Excursões a Salzburgo a partir de Munique

Um dos lugares mais bonitos da Europa, a apenas uma hora de Munique, Salzburgo é uma cidade rodeada pelos Alpes e conhecida pela sua arquitetura barroca. Tire o máximo partido da sua excursão a Salzburgo com estas dicas.
Excursões a Salzburgo a partir de Munique

Outras atividades populares em Munique

Mais sobre: Excursões a Salzburgo a partir de Munique

Na fronteira com os Alpes da Baviera fica Salzburgo, uma cidade classificada como Património Mundial da UNESCO pelo seu valor arquitetónico e histórico. Salzburgo foi o local de nascimento de Mozart e uma das cidades onde ele se desenvolveu como artista. Esta cidade é um paraíso terrestre onde se pode sentir o misticismo e a magia da Áustria. Visitar Salzburgo é uma das melhores coisas para fazer e ver se estiver em Munique, devido à sua proximidade.

A 145 km de Munique, Salzburgo, juntamente com os Alpes da Baviera, é uma das melhores excursões de autocarro que pode fazer a partir de Munique. Mas também é possível fazer a viagem de comboio a partir de Munique. A viagem é encurtada pela paisagem majestosa e não vai conseguir parar de tirar fotografias. Visitar Salzburgo é uma oportunidade incrível onde a natureza e a cidade se fundem para lhe proporcionar uma experiência estética. Aqui estão algumas opções de excursões a Salzburgo com partida de Munique.

1. Viagem de um dia para Salzburgo e a Região dos Lagos

Conhecendo Salzburgo| ©Enrica
Conhecendo Salzburgo| ©Enrica

A partir de Munique, meu conselho é fazer uma viagem de um dia inteiro para a cidade austríaca de Salzburgo, e que melhor maneira de conhecer a Região dos Lagos no mesmo dia? Esta é uma excursão em que terá muita autonomia e, embora um guia especializado lhe dê orientações e lhe diga tudo o que precisa de saber, terá tempo para ver o que quer ver em Salzburgo e também para relaxar durante várias horas na Região dos Lagos.

A excursão custa cerca de 60 € e começa muito cedo, por volta das 8:00 da manhã, a partir de Karlsplatz em Munique. A partir daí, o visitante viaja de autocarro privado para Salzburgo, numa excursão de uma hora e meia. À chegada, o seu guia fará uma visita de orientação de meia hora ao centro histórico de Salzburgo, mas depois terá uma hora e meia para comer, fazer compras ou visitar os museus que lhe chamarem a atenção, como a casa de Mozart.

Depois, apanhará o autocarro de regresso a Salzkammergut ou Região dos Lagos, um dos paraísos naturais da Áustria. Em mais uma hora e meia, estará no fantástico Lago Wolfgang, onde poderá apanhar um barco e navegar durante meia hora até ao ponto de encontro. Se não quiser ir de barco, pode ir de autocarro, mas aconselho-o a não perder a experiência de navegar num lago austríaco. Por fim, apanhará novamente o autocarro para Mondsee, uma das mais belas aldeias da região dos lagos.

Pormenores interessantes

  • Preço: cerca de 60 euros.

  • Duração: aproximadamente 10 horas

  • Meio de transporte: autocarro privado para todo o itinerário - Vantagens desta opção: conhecerá a região dos lagos, um lugar paradisíaco - Desvantagens desta opção: a região dos lagos fica bastante longe de Munique e a excursão pode demorar muito pouco tempo a conhecer Salzburgo.

2. Faça um passeio a pé por Salzburgo e veja os principais sítios da cidade histórica

Marktplatz| ©G.Breitegger
Marktplatz| ©G.Breitegger

Conheça a história e a incrível cultura de Salzburgo num passeio a pé pela cidade. Perca-se nas suas belas ruas com a deslumbrante estética barroca que lhe valeu o estatuto de Património Mundial da UNESCO. A excursão custa aproximadamente 150 euros e inclui transporte, um guia que estará à disposição para lhe contar as histórias que dão à cidade a sua identidade e a entrada nos locais que requerem pagamento, como o Museu Mozart.

A excursão parte do terminal de autocarros da Estação Central de Munique, que o levará ao terminal de Mirabellplatz. A partir daqui, caminhe até à Marktplatz, que é a praça central de Salzburgo. O seu guia estará à sua espera para iniciar a visita. Se estiver em Munique na altura do Natal, aproveite ao máximo esta excursão durante a época festiva, porque não há nada como passear por Salzburgo com as decorações festivas.

A partir daqui, chegará à cidade velha de Salzburgo. Uma das primeiras paragens é o local de nascimento de Mozart. Uma vez terminada a visita, dirija-se à igreja paroquial de Santo André, uma ode arquitetónica à religião católica, construída em 1892 em estilo neo-gótico. O silêncio aqui irá relaxá-lo.

Depois, passeará pela Antiga Câmara Municipal, onde encontrará a antiga câmara municipal com uma fachada de sonho e daqui será transferido para a Getreidegasse, a rua comercial do centro da cidade, onde se sentirá como se estivesse a fazer compras nos velhos tempos. Esta rua está ligada ao estilo barroco da Universidade de Salzburgo. Obviamente, não pode perder a vista da Praça da Universidade.

No final da sua visita, verá como há mil anos os monges vivem na Abadia de S. Pedro, um mosteiro medieval. A igreja ao lado da abadia vai fasciná-lo. Para terminar esta impressionante excursão, fará uma última paragem na Fortaleza de Hohensalzburg. Podem ser muitos sítios, mas acreditem em mim quando vos digo que tudo em Salzburgo fica a uma curta distância a pé. A cidade é fácil de perc orrer e não terá tempo a perder nesta excursão e, quando der por isso, estará de volta a Munique à tarde.

Pormenores interessantes

  • Preço: os preços podem ir até 150 € para a visita guiada

  • Duração: 5 a 6 horas

  • Meios de transporte: autocarro para chegar lá, mas o passeio é feito principalmente a pé

  • Vantagens desta opção: ficará a conhecer as partes mais representativas da cidade pelo seu valor histórico e cultural.

  • Desvantagens desta opção: pode ficar saturado com tanta informação e lugares, porque não visitará os sítios com tanta calma.

Reserve as melhores excursões a Salzburgo a partir de Munique

3. Pedalar ao longo do rio Salzach até às cascatas de Krimml num só dia

Pedalar ao longo do rio Salzach| ©Irishka Mischka
Pedalar ao longo do rio Salzach| ©Irishka Mischka

As paisagens abundantes dos Alpes abrem a porta a uma bela terra de sonho. Se gosta de passeios de bicicleta em Munique, faça uma excursão a partir de Munique para percorrer as belas cadeias montanhosas dos Alpes da Baviera e ao longo do majestoso Salzach, o rio que atravessa Salzburgo, a partir do conforto de uma bicicleta eléctrica na Tauernradweg- a rota ciclável de Salzburgo.

Sem dúvida, percorrer a Tauernradweg com as crianças é uma das melhores actividades que pode fazer com os mais pequenos na sua viagem a Munique. O melhor a fazer é apanhar o comboio com eles de Munique para Salzburgo e pedalar a partir daí.

Recomendo que aluguem uma bicicleta normal ou eléctrica, dependendo da vossa capacidade física, e que se deixem guiar neste passeio que vos permite conhecer as zonas naturais de Salzburgo. Existem diferentes tipos de passeios e rotas ao longo da extensa rota de ciclismo.

Pode fazer este passeio apanhando um autocarro ou comboio de Munique que o deixará na praça central de Salzburgo e aqui pode alugar a sua bicicleta e o seu equipamento de ciclismo que o levará às cascatas de Krimml, a cascata mais alta da Áustria, a duas horas de Salzburgo. Ficará maravilhado com este monumento natural, onde poderá descansar, comer e tirar fotografias. A viagem de regresso é agradável ao fim da tarde.

A excursão pode ser acompanhada por guias especializados no percurso, que cuidarão de si enquanto lhe ensinam a história geográfica da região e o valor histórico do rio Salzach, que era conhecido por ser uma via fluvial comercial para Salzburgo. A viagem de ida e volta para as cascatas pode demorar entre 4-5 horas e o preço pode ser entre 45 e 90 euros, dependendo do aluguer de bicicletas eléctricas e de um guia.

Pormenores interessantes

  • Preço: 45-90 euros.

  • Duração: 1-4 horas

  • Transporte: apanhar o autocarro para Salzburgo e, a partir daí, alugar a bicicleta - Vantagens desta opção: pode conhecer a zona natural de Salzburgo de uma forma alternativa e fazer exercício nestas belas paisagens.

  • Desvantagens desta opção: os passeios de bicicleta são cancelados em dias de chuva.

Dica de viajante

Recomendo que leve para este passeio uma boa mala onde possa guardar mantimentos, água e primeiros socorros para o caso de sofrer uma lesão, queda ou corte: os passeios têm equipamento para o proteger e os guias são treinados, mas é melhor prevenir do que remediar.

4. Desfrute da excursão musical e romântica de Salzburgo, iluminada pelas estrelas

Casa Hagenauer| ©Tourismus Salzburg
Casa Hagenauer| ©Tourismus Salzburg

Não se pode ir a Salzburgo a partir de Munique sem ver os locais emblemáticos que fazem dela a capital da música barroca, uma vez que é o local de nascimento do maestro Wolfgang Amadeus Mozart. Reserve esta excursão que começa antes do pôr do sol e que o levará pela casa do génio musical. Pode fazer um cruzeiro no Salzach e partilhar um jantar num castelo por menos de 100 euros, numa excursão que parte de um autocarro na Estação Central de Munique e que o levará à Mirabellplatz, em Salzburgo, por volta das 16 horas.

Assim que chegar, será levado para a Casa Hagenauer, na Getreidegasse 9, em Salzburgo, mais conhecida como o local de nascimento de Mozart Leopoldskron, que hoje funciona como um dos museus mais visitados da Áustria. Aqui pode aprender mais sobre o maestro através da coleção de cartas, instrumentos e outros objectos de valor do museu que retratam as muitas facetas de Mozart desde a sua casa de origem.

Quando terminar, dirija-se à estação de embarque Makartsteg, onde apanhará o ferry que o levará pelo rio Salzach. Não há nada mais espetacular do que ver Salzburgo a partir de um ferry com os Alpes como pano de fundo. A viagem termina com um passeio de barco que lhe mostra as cadeias montanhosas de Hagen e Tennen, que são o cume norte dos Alpes Berchtesgadener. Em suma, se só puder passar dois dias em Munique, recomendo que faça de Salzburgo uma paragem fixa para ver esta bela viagem fluvial.

O ferry leva-o até à Fortaleza de Hohensalzburg, uma construção medieval que data de 1077. Quando chegar à Fortaleza de Hohensalzburg, apanhe o funicular até ao Restaurante Panorama, onde poderá desfrutar de um jantar bávaro no topo da cidade e ver a luz do céu. Se este tipo de construção lhe interessa, não perca a oportunidade de visitar o Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, perto de Munique.

A visita é programada de forma a estar na Fortaleza de Hohensalzburg antes das 20h30, para assistir a um concerto de homenagem a Mozart, que se realiza frequentemente nestas visitas, juntamente com o seu jantar. Uma vez terminado o concerto, apanhe de novo o ferry e, finalmente, o autocarro privado de regresso a Munique, por volta da meia-noite.

Pormenores interessantes

  • Preço: os preços rondam os 130 € - 150 € - Duração: 5 a 6 horas - Meios de transporte: autocarro, ferry, funicular - Vantagens desta opção: apreciará a cidade a partir dos seus sentidos auditivos - Desvantagens desta opção: é uma excursão que começa ao anoitecer e termina muito tarde.

Dica de viajante

Pode optar por um Salzburg Card que lhe permitirá assistir e entrar em muitas das atracções e locais turísticos por um preço fixo. O cartão permite-lhe também utilizar os transportes públicos da cidade.

5. Faça um passeio pelas montanhas de Salzburgo e deixe-se impressionar pelas minas de sal da Baviera

Minas de sal de Obersalzberg| ©Salzbergwerk Berchtesgaden
Minas de sal de Obersalzberg| ©Salzbergwerk Berchtesgaden

Conheça o mundo subterrâneo das minas de sal de Obersalzberg, situadas a 5 horas de Munique, mas muito mais perto de Salzburgo, numa visita fantástica. Esta visita guiada terá um custo médio que inclui o transporte e a entrada nas minas, variando o preço entre 75 e 90 euros. Em suma, valerá bem a pena, pois não deixará de apreciar a diversidade de paisagens que os Alpes da Baviera têm para oferecer.

O autocarro parte de Munique e leva-o ao longo da Alpenstrasse, a rota terrestre que os mineiros utilizavam para transportar o precioso sal das montanhas. Estas minas são muito importantes porque Salzburgo foi em tempos uma cidade economicamente próspera graças à exploração do sal e de outros minerais extraídos das montanhas. Outro fator é o facto de o rio Salzach, em Salzburgo, ter sido uma importante rota comercial. Literalmente, a cidade tem o nome do sal: O Castelo de Sal.

Finalmente, chegará às Minas de Berchtesgaden, que existem há mais de 450 anos, o que as torna uma das mais antigas do mundo, juntamente com as escadas mais antigas da Europa. A visita guiada às profundezas da mina não demora mais de duas horas.

Para além da visita guiada, a excursão fornece-lhe uma muda de roupa para que possa entrar com um uniforme de mineiro para proteger a roupa que está a usar. Após a visita, irá para o miradouro suspenso que lhe oferecerá uma das vistas mais deslumbrantes da sua viagem. O horário de visita varia consoante a estação do ano. Se fizer a visita no verão, o horário de abertura é das 9:00 às 17:00, mas no inverno é mais restrito.

Detalhes interessantes

  • Preço: os preços não ultrapassam os 75 - 90 euros.

  • Duração: 4 a 5 horas - Meio de transporte: autocarro

  • Vantagens desta opção: conhecerá a história comercial e geográfica de Salzburgo num local não convencional para turistas.

  • Desvantagens desta opção: o passeio pela mina pode ser um pouco claustrofóbico.

Dicas para visitar Salzburgo a partir de Munique

Sapatos confortáveis| ©MART PRODUCTION
Sapatos confortáveis| ©MART PRODUCTION

A logística de transporte de Munique para Salzburgo pode ser complexa, mas a maioria das visitas pode ser feita em autocarros guiados pré-pagos que partem da cidade. Muitas delas têm a vantagem de serem climatizadas e aquecidas e foram concebidas para lhe permitir absorver visualmente as paisagens ao longo do percurso.

Se alguma das excursões não oferecer transporte privado, a forma mais confortável e económica de chegar a Salzburgo a partir de Munique é de comboio, que o leva diretamente numa viagem de 1,5 ou 2 horas. O custo pode depender da distância e do tipo de viagem. Em geral, os bilhetes podem custar entre 3 e 30 euros por viagem, dependendo das distâncias e dos tipos de lugares que pretende utilizar na sua viagem, mas se não for muito exigente, um comboio regional é a sua melhor aposta.

Também recomendo que verifique a previsão do tempo, porque estas excursões são muito variadas: podem ser para subir montanhas, atravessar lagos, ao longo do rio ou muito a pé e nem sempre estará na mesma atividade. Por esta razão, pode ser necessário levar muitos casacos ou o mínimo de roupa possível.

Por último, sugiro que, se tiver um orçamento apertado e não estiver incluído na excursão, leve um almoço ou jantar embalado. Salzburgo fica perto de Munique, mas se quiser aproveitar ao máximo o seu tempo, é melhor não fazer tantas paragens e concentrar-se na sua visita guiada, especialmente se for durante uma tarde ou noite.

Porquê fazer uma viagem de um dia a Salzburgo?

inverno em Salzburgo| ©Neme Jiménez
inverno em Salzburgo| ©Neme Jiménez

Salzburgo é uma boa opção se quiser realmente fugir da agitação da cidade de Munique, que pode ser um pouco esmagadora devido ao número de pessoas que a atravessam todos os dias. A apenas uma hora de carro, pode contrastar a efervescência de Munique com o silêncio plácido das montanhas e do rio em Salzburgo.

Além disso, não há nada como passar alguns dias em Salzburgo durante a época festiva, se estiver a pensar no que fazer nas suas férias de inverno em Munique, porque a cidade é um paraíso de inverno. Relaxar com uma chávena de chocolate quente com a neve a cair sobre os Alpes é algo que não pode perder.

Salzburgo é também perfeita para passeios ao ar livre para caminhantes e excursionistas. A cidade também pode satisfazer os seus gostos citadinos de passear pelo centro da cidade ou pode despertar o aventureiro que há em si.

Outro aspeto importante é que Salzburgo tem preços mais baratos em comparação com Munique, que é uma das cidades mais caras da Alemanha. Salzburgo tem a caraterística de ser uma cidade condensada onde não se pára de ver coisas. Em Munique, apesar de ter inúmeras atracções e excelentes excursões, há passeios a que tem de dedicar um dia inteiro devido às distâncias, mas não em Salzburgo: todas as principais atracções estão a apenas algumas ruas de distância umas das outras e pode chegar a elas a pé. Vai perder uma cidade com estas características?

Reserve os melhores passeios e excursões a partir de Munique

Avaliações de outros viajantes

4.8
· 4919 Avaliações
  • J
    J. Q.
    5
    (0 Avaliações)
    Fui a Salzburgo com o meu companheiro e adorámos. A visita privada torna tudo mais íntimo e especial.
  • G
    G. D.
    4
    (0 Avaliações)
    A excursão privada a Salzburgo foi uma experiência única, com um serviço personalizado que fez realmente a diferença - altamente recomendado!
  • U
    U. Z.
    4
    (0 Avaliações)
    Adorei esta excursão porque tive a oportunidade de ver sítios fantásticos com a minha família. O guia era muito conhecedor e tornou a viagem muito agradável.
  • G
    G. J.
    5
    (0 Avaliações)
    A excursão a Salzburgo foi óptima, vimos coisas bonitas e o guia era muito conhecedor. Recomendo-a vivamente, vale a pena.
  • H
    H. R.
    4
    (0 Avaliações)
    A visita guiada foi óptima, mas teria sido útil ter mais tempo livre para explorar por conta própria.