Mais sobre: Coisas Para Fazer Em Buenos Aires Em Julho
O inverno em Buenos Aires pode ser a desculpa perfeita para fazer algumas actividades que se tornam menos atractivas com o calor do verão. Desde visitar os seus museus, dar um passeio de autocarro turístico, assistir a um espetáculo de tango ou desfrutar da sua gastronomia...
julho é uma excelente altura para visitar esta joia da América Latina, uma dascidades preferidas dos europeus, graças ao facto de tudo, desde a sua arquitetura ao traçado das suas ruas ou à sua oferta cultural, fazer lembrar Madrid ou Paris. Há muitas coisas para ver e fazer em Buenos Aires em julho, por isso prepare-se, porque aqui seleccionei as minhas favoritas.
1. 9 de julho: viver o Dia da Independência com os argentinos
Se vai a Buenos Aires em julho, deve saber que o dia 9 de julho é o Dia da Independência na Argentina, e em todos os bairros de Buenos Aires, bem como no resto do país, há um grande número de celebrações que não pode perder.
Na feira de Mataderos, no bairro de San Telmo, na Plaza de Mayo e em San Isidro é possível desfrutar de desfiles militares, comidas típicas, como empanadas, locro, tortas fritas ou pastelitos dulces. Viver o fervor patriótico no coração de Buenos Aires é uma das coisas mais interessantes e emocionantes que se pode experimentar.
Na Argentina tudo tem a ver com a gastronomia, seja o asado e as empanadas, a sua incomparável pastelaria popular, o seu mate ou os seus vinhos, reconhecidos em todo o mundo, é sempre um bom momento para se sentar à mesa e desfrutar. Se quiser, pode aproveitar a data para ir àPlaza de Mayo e visitar o interior da Casa Rosada num dos melhores passeios de Buenos Aires. Depois, pode continuar com um passeio pela Catedral de Buenos Aires e pelo Cabildo. Sentir-se-á como se tivesse recuado no tempo até 1816, quando as pessoas se reuniram na praça, entre bandeiras e galhardetes.
2. Conheça alguns dos melhores museus de Buenos Aires
A cidade de Buenos Aires é famosa pela sua importante atividade cultural. Se é daqueles que precisa de estar dentro de casa quando está um pouco frio, julho é um mês ideal para visitar museus e centros culturais em Buenos Aires. Aqui está uma lista dos meus favoritos:
MALBA
MALBA é o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, onde se encontra a arte contemporânea mais subversiva. Para além da sua coleção permanente, tem salas para exposições de arte pictórica, o seu próprio cinema e espaços para instalações audiovisuais.
Museu Nacional de Belas Artes
O Bellas Artes é um dos museus mais importantes do país. Com uma coleção de obras de todo o mundo, aqui pode ver pinturas de: Goya, Manet, Monet, Gauguin, Degas, Pissarro, Renoir, Pollock, Fontana, Rothko, esculturas de Rodin, e muito mais. A entrada no museu é gratuita. Sem dúvida, um dos meus museus favoritos.
Centro Cultural Nestor Kirchner (CCK)
O CCK é um dos museus mais populares e animados de Buenos Aires. Com exposições de todos os tipos e uma rica agenda de concertos, exposições e espaços lúdicos para crianças e adultos, este é um dos espaços de arte que não pode perder durante a sua visita a Buenos Aires.
3. Visite o majestoso Teatro Colón
Eleito como um dos teatros com a melhor acústica do mundo, o Teatro Col ón está localizado no coração da cidade, a cerca de 200 metros do Obelisco, e é um dos lugares que não pode perder se estiver de passagem por Buenos Aires no mês de julho. Embora possa ser visitado durante todo o ano, as baixas temperaturas do inverno fazem dele a desculpa perfeita.
Devido à sua bela arquitetura e à sua rica história, é possível visitá-lo por dentro e ver peças de vestuário utilizadas por cantores famosos, cenários e muito mais. O edifício atual foi inaugurado em 1908 e é uma obra-prima da arquitetura.
Numa visita guiada ao Teatro Colón, descobrirátodos os segredos escondidos num dos maiores e mais elegantes teatros do mundo. Com uma agenda variada, ver uma ópera ou um espetáculo de ballet no Colón é uma experiência e tanto. No entanto, recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência, mesmo alguns meses antes da sua viagem, pois tendem a esgotar-se facilmente.
4. Maravilhe-se com a arquitetura do bairro Congreso e do centro de Buenos Aires
A arquitetura dos bairros de Congreso e do centro de Buenos Aires é absolutamente espantosa. Inspirada na arquitetura de Madrid, Paris e Londres, mas com um forte cunho latino-americano, a arquitetura de Buenos Aires tem uma casualidade do fortuito. Aqui pode ver igrejas de estilo gótico (como a igreja paroquial de San Miguel Arcángel ou a Primeira Igreja Metodista de Buenos Aires) ao lado de modernos arranha-céus de vidro ou teatros com marquises do século passado.
Se planeia visitar Buenos Aires em julho, inscrever-se numa excursão para apreciar a beleza arquitetónica da cidade pode ser uma ideia muito boa, pois normalmente incluem visitas ao interior de cada um destes edifícios, para que se refugie do frio e desfrute do passeio. Com um número infindável de cúpulas, pináculos, vitraux coloridos, galerias sob o telhado, Buenos Aires éo sonho de um arquiteto, pois alberga uma variedade de estilos surpreendentes.
Alguns dos 10 melhores edifícios de Buenos Aires que não pode perder durante a sua visita são:
A Galeria Güemes
Uma beleza sob o teto, a Galeria Güemes é considerada o primeiro arranha-céu da cidade de Buenos Aires, com uma cúpula de vidro, um teatro e lojas do início do século XX, sua arquitetura é uma das mais refinadas do centro de Buenos Aires. Tem entrada pelas ruas pedonais Florida e San Martin.
O Palácio Barolo
O Palácio Barolo deve o seu nome à obra A Divina Comédia de Dante Alighieri. A sua beleza arquitetónica oferece uma mistura de estilos verdadeiramente única e provocadora. Neste palácio, situado no coração do bairro Congreso, coexistem os estilos neo-gótico e neorromântico. A sua cúpula (que pode ser visitada) é de estilo indiano e representa a união entre Dante e Beatriz. O seu autor descreveu-a como um arranha-céus latino.
A Confiteria Del Molino
Este edifício é considerado um emblema da Arte Nova. O seu interior é tão impressionante como o seu exterior, com revestimentos de mármore nas suas colunas, pilastras e painéis. No final do século XX, o edifício passou para as mãos do governo argentino e foi declarado Monumento Histórico Nacional. A sua cúpula com maravilhosos vitreaux e os seus pormenores fazem da Confitería del Molino um dos edifícios mais belos de toda a América Latina.
5. Descubra os lugares imperdíveis de Buenos Aires com o autocarro Hop on Hop off
Como eu sempre digo, uma ótima maneira de entrar em contacto com uma cidade é entrar no autocarro turístico.
Desta forma, você poderá fazer seu próprio mapa e localizar onde estão as principais atrações, e depois voltar àquelas que mais gostou para explorá-las em detalhes. Como outras grandes capitais do mundo,Buenos Aires tem seu próprio ônibus turístico. Sob a modalidade Hop on-Hop off, você poderá visitar os principais destaques da cidade. O verão em Buenos Aires é normalmente muito quente, pelo que julho é um mês ideal para este tipo de excursões.
É claro que eu recomendo que você traga um casaco quente. Algumas das paradas do passeio são:
- Recoleta
- Teatro Colón
- Praça do Congresso
- San Telmo - Plaza Dorrego
- La Bombonera
- La Boca - Caminito
- Puente de la Mujer - Puerto Madero
- MALBA
- Planetário
- Bosques de Palermo - Jardim de Rosas
- Museu Nacional de Belas Artes
A duração total da visita é de 3 horas e 20 minutos, e os autocarros circulam de 20 em 20 minutos. Os autocarros têm audioguias em 9 línguas (espanhol, inglês, português, alemão, francês, italiano, chinês, japonês e russo).
Como são autocarros abertos, é possível obter excelentes vistas de 360 graus da cidade.
6. Conhecer Caminito, no bairro de La Boca
O cartão postal de Caminito deu a volta ao mundo. As fachadas coloridas dos antigos cortiços, onde conviviam imigrantes de todo o mundo (sobretudo depois das duas guerras mundiais), tornaram-se uma atração turística. Situada no bairro de La Boca, a poucos metros do estádio de futebol do Boca Juniors, a zona é um ponto de passagem obrigatório para os turistas e curiosos.
Aqui encontrará um grande número de lembranças, a maior parte delas relacionadas com o tango e o futebol. Além de poder percorrer os corredores de antigos cortiços, agora restaurados, e assistir a um espetáculo ao vivo. Caminito é uma rua museu com quase 150 metros de comprimento e um dos lugares mais emblemáticos do bairro de La Boca.
Foi o artista plástico Benito Quinquela Martín, vizinho do bairro, que promoveu a criação deste museu ao ar livre para resgatar parte do passado da região. Se você planeja visitar Bueno Aires em julho, Caminito é o lugar ideal, pois sempre encontrará algo saboroso para comer, espetáculos que o aquecerão e uma boa dose de caminhada. Uma das melhores coisas para fazerno inverno em Buenos Aires.
7. Férias de inverno e a Feira do Livro Infantil em Buenos Aires
Em julho, acontecem as férias de inverno em Buenos Aires. Isto enche a cidade de actividades para desfrutar, muitas delas orientadas para as crianças. Desde peças de teatro, espectáculos de circo, dança e museus que abrem as suas portas gratuitamente, a espectáculos em espaços abertos.
Embora as temperaturas sejam geralmente bastante baixas, é raro que desçam abaixo dos 10 graus Celsius, para que se possa desfrutar de todo o encanto da cidade. Em julho, realiza-se também aFeira do Livro Infantil de Buenos Aires, de 11 a 31 de julho. Todos os anos, o Centro Cultural Kirchner abre as suas portas para esta celebração da literatura infantil.
Se estiver de visita durante estas datas, é um excelente plano para fazer com crianças em Buenos Aires. Tal como a sua versão para adultos, a Feira do Livro Infantil reúne autores e personalidades do mundo editorial para esta celebração da arte e da literatura.
8. Visitar alguns dos tradicionais Cafés Notáveis, lugares cheios de história
A boémia de Buenos Aires é famosa em todo o mundo, e muita da inspiração de poetas, dramaturgos e escritores vem dos cafés.
Para preservar o charme desses bares e cafés antigos, cheios de história, o governo argentino decidiu destacar os mais representativos e agrupá-los sob o nome de "Cafés Notáveis". A maioria deles está localizada na área de Congreso e Centro Porteño, mas você também pode encontrá-los em San Telmo, Recoleta, Almagro, Flores e outras áreas da cidade. Se visitar Buenos Aires em julho, podem ser uma óptima maneira de fugir ao frio enquanto conhece um pouco da história da cidade. Aqui está uma lista dos meus favoritos:
- Café Tortoni: sem dúvida, o café mais famoso de Buenos Aires. No Café Tortoni já passaram cantores de tango, presidentes, pensadores, artistas, poetas, actores e actrizes famosos. Deve-se sempre guardar um momento para um café no Tortoni.
- La Biela: localizado no bairro da Recoleta, o Café La Biela foi um dos lugares frequentados por Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares. Tanto que é possível tirar uma foto junto às suas esculturas realistas numa das suas mesas.
- Bar Británico: o antigo Bar Británico é um dos mais antigos da cidade. Aqui, outra figura literária, o escritor Ernesto Sábato, costumava sentar-se e escrever alguns dos seus romances. De facto, a ação do livro "Sobre Héroes y Tumbas" (Sobre Heróis e Tumbas) começa a poucos metros do café.
- Bar Los Galgos: localizado no bairro de Congreso, a cerca de 500 metros do majestoso edifício do Congresso Nacional, encontra-se o Bar Los Galgos. Outro café com história que não se pode perder. Minha recomendação: tomar um vermute no bar e pedir umas picadas.
9. Passear pela rua Corrientes, a Broadway de Buenos Aires
Poucas cidades do mundo têm um pólo teatral tão fértil como Buenos Aires. Ao longo da mítica rua Corrientes encontrará teatros, cafés, restaurantes e livrarias, onde deve parar e explorar. Com as baixas temperaturas de julho, é possível passear pela Corrientes e assistir a um espetáculo, as opções são variadas.
Locais como o Paseo La Plaza oferecem diferentes espectáculos num só lugar. Passear pela rua Corrientes, com todas as suas marquises, luzes de néon, anúncios e estrelas no chão, vai fazer-te sentir como se estivesses na Broadway. Compre os seus bilhetes antecipadamente online ou na diagonal em frente ao Obelisco e, depois do espetáculo, escolha uma das inúmeras opções de refeições. Aqui estão algumas dasmelhores pizzarias da cidade. Se quiser experimentar a típica pizza argentina, recomendo a Guerrin ou aLas Cuartetas, ambas na rua Corrientes.
Esta é definitivamente uma das melhores coisas para fazer à noite em Buenos Aires.
10. Faça um tour para Mar del Plata saindo de Buenos Aires
Mas Buenos Aires não é só a capital, também é possível fazer um tour por algumas das cidades mais representativas da província. Sem dúvida, uma das mais impressionantes e pitorescas é Mar del Plata.
Com um encanto que combina as casas da nobreza do século XIX com as construções mais modernas, um traçado de ruas ondulantes e uma varanda natural perfeita virada para o mar, Mar del Plata é uma verdadeira pérola da costa argentina. Se visitar a cidade em julho, vai precisar de se aquecer, por isso não pode perder umdelicioso lanche de churros no Manolo ou uma massa na Sorrentinería Véspoli, dois locais clássicos da cena gastronómica de Mar del Plata.
Também pode passear pelo porto e ver a comunidade de leões-marinhos, passear pelo passeio marítimo, visitar o Aquário ou a Villa Victoria, a casa da escritora Victoria Ocampo. Como vê, Mar del Plata tem centenas de atracções e locais que merecem ser visitados.
11. Passeie por Puerto Madero e prove a deliciosa gastronomia argentina
O mês de julho em Buenos Aires tende a ser um pouco frio, com temperaturas em torno de 10 graus Celsius. Por isso, recomendo que visite um dos bairros mais modernos de Buenos Aires. Puerto Madero foi construído inteiramente em terras que foram recuperadas do Rio de la Plata. Aqui encontrará uma grande variedade de restaurantes, bares e cafés para enfrentar o frio, enquanto desfruta de um ambiente totalmente descontraído.
Desfrutar de toda a beleza da cidade junto aos iates e pequenas embarcações, é um lugar perfeito paradegustar a típica comida argentina. Embora veganos e vegetarianos também possam encontrar opções aqui, os amantes de carne podem ter certeza de que chegaram ao paraíso. Nas margens do canal encontram-se todo o tipo de churrascarias de primeira classe, onde se podem provar os cortes típicos argentinos, aqueles que lhe deram fama mundial. Lugares como Rodizio, La Parolaccia, Siga la vaca ou Estilo Campo são alguns dos melhores.
E se o universo culinário é a sua praia, recomendo que se inscreva num dos melhores passeios gastronómicos de Buenos Aires.