devida compreensão, tornando-as num espetáculo visual verdadeiramente apelativo e aberto a todos os que queiram participar.

6. Comer na rua

Comer em Banguecoque|©Nigeta Yuya
Comer em Banguecoque|©Nigeta Yuya

Se ainda não experimentou a comida tailandesa, a altura certa para o fazer é nas ruas de Banguecoque, no pico do verão. A capital da Tailândia, Banguecoque, é também uma das capitais gastronómicas do Sudeste Asiático, por isso convido-o a comer nas ruas desta cidade sem mais demoras.

Uma das melhores coisas a fazer em Chinatown é ir à Rua Yaowarat e descobrir um mundo de sabores. Aqui, é frequente ter de negociar as diferentes bancas de comida para poder andar, pelo que será muito importante andar com cuidado e ver que tipo de comida prefere. O mais surpreendente é que isto estará ativo durante todo o dia e a todas as horas, pelo que não terá de esperar por uma hora específica.

Além disso, recomendo que coma uma deliciosa omeleta de caranguejo ou outro marisco local, bem como noodles com carne ou legumes salteados que também pode provar em diferentes bairros da cidade, com a maior variedade tanto em termos de qualidade como de preços. Atreve-se a fazer uma degustação nas ruas de Banguecoque, como um passeio gastronómico?

Reservar uma visita aos mercados de Banguecoque

7. Divirta-se no Dia da Mãe!

As mulheres em Banguecoque|©cameroonjb
As mulheres em Banguecoque|©cameroonjb

A monarquia na Tailândia é muito importante e, embora o rei tenha poderes limitados, está ligado a grande parte da espiritualidade do país devido ao papel que desempenha no Budismo Therevada. É por isso que o Dia da Mãe e do Pai na Tailândia é, na realidade, o aniversário da Rainha e do Rei. O Dia da Mãe é celebrado a 12 de agosto, sendo o aniversário da Rainha, e é uma das melhores coisas para fazer em agosto em Banguecoque.

De manhã à noite, a cidade de Banguecoque estará repleta de diferentes desfiles, bem como de eventos musicais de magnitude que lhe permitirão passar o dia em grande estilo, com artistas de renome de todo o país. Também poderá desfrutar de grandes festivais gastronómicos, pelo que é uma boa altura para fazer um tour gastronómico pela cidade e provar os pratos mais tradicionais.

No Dia da Mãe, também há muita atividade nas escolas, porque as mães vão com os seus filhos. É por isso que muitos dos eventos que se realizam durante a tarde são também concebidos para fazer parte das melhores actividades com crianças na cidade. Além disso, não se esqueça que nos templos, especialmente no Templo Real, há várias comemorações mais solenes.

8. Preparar uma ida à praia

praia em Banguecoque|© Vitaly Sacred
praia em Banguecoque|© Vitaly Sacred

Banguecoque é muito quente, tem um rio enorme e o mar está de um lado, mas já deve ter reparado que não há grandes estâncias balneares. Isso não quer dizer que não se possa ir à praia, porque com este calor, seria uma pena perder a majestade do mar.

Há praias muito perto da cidade e encorajo-o a passar pelo menos meio dia a visitar uma, porque é uma das melhores excursões de Banguecoque que pode fazer.

Entre as melhores opções está Pattaya Beach. Esta é uma bela praia de areia branca e fina e está localizada a cerca de uma hora e meia do centro de Banguecoque, pelo que pode facilmente ir e voltar no mesmo dia. Há muitos hotéis e restaurantes em Pattaya, mas a praia mais bonita fica numa ilha chamada Koh Laan, à qual se chega de barco.

As praias da ilha de Koh Laan são mais exclusivas, a água é azul-turquesa e as multidões são muito menores do que em Pattaya. No entanto, se tiver um orçamento mais apertado, pode passar um bom bocado em Pattaya, em contacto com os habitantes locais e com um bom mergulho no mar para continuar as suas férias na cidade.

Comprar bilhetes para o barco turístico

9. Ir a um mercado flutuante

Mercado flutuante, Banguecoque|©Stefano Ravalli
Mercado flutuante, Banguecoque|©Stefano Ravalli

Pensou que uma rua cheia de pessoas a comer de pé e com muitos carros e motas era a coisa mais autêntica que podia experimentar? Bem, não se apresse, porque pode ter uma experiência semelhante, mas na água, num mercado flutuante. Banguecoque tem vários mercados flutuantes em canais de água que são muito movimentados nos meses de calor, por isso pode fazer uma excursão de um dia pelos mercados flutuantes da cidade.

Entre todos eles, verá certamente muitos planos para visitar o mercado flutuante Damnoen Saduak. Mas tenha em conta que, apesar de ser o mais turístico e o mais dedicado ao comércio, fica bastante longe da parte turística de Banguecoque, pelo que terá de passar várias horas a ir lá e depois várias horas a voltar, o que num dia quente de verão pode ser muito penoso.

É por isso que recomendo que vá a outros mercados flutuantes mais próximos da parte nevrálgica da cidade, como Taling Chan ou Amphawa. Seja qual for o mercado a que se dirija, em Banguecoque terá a oportunidade de fazer uma pausa do calor enquanto sobe a bordo de um barco, conversa com os comerciantes e faz algumas das melhores compras.

Faça uma visita guiada aos mercados de Banguecoque

10. Divirta-se no Very Summer Festival

pessoa que utiliza o misturador de música|©Zorik D
pessoa que utiliza o misturador de música|©Zorik D

Pensavas que não havia grandes festivais de música de verão em Banguecoque? É porque ainda não ouviste falar do festival Very, que se realiza normalmente no final de julho. Este evento reúne todos os grandes artistas de pop, rock, indie e fusão de toda a Tailândia e junta milhares de pessoas para ouvir a melhor música.

Mas não é apenas um evento tailandês, pois o alinhamento inclui frequentemente artistas e bandas de países como o Reino Unido, a Irlanda, a Coreia do Sul e os EUA. Este festival dura normalmente dois dias e pode comprar bilhetes para um ou para os dois dias. Quanto mais cedo os comprar, mais baratos serão.

Tenha em conta que este é essencialmente um grande festival, pelo que haverá muita gente, deve usar sapatos confortáveis e estar ciente de que estará de pé durante grande parte do dia. Depois de saberes isto, prepara-te para desfrutar de um dos maiores eventos de pop, rock e indie do Sudeste Asiático.

Qual é a afluência em Banguecoque no verão e quais são os preços?

Banguecoque, Tailândia|© Miltiadis Fragkidis
Banguecoque, Tailândia|© Miltiadis Fragkidis

Banguecoque está cheia de gente durante todo o ano e os meses de verão são alguns dos meses de maior afluência. Embora não haja estações em Banguecoque, muitos turistas do Norte da Ásia, da Europa e da América do Norte aproveitam as férias de verão para visitar esta maravilhosa cidade. De facto, julho é o mês de pico para os turistas e, como há tantos eventos destinados a eles, é uma das melhores alturas para ir.

Não se esqueça que Banguecoque é uma cidade hiperpovoada com mais de 15 milhões de habitantes, por isso, quer os turistas sejam poucos ou muitos, a cidade estará sempre cheia. No entanto, deve ter em conta o facto de os preços poderem ser ligeiramente mais elevados na época alta, especialmente no que diz respeito ao alojamento. Os hotéis estão frequentemente cheios, uma vez que Banguecoque é uma das cidades mais visitadas do mundo pelos turistas.

Na Tailândia, a moeda é o baht e a taxa de câmbio favorece sempre quem traz euros ou dólares, pelo que é frequentemente interpretado como um país barato para o turismo. Para os turistas, isso reflecte-se principalmente na comida, porque é possível sentar-se em bons restaurantes de luxo por apenas 10 euros.

Como é o clima em Banguecoque no verão?

poda de árvores|©min lim
poda de árvores|©min lim

Banguecoque é quente durante todo o ano, mas especialmente nos meses de verão, julho, agosto e setembro, é ainda mais quente. As temperaturas mínimas rondam os 25°C, enquanto as máximas podem atingir os 36°C, o que, numa cidade húmida como Banguecoque, é demasiado quente. Se está habituado a um verão acima dos 30°C, então não há problema.

Para fazer face a estas temperaturas, o que eu recomendo sempre é que leve bastante protetor solar e que o aplique sempre que necessário. Além disso, mesmo que esteja demasiado calor, tenha em conta que não pode entrar nos templos sagrados budistas com roupas demasiado justas, demasiado curtas ou que mostrem os ombros, por isso sugiro que use roupas largas, mas que cubram o corpo, para o proteger do sol.