Ponte Carlos em Praga: o que ver e o que fazer
A Ponte Carlos é o coração de Praga, bem como o seu monumento mais visitado. Descubra tudo o que há para ver e fazer nesta famosa ponte, lendo este post.
A Ponte de São Carlos é um local de visita obrigatória se viajar para Praga. É, de facto, o local mais popular da capital checa, com a permissão do seu castelo. De tal forma que é difícil andar nesta ponte pedonal devido ao grande número de pessoas. E, no entanto, tem quase 10 metros de largura.
Para além do seu valor histórico, sendo a ponte mais antiga da cidade e a que ligava a parte velha de Praga ao castelo, a sua popularidade foi conquistada pela sua beleza arquitetónica e pelas suas lendas, entre muitas outras virtudes. Neste post, pode descobrir tudo o que há para ver e fazer na Ponte de São Carlos e nos seus arredores.
Saiba mais sobre a história da Ponte Carlos
Sempre que visitamos um monumento é sempre aconselhável conhecer a sua história, pois dá-nos uma perspetiva diferente quando o visitamos. Por isso, vamos fazer uma breve revisão da história da Ponte Carlos. Na sua localização atual no rio Vltava, a Ponte de Judite foi outrora a ponte de Judite, que foi demolida por uma inundação no final do século XII. Foi o imperador Carlos IV que ordenou a construção de uma nova ponte e confiou a tarefa ao arquiteto Peter Parler, que já estava encarregue da construção da catedral da cidade.
O próprio imperador lançou a primeira pedra da ponte em 1357, mas a sua construção prolongou-se até 1402. Uma vez concluída, a ponte tinha uma extensão de 500 metros e era o único ponto de travessia do rio que atravessava a cidade, pelo que rapidamente se tornou uma artéria principal. Permaneceu assim durante mais de 400 anos, até à construção de outras pontes.
Sobreviveua 5 grandes inundações, mas foi renovada várias vezes para se manter de pé. Para evitar a sua deterioração, o acesso de veículos foi proibido em 1965 e , em 1992, foi reconhecida como Património Mundial.
Naturalmente, a ponte tem uma história muito mais longa e esconde muitos segredos e lendas. Se quiser descobri-los todos, a melhor coisa a fazer é reservar uma visita guiada com um guia profissional que lhe contará tudo sobre a Ponte de São Carlos, por exemplo, de minibus.
Ver as estátuas e pedir um desejo
Um dos principais encantos da Ponte Carlos são as suas famosas estátuas. Ao longo da ponte, existem mais de 30 estátuas que acompanham os peões ao longo da ponte. Todas elas são de estilo barroco e de temática religiosa, representando santos venerados na época. A grande maioria são cópias dos originais conservados no Museu Nacional de Praga. A estátua original mais antiga que sobrevive na ponte, e também a mais famosa, é a de São João de Nepomuceno.
É o santo padroeiro da proteção contra as cheias e a sua estátua está situada no local onde se diz que foi atirado ao rio. É tradição os turistas e os habitantes locais colocarem a sua mão esquerda no lado esquerdo da base da estátua, pois diz-se que isso o levará de volta a Praga ou lhe concederá um desejo. Saberá onde colocar a sua mão, pois o desgaste causado pelos turistasque se aproveitam desta crença é muito visível.
Outra escultura original na ponte é a da crucificação e do Calvário de Jesus Cristo. Esta cena está representada com grande detalhe e, como curiosidade, a cruz que foi utilizada nesta estátua era de madeira e foi substituída várias vezes devido a inundações e humidade. A cruz atual data de 1657.
Descubra as lendas e histórias que rodeiam a ponte
Há muitas lendas e histórias em torno da Ponte Carlos. A primeira delas está relacionada com São João de Nepomuceno e diz que o Imperador Venceslau IV ordenou que ele fosse atirado ao rio em 1393 a partir desta mesma ponte, que ainda estava em construção. A sua estátua encontra-se no local onde isso aconteceu e existe uma cruz de bronze que assinala o que se diz ser o local exato onde foram atirados ao rio.
As outras lendas populares mais conhecidas estão relacionadas com a sua construção. A primeira conta que o imperador Carlos IV encarregou diversos astrólogos e numerólogos de estudarem a data exacta em que se deveria iniciar a construção da ponte para que esta resistisse e não tivesse o mesmo destino da Ponte de Judite, que ruiu após uma inundação.
Determinaram que a pedra fundamental deveria ser colocada a 9 de julho de 1357, às 5h31, o que foi feito pelo próprio imperador. Esta data pode ser representada por 135797531 e forma um número capicua composto por números ímpares ordenados.
Outra lenda conta que na sua construção foram utilizados ovos, misturados na argamassa, na crença de que isso melhoraria a sorte e a resistência da ponte. Existem estudos sobre este assunto e alguns confirmam-no, outros negam-no. Estas são as histórias e lendas mais conhecidas, mas há muitas mais para descobrir.
Visite as Torres da Ponte
Em ambas as extremidades da Ponte Carlos existem três torres à entrada da própria ponte. A primeira e mais conhecida é a Torre da Cidade Velha, assim chamada porque fica no lado da Cidade Velha de Praga. É uma obra-prima gótica e pode ser visitada a partir do interior. No interior há exposições sobre a construção da ponte e a melhor parte é a vista da ponte. A entrada custa apenas 60 czk, o que equivale a cerca de 2,50 euros.
Na outra extremidade estão as duas torres do lado de Malá Strana. A mais pequena é a mais antiga, do mesmo período que a Ponte Judith original. A outra torre é semelhante à torre da parte antiga, também em estilo gótico. Ambas estão ligadas por uma galeria que pode ser escalada para se ter uma boa vista da ponte.
Ponte Carlos à noite
Durante o dia, milhares de pedestres e turistas atravessam a ponte, dificultando um pouco a contemplação de sua beleza e esculturas. Mas quando a noite cai, a ponte transforma-se completamente. A iluminação da ponte faz sobressair as esculturas e as torres e confere-lhe um encanto único.
O facto de, à noite, o trânsito ser muito menos congestionado torna esta atividade quase obrigatória se quiser ver a Ponte Carlos em todo o seu esplendor. É um dos monumentos essenciais para ver em Praga à noite.
Passeio de barco sob a ponte
Outra opção para ver a ponte de uma perspetiva diferente é fazer um cruzeiro ao longo do rio Vltava. O itinerário destes cruzeiros passa sempre por baixo da ponte e dá-nos a oportunidade de tirar um tipo de fotografia diferente do habitual.
Têm normalmente a duração de uma hora e incluem um guia que nos conta a história dos monumentos que vemos durante a viagem. Os preços começam nos 15 euros. Também tem a opção de fazer um cruzeiro noturno por Praga com jantar incluído.
Vista panorâmica a partir da margem do bairro de Mala Strana
Se quiser uma alternativa gratuita para uma vista panorâmica da ponte, a melhor opção é fazê-lo a partir da margem da parte Malá strana da cidade. Perto do museu Kafka pode aceder à margem e fazer uma caminhada onde irá parar várias vezes para tirar fotografias da ponte. É também comum que os cisnes que nadam ao longo do rio se aproximem de nós a pedir comida.
Visita à igreja de São Nicolau
A apenas 500 metros da Ponte Carlos encontra-se a Igreja de São Nicolau. Este espetacular edifício barroco do século XVIII dá-nos as boas-vindas ao bairro de Malá Strana e é um dos mais belos edifícios de Praga. Vale a pena visitar todo o edifício, desde a fachada ao interior, mas especialmente a torre do sino. Da torre do sino temos algumas das melhores vistas de Praga e podemos ver a Ponte Carlos do topo, bem como o castelo.
Para entrar na igreja de São Nicolau custa-lhe 4 euros e para subir à torre do sino terá de pagar mais 4 euros. Abre sempre às 10:00 e a hora de fecho varia de mês para mês. Fecha às 18:00 de novembro a fevereiro, às 20:00 de março a outubro e às 22:00 de abril a setembro.
Visite o complexo do Castelo de Praga
Ao atravessar a Ponte Carlos, verá ao longe um edifício espetacular a coroar a cidade. Trata-se do Castelo de Praga. Embora seja conhecido como um castelo, não é realmente um castelo como tal. É um complexo de edifícios que inclui a Catedral de São Vito, o antigo palácio real, a Basílica de São Jorge e a Torre Dalibo, entre muitos outros.
Estes edifícios estão situados a 1 quilómetro da Ponte Carlos, numa colina, e são uma visita obrigatória para todos os viajantes a Praga. O complexo pode ser visitado por conta própria ou através da reserva de uma visita guiada a Praga. Esta última é uma boa opção se quiser conhecer toda a história, e é muita, que rodeia este complexo único. Aqui tem toda a informação sobre os bilhetes para o Castelo de Praga.
Tirar uma foto junto ao Muro dos Beijos e ao Muro de John Lennon
Para os amantes do Instagram, existem dois murais em Praga que são duas das fotos mais populares da cidade. O primeiro, conhecido como o muro do beijo, retrata um casal a beijar-se apaixonadamente com a cidade de Praga como pano de fundo. Está localizado sob o primeiro pilar da Ponte Carlos, no bairro de Mala Strana.
O segundo é o mural de John Lennon. Localizado na Praça Velkopřevorské náměstí, em frente ao Palácio Buquoy, perto da ponte, este mural do artista tornou-se um símbolo. Pouco depois do assassinato do Beatle mais conhecido, este mural colorido apareceu com o rosto de Lennon rodeado de frases contra o regime comunista que governava a República Checa na década de 1980. Atualmente, tornou-se um símbolo de liberdade e um dos locais mais fotografados de Praga.
Veja a espetacular biblioteca Clementinum de Praga
O Clementinum era originalmente a antiga Universidade Carlos e alberga atualmente a biblioteca nacional de Praga. Trata-se de um enorme complexo, o segundo maior da cidade depois do castelo, cuja principal atração é a sua impressionante biblioteca barroca. É um dos locais mais espectaculares da capital e um local de visita obrigatória.
O complexo está situado a apenas 200 metros da ponte, à saída da Torre Velha. Está aberto todos os dias das 10:00 às 19:00, de abril a outubro, e até às 18:00 no resto do ano. A entrada custa 9 euros para adultos, 5 euros para estudantes e as crianças com menos de 7 anos são gratuitas.
A Praça da Cidade Velha e o seu famoso relógio
O último sítio a visitar perto da Ponte Carlos é a Praça da Cidade Velha. Esta praça emblemática é um dos centros nevrálgicos de Praga e alberga várias igrejas e edifícios emblemáticos da cidade.
É nesta praça que se encontra o famoso relógio astronómico de Praga. Localizado na fachada sul da antiga Câmara Municipal, este relógio representa, para além das 24 horas do dia, as posições do sol e da lua, um calendário circular com os meses do ano, um anel zodiacal e diferentes elementos astronómicos que o tornaram um dos relógios mais especiais do mundo.