10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires no inverno

Visitar Buenos Aires em junho significa testemunhar a cultura e a tradição da época de inverno, uma das mais interessantes do hemisfério.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Buenos Aires no inverno

inverno em Buenos Aires | ©Miguel Martinez

As melhores coisas para fazer em Buenos Aires podem ser vividas durante o inverno. Ao contrário de outros países do hemisfério norte, o inverno na Argentina dura de meados de junho a meados de setembro. As temperaturas não são muito frias, pelo que poderá desfrutar de muitas actividades.

Durante estes meses há várias festas e feriados nacionais que vale a pena ver de perto. Em cada um deles poderás testemunhar a cultura argentina, conhecer os habitantes locais, comer comida deliciosa e desfrutar da música. Buenos Aires está à tua espera!

1. Assistir ao Festival de Tango e à Copa do Mundo de Tango em Buenos Aires

Show de Tango| ©deepfoto
Show de Tango| ©deepfoto

O tango é uma das danças mais populares do mundo. E quando viajas para Buenos Aires podes experimentar a paixão pelo tango de perto no Festival Tango BA. Este evento ocorre normalmente em meados de setembro, quando o inverno termina na Argentina. As ruas enchem-se de festa, alegria e mais de 1500 artistas. Por toda a cidade há espectáculos de dança, filmes, concertos e muito mais.

Paralelamente a esta celebração, realiza-se também o Campeonato do Mundo de Tango. Dançarinos amadores e profissionais de todo o mundo podem inscrever-se e competir. As categorias da competição são o Tango de Pista e o Tango Escenário.

Se, para além de ver, lhe apetecer praticar, em Buenos Aires também pode assistir a uma aula de tango. Não é preciso saber nada, basta ter vontade de sentir esta dança sensual e desfrutar do momento.

Detalhes de interesse do Festival e do Campeonato do Mundo

  • Preço: a entrada é gratuita na maioria dos eventos.
  • Local: os locais variam de ano para ano.
  • Quando: meados de setembro. Consulte os horários, pois são actualizados anualmente.

Marcar uma aula de tango em Buenos Aires

2. Comemore o Dia da Bandeira no Centro Cultural Kirchner

Centro Cultural Kirchner| ©Jack Salen
Centro Cultural Kirchner| ©Jack Salen

Se viajar para Buenos Aires durante o mês de junho, terá a oportunidade de viver uma das suas celebrações nacionais. É o Dia da Bandeira, celebrado todos os anos a 20 de junho. Os Ministérios da Cultura, Defesa e Educação da Nação costumam juntar-se para celebrar este dia e oferecer actividades para todo o público.

Um dos locais preferidos para celebrar esta ocasião é o Centro Cultural Kirchner. Durante a manhã, as crianças das escolas públicas fazem um juramento à bandeira no interior do centro. À tarde, as portas do centro abrem-se ao público para oferecer diferentes actividades.

Pode passar por lá e desfrutar de concertos e visitas guiadas num dos melhores edifícios de Buenos Aires. Em cada um dos seus andares encontrará actividades centradas na cultura ou na arte. De uma forma divertida e lúdica, é possível aprender um pouco sobre a história deste país. Se estiver interessado nesta atividade, recomendo que verifique o horário antes de ir.

Detalhes de interesse

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Localização: Sarmiento 151, C1041 Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
  • Quando ir: 20 de junho à tarde.

Reservar uma visita guiada a Buenos Aires

3. Explore os grafites na área de La Boca

Mural em Buenos Aires| ©Raúl Alejandro Rodríguez
Mural em Buenos Aires| ©Raúl Alejandro Rodríguez

Os melhores passeios em Buenos Aires podem ser feitos durante o inverno. Os dias são ensolarados na maior parte do tempo, então você pode passear pelas ruas em paz e tranquilidade e não ficar tão quente quanto no verão. É por isso que eu recomendo explorar o graffiti na área de La Boca.

A arte de rua na capital argentina tem um lugar especial em muitas de suas paredes e fachadas. Os grafiteiros e muralistas têm a oportunidade de pintar as suas obras na cidade e decorar as ruas de uma forma muito original. A maioria deles encontra-se na rua Caminito e nas avenidas Pérez Galdós e Almirante Brown.

Com a ajuda do Google Maps, podes explorar estas ruas e avenidas por ti próprio sempre que quiseres. No entanto, recomendo que contrates os serviços de um guia profissional. Desta forma, poderás ir diretamente aos murais mais destacados e aprender factos históricos e curiosos sobre cada um deles.

Reserve um tour de graffiti em Buenos Aires

4. Visite o Jardim Japonês de Buenos Aires

Jardim Japonês| ©Martasusanaperez
Jardim Japonês| ©Martasusanaperez

Visitar o Jardim Japonês de Buenos Aires é uma das melhores atividades que se pode fazer durante o inverno. Desde meados de junho até setembro, o jardim oferece várias actividades durante as férias de inverno. Sem dúvida, é um lugar especial para desfrutar com a família.

Se viajar com crianças para Buenos Aires, vale a pena visitar este jardim. Encontrará actividades lúdicas e divertidas para partilhar com os mais pequenos. Estas incluem aprender a arte do origami, colorir um koinobori (a bandeira tradicional japonesa), aprender a escrever vogais em japonês, entre outras.

Tenha em conta que os bilhetes para o Jardim têm um preço médio de cinco euros e que as crianças com menos de 12 anos podem entrar gratuitamente. Para além disso, as suas portas estão abertas das dez da manhã às sete da noite.

Informações úteis

  • Preço: o preço médio de entrada é de 4 euros.
  • Localização: Av. Casares 3450, C1425EWN C1425EWN, Buenos Aires, Argentina.
  • Quando ir: durante todo o ano, especialmente durante as férias de inverno.

Reservar uma visita guiada a Buenos Aires

5. Participar da Feira Alfajor Argentina

Alfajor de Buenos Aires| ©lamblukas
Alfajor de Buenos Aires| ©lamblukas

Gostas de doces? Se a sua resposta é sim, então recomendo-lhe que vá à Feria Argentina del Alfajor. Este evento tem lugar no início de agosto durante uma semana inteira e poderá assistir e provar o melhor da indústria mundial de alfajor! Atenção que terá de pagar por tudo o que consumir.

Esta é uma experiência muito interessante, pois poderá partilhar com os locais, bem como experimentar novas receitas e produtos internacionais. Em simultâneo com a feira, decorre também a Taça do Mundo de Alfajor. Durante este evento, um júri especializado testa e classifica os alfajores de todos os participantes.

As categorias que os participantes podem ganhar são "melhor chocolate negro", "melhor sabor exótico", "melhor textura", "melhor alfajor do mundo", entre outras. É possível participar sem comprar bilhetes, mas com reserva prévia. Recomendo que verifique o horário de ambos os eventos, pois é possível que mudem de local.

Detalhes de interesse

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • When to go: início de agosto.

6. Desfrute de uma bebida deliciosa na Festa do Café (FECA)

Café de Buenos Aires| ©Chao PC
Café de Buenos Aires| ©Chao PC

O Festival do Café é uma boa desculpa para passar uma semana saboreando o melhor café de Buenos Aires. Este evento tem lugar em meados de junho em diferentes locais da cidade. Poderá provar cafés de autor, desfrutar de ambientes acolhedores, boa música e muito mais.

Para que se possa divertir, recomendo que consulte um mapa online publicado todos os anos pelo evento. Aí poderá ver as promoções e descontos que serão oferecidos no Mercado do Café, realizado numa praça pública de Buenos Aires. Além disso, poderá visitar mais de 20 bancas que oferecem variedades desta bebida a preços acessíveis.

Para além destas exposições, terá a oportunidade de participar em actividades, palestras e workshops sobre esta bebida. Nos pavilhões encontrarão representantes de diferentes cafetarias famosas como Martínez, Santa Café, Café Fundador, Café Salteño, Usina Cafetera e Kropo, entre outros.

7. Celebrar o Dia do Padroeiro de Santo António de Pádua

Basílica de Santo António de Pádua| ©Jorgelina Dromedari
Basílica de Santo António de Pádua| ©Jorgelina Dromedari

Uma boa maneira de conhecer uma cidade é participar nas suas festas mais tradicionais. Uma delas é o Dia do Padroeiro de San Antonio de Pádua. Esta tem lugar no município de Merlo de Buenos Aires na primeira quinzena de junho, durante um fim de semana. Normalmente, a data é confirmada pelo município e a entrada é gratuita.

Este evento tem lugar ao ar livre durante as tardes e noites, por isso recomendo que tragam roupas quentes, pois as temperaturas podem cair bastante. Pode comer nos food trucks, comprar artesanato e desfrutar dos espectáculos de música ao vivo. Ano após ano, convidam bandas locais para animar o evento.

Neste evento, terá também a oportunidade de visitar a Basílica de Santo António de Pádua, onde é celebrada uma missa e, em frente , há normalmente actividades familiares. Normalmente, todas as actividades são organizadas pela Junta de Freguesia de Merlo e pela Universidad Nacional del Oeste.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada é gratuita.
  • Localização: Município de Merlo da Cidade Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
  • Quando ir: meados de junho.

8. Participar da ArteBA, uma feira de arte contemporânea

ArteBA| ©Maira Gonzalez
ArteBA| ©Maira Gonzalez

Buenos Aires é uma cidade caracterizada por ser rica em actividades culturais e artísticas. Uma das formas de desfrutar desta parte da cidade é participando em ArteBA. É uma das Feiras de Arte Contemporânea mais importantes do país e de toda a América Latina.

A fundação com o mesmo nome criou este evento em 1991 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento, a profissionalização e a promoção dos artistas e do seu trabalho. Desta forma, incentiva-se a produção artística e fomenta-se o respeito e a valorização da mesma.

Atualmente, a feira realiza-se durante cerca de quatro dias no início de setembro. As datas podem variar, mas normalmente é durante o inverno. Se quiser ir, terá de comprar um bilhete por cerca de 4 euros. Poderá ver mais de 400 artistas e os seus projectos, visitar mais de 71 galerias, comprar arte e assistir a conversas e palestras, entre outras actividades.

Detalhes interessantes

  • Preço: o preço médio de entrada é de 4€.
  • Localização: Paraná 1160 3ºA, C1018AAD Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
  • Quando ir: primeiras semanas de setembro.

9. Tour pelos bares notáveis da Avenida de Mayo

Dentro do Bar El Federal| ©Miguel
Dentro do Bar El Federal| ©Miguel

Uma das coisas para fazer em Buenos Aires à noite é visitar os Bares Notáveis na Avenida de Mayo. Durante as noites frias de inverno é o momento perfeito para tomar uma bebida quente e visitar estes lugares icónicos da cidade. Graças à sua proximidade, é possível visitá-los todos na mesma noite.

Os Bares Notables são um evento imperdível na capital argentina. Durante anos, artistas de destaque, músicos, escritores, pintores e outras grandes figuras argentinas se reuniram nas mesas desses bares. Devido ao seu valor cultural, estes lugares foram nomeados património histórico da cidade.

Como mencionei anteriormente, os cinco bares estão localizados na Avenida de Mayo. No total, são cinco bares: Bar El Federal, Café Margot, Bar de Cao, Celta Bar e Café la Poesía. Cada um deles tem uma agenda cultural na qual se podem encontrar apresentações musicais, encontros artísticos, apresentações de livros, entre outros.

Detalhes de interesse

  • Localização: Avenida de Mayo, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
  • Quando ir: em qualquer época do ano, especialmente no inverno para desfrutar de uma bebida quente.
  • Oque pedir: Uma das bebidas preferidas dos argentinos é o café cortado. Consiste numa chávena de café expresso com um pouco de leite quente.

10. Passar um dia no Parque Tres de Febrero

Parque Tres de Febrero| ©Robert Cutts
Parque Tres de Febrero| ©Robert Cutts

Uma das melhores coisas para fazer em Palermo, Buenos Aires, durante o inverno é visitar o Parque Tres de Febrero. Poderá desfrutar de uma variedade de experiências que lhe darão a oportunidade de se conectar com a natureza.

Recomendo que visite este parque no início de julho, pois é a altura em que começa a época da poda. Este processo é efectuado para que as roseiras floresçam saudáveis e fortes durante o inverno. Os vizinhos aproveitam a ocasião para vir buscar as flores e as estacas que podem ser plantadas noutro local. Também pode fazer parte deste costume e levar algumas flores.

Enquanto passeia pelo parque, pode ver os belos lagos artificiais e dar um passeio de barco ou de bicicleta aquática. Também recomendo que visite a Plaza Holanda, localizada dentro do parque. Aí encontrará El Rosesal, um jardim com numerosas roseiras que não pode perder.

Detalhes interessantes

  • Preço: a entrada no parque é gratuita, a entrada no museu e no jardim japonês custa em média 4 €.
  • Localização: Avenida Infantil Isabel, 110, Buenos Aires, Argentina.
  • Quando ir: Durante todo o ano, especialmente no inverno.

Reservar uma visita guiada a Buenos Aires

Como é o clima em Buenos Aires no inverno?

inverno em Buenos Aires| ©Luis Armando Oyarzun
inverno em Buenos Aires| ©Luis Armando Oyarzun

O inverno em Buenos Aires vai de meados de junho a meados de setembro. As temperaturas podem chegar a 16 °C. Embora o mês mais frio seja junho, não é preciso preocupar-se com geadas ou algo do género. Para alguns, esta é a melhor altura para ir a Buenos Aires, uma vez que não se sofre com o calor.

Mesmo que não esteja muito frio, tenha em mente que deve trazer um casaco e um cachecol, especialmente se quiser explorar a cidade à noite. Durante essas horas, a temperatura pode cair consideravelmente, por isso é melhor estar preparado.

Como é o fluxo turístico e os preços em Buenos Aires no inverno?

Obelisco de Buenos Aires| ©leonardo samrani
Obelisco de Buenos Aires| ©leonardo samrani

Quase todos os meses de inverno em Buenos Aires têm um número relativamente alto de turistas, mas não mais do que no verão. julho é o mês com o maior número de visitantes para as praias próximas. No entanto, alguns decidem aproveitar ao máximo o tempo frio e vão às pistas de gelo de junho até ao final de agosto.

Tenha em conta que durante estes meses as crianças estão de férias escolares. Por esta razão, os locais podem estar um pouco mais cheios do que noutros meses. Os preços podem ser um pouco mais baratos do que durante o verão, mas não há grande diferença.