Os melhores museus de Munique
Mergulhe na história e na cultura de Munique visitando os seus incríveis museus de tecnologia, ciência, arte, automobilismo e muito mais. Está pronto para os descobrir?
Munique é uma cidade alemã vibrante com um rico património histórico, cultural e artístico. As suas ruas albergam uma grande variedade de museus, para todos os gostos e idades.
Entre as coisas para ver e fazer em Munique, uma visita a alguns museus é obrigatória . Pode visitar o Museu Glyptothek, com a sua arte greco-romana; o Museu FC Bayern Erlebniswelt, dedicado ao clube de futebol Bayern; o Museu BMW, com a história desta marca emblemática e muitos outros que listarei abaixo.
1. Museu FC Bayern Erlebniswelt
Na cidade de Munique encontra-se o Museu FC Bayern Erlebniswelt, cujas exposições são dedicadas ao famoso clube de futebol local, o Bayern. A sua história, os seus feitos e o seu impacto no mundo do desporto.
A área de exposição deste museu tem mais de 3.000 metros quadrados, onde poderá ver todos os troféus e prémios que o clube conseguiu acumular desde a sua fundação em 1900, incluindo a Liga dos Campeões da UEFA, a Bundesliga e a DFB-Pokal.
Nas salas do museu, terá também acesso a fotografias e a interessantes conteúdos multimédia e interactivos. Desfrutará de uma projeção em tamanho real na qual conhecerá as lendas do futebol alemão, como Franz Beckenbauer e Gerd Müller, bem como a formação atual.
Depois, pode aproveitar para visitar a casa do FC Bayern, o estádio Allianz Arena. Este templo do futebol fica a cerca de dois minutos do museu, por isso, se for adepto do clube, pode planear uma visita guiada ao estádio do FC Bayern.
Algumas informações úteis
- Entrada: a partir de 12 euros por pessoa. A visita ao estádio não está incluída no bilhete.
- Horário de funcionamento: diariamente das 10:00 às 18:00.
- Localização: Werner Heisenberg Allee 25 80939 Munique. Alemanha.
2. Museu da BMW
Com uma área de cerca de 5.000 metros quadrados e uma arquitetura circular deslumbrante, o Museu da BMW mostra a evolução do design automóvel e da tecnologia desta importante marca alemã.
Um destino ideal para os amantes de motores, carros e motas. O museu tem interessantesexposições permanentes que o levarão a mergulhar na história da BMW. Verá alguns dos tesouros da marca: o primeiro motor que fabricaram para o avião (1916), a primeira mota (1923) e o primeiro carro (1928).
Encontrará também uma sala com elementos publicitários: anúncios, cartazes, etc. Outra atração do museu é a impressionantecoleção das séries BMW, desde o clássico BMW Série 3 até ao BMW M e às motos dos últimos 80 anos. Para além disso, existe a área de realidade virtual. Pode experimentar a experiência única de conduzir um carro ou uma mota BMW.
O Museu MRW está bem ligado ao centro da cidade, pelo que se pode chegar facilmente em apenas 20 minutos de carro. Além disso, este destino está incluído na rota e nas paragens do autocarro turístico de Munique.
Informações úteis
- Entrada: aproximadamente 10 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
- Localização: Am Olympiapark 2, 80809 Munique, Alemanha.
3. Museu Glyptothek
Outro dos principais museus de Munique é a Glyptothek, construída por Leo von Klenze entre 1816 e 1830 sob as ordens de Ludwig I da Baviera.
Este impressionante edifício neoclássico, que lembra a Atenas da Grécia, exibe uma impressionante coleção greco-romana: esculturas, mosaicos e relevos. NaAtenas alemã, como este museu é conhecido, terá a oportunidade de descobrir uma extensa coleção de esculturas que datam de 650 a.C. a 550 d.C. Verá um retrato de Homero, os Kuros de Munique, a Medusa de Rondanini, entre outros.
Se é um amante da arte grega e romana e planeia estar em Munique por mais de dois dias, a Glyptothek é um local que pode ser visitado num tempo mínimo de uma hora, pelo que terá tempo para desfrutar de outras actividades ao longo do dia, talvez participar numa visita guiada a Munique, visitar o Viktualienmarkt, etc.
Informações úteis
- Entrada: o custo começa em cerca de 6 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: segunda, quarta, sexta, sábado e domingo (10:00 às 20:00). Terças e quintas-feiras (10h-17h).
- Localização: Konigsplatz 3 80333 Munique. Alemanha.
4. Pinacoteca Moderna
A Pinakothek Moderne em Munique é um museu inaugurado em 1992, caracterizado pelas suas impressionantes colecções, que vão desde a arte moderna à arte gráfica. Nas suas salas, encontrará pinturas, esculturas, modelos, fotografias e muitos outros tesouros artísticos.
O museu alberga mais de 4.000 obras de arte. O museu está instalado numedifício de cinco andares, que se destaca pela sua fachada de betão e vidro. No interior, encontrará várias áreas organizadas por temas, a começar pela coleção de arte moderna.
Esta mostra os principais movimentos artísticos do século XX, como a Pop Art, o Cubismo, o Surrealismo, etc. Também pode ver umacoleção de arte contemporânea, com peças que datam de 1960 em diante; a coleção dedesign, dedicada às artes decorativas com mais de 70.000 objectos; a coleção de obras sobre papel, que exibe obras de artistas alemães, italianos e holandeses. No final da sua visita, pode continuar a descobrir a cidade. Existem muitos locais de interesse nas proximidades, como oCastelo de Nymphenburg(10 minutos), considerado um dos melhores castelos de Munique. Também pode fazer um passeio de bicicleta por Munique, dar um passeio nos autocarros turísticos, etc.
Informações úteis
- Entrada: o preço é de cerca de 10 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: de terça a domingo (10:00 às 18:00), o horário de encerramento às quintas-feiras é alargado até às 20:00.
- Localização: Barer Str. 40, 80333 Munique. Alemanha.
5. Museu Nacional da Baviera
O Museu Nacional da Baviera, fundado em 1858 por ordem do Rei Maximiliano II da Baviera, é um local que expõe tudo o que está relacionado com a arte do sul da Alemanha.
O museu alberga importantes colecções com pinturas, esculturas e objectos que o levarão numa viagem através de 11 séculos, a partir da Idade Média. O museu temtrês pisos distribuídos por 13.000 metros quadrados. As suas salas apresentam uma variedade de objectos dos séculos XVIII e XIX. Poderá ver a coleção de esculturas góticas de Riemenschneider de Würzburg.
Há também obras barrocas e renascentistas, uma série de peças de prata, instrumentos musicais, armaduras, trajes e mobiliário. Há também uma exposição de cerca de1600 presépios, feitos à mão entre os séculos XV e XIX. O acesso a estas salas está disponível durante todo o ano, mas é certamente imperdível se visitar este museu de Munique no Natal.
Informações úteis
- Entrada: o custo é de cerca de 12 euros por pessoa.
- Horário de abertura: de terça a domingo (10h-17h), quintas-feiras até às 20h.
- Localização: Prinzregentenstraße 3, 80538 Munique. Alemanha.
6. Deutsches Museum
Inaugurado em 1903, o Deutsches Museum destaca-se como outro ponto de visita obrigatória em Munique.
As suas salas são dedicadas à tecnologia e à ciência, oferecendo uma coleção de mais de 100.000 objectos, exposições permanentes, uma série de exposições interactivas para todas as idades, espectáculos científicos e laboratórios. O edifício está localizado numa ilha norio Isar (centro da cidade) e o seu interior está dividido em cerca de 35 secções.
O museu também alberga exposições sobre a exploração marítima, incluindo navios históricos, um submarino U1, etc.; exposições de ciências naturais, centradas na biologia e na ecologia. Ideal se estiver em Munique com crianças, uma vez que estas podem aprender sobre o ambiente de uma forma divertida.
Informações úteis
- Entrada: o custo é de aproximadamente 15 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: diariamente das 9:00 às 17:00 horas.
- Localização: Museumsinsel 1 80538 Munique. Alemanha.
7. Antiga Pinacoteca
A Antiga Pinacoteca de Munique remonta ao século XVI como uma coleção real e é atualmente um dos museus mais importantes da Alemanha.
As suas salas exibem uma extensa coleção de pinturas, que vão desde o período medieval até ao início do século XX. Ao longo dos anos, a coleção do museu, iniciada pelo ReiLudwig I da Baviera, foi sendo enriquecida. Atualmente, alberga cerca de 8000 obras de arte, das quais pelo menos 700 estão em exposição.
Durante a sua visita à Galeria de Quadros Antigos em Munique, verá uma exposição surpreendente de pinturas antigas de origem espanhola, italiana e francesa, organizadas cronologicamente do século XVI ao século XVIII.
Também terá a oportunidade de descobrir obras interessantes de alguns mestres alemães e flamengos. Um facto curioso sobre este museu é que é o único na Alemanha que tem uma obra do artista renascentista Leonardo da Vinci. Trata-se daVirgem dos Cravos, pintada entre 1478 e 1480. Pode deliciar-se a contemplar esta pintura, que tem 62 centímetros de altura e 47,5 centímetros de largura.
Informações úteis
- Entrada: o preço é de cerca de 9 euros por pessoa.
- Horário de abertura: terça e quarta (10h-18h), quinta a domingo (10h-18h). Encerra todas as segundas-feiras.
- Localização: Barer Str. 27, 80333 Munique. Alemanha.
8. Museu Brandhorst
O Museu Brandhorst está na cidade desde 2009 e foi fundado por iniciativa dos coleccionadores privados Udo Fritz-Hermann e Anette Brandhorst.
Embora seja um museu bastante jovem, as suas salas oferecem mais de 700 valiosas obras de arte contemporânea do final do século XX. O edifício tem umafachada pitoresca, revestida com cerca de 26.000 azulejos em 23 cores diferentes .
No interior do museu, existemtrês salas de exposição espalhadas por um espaço de pelo menos 3200 metros quadrados.
É possível ver uma seleção de artistas importantes como Andy Warhol, Sigmar Polke, Joseph Beuys, Mario Merz, John Chamberlain, entre outros. Vale a pena mencionar que a obra do artistaCy Twombly ocupa uma sala inteira do museu. Trata-se de uma exposição composta por 12 pinturas de grande formato, que constitui a base do estilo deste pintor abstrato americano.
Informações úteis
- Entrada: cerca de 7 euros por pessoa.
- Horário de abertura: Terça-feira a domingo (10:00 às 18:00) Quinta-feira (10:00 às 20:00). Encerra todas as segundas-feiras.
- Localização: Theresienstraße 35 Munique. Alemanha.
9. Museu Estatal de Arte Egípcia
Se é um entusiasta da cultura egípcia, então o Museu Estatal de Arte Egípcia, na cidade de Munique, é o local ideal para si.
Nas salas do museu pode ver-se a chamada Coleção Estatal de Arte Egípcia de Munique, que tem origem nos príncipes bávaros do Renascimento. Estes fizeram importantes aquisições de sarcófagos, papiros e outras peças para as suas colecções pessoais.
Hoje em dia, estas relíquias estão reunidas no mesmo edifício. Ao longo das salas, verá uma grandecoleção de estátuas egípcias, consideradas as mais importantes da Europa. Há também relevos, têxteis, objectos de culto, vasos de barro, modelos, sarcófagos, amuletos, artefactos antigos e muito mais.
No total, são mais de 8.000 peças expostas, quer visite Munique no inverno, no verão ou em qualquer outra altura do ano. Se estiver interessado na arte antiga do Médio Oriente, o Museu de Arte Egípcia é uma boa escolha para incluir na sua visita aos museus da cidade.
Informações úteis
- Entrada: o preço é de cerca de 7 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: terça-feira (10h-8h), quarta-feira a domingo (10h-6h). Encerra todas as segundas-feiras.
- Localização: Gabelsbergerstraße 35 80333 Munique. Alemanha.
10. Centro de Documentação Nacional Socialista
Construído no local da antiga sede do Partido Nazi em Munique, a Braunes Haus, ergue-se hoje um edifício moderno, onde se encontra o Centro de Documentação Nacional Socialista.
É um museu que mostra os diferentes aspectos do regime nazi na cidade e o seu efeito na sociedade. Ao explorar o museu, encontrará umainteressante exposição permanente composta por uma série de fotografias e documentos originais, propaganda e alguns objectos da época, que ilustram perfeitamente a ideologia do nazismo. Todo este material está ordenado cronologicamente nas salas, o que facilita a sua visita e compreensão.
Terá a oportunidade de conhecer as origens do partido nazi na cidade até à chegada da democracia, incluindo o desenvolvimento do regime durante a Segunda Guerra Mundial e a sua inevitável queda.
Além disso, o museu dispõe de uma biblioteca com mesas multimédia e uma grande quantidade de informações, para que possa aprofundar o tema do nacional-socialismo. De facto, se for apaixonado por este tema histórico e ocalendário do seu itinerário o permitir. Durante a sua estadia, poderá juntar-se a uma das melhores excursões da Segunda Guerra Mundial em Munique.
Informações úteis
- Entrada: gratuita.
- Horário de abertura: de terça a domingo (10:00 às 19:00). Fechado às segundas-feiras.
- Localização: Max Mannheimer Platz 1 80333 Munique. Alemanha.