Estambul à Noite: guia para descobrir a cidade
Cosmopolita, frenética, colorida e com uma oferta atractiva para os turistas, Istambul é uma cidade de surpresas inesperadas e lugares misteriosos. Eis as minhas recomendações para uma saída nocturna
Há tanto para ver e fazer em Istambul, e eu sei que muitas vezes quando estamos a planear uma viagem, concentramo-nos em reservar bilhetes para as atracções mais exclusivas, consultando mapas, pedindo recomendações e preocupando-nos apenas com as actividades do dia. Mas e a noite?
Não se preocupe; quero deixá-lo com algumas opções nocturnas que o levarão a percorrer a paisagem única iluminada por candeeiros coloridos, sons de tambores ou violinos, o cheiro a especiarias e as mais diversas danças desta ponte cultural entre dois continentes.
1. Desfrutar de um passeio noturno ao longo do Bósforo
Um dos planos preferidos de quem viaja para Istambul é embarcar num cruzeiro com jantar e música no Bósforo. Navegará durante cerca de quatro horas através do estreito do Bósforo, que liga a Europa à Ásia, e verá a Ponte do Bósforo, a Ponte Fatih Sultan Mehmet ou o Palácio Beylerbey -
. Além disso, desfrutará de um menu variado de pratos turcos com bebidas ilimitadas. Em primeiro lugar, ser-lhe-ão servidos aperitivos frios típicos do país, como o iogurte espesso com alho e endro. E para o prato principal, pode escolher peixe ou carne cozinhados com muitas das especiarias próprias da Turquia. Naturalmente, se for vegetariano ou intolerante ao glúten, terá também uma opção específica para si, embora tenha de nos informar com antecedência.
Durante o cruzeiro, assistirá aos principais espectáculos do país: uma banda folclórica do Bósforo com danças regionais turcas, uma bailarina do ventre, um espetáculo Mevlevi Sema e Dervixe e a dança folclórica da espada e do escudo. E haverá também um DJ internacional ao vivo - a forma mais original de viver a vida nocturna de Istambul!
2. Passeio pela Avenida Istiklal
Sem dúvida, a rua mais animada e festiva da cidade. Esta avenida pedonal concentra uma grande parte da vida nocturna que procura. Lojas, cinemas, teatros, restaurantes e cafés. Ideal para passear à noite e desfrutar de uma bebida ou de um bom jantar com música ao vivo e outras actividades.
A avenida está localizada no distrito de Beyoğlu e é uma das mais populares entre os locais e os visitantes. Nos tempos bizantinos, era conhecida como Grande Rue de Péra. No passado, os mercadores que chegavam de Veneza e Génova costumavam encontrar-se aqui.
3. Assistir a um espetáculo de dança dervixe
A dança sufi, também conhecida por Sema, é uma cerimónia de uma corrente religiosa muito difundida nos países árabes, em que os seus devotos procuram a espiritualidade e o caminho da verdade, libertos do ego e dos bens materiais.
Os bailarinos meditam virados sobre si próprios, com os braços estendidos, as mãos da direita abertas para o céu e as da esquerda para a terra, de forma a canalizar a energia sagrada entre os dois mundos. Uma experiência hipnótica para o espetador.
Enquanto as danças abertas ao público duram aproximadamente 45 minutos, os devotos sufis podem girar durante horas. Muitas das excursões disponíveis incluem uma degustação de comida e bebida locais, para além do espetáculo.
4. Visitar um banho turco em Istambul
Depois de um dia de trabalho duro, nada melhor do que um banho turco de 45 minutos para relaxar e dedicar tudo a si próprio. Estes espaços são mais conhecidos no país como Hammam, que em árabe significa "aquilo que expele o calor".
A entrada neste edifício de arquitetura única, com mais de cinco séculos de história, inclui um tratamento de esfoliação e uma massagem. Além disso, terá também tempo livre para visitar o hammam por sua conta e mergulhar na sala de vapor.
Se você está se perguntando sobre os melhores banhos turcos em Istambul, eu recomendo o Suleymaniye Hammam ou o Ağa Hamami que tem salas mistas para compartilhar o momento juntos. Se fores visitar qualquer um destes dois locais, tens de ter em conta que a última entrada é às 21h. No entanto, há muitas mais opções, por isso recomendo que aprendas mais sobre os melhores banhos turcos em Istambul e escolhas qual deles queres visitar.
5. Visita ao bairro de Sultanahmet
De dia ou de noite, este é um dos lugares imperdíveis da cidade. No entanto, penso que é no escuro que oferece a melhor atmosfera.
O Parque de Sultanahmet é um dos mais movimentados durante o dia, pois está rodeado de importantes monumentos e atracções turísticas, como o Hipódromo Romano, o Palácio de Topkapi, a Basílica da Cisterna, a Mesquita Azul e o Obelisco Egípcio. À noite, o local ilumina-se para um espetáculo de luzes que não vai querer perder, ideal para um passeio sem pressas.
Há bons lugares para jantar e, se tiver sorte, poderá assistir a um concerto ou a uma exposição de arte de rua. Para além disso, este é um dos locais onde encontrará muitas e variadas opções de alojamento.
6. Subir à Torre Galata
Com 61 metros de altura, a Torre Galata é considerada um dos mais antigos miradouros da cidade e um símbolo de Istambul.
Do alto da torre, é possível avistar o Estreito de Bósforo, o Corno de Ouro, o Mar de Mármara e o bairro de Beyoğlu, localizado ao redor do edifício, onde abundam cafés, monumentos e galerias, abertos durante todo o ano, o que faz com que seja uma das zonas preferidas dos turistas noturnos.
Informações úteis sobre Beyoğlu
- Preço: entrada geral por cerca de 6 euros (100 liras turcas)
- Horário de funcionamento: diariamente das 8h30 à meia-noite.
- Endereço: Bereketzade, Galata kulesi, 34421 Beyoğlu/İstanbul
7. Visitar o bairro de Taksim
Recomendo que se desloque até ao bairro de Taksim, onde se encontra o Monumento à Independência e o ponto de partida da Istiklal Caddesi, a avenida mais emblemática da cidade, com os seus hotéis luxuosos e lojas europeias. A praça alberga também o Centro Cultural Atatürk, onde se pode assistir a uma exposição ou a um espetáculo de ballet.
O bairro tem um colorido percurso gastronómico com os restaurantes, cafés e bares mais conhecidos do país, bem como vários dos clubes noturnos mais populares da cidade.
8. Experimente a shisha num café turco
Outro clássico da vida nocturna de Istambul, perfeito para uma pausa de um dia atarefado e uma boa chávena de chá ou café. Fumar narguilé ou hookahs é um dos rituais mais populares na Turquia. O tabaco utilizado nestes cachimbos de água é especial, uma raridade de obter e vale a pena dizer que é diferente de um cigarro ou de um charuto.
É normalmente composto por folhas de tabaco muito bem processadas e misturadas com caramelo, baunilha ou mel, aos quais são adicionados aditivos para dar ao fumo um sabor frutado e picante, dependendo da combinação que cada pessoa quer experimentar. O menu é bastante extenso.
Se fumar não é a sua praia, pode também desfrutar da variedade de chás disponíveis ou de um café turco, enquanto participa num dos espaços mais tradicionais e íntimos da cultura árabe.
9. Festa na cidade
Começo por dizer que esta pode não ser uma cidade onde se encontrem festas até de madrugada todos os dias como noutras grandes cidades, mas isso não significa que a cidade não tenha locais onde se possa ir beber cocktails, ouvir música e dançar.
Entre os clubes clássicos e mais famosos da cidade está o Babylon Istanbul, instalado num antigo edifício de uma cervejaria, famoso pelas suas festas temáticas, concertos ao vivo e noites dedicadas a géneros musicais de todo o mundo, como o jazz, o reggae, a música brasileira, a eletrónica e o rock.
Outro clube de culto em Istambul é o Peyote Nevizade, que oferece concertos e DJ sets quase todos os dias e é reconhecido como um dos locais mais importantes para a promoção e divulgação de artistas emergentes na Turquia.
10. Visitar a Torre Safira
No coração comercial da cidade, encontra-se a lendária Torre Safira, um arranha-céus de 54 andares (o terceiro mais alto da cidade) com um dos mais imponentes terraços de observação de Istambul.
Do seu último andar, tem-se uma vista de 360 graus da cidade. O terraço está aberto ao público até às 22h00 e oferece um autêntico espetáculo de realidade virtual chamado Istanbul 4D SkyRide, no qual se pode experimentar a simulação de estar num helicóptero e ver os principais pontos da cidade a partir de cima.
O espaço conta ainda com um restaurante-bar, perfeito para desfrutar de um snack ou de uma bebida nas alturas com uma vista panorâmica sobre o Bósforo. E nos primeiros pisos do edifício existe um moderno centro comercial, com lojas de moda e variedades, bem como um cinema multiplex com um variado portefólio de filmes turcos e internacionais.
Informações úteis
- Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10:00 às 22:00 horas.
- Endereço: Emniyetevleri, Eski Büyükdere Cd. No:1, 34415 Kâğıthane/İstanbul
11. Vista do bairro judeu
O bairro de Balat, tradicionalmente o lar dos residentes judeus de Istambul desde a antiga Bizâncio, é uma das coisas para ver e fazer na sua viagem a Istambul.
Entre as ruas Yildirim e Vodina, perto da orla marítima, concentra-se a vida nocturna do bairro. É famoso pelas suas casas coloridas, lojas de antiguidades, sinagogas, cafés e restaurantes, onde se pode aprender sobre a herança judaica da cidade. Visite a rampa Merdivenli com as suas casas e descubra porque é que este local foi declarado Património Mundial da UNESCO.
Se começar a sua visita ao pôr do sol, pode também desfrutar do Bazar Cifit, o nome dado aos judeus durante o período otomano, onde pode comprar lembranças e curiosidades para levar para casa como recordação. Um dos melhores mercados de pulgas da cidade está disponível em alguns dias. Mas prepare-se para regatear. Aqui estão alguns dos outros bairros imperdíveis de Istambul.
12. Passeio noturno de Segway
Acompanhado por guias simpáticos e após uma breve introdução sobre como operar este simpático transportador pessoal, um passeio de Segway pode ser uma boa ideia se tiver pouco tempo na cidade.
Esta é uma óptima maneira de ver os pontos turísticos mais atraentes da cidade de uma forma ágil e de desfrutar da vida nocturna de Istambul.
Sugiro que reserve com antecedência, uma vez que estas excursões estão limitadas a grupos de, no máximo, 9 pessoas e duram entre três e quatro horas. A excursão inclui o aluguer obrigatório de um capacete, um mackintosh em caso de chuva e paragens nos locais mais representativos.