O que ver e fazer em Istambul em janeiro

Se viajar para Istambul em janeiro, não vai encontrar grandes eventos ou festas, mas vai encontrar algo mais importante: o encanto da própria cidade. A verdade é que não importa quando se vai, pois esta grande cidade continua a ser uma das mais atractivas do mundo.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Istambul em janeiro

Torre Galata, Istambul | ©Dennis Sylvester Hurd

Quando estiver a preparar a sua viagem em janeiro, é provável que tente encontrar algo especial para acrescentar às já numerosas atracções de Istambul. Infelizmente, este não é um mês em que se destaque qualquer atividade, festival ou evento especial, embora isso não signifique que seja uma má altura para visitar a antiga Constantinopla.

Só passear pelas suas ruas, talvez cobertas de neve, vale a pena passar vários dias na cidade. O menor número de turistas permitir-lhe-á entrar nos monumentos de uma forma muito mais descontraída e, além disso, poderá provar algumas receitas óptimas para o aquecer. Na minha opinião, não duvide que a sua viagem a Istambul em janeiro será uma experiência inesquecível.

1. Desfrute de um banho turco (e fuja do frio lá fora)

Dentro do banho turco, Aga Hamami| ©Cristina J
Dentro do banho turco, Aga Hamami| ©Cristina J

janeiro é, juntamente com fevereiro, o mês mais frio do ano em Istambul, por isso é melhor planear o maior número possível de actividades no interior. Entre elas, não há possivelmente nenhuma mais relaxante do que desfrutar de um hamam ou banho turco. Este tipo de banho tradicional combina o relaxamento com a limpeza do corpo, embora em tempos também tenha tido uma função social como ponto de encontro.

Atualmente, quase todos os banhos em Istambul oferecem uma lavagem esfoliante, várias massagens e momentos de sauna com o seu bilhete. É preciso ter em atenção que os dois primeiros tratamentos são bastante fortes e não é raro ficar com dores por todo o lado quando se sai. No entanto, sem uma única célula de pele morta e com uma grande sensação de relaxamento.

Se decidir viver esta experiência, nada melhor do que fazê-lo num hammam tradicional com 5 séculos de existência, em cujas instalações pode também desfrutar da sua fabulosa arquitetura, um prazer para os sentidos!

Reserve a sua sessão num banho turco

2. Aproveite os saldos de inverno para comprar

No interior do Grande Bazar de Istambul| ©Bahnfrend
No interior do Grande Bazar de Istambul| ©Bahnfrend

Embora as compras em Istambul estejam sempre associadas a locais como o Grand Bazaar (onde se pode fazer uma visita guiada a Istambul) ou o Egyptian Bazaar (o bazar das especiarias), a verdade é que a cidade turca também oferece grandes oportunidades para quem procura artigos de moda. Em janeiro, pode também aproveitar o início dos saldos de inverno para encontrar bons preços em marcas de topo de gama.

Se preferir fazer compras em locais não muito distantes do centro, basta caminhar pela İstiklal Caddesi. Nas suas muitas lojas, verá um letreiro onde se lê "indirim", que significa "saldos" em turco.

Se veio a Istambul com crianças e quer encontrar as melhores pechinchas, nada melhor do que dirigir-se a um dos grandes centros comerciais da cidade, aos quais pode chegar facilmente de autocarro. Um exemplo é o Centro Comercial Istanbul Cevahir, considerado o maior da Europa. Nos seus mais de 400.000 metros quadrados encontrará:

  • As melhores lojas internacionais e nacionais.
  • Várias salas de cinema.
  • Um teatro.
  • Uma piscina de ondas.
  • Uma montanha russa.
  • Uma pista de bowling.

Reservar uma visita guiada a Istambul

3. Ver a celebração da Epifania

Palácio sede do Patriarcado da Comunidade Greco-Latina.| ©Klearchos Kapoutsis
Palácio sede do Patriarcado da Comunidade Greco-Latina.| ©Klearchos Kapoutsis

Embora a Turquia seja um país predominantemente muçulmano, existem também outras comunidades religiosas, especialmente em grandes cidades como Istambul. Se estiver na cidade no dia 6 de janeiro, poderá assistir à celebração da Epifania pela comunidade ortodoxa da cidade.

Para tal, dirija-se a um dos bairros mais interessantes de Istambul, Fener, onde se encontra o belo palácio que alberga a sede do Patriarcado da Comunidade Greco-Latina. A cerimónia começa com um ritual religioso numa igreja dessa confissão, mas a parte mais curiosa vem depois.

Os presentes caminham até à beira-mar e o Patriarca lança uma cruz à água. De seguida, muitos jovens saltam para a água para tentar resgatá-la. É uma tradição emocionante e colorida que vale a pena ver.

Como chegar a Fener

Embora outros bairros de Istambul também realizem rituais semelhantes, como Kuzguncuk, Buyukada e Yesilkoy, a cerimónia de Fener é a mais conhecida. Para lá chegar, há várias opções:

A rede de transportes públicos de Istambul.

  • Apanhar o autocarro junto à Ponte Galata, em frente ao Bazar das Especiarias. Os autocarros que vão para Fener são o 99 A e o 48 E.

Reservar uma visita guiada a Istambul

4. Aprecie a grande variedade de sopas de Istambul

Sopa Tarhana çorba| ©Sofrabezi
Sopa Tarhana çorba| ©Sofrabezi

Não é preciso estar frio para que os turcos comecem todas as refeições (mesmo os pequenos-almoços) com uma sopa**(uma çorba na língua deles**). No entanto, é quando a temperatura desce que este tipo de comida está no seu melhor. Não hesite em experimentar as muitas variedades que a cozinha turca tem para oferecer. Algumas das mais conhecidas são estas:

  • Tarhana çorbası: um dos pratos mais tradicionais do país, e talvez um dos mais estranhos devido à sua textura. Os ingredientes básicos são tomates, cebolas, pimentos e, claro, vários tipos de especiarias. Depois de tudo cozinhado, junta-se a farinha e o iogurte e deixa-se fermentar até estar pronto.
  • Beyran çorbası: saborosa sopa de borrego com arroz.
  • İşkembe çorbası: Pode achar esta sopa um pouco estranha à primeira vista, uma vez que o seu ingrediente principal é a tripa. No entanto, posso garantir-vos que é deliciosa e, além disso, diz-se que é óptima para as ressacas.
  • Ezogelin çorbası: juntamente com a anterior, a minha sopa turca preferida. A sopa da noiva (significado do nome) é feita com lentilhas vermelhas, bulgur e paprika. No entanto, nos restaurantes mais tradicionais, é temperada com especiarias picantes.
  • Domates: A sopa de tomate é muito comum em quase todos os lokantasis (restaurantes tradicionais onde normalmente se tem de ir com um tabuleiro para escolher a comida).
  • Mercimek çorbası: uma sopa de lentilhas bastante espessa.
  • Tavuk: talvez a mais conhecida pelos espanhóis, uma vez que é uma sopa de galinha.

Reservar uma visita gastronómica a Istambul

5. Aproveitar a ausência de turistas para entrar na Hagia Sophia em paz e sossego.

Hagia Sophia| ©Dennis Jarvis
Hagia Sophia| ©Dennis Jarvis

Um dos pontos turísticos imperdíveis de Istambul é a antiga basílica deHagia Sophia (Aya Sofia). Em janeiro, com muito menos visitantes do que no resto do ano, poderá ver o interior à vontade. No entanto, tenha em atenção que não é permitida a entrada durante o período de oração. Durante o resto do tempo, a visita é gratuita.

Entrar neste monumento, que voltou a ser mesquita depois de ter sido museu durante décadas, significa contemplar a grandeza da sua construção, que inspirou mais tarde a estrutura das mesquitas otomanas.

Uma vez que foi convertido em mesquita, devem ser respeitadas certas regras de comportamento ao entrar. As mulheres, por exemplo, têm de cobrir a cabeça, enquanto os homens não podem entrar de calções (algo que, de qualquer modo, não quererá fazer no inverno). À porta, encontrará lenços para colocar no cabelo ou para improvisar uma espécie de sarongue.

Reservar uma visita guiada a Hagia Sophia

6. Comer batatas assadas típicas do inverno de Istambul no bairro de Ortakoy

Batatas assadas| ©Alfredo
Batatas assadas| ©Alfredo

Embora seja possível encontrar batatas assadas no inverno em mais locais, Ortakoy, situado junto ao Bósforo (quase debaixo da ponte) no bairro de Besiktas, merece definitivamente uma visita. De facto, um dos costumes mais difundidos entre os residentes de Istambul que visitam este bairro é o de comprar esta deliciosa comida de inverno nas bancas que aí se encontram. Recomendo que encontre um lugar para se sentar e saborear esta comida humilde e saborosa enquanto contempla o bairro asiático de Üsküdar, situado do outro lado da rua.

Atualmente, é um dos bairros mais populares e tem um ambiente muito jovem e moderno. Passear à beira-mar e à volta da praça, observando as multidões ou sentando-se para tomar uma chávena de chá, é uma das melhores coisas para fazer em Istambul em janeiro.

A pequena mesquita de Ortakoy, situada quase sobre a água, é também uma visita obrigatória. Por fim, as ruas do bairro são das mais animadas se quiser desfrutar de uma noite em Istambul.

Como chegar a Ortakoy

A Praça Ortakoy fica a meia hora a pé de outro ponto turístico imperdível de Istambul, o Palácio Dolmabahce.

Pode apanhar o elétrico até à paragem de Kabatas e depois apanhar o autocarro 22 para a Praça Ortakoy.

Reservar um passeio gastronómico por Istambul

7. Não se vá embora sem experimentar as bebidas de inverno de Istambul - salep e boza.

Bebida Boza| ©Ikonact
Bebida Boza| ©Ikonact

Tenho a certeza de que tomará mais do que um chá durante a sua estadia, incluindo a variedade com sabor a maçã que só os turistas bebem. Poderá também experimentar o raki ou o ayran, duas das outras bebidas tradicionais da cidade. Em janeiro, no entanto, encontrará outros tipos de bebidas mais sazonais.

O primeiro, considerado o mais popular no inverno, é o salep, feito com bolbo de orquídea, leite quente e canela. Não é preciso fazer muito esforço para o encontrar, pois está disponível em inúmeras bancas espalhadas pela cidade.

Outra boa opção para janeiro é a boza. Com um teor alcoólico ligeiro, esta bebida é oferecida por numerosos vendedores ambulantes em muitos pontos da cidade. O seu poder de aquecimento é comprovado pelo facto de ter sido oferecida aos soldados otomanos para os proteger do frio.

Reservar uma visita gastronómica a Istambul

8. Não perca a vista de Sultanahmet na neve

Sultanahmet na neve| ©AYTEKİN GÜNYÜZÜ
Sultanahmet na neve| ©AYTEKİN GÜNYÜZÜ

O mês de janeiro em Istambul caracteriza-se por temperaturas baixas. A neve, embora não caia todos os anos e não seja muito abundante, é bastante frequente e dá à cidade um aspeto completamente diferente. Se nevar durante a sua estadia, não deixe de dar um passeio por Sultanahmet para ver como a Hagia Sophia, o Hipódromo ou a Mesquita Azul se transformam com um manto de branco.

Para além de passear e tirar fotografias, também pode ser uma boa ideia ir a um dos restaurantes com dois pisos ou terraços da zona. A partir deles, poderá ter uma vista mais ampla e espetacular.

Reservar uma visita guiada a Hagia Sophia

9. Patinar no gelo

Pessoas na pista de gelo do Buzzfest| ©Devan E
Pessoas na pista de gelo do Buzzfest| ©Devan E

Em Istambul, terá a oportunidade de fazer algo que provavelmente nunca esperou: patinar no gelo. Nos últimos anos, o distrito de Kadiköy tem vindo a acolher o Buzzfest, uma série de actividades que incluem uma pista de gelo aberta ao público, bem como eventos surpresa no dia de Ano Novo e bancas de artesanato.

A pista e outras actividades têm lugar no Parque Kalamış Atatürk desde o início de janeiro até ao início de fevereiro. Para lá chegar, a melhor forma é apanhar o ferry a partir de Eminonu.

A pista de gelo pode ser utilizada por qualquer pessoa com mais de 4 anos de idade, em sessões que duram cerca de 30 minutos. Para aqueles que nunca patinaram antes, um instrutor de patinagem estará à disposição para lhes dar algumas instruções que os ajudarão a desfrutar da experiência. Embora a utilização do ringue custe cerca de 10 liras, os patins e as joelheiras são fornecidos gratuitamente pelos organizadores.

10. Assistir a um espetáculo de ópera ou de ballet

Centro Cultural Atatürk| ©A.Savin
Centro Cultural Atatürk| ©A.Savin

O programa cultural em Istambul é bastante extenso ao longo de todo o ano, mas nos meses de inverno apreciará poder assistir a uma ópera ou a um espetáculo de ballet num local aquecido.

O melhor local para apreciar estes espectáculos é o Centro Cultural Atatürk (AKM), um grande complexo que foi recentemente renovado e reaberto após várias décadas. Situado na Praça Taksim, alberga um grande auditório com capacidade para 2 040 espectadores, bem como um teatro, uma biblioteca, uma galeria de arte e várias salas para actividades culturais.

Como principal centro cultural da cidade, o AKM alberga a companhia de ballet da cidade, a Orquestra Sinfónica de Istambul e o Teatro Estatal. No Natal, o AKM acolhe um grande concerto de Ano Novo, mas durante o mês de janeiro o programa é contínuo e certamente encontrará algo que se adeqúe ao seu gosto.

Como é que está o tempo em Istambul em janeiro?

Neve em Istambul| ©Leandro Centomo
Neve em Istambul| ©Leandro Centomo

O frio e a humidade são as principais características do clima de Istambul durante este mês. A média das temperaturas máximas é de 9°C, enquanto as mínimas raramente ultrapassam os 3°C. Embora estas temperaturas sejam facilmente suportáveis com roupas de inverno, deve ter em conta que a sensação térmica é normalmente mais baixa devido à humidade e ao vento acima mencionados.

Por outro lado, o mais desconfortável que poderá encontrar é a chuva, que é bastante frequente durante este mês. Nalgumas ocasiões, a precipitação é sob a forma de neve, embora, como não é muito pesada, tenda a durar pouco tempo antes de derreter.

Ao fazer as malas, nunca se esqueça de verificar a previsão do tempo com alguns dias de antecedência e não se esqueça de levar um guarda-chuva.