Bairros que visitar em Istambul

Mergulhe nos bairros históricos de Istambul, mas não se esqueça do ambiente moderno, cosmopolita e mais festivo.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 7 minutos

Bairros que visitar em Istambul

Istambul | ©Selcuk Teke

Situada em dois continentes, Istambul tem muitos bairros bonitos , tanto do lado europeu como do lado asiático. Cada um deles destaca-se pelas suas diferentes particularidades e características.

Recomendo-lhe que visite tanto os bairros históricos como os mais cosmopolitas, para que possa ter uma visão geral do antes e do depois de Istambul, da fusão de tradições antigas com a vibrante cultura contemporânea. Neste artigo, ficará a conhecer os principais que não pode perder.

1. Karakö, um dos bairros mais antigos e movimentados

Bairro de Karaköy| ©Philipp Alexander
Bairro de Karaköy| ©Philipp Alexander

Karaköy é um bairro comercial considerado um dos mais antigos e emblemáticos de Istambul. Ao explorar as suas ruelas movimentadas, encontrará ruas repletas de habitantes locais e turistas. Anteriormente conhecido como o bairro de Galata, era um importante porto onde viviam a classe trabalhadora e os peixeiros.

Depois, tornou-se quase um bairro abandonado ou marginalizado antes de se tornar um ponto de encontro hipster com cafés, bares e restaurantes da moda, boutiques e uma crescente vida nocturna.

Nos últimos anos, Karakoy tornou-se um dos melhores bairros de vida nocturna de Istambul. É também o lar do Galataport, o porto de cruzeiros de Istambul. Assim, na sua visita, pode:

Reservar um cruzeiro no Bósforo de Istambul

2. Sultanahmet, a zona dos museus e dos grandes mercados

Museu Hagia Sophia| ©Dennis Jarvis
Museu Hagia Sophia| ©Dennis Jarvis

Sultanahmet é a zona turística mais popular de Istambul, pois está ligada aos museus mais visitados, como a Hagia Sophia, a Mesquita Azul (uma das melhores mesquitas de Istambul) e outras zonas de grande interesse turístico.

Para além disso, a sua localização é ideal para uma visita ao Palácio de Topkapi, a residência dos sultões do século XV transformada em museu em 1924, e à Cisterna da Basílica do século VI, a maior cisterna bizantina sobrevivente em Istambul. Sultanahmet, que é um paraíso para os amantes de história, tem os vestígios dosimpérios romano, bizantino e otomano. Neste bairro pode:

  • Provar a excelente comida de rua.
  • Fazer compras em mercados centenários como o Grande Bazar.

Reservar uma visita guiada com bilhetes para o Palácio de Topkapi

3. Bebek, um bairro da moda à beira-mar

Bairro de Bebek| ©Jorge Franganillo
Bairro de Bebek| ©Jorge Franganillo

Bebek é um bairro encantador e moderno à beira-mar de Besiktas, situado na margem europeia do Bósforo. É famoso pela sua vida citadina de elite e classe, cafés e restaurantes de luxo.

Bebek é conhecido como um bairro onde vivem as celebridades e, por isso, tem uma série de estabelecimentos de luxo, como discotecas, hotéis e restaurantes de luxo. No entanto, não é necessário gastar muito dinheiro para passar um bom bocado em Bebek. Para além disso, tem a opção de:

  • Dar um passeio a pé de Ortakoy até Bebek.
  • Tomar umcafé turco e comer uma sobremesa em Baylan, a pastelaria mais famosa do bairro.
  • Tomaro pequeno-almoço, pois é um dos melhores bairros para o fazer, com locais com uma vista única sobre o Bósforo, como no Mangerie Café, um dos locais de comida mais apetitosos.

Reservar uma visita guiada a Istambul

4. Beşiktaş, um bairro cheio de história e charme

Bairro de Besiktas| ©Mick Yates
Bairro de Besiktas| ©Mick Yates

Localizado no lado europeu do Bósforo, Beşiktaş é um dos bairros mais antigos e históricos de Istambul. Beşiktaş é também famoso pelo seu mercado de peixe ao ar livre, para não falar de ser o lar de dezenas de animados cafés de pequeno-almoço e restaurantes acessíveis. Ao cair da noite, os bares e pubs acessíveis tornam-se um ponto de encontro comum. Mas também deve:

  • Passear pela Praça Besiktas.
  • Apreciar as luzes nocturnas.
  • Relaxar e tomar chá ou café nos vários cafés junto ao mar.
  • Ir à zona do mercado de Besiktas

Passeando pela zona de Kabatas, a partir de Besiktas, pode ver e visitar o famoso Palácio Dolmabahce, o Museu das Colecções do Palácio Nacional da Grande Assembleia Nacional da Turquia e o Museu de Pintura e Escultura de Istambul.

Reservar uma excursão ao Palácio Dolmabahce

5. Ortakoy, a melhor vista para o mar

Mesquita de Ortakoy| ©Kemal Eksen
Mesquita de Ortakoy| ©Kemal Eksen

Ortaköy é um dos bairros mais animados, situado a norte de Besiktas, mesmo por baixo da ponte do Bósforo. O centro deste bairro é constituído por uma praça principal movimentada, cheia de turistas que procuram tirar fotografias à beira-mar e comer comida de rua.

Ortakoy significa aldeia no meio em turco. Fiel ao seu nome, este bairro acolhedor no meio do Bósforo tem uma vista magnífica sobre o mar.

Quando se olha para as fotografias de Ortakoy, podem ver-se centenas de imagens da Ponte do Bósforo e da icónica Mesquita de Ortakoy. Entre asmelhores visitas guiadas de Istambul está um passeio a Bebek depois do almoço em Ortakoy.

O percurso a pé entre Ortakoy e Bebek permitir-lhe-á ver as mais belas vistas do Bósforo.

Reservar uma visita guiada a Istambul

6. Sisli, o bairro mais cosmopolita

Bairro de Sisli| ©Arko Asko
Bairro de Sisli| ©Arko Asko

Sisli é também um bairro cosmopolita e exclusivo de Istambul, no lado europeu. É famoso pela sua vida citadina vibrante e movimentada, história e cultura, museus, igrejas, mesquitas, ruas animadas e centros comerciais.

No entanto, é um dos bairros mais caros de I stambul em termos de alojamento, sendo também um dos locais mais populares para viver e fazer compras em Istambul. Alguns dos maiores centros comerciais e dos hotéis mais luxuosos de Istambul estão aí localizados.

É muito fácil ir de Sisli para Ortakoy e Bebek, talvez os bairros mais elegantes e bonitos do Bósforo. Uma opção é reservar um bilhete de autocarro turístico. Por outro lado, a Praça Taksim, situada no coração da cidade, fica a poucos minutos a pé de Sisli. O bairro também fica a uma curta distância a pé de Nisantasi, o centro da moda de vestuário.

Reservar o bilhete do autocarro turístico de Istambul

7. Kadikoy, uma zona calma e residencial

Bairro de Kadikoy| ©Yonca Evren
Bairro de Kadikoy| ©Yonca Evren

Kadikoy é uma zona residencial tranquila de Istambul.

Embora não seja o ponto turístico mais popular, é certamente uma das áreas mais ricas em termos de mercados e restaurantes locais, ideal se estiver à procura de um sabor de iguarias tradicionais turcas. Graças à sua proximidade com o Mar de Mármara, encontrarámuitos mercados de peixe e vendedores de comida de rua, tornando-o um ótimo local para os apreciadores de comida, especialmente se não estiver à procura de gastar muito dinheiro.

De facto, o mercado de peixe de Kadikoy tem sido um dos destinos mais populares das excursões gastronómicas de Istambul nos últimos anos. Os famosos passes gastronómicos completos, como o "Taste of Two Continents", concentram-se tanto na Cidade Velha como em Kadikoy.

Reservar uma excursão gastronómica a Istambul

8. Arnavutköy, o coração da vida nocturna

Bairro de Arnavutköy| ©franzconde
Bairro de Arnavutköy| ©franzconde

Arnavutköy é o coração da vida nocturna de Istambul, bem como um bairro de luxo ao longo do Bósforo, conhecido pelas suas mansões otomanas à beira-mar e restaurantes de peixe.

Durante o dia, é ótimo passear por este bairro pitoresco, observando as muitas casas bonitas que pontilham as margens da água cintilante.

Aqui poderá ver incríveis mansões à beira-mar e iates estacionados ao longo da costa. Também possui uma vida nocturna elegante, graças ao seu bairro pitoresco com vista para a orla do Bósforo. Os restaurantes de luxo servem pratos tradicionais de peixe e os bares de cocktails da moda tocam música à noite, todos com vistas deslumbrantes sobre o Bósforo.

Reservar um aluguer de iate em Istambul

9. Balat, vegetação e passeios à beira-mar sinuosos

Bairro de Balat| ©Asa M
Bairro de Balat| ©Asa M

Balat é um dos bairros mais antigos e mais bonitos de I stambul e deve ser incluído na sua visita guiada a Istambul. Fica escondido ao longo da costa de Eminonu, junto ao Corno de Ouro.

As primeiras coisas em que reparará são os agradáveis parques verdes, muitas vezes cheios de famílias, e os passeios que serpenteiam ao longo da costa e que terminam no final do Corno de Ouro. Coleccionadores de antiguidades, caçadores de pechinchas e nostálgicos afluem às lojas deste bairro, especialmente quando estas realizamleilões animados.

Embora seja verdade que este bairro fica um pouco mais afastado do centro, o facto de haver um ferry panorâmico que liga este bairro ao outro lado facilita o regresso a Sultanahmet ou Beyoğlu depois de um dia de passeio. No passado, eraum bairro para famílias judias e ortodoxas gregas, daí as muitas igrejas e sinagogas que podem ser encontradas aqui. Atualmente, as ruas estão repletas de cafés, restaurantes tradicionais, galerias de arte e lojas vintage.

Reservar uma visita guiada a Istambul

10. Moda, um bairro caracterizado pela sua mistura cultural

Bairro Moda| ©Cristina JJ
Bairro Moda| ©Cristina JJ

Uma visita ao bairro Moda é outro ponto obrigatório na sua visita a Istambul. Muito calmo, está situado no lado asiático. É também uma área residencial popular no lado asiático de Istambul.

Os bancos de Moda e os parques são muito populares entre os jovens locais. Há uma variedade de cafés encantadores, jardins de chá e restaurantes ao longo das margens do Moda e no interior.

É também um bairro moderno, com uma surpreendente mistura de locais de interesse cultural e discotecas, o que o torna ideal para pessoas que procuram conhecer os aspectos tradicionais e culturais de Istambul, mas que também querem festejar quando o sol se põe. Depois de escurecer, a área ganha vida com música ao vivo em bares e pubs.

Reservar uma excursão privada a Istambul