O que ver e fazer em Buenos Aires em 7 dias

Buenos Aires, a capital argentina às margens do Rio da Prata, é uma cidade multicultural, cheia de lugares para descobrir. Se tiveres a sorte de passar sete dias nesta bela cidade, aqui encontrarás um itinerário para cada dia.

Lorena Morales

Lorena Morales

leitura de 13 minutos

O que ver e fazer em Buenos Aires em 7 dias

Buenos Aires, Argentina | ©HalloweenHJB

Há muitas coisas para ver e fazer em Buenos Aires, pois é uma cidade vibrante, cheia de vida e cultura e que vale a pena explorar com tempo.

Percorrer o seu centro histórico, explorar os seus diferentes bairros, visitar museus, assistir a concertos ou aprender uma das danças mais sensuais do mundo, o tango, são algumas das coisas que a capital portenha tem para oferecer. Além disso, em Buenos Aires temmuitos espaços verdes para explorar, como parques, jardins, passeios costeiros e uma reserva ecológica; cidades próximas onde pode passar um dia no campo e a possibilidade de visitar o quinto maior delta do mundo, o delta do Tigre. São tantas as propostas que as organizei em 7 dias, para que não perca nada durante a sua estadia em Buenos Aires.

Dia 1: Explorar o centro de Buenos Aires e o bairro de San Telmo

Teatro Colón| ©Leo Tomarchio
Teatro Colón| ©Leo Tomarchio

No seu primeiro dia em CABA pode explorar o centro da cidade, onde encontrará os edifícios mais emblemáticos de Buenos Aires, e depois visitar o bairro de San Telmo, para terminar o dia numa das suas tradicionais milongas, e porque não, ter uma aula de tango.

Uma forma muito cómoda de se deslocar pelo centro é apanhar um autocarro turístico que percorre Buenos Aires, pois tem paragens nos principais locais de interesse e pode subir e descer as vezes que quiser.

Centro de Buenos Aires

O passeio que vos proponho pelo centro da cidade, que faz parte de alguns dos melhores passeios em Buenos Aires, começa no Teatro Colón, continua no Obelisco (que fica a dois quarteirões) e chega à Plaza del Congreso (a 1,5 km). A partir daí, pode caminhar pela Av. de Mayo, passando pelo Palácio Barolo e pelo Café Tortoni, antes de terminar na histórica Plaza de Mayo.

O percurso seria o seguinte:

    1. Teatro Colon: devido à sua acústica, é considerado um dos melhores teatros de ópera do mundo, onde se pode fazer uma interessante visita guiada ou comprar bilhetes para o teatro para o visitar por conta própria.
    1. Obelisco: é o monumento icónico da cidade, que foi construído para comemorar o quarto centenário da fundação de Buenos Aires.
    1. Palácio Barolo: é um edifício inspirado na Divina Comédia de Dante, altamente recomendado para uma visita guiada.
    1. Café Tortoni: localizado a três quarteirões da Plaza de Mayo, é o café mais antigo de Buenos Aires (1858), onde funcionou uma importante peña literária até 1926, e onde Carlos Gardel costumava ir.
    1. Plaza de Mayo: é uma das praças mais emblemáticas do país, conhecida pelas Rondas das Mães da Plaza de Mayo que se realizam desde 1977. Nos seus arredores encontra-se a Casa Rosada (sede do governo) e a Catedral de Buenos Aires.

Da Plaza de Mayo, chega-se a San Telmo de autocarro em cerca de 15 minutos.

O bairro de San Telmo

A dois quilómetros da Plaza de Mayo encontra-se o bairro de San Telmo, um dos mais antigos e pitorescos da cidade. É conhecido pelo seu ambiente boémio e pela Feira de San Telmo, que se realiza todos os domingos na Plaza Dorrego.

Nesta praça encontra-se o bar Plaza Dorrego, que foi declarado Bem de Interesse Histórico Nacional, pois era onde se encontravam dois conhecidos escritores argentinos: Borges e Sábato.

Perto dali está o Paseo de la Historieta, onde se encontram esculturas de Mafalda e outros personagens da clássica banda desenhada de Quino. O bairro de San Telmo é também o lugar para visitar algumas das milongas mais tradicionais da cidade e veros melhores espectáculos de tango de Buenos Aires. Até se pode fazer uma aula de tango, já que costumam acontecer por volta das 19 ou 20 horas.

Um dos bares mais tradicionais de San Telmo para ver espectáculos de tango e jantar é El Querandí, um lugar declarado de interesse turístico que está alojado numa antiga mansão dos anos 1920.

Marcar uma aula de tango em Buenos Aires

Dia 2: Descubra o Barrio Palermo de dia e de noite

Jardim Botânico Carlos Thays| ©Denise Alvarez García
Jardim Botânico Carlos Thays| ©Denise Alvarez García

O seu segundo dia em Buenos Aires pode ser passado a explorar o bairro de Palermo, que fica a cerca de 5 km do Obelisco, e ao qual se chega muito rapidamente de metro.

muitas coisas para ver e fazer em Palermo-Buenos Aires, como visitar os seus espaços verdes e museus, ou desfrutar da sua animada vida nocturna. Sugiro que visiteo Parque Tres de Febrero, também conhecido como Bosques de Palermo, o maior parque da cidade com 370 hectares, durante o dia.

Lá você pode visitar o Jardim Japonês, o Jardim das Rosas, o Jardim Botânico da cidade, o Planetário, lagos e vários museus: o Museu de Artes Plásticas Eduardo Sivori, o Museu de Arte Latino-Americana e o Museu Evita; assim você vai levar o dia inteiro. É um parque ideal se você visitarBuenos Aires com crianças, por causa de todas as atividades recreativas e ao ar livre que oferece.

Reservar o autocarro turístico de Buenos Aires

Jardim Botânico Carlos Thays

O Jardim Botânico Carlos Thays é um parque muito bonito dedicado principalmente à flora nativa, e também a plantas de diferentes partes do mundo. Lá é possível fazer 5 passeios temáticos diferentes, inscrever-se em oficinas e visitar um jardim de borboletas.

  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. De setembro a março, o horário de abertura é alargado em uma hora.
  • Entrada: gratuita.

Jardim japonês

O Jardim Jap onês é um belo jardim com lagos, esculturas, pontes, monumentos, flores e bonsais, construído pela comunidade japonesa em 1967. Possui também um Espaço de Arte Culinária onde se pode degustar comida típica japonesa.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h45, aproximadamente.
  • Taxa deentrada: cerca de 2 EUR.

Museu Evita

Se quiser saber mais sobre a história e a cultura da Argentina, no Museu Evita encontrará muita informação sobre o legado de Eva Duarte de Perón, ou Evita, como é conhecida no país. Lá verá objectos da época, materiais cinematográficos e até vestidos da primeira-dama que promoveu o sufrágio feminino e conquistou o coração dos argentinos pelo seu importante trabalho social.

  • Localização: Lafinur 2988 - CABA
  • Horário: de terça a domingo, das 11 às 19 horas, exceto feriados.
  • Entrada: gratuita.

Bairro de Palermo à noite

Palermo também é conhecido por sua vida noturna, especialmente na área conhecida como Palermo Soho, que fica nos arredores da Plaza Serrano, e Palermo Hollywood, que está localizada entre as ruas Gorriti e Honduras. Ali se encontram as melhores coisas para fazer em Buenos Aires à noite, já que é uma zona cheia de bares, restaurantes e discotecas, muito popular entre os jovens.

Reserve um passeio de bicicleta em Buenos Aires

Dia 3: Conhecer a mística do bairro da Recoleta

Cemitério da Recoleta| ©K.B.L. Luccia-1.000 pic
Cemitério da Recoleta| ©K.B.L. Luccia-1.000 pic

O bairro da Recoleta está localizado ao lado do bairro de Palermo, a cerca de 3 km do Obelisco, e pode ser alcançado de autocarro ou metro a partir do centro da cidade em cerca de 10 minutos. É realmente tão perto de Palermo que se poderia ver os dois bairros num só dia.

No entanto, como há muitas coisas interessantes para fazer na Recoleta, é melhor dedicar um dia a cada bairro. Pela manhã, pode-se ir ao Cemitério da Recoleta, considerado um museu a céu aberto, e depois do almoço, ao Museu Nacional de Belas Artes (MALBA), um dos museus mais importantes da América Latina.

Muito perto deste museu está a escultura Floralis Genérica, no Parque das Nações Unidas. À tarde, sugiro que vá ao Centro Cultural Recoleta, onde pode explorar as suas exposições e participar nas actividades culturais, que estão abertas até às 22h. Na Recoleta também se encontra aBiblioteca Nacional e a famosa livraria El Ateneo, a maior da América Latina.

É um bairro com muitos espaços verdes, e um dos mais opulentos de Buenos Aires, com muitos cafés e restaurantes onde se pode comer pratos típicos da região.

Cemitério da Recoleta

Uma visita ao Cemitério da Recoleta é um clássico da cidade, pois além das obras arquitectónicas e escultóricas que se podem admirar, aprende-se muito sobre a história e a cultura do país.

Construído em 1822, é o cemitério mais antigo de Buenos Aires e é muito popular por conter os túmulos de artistas, presidentes e figuras políticas importantes do país, como Juan Domingo Perón, Alfonsín e Evita. As visitas guiadas são muito interessantes, pois também contam sobre os mistérios e lendas da cidade.

  • Localização: Junín 1760 - CABA
  • Horário: de segunda a domingo, das 9 às 17 horas.
  • Preçoda entrada: cerca de 6 euros e 3 euros às quartas-feiras.

Reservar uma visita ao Cemitério da Recoleta

MALBA

Um dos museus mais importantes de Buenos Aires e da América Latina, abriga obras de artistas renomados como Xul Solar, El Greco, Berni, Picasso, Goya e Spilimbergo, entre outros, além de coleções de arte de povos nativos. A visita aoMALBA pode levar uma hora e meia ou duas, dependendo do seu interesse pessoal por arte.

  • Localização: Av. Figueroa Alcorta 3415 - CABA
  • Horário de abertura: Quinta-feira a segunda-feira, das 12 às 20 horas, e quarta-feira, das 11 às 20 horas. Fechado às terças-feiras.
  • Entrada: cerca de 6 EUR e 3 EUR às quartas-feiras.

Livraria El Ateneo Grand Splendid

A livraria El Ateneo é uma livraria muito popular na cidade, não só porque é a maior da América do Sul, mas também porque está alojada num edifício do início do século XX, que é muito interessante em si mesmo, com uma cúpula de 20 metros de diâmetro decorada com frescos. No interior existe também uma cafetaria.

  • Localização: Santa Fé 1860 - CABA
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 19h, e aos domingos, das 12h às 19h.

Dia 4: Conhecer Puerto Madero e a sua reserva ecológica

Puerto Madero| ©Luis Armando Oyarzun
Puerto Madero| ©Luis Armando Oyarzun

O bairro de Puerto Madero está localizado a cerca de 500 metros da Plaza de Mayo, e a poucos metros da Casa Rosada. É uma zona com espaços verdes junto ao cais, passeios, esculturas e pontes, ideal para passear e passar um dia em contacto com a natureza.

Há também museus, como o Navio Museu Corbeta Uruguay, o Museu de Decalques e o museu de arte moderna de Amalia Lacroze de Fortabat. Recomendo que visite os museus pela manhã e caminhe ao longo do cais, onde pode vera escultura da Ponte da Mulher. Depois do almoço, podem visitar a Reserva Ecológica, nas margens do Rio da Prata, e conhecer a biodiversidade autóctone. À noite, é possível escolher um menu nos food trucks instalados ao longo da orla, ou ir a um restaurante local.

Ponte da Mulher

A Puente de la Mujer (Ponte da Mulher ) representa um casal dançando tango, e é um emblema do bairro. Mais precisamente, é uma ponte giratória que se move para deixar passar os barcos que navegam no cais, uma obra do arquiteto Santiago Calatrava.

Navio Museu Corbeta Uruguai

O Navio-Museu Corbeta Uruguai é o navio mais antigo ainda em funcionamento no país. Foi construído em 1874 e durante alguns anos funcionou como navio-escola. Pode ser visitado de quinta a domingo.

  • Horário de funcionamento: quintas e sextas-feiras, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 10h às 19h.

Reserva Ecológica Costanera Sur

A Reserva Ecológica Costanera Sur é uma zona húmida com cerca de 350 hectares, onde se podem observar animais e plantas autóctones. É considerada um sítio Ramsar, ou seja, uma zona húmida de grande importância ecológica.

A Reserva oferece diferentes actividades gratuitas às quais se pode aderir, pelo que recomendo que antes de ir visite o sítio Web da reserva, para conhecer todas as suas propostas.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 18h aproximadamente, e no verão até às 19h.
  • Taxa deentrada: gratuita.

Dia 5: Visita a El Tigre e a um dos maiores deltas do mundo

Delta do Tigre| ©Barbieri2
Delta do Tigre| ©Barbieri2

No seu quinto dia em Buenos Aires, pode fazer uma viagem de um dia a Tigre, uma cidade a cerca de 32 km de distância. De lá, pode-se visitar o Delta do Tigre, que é um verdadeiro labirinto de rios e ilhas com uma enorme biodiversidade.

O melhor é explorar o Delta do Tigre de barco ou caiaque para ver a flora e a fauna nativas da região, mas também é possível passar o dia num resort de praia ou fazer uma visita guiada por diferentes trilhas.

A partir do Tigre também se pode ir de barco até à Ilha Martín García, uma reserva natural de zonas húmidas situada na confluência do Rio Uruguai e do Rio da Prata. Quando regressar do seu passeio pelo Delta, pode caminhar ao longo doPaseo Victorica, situado nas margens do Rio Luján e, se desejar, visitar o Museu Naval e/ou o Museu de Arte do Tigre.

Outra possibilidade, se você for a Tigre com crianças, são os parques infantis, como o Parque Aéreo Euca Tigre, que tem cerca de 100 brinquedos de altura e dificuldade variada para crianças e adultos, e o Parque de la Costa, o maior parque de diversões do país.

Reservar uma excursão ao Delta do Tigre

Como chegar ao Tigre

Para lá chegar a partir da CABA tem várias opções, para além de ir de carro:

  • O comboio da linha Mitre Ramal Tigre na estação de comboios do Retiro, que parte a cada 15 minutos das 5h às 11h. Chega em aproximadamente uma hora.
  • O Tren de la Costa, que tem um percurso mais turístico, mas primeiro é preciso apanhar o comboio da linha Mitre Ramal Mitre e depois este comboio.
  • O UncolectivoUrbano (autocarro), que demora uma hora e meia a chegar.
  • Contratar uma excursão com transfer, que certamente incluirá diferentes actividades para fazer na cidade e no Delta do Tigre.

Quer apanhe um autocarro ou um comboio, terá de comprar e creditar o seu cartão SUBE, o que pode fazer em qualquer estação de metro ou de comboio.

Reservar uma excursão ao delta do Tigre

Dia 6: Visita a um dos bairros mais apaixonados pelo futebol: Barrio La Boca

Na boca| ©sandeepachetan.com
Na boca| ©sandeepachetan.com

Depois de passar um dia na natureza no Delta do Tigre, pode passar um dia no bairro La Boca, onde se encontra o famoso estádio de futebol do Boca Juniors, conhecido como La Bombonera, e a Rua do Museu Caminito, uma rua muito pitoresca com arte de rua que vale a pena ver. De manhã pode visitar o estádio, e depois caminhar cerca de 4 quarteirões até à Rua Caminito.

Perto desta rua encontra-se o Museu de Arte Quinquela Martín, o Museu de Cera e o Museu de Arte Contemporânea La Boca, entre os quais pode escolher de acordo com o seu interesse. À tarde pode terminar o seu passeio naUsina del Arte, um centro cultural que tem propostas interessantes todos os dias e que está localizado a um quilómetro do estádio.

No caminho, você pode ver a misteriosa Torre del Fantasma, que fica a 5 quarteirões de La Bombonera, embora não seja possível entrar. Esteja ciente de que o bairro de La Boca não é um dos mais seguros de Buenos Aires, por isso é melhor não ficar lá até muito tarde.

Estádio de futebol do Boca Juniors

Visitar La Bombonera é uma obrigação para os amantes do futebol, além de ser uma das equipas de futebol mais importantes do país, é onde Diego Armando Maradona fez a sua estreia na Primeira Divisão, jogando pelo Argentinos Juniors. Durante a sua visita, pode visitar tanto o estádio como oMuseu da Paixão Boquense. Aqui podem ver-se diferentes objectos, camisolas, material audiovisual e troféus relacionados com a história do clube. Também há a opção de contratar uma visita guiada para conhecer toda a história desta equipa e do futebol argentino.

  • Localização: Brandsen 805, CABA
  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 10h às 18h, aproximadamente. A bilheteira fecha às 17.30 h.
  • Preço do bilhete: cerca de 6 euros.

Rua do Museu Caminito

A rua Caminito Museum é a rua mais colorida de Buenos Aires, onde se pode apreciar a incrível arte de rua.

Tem cerca de 150 metros de comprimento e os seus edifícios, antigos cortiços, albergam oficinas de arte e lojas de artesanato. Além disso, por todo o bairro de La Boca veráo fileteado, uma forma de arte que nasceu em Buenos Aires, com formas curvas e cores vivas. Se tiveres um interesse especial por este tipo de arte, podes inscrever-te num dos passeios de graffiti que se realizam em Buenos Aires.

La Usina del Arte

La Usina del Arte é um centro cultural onde todos os fins-de-semana se realizam eventos gratuitos como concertos, exposições, actividades infantis e workshops, pelo que é uma boa opção para explorar durante a tarde em La Boca.

Além disso, a acústica do auditório é imperdível. Vale a pena ver o edifício em si, uma vez que o centro cultural está instalado numa antiga central eléctrica de estilo inglês. Se tiver tempo, também pode visitar oMuseu do Cinema Pablo Ducrós Hicken, que fica ao lado.

  • Localização: Agustín R. Caffarena 1, CABA. Bairro La Boca.
  • Horário de funcionamento: sextas-feiras, das 15h às 20h, e sábados e domingos, das 11h às 20h.

Reservar uma visita guiada aos Museus do River Plate e do Boca Juniors

Dia 7: Passar um dia no campo, numa aldeia típica

Cais de Chascomús| ©Esteban Vera
Cais de Chascomús| ©Esteban Vera

No seu último dia em Buenos Aires pode fazer uma viagem a uma das aldeias mais típicas nos arredores da cidade, para conhecer o campo e levar um pouco do espírito gaúcho que eles tentam preservar.

Uma forma interessante de o conhecer é fazendo um tour gaúcho em Buenos Aires. Algumas das localidades que se podem visitar sãoSan Antonio de Areco, a 120 km de Buenos Aires; San Antonio de Giles, a 100 km da cidade e Chascomús, localizada a 120 km, e famosa pela sua lagoa homónima.

A partir de Buenos Aires pode-se chegar de autocarro a qualquer uma destas localidades em cerca de duas horas. Nestas pequenas localidades pode-sevisitar estâncias, "pulperías", museus gaúchos, capelas antigas, mercados de artesanato e passear por ruas tranquilas longe da agitação da capital.

Este é o fim do itinerário que lhe proponho para visitar Buenos Aires em 7 dias, e conhecer os aspectos mais característicos da cidade durante a sua estadia. Um extra é fazer uma viagem de um dia a Montevidéu, a capital do Uruguai, que fica a cerca de 3 horas de distância da cidade e pode ser alcançada por ferry.

Reservar uma excursão gaúcha a San Antonio de Areco