Como ir de Viena a Budapeste

Experimente uma das melhores experiências ao conhecer a bela Budapeste a partir da sua localização em Viena. Quer saber como fazê-lo? Continue a ler até ao fim!

Joaquín Montaño

Joaquín Montaño

leitura de 7 minutos

Como ir de Viena a Budapeste

Viena | ©Sandro Gonzalez

Uma das melhores formas de tirar o máximo partido de uma estadia de vários dias em Viena é explorar destinos próximos, tanto dentro como fora da Áustria. A sua localização privilegiada liga-o a outros destinos importantes na Europa, razão pela qual visitar Praga a partir de Viena ou visitar Budapeste é mais fácil do que imagina e uma das melhores coisas para fazer em Viena, desde que o seu itinerário o permita

Vai estar em Viena durante 4 dias ou mais? Aproveite a oportunidade para conhecer Budapeste com toda a informação que partilho consigo abaixo.

1. A melhor maneira de lá chegar: uma excursão organizada

Conhecer Budapeste| ©Andrea Piacquadio
Conhecer Budapeste| ©Andrea Piacquadio

Uma excursão a Budapeste a partir de Viena é a melhor forma de conhecer os dois destinos e passar umas férias sem complicações; felizmente, na capital austríaca encontrará inúmeros fornecedores que oferecem esta experiência e a preços realmente acessíveis. O objetivo é garantir que o transporte, as horas de partida regulamentadas e o horário para visitar as atracções sejam da maior importância.

O que incluem estas excursões

As viagens de um dia para Budapeste a partir de Viena começam normalmente de manhã cedo. Afinal, Budapeste fica a 243 km de distância, o que significa um tempo mínimo de condução de 2 horas e 30 minutos. Ao sair de manhã cedo, terá a certeza de aproveitar ao máximo a sua viagem de um dia.

Acompanhado por um guia especializado e em transporte privado, percorrerá os campos e as planícies a sudoeste de Viena, na rota Áustria-Hungria, para chegar à capital e ver os pontos turísticos e as atracções mais importantes de Budapeste.

Embora o itinerário possa ser alterado em função da empresa que decidir contratar para a excursão, alguns dos destinos que pode esperar ver incluem: o complexo do Castelo de Buda, o Bastião dos Pescadores, o magnífico edifício do Parlamento, que está disponível para visitas guiadas e muito mais.

Informações úteis

  • Preço: Pode variar muito dependendo do tipo de visita que escolher, as visitas de grupo estão disponíveis a partir de 130 euros, as visitas individuais a partir de 300 euros.
  • Duração da viagem: Trata-se de viagens de um dia a Budapeste, com partida de Viena no início da manhã. Deve reservar 12 a 14 horas para esta experiência.
  • Recomendado se: Procura uma forma confortável, prática e fácil de desfrutar de Budapeste nas suas próximas férias em Viena. A experiência de Budapeste é uma das melhores viagens de um dia a partir de Viena, de acordo com as avaliações dos viajantes.

Reserve a sua excursão a Budapeste

2. A opção mais rápida: o comboio Viena-Budapeste.

Comboio Viena - Budapeste.| ©Maria J
Comboio Viena - Budapeste.| ©Maria J

A opção preferida dos habitantes locais e dos turistas que desejam visitar Budapeste a partir de Viena é o serviço de comboio. Tenha em conta que uma viagem de comboio exige muito mais organização da sua parte e esteja muito atento aos horários para não perder a sua partida.

É aconselhável reservar os bilhetes e garantir a disponibilidade no dia da sua excursão, especialmente se viajar durante as épocas turísticas altas, como o verão em Viena.

Percurso

A rota parte da estação central de Viena (Wien Hauptbahnhof) a várias horas e chega ao centro de Budapeste, mais concretamente à estação ferroviária de Budapeste-Kelenfoeld.

Empresas que oferecem este serviço

As companhias que oferecem ligações entre as duas cidades partem a diferentes horas e com diferentes horários. Eis as mais importantes.

Informações úteis

  • Preço: dependendo da companhia e da disponibilidade, pode estimar um intervalo médio de 30 a 50 euros por trajeto. Geralmente, a viagem Budapeste-Viena é mais cara do que a viagem Viena-Budapeste.
  • Duração da viagem**:** Esta é uma opção de viagem rápida e a viagem de comboio demora aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
  • Recomendado sim: Uma óptima alternativa para quem procura autonomia na sua viagem a Budapeste e não quer pagar por uma excursão, embora seja responsável pela organização de muitos dos pormenores da viagem. Esta é uma opção cómoda e rápida para se deslocar entre os dois destinos.

3. A opção mais barata: o autocarro Viena-Budapeste.

Autocarro para Budapeste| ©brianrounds
Autocarro para Budapeste| ©brianrounds

Para além de ser barata, esta é uma opção interessante devido aos horários de partida de algumas empresas de autocarros, que operam a partir das primeiras horas da manhã. Se planeia passar um dia inteiro a fazer turismo em Budapeste, esta alternativa permite-lhe chegar à capital húngara de manhã cedo para aproveitar ao máximo as horas de diversão.

Percurso

Os autocarros partem do Terminal Rodoviário Internacional situado na Wien Hauptbahnhof (estação central de Viena). Em Budapeste, chegará a uma das duas principais estações de Budapeste: Népliget, que faz a ligação à linha 3 do metro de Budapeste, e Kelenföld, que faz a ligação à linha 4 do metro de Budapeste e à linha 19 do elétrico de Budapeste.

Empresas que oferecem este serviço

À semelhança das viagens de comboio, o serviço de autocarros em Viena é uma opção popular para viajar para destinos próximos na Áustria, como Salzburgo, ou fora da Áustria, como Budapeste ou Praga.

Isto traduz-se em várias empresas que oferecem o serviço e em vários horários à escolha. Estas são as empresas mais populares e convenientes que oferecem ligações directas e sem paragens entre os dois destinos.

  • RegioJet: Um novo autocarro parte na rota Viena - Budapeste a cada 3 horas, em média.
  • FlixBus: os autocarros desta empresa partem 3 vezes por dia.

Informações úteis

  • Preço: Pode variar ligeiramente consoante a empresa escolhida e o horário. Pode estimar um custo médio entre 7 € e 17 € em cada sentido.
  • Duração da viagem: Esta é possivelmente uma das opções mais lentas, deve permitir 3 horas para a viagem e adicionar o tempo de espera na estação antes de embarcar no seu autocarro.
  • Recomendado se: estiver a fazer uma viagem barata e descontraída e puder perder algumas horas para poupar dinheiro. Não se esqueça de que esta opção de viagem exige sobretudo pontualidade para não perder o seu transporte.

4. A opção mais flexível: Viajar de carro a partir de Viena

Viajar de carro| ©tobi
Viajar de carro| ©tobi

Embora viajar de carro a partir de Viena lhe dê muita flexibilidade e a oportunidade de personalizar a sua rota de acordo com os destinos que pretende visitar, não é uma opção que eu recomende se for a sua primeira vez a visitar esta parte da Europa, principalmente porque requer muito planeamento e porque, como expliquei nos pontos anteriores, existem muitas outras alternativas mais baratas e mais convenientes.

Rota

Se optar por esta alternativa, terá de investir tempo e atenção no planeamento cuidadoso do seu percurso, de forma a garantir uma viagem agradável e sem problemas.

Dependendo do seu plano de viagem , pode seguir vários itinerários diferentes. A rota mais direta para Budapeste é a A4 e a M1. Se apanhar a A4 e a A6, a viagem será mais longa, mas passará muito perto de Bratislava. Considere um novo destino para chegar a Budapeste ao fim da tarde e explorá-lo em profundidade nos dias seguintes.

Empresas que oferecem este serviço

As empresas de aluguer de automóveis são diversas, pelo que recomendo que faça a sua própria pesquisa; algumas das mais fiáveis e populares estão listadas abaixo.

  • Sixt Car Hire: Os seus escritórios estão localizados em Hilton, Am Stadtpark 1.
  • Europcar Autovermietung: Os seus escritórios estão localizados em Schubertring 9.
  • Avis Autovermietung: Os seus escritórios estão situados na Universitätsstraße Votivpark-Garage, no centro da cidade de Berlim.

Informações úteis

  • Preço: O aluguer de um veículo barato em Viena custa cerca de 26 euros por dia. Os custos de combustível devem ser adicionados ao orçamento.
  • Duração da viagem: Uma viagem de carro a partir de Viena demorará em média cerca de 3 horas, sem contar com as paragens.
  • Recomendado sim: Tendo em conta as facilidades de transporte público entre Viena e Budapeste ou as muitas vantagens de uma excursão privada, eu só recomendaria esta opção se estiver a fazer uma rota multi-destino.

5. A opção mais cara: um avião de Viena para Budapeste.

Avião de Viena| ©Riik@mctr
Avião de Viena| ©Riik@mctr

Embora exista a possibilidade de voar de Viena para Budapeste, não é uma opção que eu recomendaria a nenhum dos meus amigos viajantes. É definitivamente uma opção muito cara, com voos pouco frequentes e sem poupança de tempo.

Trajeto

O seu voo parte do aeroporto internacional de Viena (Fri) e aterra no aeroporto de Budapeste. Quer esteja a viajar com bagagem, com crianças pequenas ou simplesmente por conveniência, é bom saber que em ambos os destinos tem opções de transfer entre os aeroportos (localizados nos arredores da cidade) e o seu destino final ou ponto de partida.

Empresas que oferecem este serviço

De momento, a única companhia que oferece voos directos entre os dois destinos é a Austrian Airlines, que oferece vários voos por semana e, sazonalmente, vários voos no mesmo dia.

Informações úteis

  • Preço: embora seja possível conseguir ofertas baratas de cerca de 30 euros em determinadas alturas do ano, os bilhetes de avião podem custar até 150 euros por passageiro.
  • Tempo de viagem: O voo entre as duas cidades demora apenas 45 minutos. No entanto, as transferências entre aeroportos podem demorar mais 20 a 40 minutos cada. A isto há que acrescentar o tempo de espera e de registo.
  • Recomendado sim: Não recomendo esta opção em nenhum cenário, devido ao preço elevado e ao facto de demorar tanto tempo, por vezes mais, do que uma viagem de comboio.
  • Circuito organizado
  • A melhor opção
  • Preço: a partir de 135 euros.
  • Duração: 12-14 horas
  • Comboio
  • A opção mais rápida
  • Preço: Entre 30€ - 50€ em cada sentido.
  • Duração: 2 horas e 30 minutos.
  • Autocarro
  • A opção mais económica.
  • Preço: de 7 a 17 euros por trajeto.
  • Duração: 3 horas.
  • Autocarro
  • A opção mais flexível
  • Preço: a partir de 26€.
  • Duração: 3 horas.