O que ver e fazer em Istambul em agosto
Istambul é um dos melhores destinos para todos os tipos de viajantes. Eis algumas recomendações para o ajudar a tirar o máximo partido da sua estadia durante esta época do ano
A história da antiga Constantinopla é evidente nas muitas atracções que Istambul tem para oferecer. É possível passar semanas a percorrer as suas mesquitas, palácios, praças, museus e ruas sem nunca conhecer a cidade por completo, pois cada um dos seus bairros esconde novos e interessantes recantos.
Embora o mês de agosto tenha vários inconvenientes, principalmente o calor e o grande número de turistas, a visita continua a ser altamente recomendável. Para além dos seus monumentos mais importantes, poderá desfrutar de outros locais e actividades que o marcarão de forma indelével.
1. Aproveite o autocarro turístico para chegar às principais atracções
O calor de agosto pode tornar incómoda a caminhada pelas ruas de Istambul para chegar às atracções turísticas. Uma boa maneira de evitar a fadiga causada por estas temperaturas é reservar um dos autocarros turísticos oferecidos na capital turca.
Graças às suas paragens gratuitas, onde pode entrar e sair quantas vezes quiser, poderá chegar às principais atracções da cidade, desde o Palácio Topkapi até à Praça Taksim, sem esquecer todas as localizadas à volta do Corno de Ouro ou mesmo da Ponte do Bósforo.
Os bilhetes dos autocarros turísticos têm diferentes validades, dependendo da sua preferência. Pode comprá-los para 1, 2 ou 3 dias, consoante a duração da sua estadia na cidade e os seus planos.
2. Fuga para as Ilhas dos Príncipes
Se se sentir um pouco cansado da eterna azáfama das ruas de Istambul e se as altas temperaturas o tiverem desgastado, basta reservar uma excursão às Ilhas dos Príncipes para passar um dia mais fresco e relaxante. Para começar, não ouvirá qualquer ruído de trânsito nas ilhas, uma vez que os automóveis são estritamente proibidos. Apenas bicicletas ou carruagens puxadas por cavalos podem ser utilizadas para se deslocar, uma forma de evitar a poluição das áreas naturais.
O nome engloba um total de 9 ilhas localizadas no Mar de Mármara. Segundo a lenda, várias princesas foram para elas exiladas por comportamentos considerados impróprios pelos imperadores bizantinos. Atualmente, apenas 4 das 9 ilhas podem ser visitadas: Heybeliada, Burgazada, Kinaliada e a maior, Buyukada. É esta última que normalmente atrai mais visitantes, pois as suas casas vitorianas são complementadas por uma vegetação fantástica, praias e a maravilhosa igreja de Hagios Giorgio.
A forma mais conveniente de passar um dia é reservar uma excursão organizada para Buyukada, embora também se possa apanhar um ferry a partir do cais de Kabatas.
3. Deixe-se maravilhar pela Cisterna da Basílica (Yerebatan Sarnici)
Uma das melhores coisas para fazer no centro histórico de Istambul, perfeito para escapar um pouco do calor da cidade, é reservar uma visita guiada à Cisterna da Basílica, construída no século VI como parte do sistema de abastecimento de água para o palácio dos monarcas bizantinos.
Na altura, esta cisterna fazia parte de uma basílica, que agora desapareceu completamente. À superfície, ninguém imagina o que este espaço subterrâneo esconde, e todos os visitantes ficam surpreendidos quando, ao descerem as escadas, encontram uma grande sala com capacidade para armazenar 10.000 metros cúbicos de água.
Este verdadeiro oásis de frescura no meio da cidade alberga 336 colunas de 9 metros de altura. Curiosamente, não existe uma uniformidade estilística entre elas, uma vez que antes de serem trazidas para a cidade faziam parte de outras estruturas ou monumentos. As colunas mais famosas são, sem dúvida, aquelas cuja base representa a cabeça de uma Medusa. A sua cor esverdeada e a sua fraca iluminação criam uma atmosfera verdadeiramente mágica.
Outras cisternas próximas
Embora a Yerebatan seja, sem dúvida, a mais famosa e espetacular, também é possível visitar outras antigas cisternas de água na zona de Sultanahmet. Entre elas está a Cisterna Binbirdirek, situada entre o Hipódromo e o Fórum.
Outra opção é entrar na chamada Cisterna de Teodósio, que estava ligada ao Aqueduto de Valens. Recomendo que consulte o seu sítio Web, pois por vezes realizam-se aqui concertos de música clássica e outras actividades.
4. Desfrutar de um cruzeiro no Bósforo
Outro plano ideal para agosto é reservar um cruzeiro no Bósforo. A partir do mar, poderá contemplar a beleza e a diversidade de Istambul de uma forma totalmente diferente e única.
Além disso, graças ao audioguia e ao mapa fornecido, poderá localizar facilmente todos os pontos de interesse e não perderá nenhum pormenor da história da cidade, bem como dos seus locais mais emblemáticos, como o Palácio Dolmabahçe ou a Mesquita de Ortaköy. E, claro, terá a oportunidade de tirar fotografias espectaculares das pontes que ligam a Ásia à Europa.
O cruzeiro de 90 minutos permitir-lhe-á desfrutar de vistas panorâmicas do Estreito de Bósforo, bem como admirar Istambul de uma forma muito especial. O melhor de tudo é que, especialmente se a sua estadia em Istambul for curta, poderá entrar rapidamente e sem filas de espera.
5. Passar um dia na praia
Embora a cidade de Istambul não tenha praia dentro dos seus limites urbanos, se quiser aproveitar a sua viagem para passar algumas horas deitado na areia e dar um mergulho, encontrará opções muito interessantes nos arredores. Também é algo que irá apreciar se quiser refrescar-se um pouco antes de regressar para visitar os monumentos mais importantes. Também pode reservar um passeio de iate em Istambul e desfrutar de toda a experiência.
- Florya Günes: Esta é a praia mais próxima de Istambul, embora seja possivelmente a de menor qualidade. Por estar tão perto da cidade, tende a ficar muito cheia durante o mês de agosto e será difícil encontrar um lugar na areia. A melhor maneira de lá chegar é através da linha de metro Marmaray, que vai de Sirkeci até à estação de comboios de Florya.
- Terapia da Praia Solar em Kilyos (Mar Negro): Na cidade de Kilyos encontrará várias praias interessantes. A Praia Solar estende-se por 1 quilómetro e está muito bem equipada com um terraço, um restaurante e um bar. Durante o mês de agosto, realizam-se aqui vários festivais. Por favor, note que é cobrada uma taxa. Pode chegar lá através do autocarro 151 (da paragem de metro Haci Osman) ou através de um transporte especial a partir do cais de Besiktas.
- Agva Kilimli Dark (Mar Negro): Esta praia destaca-se por estar localizada num ambiente natural verdadeiramente paradisíaco. Este facto tornou-a um destino popular para os caminhantes. A maneira mais fácil de chegar aqui é ir a Üsküdar e apanhar o autocarro 139 A.
- A praia de Burc:::: é gerida pela Associação de Licenciados da Universidade do Bósforo. Com areia muito fina, o local está equipado com um grande terraço, bar e café, bem como vários restaurantes. Nas noites de fim de semana, há festas e concertos. O autocarro 151, que pode ser apanhado na estação de metro Haci Osman, deixa-o na zona sem qualquer problema.
6. Não perca a vida nocturna em Kadıköy
Nos últimos anos, o bairro de Kadiköy tornou-se um dos mais animados de Istambul. Se estiveres na cidade em agosto, recomendo que passes uma noite a passear pelas suas ruas e a conhecer a sua grande variedade de cafés, bares e pubs.
Embora possas chegar lá de outras formas, na minha opinião não há melhor maneira do que apanhar um ferry em Karakoy e sair na fabulosa estação de comboios do lado asiático de Istambul: Haydarpasa. Só para ver este edifício, uma prenda do Kaiser Wilhelm II aos sultões no início do século XX, vale a pena a viagem. Aliás, recomendo que se sente no terraço praticamente sobre a água e tome uma chávena de chá enquanto aprecia a vista.
Depois, é só passear pelas ruas do bairro, percorrer as lojas da zona e entrar num restaurante ou num pub para descobrir o bom ambiente.
7. Fuja da agitação no bairro de Üsküdar
Enquanto Sultanahmet, İstiklal Caddesi e a zona da Torre de Gálata tendem a estar cheias de turistas em agosto, I stambul tem outros bairros interessantes onde não encontrará tais multidões. Üsküdar, na parte asiática da cidade, é um dos mais recomendados. Se chegar de ferry a partir de Eminonu (embora também possa optar pelo comboio submarino Marmaray), o itinerário mais interessante começa ao longo da costa até chegar ao chamado "bairro das telenovelas", Kuzguncuk.
Esta zona, repleta de casas coloridas e pequenos jardins, tornou-se famosa por ter servido de cenário a várias telenovelas turcas. O bairro tem também uma mistura interessante de locais modernos, jovens e tradicionais. Depois de um passeio, deve descer a rua em direção à bela Mesquita Atik Valide, mantendo-se atento a todas as atracções ao longo do caminho.
O próximo ponto de interesse é o Cemitério de Karacaahmet, situado num belo parque no meio do bairro. Descendo em direção ao mar, não pode perder a Mesquita Mihrimah Sultan(uma das melhores mesquitas de Istambul, na minha opinião), bem como um passeio pelo mercado de peixe, incluindo restaurantes, localizado nas proximidades.
8. Visitar Eyüp e ver o pôr do sol no café Pierre Loti
Embora estas visitas possam ser feitas durante todo o ano, o verão é talvez a melhor altura para as fazer, especialmente se quiser desfrutar das maravilhosas vistas a partir do terraço ao ar livre do café Pierre Loti. O meu conselho é que passe uma parte da tarde a passear pelo bairro antes de apanhar o funicular para o café.
O bairro de Eyüp é também um local ideal para escapar às multidões de turistas. O ambiente é quase exclusivamente local. Considerada como uma das mais conservadoras da cidade, a mesquita de Eyüp é o principal ponto de interesse. Do ponto de vista religioso, é o terceiro local de peregrinação mais importante para os muçulmanos de todo o mundo, e no seu interior encontra-se o túmulo de Abbu Ayyub al-Ansari, assistente de Maomé.
Quando sair da mesquita, recomendo que dê um passeio pela praça adjacente. Tanto aí como nas ruas próximas, poderás ver uma outra Istambul, quase sem turistas e com lojas para os habitantes locais. É realmente um passeio animado e que vale a pena. Por fim, terá de apanhar o telef érico que o leva até ao cimo de uma pequena colina. A colina é na verdade um cemitério que vale a pena visitar, mas é melhor apanhar o teleférico e descer a pé.
Informações práticas
- Visita guiada: existem algumas visitas guiadas ao longo do Corno de Ouro que permitem visitar a Mesquita de Eyüp.
- Como chegar a Eyüp: a melhor maneira é de autocarro a partir da estação de Eminonu (há muitas linhas que fazem a viagem), embora também se possa ir a pé a partir de Fener.
- Teleférico: funciona entre as 8:00 e as 23:00 e pode ser pago com o cartão de transporte da cidade, tal como o autocarro.
9. Música no Rock 'n' Coke
Se gosta de rock, está com sorte, pois Istambul acolhe um dos maiores festivais de rock do mundo durante três dias em agosto. Patrocinado pela marca Coca-Cola, o Rock 'n' Coke reúne todos os anos algumas das melhores bandas de todo o mundo.
Os palcos deste macro-festival estão localizados ao ar livre e é possível passar a noite na área de campismo montada para o festival. O local dos concertos situa-se no aeródromo de Hezarfen, a 50 quilómetros da cidade.
Há também um pequeno parque de diversões e uma zona comercial. Embora se trate principalmente de rock, também se encontram actuações de outros estilos musicais.
10. Assistir aos desfiles do Dia da Vitória ou de Zafer Bayramı.
Se estiver em Istambul no final de agosto, mais precisamente no dia 30, assistirá aos desfiles do Dia da Vitória na cidade.
Nesta data, o país celebra a vitória na guerra contra o exército grego em 1922, um conflito que fez de Mustafa Kemal Atatürk, o pai da Turquia moderna, o líder do país.
Realizam-se desfiles militares e outras celebrações em todo o país, incluindo em Istambul. Além disso, vários dos edifícios mais emblemáticos da Turquia são iluminados com a bandeira do país. No entanto, não se esqueça de que se trata de um feriado, pelo que algumas lojas poderão estar fechadas.
11. Fazer uma pequena viagem até à Floresta de Belgrado
Se sentir falta de mais vegetação em Istambul, especialmente com o sol de agosto, o meu conselho é que faça uma viagem de um dia à vizinha Floresta de Belgrado. Como muitos habitantes locais fazem durante as suas férias ou fins-de-semana, pode relaxar e caminhar ao longo de trilhos marcados no meio de uma vegetação deslumbrante.
No total, esta floresta cobre cerca de 5.000 hectares de terra e está localizada apenas a uma hora do centro da cidade. Para além de um pouco de caminhada, pode andar de barco na floresta ou fazer um piquenique nas áreas de piquenique designadas.
Chegar a esta área não é muito complicado. A forma mais prática é apanhar o metro em direção a Haci Osman e depois apanhar o autocarro 42 HM para Bahçeköy. Em alternativa, algumas pequenas agências de viagens no centro de Istambul oferecem excursões de um dia a esta zona.
Previsão do tempo em Istambul em agosto
A cidade de Istambul oferece muitas coisas para fazer e para ver, independentemente da altura do ano em que se vá. Quanto ao tempo em agosto, é praticamente o mesmo que se estivesse em Istambul em julho: quente e húmido. Embora seja sempre bom verificar a previsão do tempo antes de viajar, as temperaturas máximas deverão rondar os 30°C e as mínimas não descerão abaixo dos 20°C.
A melhor coisa de agosto é que a chuva é rara, embora não se surpreenda se ocorrer uma trovoada de verão.