Mais sobre: Tours pelo Grande Bazar de Istambul
Os números do Grande Bazar são impressionantes. Encontrará cerca de 4.000 lojas neste mercado, onde 20.000 pessoas trabalham todos os dias. E como se isso não bastasse, 300.000 a 500.000 pessoas visitam-no todos os dias.
O tamanho e a variedade do Grande Bazar podem ser um pouco confusos quando se trata de o explorar. Aqui está um guia detalhado sobre o que considerar ao visitar o Grande Bazar em Istambul.
A melhor maneira de se deslocar no Grande Bazar, com uma visita guiada
Se está a pensar em visitar o Grande Bazar e não sabe por onde começar, não hesite em reservar uma visita guiada a Istambul. Não há nada melhor do que visitar atracções turísticas com guias especializados que sabem onde ir e como se deslocar. O Grande Bazar é muito grande e encontrar o que procura pode ser difícil.
Reservar uma visita guiada dar-lhe-á a tranquilidade necessária para aproveitar ao máximo o seu tempo, uma vez que os guias lhe dirão onde encontrar o que procura e também lhe contarão a história deste mercado mundialmente famoso que todos querem visitar pelo menos uma vez na vida.
Quando entra no bazar, todos os seus sentidos são aguçados, uma vez que os estímulos são muitos. Há comerciantes em todas as lojas a tentar oferecer os seus produtos. Mas se o visitar com uma visita guiada, não tem de se preocupar com nada. Basta relaxar e desfrutar do passeio pelo maior mercado do Oriente.
Como chegar ao Grande Bazar
O Grande Bazar de Istambul está localizado perto do distrito de Fatih, um dos bairros imperdíveis de Istambul, entre as mesquitas Beyazit e Nuruosmaniye. A localização exacta é Beyazıt, Kalpakçılar Cd. No:22, 34126 Fatih/İstanbul, Turkey.
Se estiver alojado na zona de S ultanahmet, pode simplesmente caminhar até lá, pois fica apenas a 15 minutos a pé. Se estiver noutra área da cidade, pode apanhar a linha de elétrico T1 e sair na paragem Beyazit-Kapali Çarsi.
Qual é o horário de funcionamento do Grande Bazar?
O Grande Bazar de Istambul está aberto de segunda a sábado, das 8h30 às 19h30, mas se chegar depois das 18h00 só verá uma pequena parte do que tem para oferecer, por isso recomendo que reserve pelo menos 2 horas do seu itinerário.
Lembre-se que aos domingos está fechado todo o dia. Lembre-se disto quando planear a sua viagem e reservar uma visita guiada a Istambul.
Como visitar o Grande Bazar de Istambul
O Grande Bazar tem cerca de 22 portões à volta do recinto. Cada portão leva a uma área diferente do mercado, especializada num determinado produto. A divisão não é tão linear ou perfeita, mas há uma lógica geral de produtos por área.
O meu conselho é que procurem o portão 1, pois é a entrada principal e mais importante. Situa-se mesmo ao lado da Mesquita Nuruosma-niye e é facilmente identificável, pois verá uma placa antiga com a data de construção do Grande Bazar.
Quando entrar aqui, terá de passar pelo posto de controlo da polícia e pelo arco de segurança, mas é um processo rápido e fácil. Não tente não se perder nas ruas intermináveis, pois isso faz parte da magia de visitar o Grand Bazaar. Se procura um ponto de referência, encontrará um núcleo central com os dois mercados cobertos originais. À volta desta área, chamada Bedesten, existe uma rede de ruas cobertas, e as duas áreas juntas formam o Grande Bazar de Istambul.
O que comprar no Grande Bazar de Istambul
A verdade é que o Grande Bazar é tão famoso porque se pode encontrar tudo o que se possa imaginar. Mas se quiser aproveitar ao máximo para encontrar oportunidades únicas, deve prestar especial atenção a este tipo de produtos:
- Candeeiros turcos: são muito famosos e pode encontrá-los em todas as cores que possa imaginar, de pé, pendurados e a preços muito bons.
- Amuletos turcos: conhece o famoso disco com um olho azul no meio? Pois bem, são originários da cultura turca e são utilizados para combater o mau-olhado e as más energias.
- Chá turco: o chá preto turco é um dos mais famosos do mundo, mas recomendo que explore também as muitas outras variedades que pode encontrar no Grand Bazaar.
- Cachimbos de narguilé: também conhecidos como narguilé ou cachimbo de água, pode encontrá-los em quase todos os bares muçulmanos. São utilizados para fumar tabaco com diferentes sabores. Pode não ser um fumador, mas é também um excelente objeto de decoração.
- Tapetes Kilim: são feitos à mão com técnicas tradicionais turcas. São um produto único e de grande qualidade. Não se preocupe com o transporte, pois são-lhe entregues enrolados e prontos para o avião.
- Cerâmica turca: os artigos de cerâmica mais populares são as taças iznik e os pratos coloridos. Os desenhos são verdadeiramente bonitos.
- Especiarias turcas: encontrará todas as especiarias que possa imaginar e são compradas a peso em embalagens em vácuo.
- Jóias de prata e ouro turcas: é aconselhável pedir um comprovativo do quilate das jóias e os dados do vendedor. No Grande Bazar também há artigos de contrafação, pelo que sugiro que verifique com muito cuidado.
- Sabão Hamman: O famoso sabão é de origem turca e é feito de azeite puro.
- Iguarias turcas: podem ser encontradas em todos os cantos do bazar.
Como regatear no Grande Bazar de Istambul
Pode não gostar deste tipo de dinâmica de compras, mas no Grande Bazar os preços são sempre regateados. Quando se pergunta um preço, o comerciante está à espera que faça a sua oferta, pelo que os valores são mais elevados do que eles esperam.
Este jogo pode ser um pouco cansativo, mas se não quiser pagar mais, deve ser encorajado a fazer a sua própria oferta. Normalmente, começa-se com uma oferta baixa, para que o comerciante ofereça um valor mais elevado e se chegue a um ponto de equilíbrio em que ambas as partes estejam de acordo. Quando reservar uma visita guiada a Istambul, o seu guia dar-lhe-á certamente algumas dicas.
O que ver à volta do Grande Bazar
A zona do Grande Bazar tem várias atracções que pode ver no mesmo dia, antes ou depois da sua visita.
- Mesquita Mahmut Pasha: foi a primeira mesquita construída dentro das muralhas da cidade de Istambul. É um lugar muito movimentado, especialmente na hora da oração. Ouvirá o apelo à oração vindo dos altifalantes da mesquita.
- Mesquita Nuruosmaniye e Mesquita Atik Ali Pasha: são particularmente bonitas e diferentes do resto das mesquitas da cidade.
- A Coluna Queimada (Çemberlitas): um pilar que foi construído por volta do ano 300 e o facto incrível é que pequenos fragmentos dos pregos da Paixão de Cristo e até mesmo um pedaço da cruz original foram embutidos nele.
- Praça Beyazit: onde se realiza um mercado todos os dias da semana com muitas pessoas e um grande número de lojas de diferentes estilos.
- Torre Beyazit: uma antiga estrutura criada para vigilância, que oferece uma vista magnífica da cidade.
Ir ao Grande Bazar com crianças
O Grande Bazar é um sítio que pode visitar se for a Istambul com crianças. Elas vão adorar ver tantos objectos coloridos e pitorescos à sua volta.
Além disso, há sempre degustações em quase todas as lojas e pode experimentar diferentes produtos locais e beber diferentes tipos de chá. No entanto, se estes petiscos só lhe abrirem o estômago, pode reservar uma visita gastronómica a Istambul.
O que deve ter em conta é que é um local muito concorrido e deve ter cuidado para não se perder. Mas se tiver cuidado, é um ótimo passeio em família. Pode combinar um ponto de encontro quando entrar no local, em caso de qualquer eventualidade.
Factos divertidos sobre o Grande Bazar
O Grande Bazar é uma das melhores coisas para ver e fazer em Istambul. Este local icónico está cheio de segredos, lendas e curiosidades. Quando reservar uma visita guiada a Istambul, o seu guia irá certamente contar-lhe muitos deles, mas se quiser uma antevisão:
.
- Originalmente, este mercado foi criado apenas para o comércio de tecidos e sedas. Mas com o passar do tempo e com a grande afluência de clientes, começaram a abrir novas oficinas. Estas foram cobertas por abóbadas e o recinto foi murado, dando-lhe a estrutura que podemos ver atualmente.
- O Grande Bazar sofreu muito ao longo dos anos. Houve terramotos, incêndios, muitas renovações. Mas nada disto fez com que perdesse a sua popularidade.
- Verá também que, na cultura muçulmana, são os homens que mandam. É muito raro ver mulheres a dirigir as lojas.
- Para além das lojas normais, o Grande Bazar alberga uma estação de correios, duas pequenas mesquitas, cafés, vários restaurantes, bancos e casas de câmbio.
- Nunca há lojas vazias ou à espera de serem alugadas, pois se houver, há uma longa lista de espera.
- Finalmente, nos seus primórdios, todas as ruas em redor do Grande Bazar eram locais onde os comerciantes deixavam os seus cavalos para virem trabalhar.
Dicas e recomendações para a sua visita ao Grande Bazar
O Grande Bazar é frequentemente o local preferido para comprar lembranças e recordações de viagem. Tenha em mente que se comprar várias unidades de um produto na mesma loja, o desconto será maior. Por isso, planeie as suas compras se quiser poupar dinheiro.
O Grande Bazar é também um local onde se podem encontrar contrafacções, especialmente nas ruas circundantes. Cuidado principalmente com as joalharias e lojas de antiguidades. Por vezes, os preços baixos devem-se a este facto. É preferível pagar um pouco mais para garantir a autenticidade.
Por outro lado, os comerciantes têm tendência a convidá-lo para uma chávena de chá, a fim de o abordar e fazer uma venda. Isto é muito comum no mercado. Mas não tenha medo, sobretudo se for acompanhado por um guia quando reservar uma visita guiada a Istambul.