Mais sobre: O que ver e fazer em Istambul
São poucos os que não ficam impressionados com a capital da Turquia. A sua cultura, os seus costumes, a sua comida, as suas mesquitas... tudo é único e especial em Istambul.
1. Faça uma visita guiada à cidade
Depois deter organizado o seu transfer entre o aeroporto e a cidade, a primeira coisa que precisa de saber é que Istambul é uma cidade grande e há muitas coisas que vale a pena ver. Poderia passar semanas a vaguear pelas ruas e ainda não ter visto tudo. A segunda coisa que vai perceber durante estes passeios é que em Istambul tudo é diferente e tudo tem um significado; desde os nomes das ruas aos belos monumentos e aos gestos que vai ver as pessoas a fazer no bazar. Para decifrar tudo isto, a melhor maneira é fazer uma visita guiada a pé pelas diferentes zonas da capital turca.
Em qualquer uma das visitas e excursões que se podem fazer em Istambul, um guia local acompanha-o durante duas ou três horas e mostra-lhe os principais monumentos da cidade, explicando-lhe o seu significado através de um discurso que vai para além da informação padrão que pode encontrar em qualquer guia, por um preço muito acessível.
Existem diferentes opções consoante os bairros de Istambul que deseja visitar e também consoante a parte da história que mais lhe interessa. Poderá ver as melhores mesquitas da cidade, quer visite a capital turca no verão ou no inverno, uma vez que qualquer altura do ano é ideal para uma visita.
As excursões também estão disponíveis em várias línguas, algumas das quais incluem o serviço de recolha e entrega no hotel ou excursões de autocarro. Seja qual for a opção escolhida, a experiência será a de descobrir a cidade de uma perspetiva diferente da do turista comum.
Esta opção é recomendada quer disponha de um dia para visitar Istambul ou de três dias ou mais. Ajudá-lo-á a conhecer as suas particularidades a partir do interior.
2. Navegar ao longo do Bósforo num navio de cruzeiro
O rio Bósforo separa a cidade de Istambul em duas partes: a parte europeia e a parte asiática. O mesmo rio, por sua vez, entra na parte europeia num troço conhecido como "O Corno de Ouro", dividindo-a entre a Cidade Velha e o bairro de Gálata. Em suma, o Bósforo não é apenas um emblema de Istambul, mas um passeio de barco no Bósforo é uma escolha popular para os visitantes de Istambul, razão pela qual é tão popular entre os visitantes da cidade.
Não é preciso gastar muito dinheiro para desfrutar desta experiência. Por um preço muito razoável, pode encontrar uma excursão que, para além de navegar no rio Bósforo com um guia, lhe oferece a oportunidade de ver a cidade a partir de um teleférico e de um autocarro para obter todas as perspectivas possíveis da beleza de Istambul. Falar-vos-ei disso neste artigo sobre as melhores viagens ao estreito de Bósforo.
Para além de o percorrer de barco, o Bósforo deve ser admirado a partir da margem, nomeadamente ao pôr do sol, quando a agitação da cidade diminui e se ouve o apelo à oração. Esta será uma das imagens da cidade que ficará na sua memória e se tornará um símbolo da sua viagem.
Se há uma altura do ano em que esta excursão é mais recomendada, é sem dúvida o verão. É por isso que a deve colocar na sua lista de coisas a fazer em julho, bem como na sua lista de coisas a fazer em agosto.
O que verá do barco
- A Ponte Galata
- Fortaleza de Rumeli
- Palácio de Beylerbeyi
- O bairro judeu de Balat
- As muralhas de Constantinopla
- Palácio Dolmabahçe
- Mesquita de Ortakoy
3. Provar a gastronomia local
Outra dica que gostaria de lhe dar para viajar para Istambul é experimentar a saborosa comida turca com um dos passeios gastronómicos que esta fantástica cidade tem para oferecer.
A cozinha turca é famosa em todo o mundo e quando se viaja para Istambul percebe-se que vai muito além do conhecido kebab que chegou a muitos outros países. A Turquia tem sabores que vale a pena descobrir e uma forma de o fazer é através de uma visita gastronómica a Istambul.
Com uma visita gastronómica à cidade, um guia especializado levá-lo-á a locais típicos da capital para provar os principais pratos enquanto aprende pormenores sobre como são confeccionados e como a comida se torna um ritual neste país. Esta experiência também o ajudará a conhecer a cidade de um ponto de vista diferente, longe das rotas turísticas.
Se optar por este tipo de passeio, não hesite em pedir ao seu guia recomendações que possam ser úteis durante a sua viagem. Alguns dos pratos que irá provar incluem pizza turca, simit, dolma e baklava. Pode reservar online e escolher o dia e a hora que mais lhe convier; recomendo reservar no segundo ou terceiro dia da sua viagem, depois de já ter percorrido a cidade por conta própria.
4. Fuga para a Capadócia, Éfeso e Pamukkale
Se conseguir arranjar tempo suficiente durante a sua viagem, recomendo vivamente que visite outras cidades da Turquia, mesmo que o seu destino principal seja Istambul. Isto nem sempre é fácil se o fizeres sozinho, uma vez que encontrar o caminho pelo país pode ser difícil se não tiveres experiência. Para resolver este problema, existem excursões nos arredores de Istambul que o levarão a lugares como a Capadócia, Éfeso ou Pamukkale.
Este tipo de excursão organizada permite-lhe esquecer os horários e os transportes, uma vez que todas as viagens, bilhetes de avião e alojamento estão incluídos se for passar a noite fora. Embora seja possível conhecer estas cidades num dia de viagem, o meu conselho é que faça uma excursão mais longa para as poder descobrir em profundidade e sem pressas.
Melhores sítios para visitar na Turquia
- Na Capadócia, encontrará paisagens excitantes cujas cores parecem saídas de uma pintura. Nesta região, encontrará uma cidade subterrânea e o chamado "vale das fadas", com castelos esculpidos nas rochas. Veja aqui como chegar de Istambul à Capadócia.
- Éfeso é uma lição de história antiga. As suas ruínas são famosas em toda a Turquia e são um dos destinos mais visitados do país.
- Pamukkale, por sua vez, é conhecida por seu parque natural e fontes termais. O nome da cidade significa "castelo de algodão". Confira neste post as opções de como ir de Istambul a Pamukkale.
5. Visitar a Hagia Sophia e a Mesquita Azul
Istambul é uma cidade repleta de mesquitas e templos que verá assim que aterrar na cidade. É praticamente impossível visitá-las todas, mas não pode deixar de visitar as duas principais: a Hagia Sophia e a Mesquita Azul, situadas a poucos metros uma da outra.
Estas duas mesquitas são duas das obras de arte mais famosas e mais visitadas da cidade. Para entrar na Mesquita Azul, as mulheres devem cobrir o cabelo, pelo que é sempre aconselhável levar um lenço na mochila para o efeito. Nestes locais de culto entra-se descalço e, embora sejam fornecidos sacos de plástico à entrada, é aconselhável levar um par de meias extra para maior conforto.
Embora a visita ao interior seja obrigatória, o exterior de ambos os edifícios irá impressioná-lo por si só, por isso sinta-se à vontade para passear e procurar o melhor ponto de observação para aquela que será uma das fotografias mais emblemáticas da sua viagem. Não se apresse a fazer esta visita, pois será uma das mais memoráveis de todas as suas visitas a Istambul.
Uma forma muito prática de conhecer as duas mesquitas é apanhar o autocarro turístico. Durante o percurso, graças ao seu primeiro andar ao ar livre, poderá desfrutar de vistas panorâmicas da especial arquitetura turca. Se viajar em meses mais frios, como janeiro ou fevereiro, talvez seja melhor viajar na parte coberta do autocarro, pois a humidade e o vento típicos de Istambul podem fazer com que sinta frio enquanto o autocarro percorre as ruas.
6. Entrar no Palácio Topkapi
O Palácio Topkapi é o símbolo do poder que a região de Constantinopla alcançou como sede do Império Otomano. A visita é obrigatória, por isso vou dizer-lhe como visitar este palácio especial, destacando os seus maravilhosos jardins, a Sala do Harém e a Sala do Tesouro.
A coisa mais importante a saber é que o acesso ao complexo pode ser avassalador. Pode comprar os bilhetes no portão ou online, nas máquinas de venda automática ou na bilheteira. Uma vez na posse dos bilhetes, terá de entrar através dos torniquetes.
Como a entrada é feita em intervalos de tempo, as filas podem ser bastante significativas, especialmente se for a meio do dia. Acrescente a isto o facto de as filas em Istambul não serem tão ordenadas como noutros países europeus e poderá ter de empurrar e empurrar um pouco para entrar no palácio... Uma vez lá dentro, no entanto, as multidões desaparecem e a experiência vale bem a pena - há algumas vistas incríveis para fotografar.
7. Pechinchar no Grande Bazar
Uma das experiências mais divertidas que terá em Istambul é fazer compras no Grand Bazaar. Importante: não se apresse e não se cronometre, pois embora seja fácil entrar, sair pode ser um verdadeiro labirinto. A maior parte das bancas do Grande Bazar estão dentro de casa e aí as multidões são menos numerosas, embora haja sempre pessoas para onde quer que olhe. A verdadeira colmeia de atividade está nas bancas do exterior, por isso seja paciente se sentir que está a andar em círculos.
O que há no Grande Bazar? Tudo: especiarias, artesanato, comida... e as melhores imitações de malas e sapatos que alguma vez verá num mercado de rua. A negociação é a norma na compra de qualquer artigo e ser-lhe-á sempre oferecido um preço mais elevado à partida; não se surpreenda se o vendedor o perseguir literalmente pelo bazar quando recusar e lhe oferecer um preço mais baixo do que a primeira oferta.
Se a sua viagem coincidir com o mês de dezembro, aqui fica uma dica importante: deixe espaço na sua mala porque, coincidindo com a época natalícia, vai querer levar presentes para todos. Há poucos sítios onde se possa fazer compras de forma mais autêntica do que aqui, por isso, faça deste um "must-do" entre as coisas a ver em Istambul no Natal.
8. Entrar na Cisterna da Basílica
A uma curta distância a pé do Palácio de Topkapi está localizado um dos principais pontos turísticos de Istambul: a Cisterna da Basílica. Trata-se de um tanque de água com 336 colunas e nove metros de altura que o deixará sem palavras assim que cruzar o seu limiar. Prepare-se para fazer fila à entrada e leve sempre roupa quente para visitar o interior devido à humidade.
A melhor forma de descrever este lugar seria como uma ilusão de ótica em que as colunas o rodeiam e a água funciona como um espelho. Por mais fotografias que tire no interior, não conseguirá captar a sua verdadeira essência: é preciso vivê-la e experimentá-la, por isso aproveite a experiência e esqueça a máquina fotográfica.
Sugiro este plano se viajar para Istambul com crianças, elas vão adorar!
9. Subir à Torre Galata
Pessoalmente, digo sempre que todas as cidades têm um ponto mítico a que subir para desfrutar das vistas aéreas. De todos os que se encontram em Istambul, a minha recomendação é escolher a Torre Galata, situada no maravilhoso bairro que lhe dá o nome.
Embora tenha apenas 61 metros de altura, destaca-se pelo seu enorme diâmetro e as vistas são perfeitas para apreciar os pormenores da famosa zona do Corno de Bósforo. A torre está situada num dos bairros mais cosmopolitas de Istambul, pelo que, uma vez terminada a visita, pode passear por ela e provar as iguarias turcas que encontrará nos seus cafés.
O horário de funcionamento da Torre Galata permite-lhe visitá-la à noite, pois pode ir até à meia-noite. Mas se quiser conhecer outras opções para explorar a cidade quando o sol se põe, deixo-lhe aqui este guia para descobrir Istambul à noite.
Se viajar para Istambul em outubro ou se aproveitar uns dias de novembro para dar uma escapadela a esta cidade, subir à Torre Galata e contemplar a cidade com as suas cores outonais sem muitas multidões, será um plano magnífico que não esquecerá.
10. Desfrutar de um banho turco
O ritmo da cidade de Istambul pode ser stressante. Quando isso lhe acontecer, aproveite o remédio infalível da cidade para combater o cansaço, que é também um emblema cultural: os banhos turcos.
Neste post, vou mostrar-lhe os 10 melhores banhos turcos. É uma coisa essencial para incluir entre as coisas a fazer na sua viagem de 4 dias a Istambul e também se tiver cinco dias ou se tiver a sorte de viajar para a capital turca durante 7 dias.
Este tipo de banhos é a versão otomana dos conhecidos banhos romanos. É um local criado para o relaxamento e limpeza do corpo, mas atualmente funciona mais como um local de convívio social. Nos mais tradicionais, as mulheres estão separadas dos homens. Encontrará todo o tipo de opções e preços, mas se optar pelos mais autênticos, não espere grandes luxos porque os banhos turcos não são um spa. Mas a experiência vale sempre a pena.