O que ver e fazer em Istambul em outubro

Em outubro, Istambul oferece aos seus visitantes toda a sua beleza à luz ténue do outono. As mesquitas, os palácios, os edifícios históricos e os jardins adquirem uma cor especial que os torna ainda mais atractivos.

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 9 minutos

O que ver e fazer em Istambul em outubro

Istambul, Turquia | ©Mert Kahveci

Sem o calor do verão e antes de chegar o frio caraterístico do inverno, esta cidade turca está no seu melhor nos meses de outono, incluindo outubro. Visitar tudo o que Istambul tem para oferecer é também mais cómodo, uma vez que a afluência de turistas diminui consideravelmente.

Embora ninguém deva deixar de visitar o interior dos seus monumentos, em outubro desfrutará quase tanto das mesquitas com a tonalidade dourada da luz outonal. Além disso, a cidade oferece algumas actividades especiais para melhorar ainda mais a experiência de passar alguns dias na cidade.

1. Relaxar num hammam tradicional

Hamam tradicional|©Ata Ebem
Hamam tradicional|©Ata Ebem

Esfoliação, massagem, banho turco? Se depois de passar horas a admirar os melhores monumentos de Istambul quiser relaxar, descansar e deixar-se mimar, nada melhor do que fazê-lo num hammam tradicional.

Este banho turco tem também 5 séculos de existência (o negócio terá sobrevivido durante 500 anos, não acha?) e o edifício onde está instalado tem uma arquitetura digna de admiração.

outubro é também a altura ideal para reservar um bilhete para o hammam, porque chove frequentemente em Istambul. Encontra algum "mas" a este plano?

Reservar um bilhete para o banho turco

2. A arte mais contemporânea da Bienal Internacional de Istambul

Arte na Bienal Internacional de Istambul| ©Kami C
Arte na Bienal Internacional de Istambul| ©Kami C

Os amantes da arte contemporânea têm um encontro marcado em Istambul de dois em dois anos, durante os meses de outubro e novembro. A Bienal da cidade é considerada uma das mais importantes do mundo, embora não atinja o nível da Bienal de Veneza.

Este festival de arte contemporânea realiza-se desde meados da década de 1980. Normalmente, participam mais de 70 artistas de vários países do mundo, uma vez que os organizadores da Bienal de Istambul pretendem incluir arte de culturas que geralmente recebem menos atenção na Europa, como a África e a Ásia.

As exposições e actividades da Bienal decorrem em vários locais da cidade, como o Museu de Pintura e Escultura e o Museu Pera. Embora estes locais sejam interessantes, na minha opinião, vale mais a pena visitar outros locais como a Basílica da Cisterna, Santa Irene ou a Ilha Büyükada, pois acrescentam as suas próprias atracções ao que está exposto.

Reservar uma visita guiada à Cisterna da Basílica

3. A melhor altura para comer peixe no bairro de Karaköy

Visitar Karaköy| ©Philipp Alexander
Visitar Karaköy| ©Philipp Alexander

É certo que se pode comer bom peixe em Istambul em qualquer altura do ano, mas os próprios habitantes locais afirmam que não há melhor altura do que o outono. O bairro histórico de Karaköy é, desde há séculos, um dos principais pontos de venda de peixe fresco da cidade e, atualmente, é possível encontrar alguns locais que oferecem pratos inesquecíveis.

Entre os melhores pratos a escolher está o famoso balik ekmek, uma sanduíche de cavala que não deixa ninguém indiferente. Além disso, poderá assistir à sua preparação mesmo à sua frente, em apenas alguns minutos.

Claro que também pode optar por outras receitas mais elaboradas. Entre elas, um outro clássico da comida de rua da cidade: os mexilhões recheados, que poderá provar se reservar uma visita gastronómica a Istambul.

Reservar uma excursão gastronómica em Istambul

4. Subir à Torre Galata e ver a cidade sob a luz dourada do outono

Torre Galata| ©A.Savin
Torre Galata| ©A.Savin

O outono, mais especificamente outubro, é definitivamente a melhor altura para subir à Torre Galata, talvez juntamente com a primavera. Não só poupará muito tempo nas filas devido à menor afluência de turistas, como também poderá ver as melhores vistas da cidade com uma luz que a torna ainda mais bonita.

Para lá chegar da forma mais descontraída possível, o melhor é encontrar a paragem do funicular Tünel (fica um pouco escondido, na Rua Tersane, depois de atravessar a Ponte Galata em direção à torre).

Uma vez lá, a subida à torre é bastante fácil, pois existe um cómodo elevador até ao topo. Uma vez no topo, a partir de uma varanda que rodeia a sua estrutura circular, poderá ver o Palácio de Topkapi, a Mesquita Azul, a Mesquita de Soleiman, o Corno de Ouro e muitas outras maravilhas de Istambul que certamente conhecerá em profundidade se reservar uma visita guiada a Istambul

.

Informações práticas sobre a Torre Galata

  • Horário de abertura: diariamente das 9:00 às 12:00
  • Preço: cerca de 6,20 euros

Reservar uma visita guiada a Istambul

5. Assistir às sessões do Akbank Jazz Festival

No Festival de Jazz Akbank| ©Francesco Martinelli
No Festival de Jazz Akbank| ©Francesco Martinelli

O Akbank Jazz Festival, o mais antigo festival de jazz da Turquia, realiza-se em Istambul durante 10 dias em outubro. Se é fã deste tipo de música, esta é a oportunidade perfeita para assistir a um dos concertos.

Os concertos organizados pelo festival contam com a participação de estrelas internacionais do jazz, bem como de jovens artistas de jazz em ascensão. No total, durante estes dias, será possível assistir a mais de 100 artistas distribuídos pelos 10 principais locais do evento. Além disso, também são organizados workshops e projecções de filmes.

Os locais dos concertos incluem o Galataport Istanbul Paket Post Office, o Museu Gazhane, o Galatasaray Lyceum e o Pera Palace Hotel.

Aproveite a oportunidade para visitar o Pera Palace Hotel

Se decidir assistir a um dos concertos do festival e quiser aproveitar a oportunidade para conhecer uma parte histórica da cidade, o Pera Palace Hotel é uma opção imbatível. O belo edifício foi construído em 1892, nada mais nada menos, com o objetivo de proporcionar alojamento aos viajantes do lendário Expresso do Oriente.

Para além do seu indubitável valor histórico e estético e das maravilhosas vistas das suas instalações, o hotel é visitado por muitos curiosos que querem ver dois quartos em particular: o quarto 101, dedicado a Mustafa Kemal Atatürk e o quarto 411, onde Agatha Christie ficou para escrever Assassinato no Expresso do Oriente.

Reservar uma visita guiada ao centro histórico de Istambul

6. Passear pelas ruelas frondosas de Gulhane

Parque Gülhane| ©Miriam Mezzera
Parque Gülhane| ©Miriam Mezzera

Apesar de ter melhorado muito nos últimos anos (devia tê-lo visto há duas décadas), o trânsito no centro de Istambul pode ser avassalador. Não há melhor lugar para relaxar do que o Parque Gülhane, que está no seu melhor em finais de setembro e outubro.

Gulhane é o parque que conduz ao Palácio Topkapi e a alguns dos melhores museus da cidade. Passear pelos seus caminhos em outubro, como fazem muitas famílias locais, permitir-lhe-á apreciar as belas cores das árvores de outono.

No final do jardim, encontrará um café onde se poderá sentar para tomar uma bebida e desfrutar de excelentes vistas do lado asiático da cidade.

Aproveite o passeio para entrar no Palácio de Topkapi ou no museu arqueológico

Uma visita ao Palácio Topkapi é um dos pontos turísticos obrigatórios de Istambul. A antiga residência dos sultões é hoje um grande museu ao qual se deve dedicar várias horas. Alberga várias salas muito interessantes, como as que contêm peças do tesouro do antigo Império Otomano, a sala das relíquias e, sobretudo, o harém. Os seus jardins são também óptimos para passear e apreciar as vistas da cidade.

No mesmo Parque Gülhane encontram-se também duas secções do museu arqueológico. As exposições mostram grande parte da história da região, incluindo o impressionante Sarcófago de Alexandre e o Sarcófago de Meleager.

Reservar uma excursão com entrada no Palácio de Topkapi

7. Escapadela às Ilhas dos Príncipes

Visitar as Ilhas dos Príncipes| ©Binary Koala
Visitar as Ilhas dos Príncipes| ©Binary Koala

Apesar de estarmos em outubro e de haver menos turistas, o trânsito e a agitação das ruas de Istambul não diminuem. Provavelmente, não há melhor lugar para relaxar durante algumas horas do que as Ilhas dos Príncipes, que estão no seu melhor momento no outono, de acordo com muitos.

Há oito ilhas neste pequeno arquipélago no Mar de Mármara, embora apenas quatro sejam habitualmente visitadas. Durante o período bizantino, foram utilizadas como local de exílio para príncipes e nobres desonrados. A sua beleza fez com que, ao longo do tempo, a aristocracia otomana começasse a construir palácios de madeira, bem como algumas moradias que ainda hoje podem ser vistas.

Como os carros são proibidos, o ambiente é muito tranquilo, especialmente a partir de outubro. Para lá chegar, pode apanhar um dos ferries de Kabataş ou Sirkeci ou reservar uma das excursões organizadas para Buyukada, uma das ilhas principais.

Reservar uma excursão para as Ilhas dos Príncipes

8. Desfrute de um sumo de romã fresco

Sumo de romã| ©Natalie B
Sumo de romã| ©Natalie B

Embora se possa encontrar sumo de romã noutras alturas do ano, a melhor altura para o provar é durante a época da romã, que começa em outubro. Aproveitando esta altura, numerosas bancas de rua começam a oferecer o sumo a preços muito baixos e não deve perder a oportunidade de pedir um copo e bebê-lo enquanto passeia ou se senta num banco.

As bancas de sumo de rom ã (e de outros frutos) tornaram-se uma caraterística da cidade, especialmente a partir do outono. Um bom local para o provar é nas ruas movimentadas em frente à esplanada da estação de autocarros de Eminonu.

Esta é uma zona pouco visitada pelos turistas, apesar da sua proximidade com o bazar das especiarias, e onde encontrará não só sumos de romã, mas também lojas de doces a preços muito mais baratos do que em Sultanahmet.

9. Surpreenda-se com o Festival de Marionetas de Istambul

Participante do Festival de Marionetas de Istambul| ©Baran Saygin
Participante do Festival de Marionetas de Istambul| ©Baran Saygin

Quando ouve a palavra marioneta, pode pensar que este é um plano ideal se esteve em Istambul com crianças. No entanto, neste festival encontrará espectáculos para todas as idades e temas.

O festival dura aproximadamente 11 dias e envolve companhias de todo o mundo. Nos seus diferentes espaços, encontrará também workshops para aprender a fazer marionetas, projecções de filmes e conferências, sempre com o mundo das marionetas como tema principal.

Como curiosidade, saiba que a arte das marionetas tem uma longa tradição na Turquia, onde era conhecida pelo nome de Karagöz. Durante o tempo do Império Otomano, este tipo de arte espalhou-se pelos seus domínios nos Balcãs, no Norte de África e no Médio Oriente.

10. Celebrar o Cumhuriyet Bayramı ou Dia da República com os habitantes locais

Dia da República em Istambul| ©Y. Oğuz
Dia da República em Istambul| ©Y. Oğuz

Se estiver em Istambul no final de outubro, poderá assistir às celebrações de uma das datas mais importantes da história moderna da Turquia, o Dia da República. Durante alguns dias, a partir de 28 desse mês, a cidade enche-se de desfiles, espectáculos e fogo de artifício para celebrar a ocasião.

Cumhuriyet Bayramı, o nome turco da celebração, tem as suas origens na criação do Estado turco moderno por Atatürk. Assim, em 29 de outubro de 1923, os sultões perderam o poder e foi declarada a República Turca.

Para além dos desfiles coloridos e dos espectáculos musicais, a parte mais espetacular das celebrações é o fogo de artifício. Com as luzes a reflectirem-se no Bósforo, o efeito é absolutamente magnífico e posso garantir-lhe que não o esquecerá.

11. Junte-se (com moderação) às celebrações da Oktoberfest.

Desfrutar da Oktoberfest| ©Max D
Desfrutar da Oktoberfest| ©Max D

A Oktoberfest é uma tradição alemã bem conhecida, mas se gosta de cerveja, encontrará uma versão mais pequena em Istambul. Não se esqueça que durante décadas houve muita emigração da Turquia para a Alemanha e não é de estranhar que alguns dos retornados tenham trazido consigo alguns dos seus costumes.

Embora possa encontrar celebrações em alguns pubs da cidade, a mais famosa é organizada pelo Bomontiada Art Complex, uma cervejaria histórica de Istambul. Esta festa tem lugar durante 3 dias, principalmente no Populist, um bar situado no bairro de Sislis.

Para lá chegar, basta apanhar a linha 2 do metro de Taksim, sair na estação de metro de Osmanbey e caminhar cerca de 10 minutos até Birahane Sk.

O tempo em Istambul em outubro

Getting around Istambul| ©Surreal Name Given
Getting around Istambul| ©Surreal Name Given

É sempre aconselhável verificar a previsão do tempo pouco antes de viajar, mas para lhe dar uma ideia aproximada, em outubro a média das máximas ronda os 20°C, enquanto a média das mínimas ronda os 13°C.

Como pode ver, não está muito frio, mas deve ter em conta que chove com alguma frequência. Por isso, não se esqueça de levar um guarda-chuva ou, pelo menos, roupa impermeável.