Mais sobre: O que ver e o que fazer no bairro do Castelo de Praga
Embora toda a gente o conheça como o bairro do Castelo de Praga, na verdade chama-se Hradčany, e para além de albergar esta fortaleza do século IX, tem muitos outros locais a visitar que não pode perder na sua viagem, como o Mosteiro de Strahov ou os seus vários palácios. Abaixo, mostro-lhe todas as sugestões que esta zona da cidade tem para oferecer.
E se depois da sua visita a Hradčany estiver à procura de outros planos de lazer e turismo na capital checa, não hesite em ler o post O que ver e fazer em Praga.
Visitar o Castelo de Praga
O Castelo de Praga, conhecido como Pražský Hrad, está localizado a oeste do rio Vltava e é o complexo monumental mais importante do país. Desde a sua fundação no século IX, tem sido a casa de monarcas e presidentes e tornou-se um testemunho do desenvolvimento histórico da capital checa. É constituído por uma série de edifícios, pátios e jardins. De facto, pode ser descrito mais como uma cidadela do que como uma fortaleza.
Para a sua visita, recomendo que compre o seu bilhete para o Castelo de Praga com antecedência. Existem vários circuitos, mas o mais aconselhável é o circuito A, pois é o mais completo e inclui:
- O Antigo Palácio Real.
- A Catedral de São Vito.
- O Beco Dourado.
- Basílica de São Jorge.
- Palácio Lobkowicz.
- Torre da Pólvora.
- Torre de Daliborka.
- Palácio Roserverg.
Além disso, os bilhetes de entrada não estão sujeitos a um horário específico, pelo que é livre de explorar os diferentes locais ao seu próprio ritmo. Ver informações sobre os bilhetes para o Castelo de Praga e os preços do Castelo de Praga. E se quiser fazer uma excursão, leia o post Melhores excursões ao Castelo de Praga e escolha a opção que melhor se adapta às suas preferências.
Informações úteis
- Horário de funcionamento: O recinto está aberto entre as 6h e as 22h. Os edifícios estão abertos das 9h às 16h no inverno, e das 9h às 17h no verão. Tem mais informações neste post sobre o horário de funcionamentodo Castelo de Praga.
- Melhor altura para visitar: de manhã cedo e durante a semana para evitar multidões.
Assistir à troca da guarda no Castelo de Praga
A troca da guarda é outra das experiências curiosas que pode vivenciar em Hradčany. Esta cerimónia, que, tal como Londres, se tornou uma das principais atracções turísticas de Praga, consiste num desfile com música militar e no hastear da bandeira. Tem lugar no primeiro pátio do Castelo de Praga, em frente ao Palácio Real.
A troca da guarda tem lugar ao meio-dia. Além disso, a partir das 7 horas da manhã, a cada hora em ponto, as sentinelas mudam de posto.
Veja a cidade de Praga a partir da Catedral de São Vito
A Catedral de São Vito está situada no interior do conjunto monumental do Castelo e é o maior exemplo da arquitetura gótica na cidade de Praga. A sua construção começou em meados do século XIV e foi testemunha dos casamentos, enterros e coroações dos imperadores e reis da Boémia.
Além disso, do miradouro da torre sul, ao qual se chega por uma escada em espiral, obtém-se uma das melhores vistas da cidade.
Durante a sua visita, preste especial atenção a:
- Vitrais: Concebidos por vidreiros da Boémia.
- Relógio: está situado na torre mais alta, com 99 metros de altura.
- Porta Dourada: decorada com um mosaico de 80 metros quadrados do Juízo Final.
- Capela de São Venceslau: guarda as jóias utilizadas nas coroações.
- Mausoléu Real: Aqui repousam os restos mortais de antigos reis da Boémia, como Venceslau IV, o Imperador Maximiliano II e Carlos IV.
Informações úteis
- Horário de abertura: entre abril e outubro, de segunda a sábado das 9.00 às 17.00 horas e aos domingos das 12.00 às 17.00 horas. De novembro a março, de segunda a sábado das 9h às 16h e aos domingos das 12h às 16h.
Visite a coleção de arte do Palácio Lobkowicz
Situado na cidadela do Castelo de Praga, o Palácio Lobkowicz, de estilo renascentista, alberga uma valiosa coleção privada.
Ficará impressionado com as obras de arte e os objectos pessoais de uma família nobre com uma história importante na Boémia, incluindo artigos militares, peças de porcelana, pinturas de artistas como Velázquez, Bruegel ou Canaletto, artigos decorativos ou mesmo peças manuscritas de Mozart, Beethoven ou Haydn.
O meu conselho pessoal é reservar bilhetes para o Palácio Lobkowicz e para o Castelo de Praga para poupar tempo e dinheiro.
Informações úteis
- Horário de abertura: das 10.00 às 18.00 horas.
- Preço: O bilhete simples custa 12 euros para adultos, com um preço reduzido para crianças com menos de 15 anos, idosos com mais de 60 anos e estudantes. Um bilhete combinado para o Castelo de Praga custa 24 euros.
Passeio pelo Beco Dourado
O Beco Dourado é, sem dúvida, uma das ruas mais bonitas de Praga. É assim chamada porque durante muitos anos foi o local de residência da guilda dos ourives.
Situada na cidadela do Castelo de Praga, um passeio por ela é uma verdadeira maravilha. Terá também a oportunidade de explorar algumas das casas coloridas que foram construídas no final do século XVI, inicialmente para alojar os guardas do Imperador Rudolf III. A mais popular é a do número 22, onde viveu Franz Kafka.
Procurar o templo de peregrinação Loreto
Dirigido por monges capuchinhos, o Loreto data do século XVII e é uma visita obrigatória na sua viagem a Praga, bem como um centro de peregrinação europeu.
Entre as suas atracções mais características encontra-se a réplica da casa onde teve lugar a Anunciação da Virgem Maria, construída no século XVII por ordem da Baronesa de Lobkowitz. No interior, bastante austero, encontra-se a escultura de Nossa Senhora do Loreto em madeira de tília.
O exterior é notável pela sua decoração de baixos-relevos e esculturas com cenas da Virgem Maria. Também se pode ver a Igreja da Natividade, o claustro e o tesouro do Loreto, cujas peças incluem o Sol de Praga.
Informações úteis
- Horário de abertura: de novembro a março, das 9h30 às 16h; de abril a outubro, das 9h às 17h.
Dica do viajante:
Recomendo que reserve um dia inteiro para ver Hradčany, o Bairro do Castelo, pois oferece uma vasta gama de coisas essenciais para fazer na sua viagem a Praga.
Deixe-se deslumbrar pela Biblioteca Strahov
A Biblioteca do Mosteiro de Strahov é um dos meus sítios preferidos para visitar em Praga. Está dividida em duas áreas:
- A Sala de Teologia, obra do arquiteto Jan Dominik Orsi, que data da segunda metade do século XVII e se caracteriza pelo seu estilo barroco.
- A Sala de Filosofia Classicista, que data de finais do século XVIII.
A biblioteca possui uma importante coleção de obras de antiquário, com um total de 200 000 itens, incluindo um Livro do Evangelho de Strahov dos séculos IX e X.
Informações úteis
- Horário de abertura: 9h-12h e 13h-17h.
- Preço: 6 euros para adultos e 3 euros para entrada reduzida.
Maravilhe-se com os palácios de Hradčany
Na sua visita a Hradčany, pegue num mapa e certifique-se de que visita os vários palácios no distrito do Castelo de Praga. Alguns você pode entrar e outros você pode apenas ver do lado de fora, mas ainda assim vale a pena uma visita. Aqui estão os principais:
- O Palácio do Arcebispo é de estilo barroco e foi reconstruído em 1765. É a atual sede do Arcebispado de Praga.
- O Palácio de Thun ou Palácio Toscano, do final do século XVII.
- O Palácio Sternberg é um edifício barroco de 1700 que alberga atualmente a coleção permanente da Galeria Nacional de Praga.
- O Palácio Salmovský também é gerido pela Galeria Nacional de Praga.
- O Palácio Schwarzenberg alberga a coleção de arte barroca da Galeria Nacional de Praga.
- O Palácio Martinitz data da segunda metade do século XVI.
- O Palácio Czernin, datado do final do século XVII, é atualmente a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
- O Palácio Lobkowicz alberga uma importante coleção familiar privada.
Desfrutar de uma cerveja no Mosteiro de Strahov
Uma visita obrigatória na sua viagem é a cervejaria do Mosteiro Strahov, a melhor cervejaria artesanal de Praga e, na minha opinião, uma das melhores da Europa, e já estive em mais do que algumas.
Na sua visita, pode provar uma deliciosa seleção de cervejas da marca Sv. Norbert (St. Norbert), incluindo uma Amber Lager, uma Dark Lager e uma IPA.
Dependendo da época do ano, pode também experimentar algumas das suas cervejas sazonais. Pode encontrar todas as informações no seu sítio Web.
Informações úteis
- Horário de abertura: todos os dias do ano, das 10 às 22 horas.
Tire as melhores fotografias de Hradčany a partir da colina de Petřín
E finalmente, não hesite em subir a colina Petřín e tirar os melhores instantâneos do distrito de Hradčany. Para o fazer, tem a opção de subir a partir do Mosteiro Strahov ou de apanhar o funicular.
Nestes arredores agradáveis, pode escapar da agitação da cidade e passear pelos agradáveis espaços verdes. Também pode subir à Torre Petrin, que imita a Torre Eiffel e tem quase 70 metros de altura.
Como chegar a Hradčany
A maneira mais conveniente de chegar ao Castelo de Praga é de elétrico ou metro. No entanto, se você estiver hospedado no centro, não hesite em ir a pé. É um passeio muito agradável.
- Elétrico: Apanhe a linha 22 e saia em Pražský hrad, Pohořelec e Malostranské náměstí.
- Metro: Apanhe a linha verde A e saia na paragem Malostranska. De lá, você chegará a Hradčany em apenas alguns minutos.
Para mais detalhes, leia o post Como chegar ao Castelo de Praga.
Onde comer em Hradčany
No distrito de Hradčany tem inúmeras opções para comer. Aqui estão algumas sugestões, mas se quiser saber mais, não hesite em ler o post Onde comer perto do Castelo de Praga.
- St. Martin oferece cozinha vegetariana, internacional e tradicional. Os preços são muito baratos e o serviço é de alta qualidade.
- U Černého Vola é ideal para uma caneca de cerveja com um prato típico como goulash, knuckle ou cabrito.
- U Tri jelínku: os pratos são abundantes, com pratos de carne como carne de veado, knuckle, pato assado, goulash, bem como sopas tradicionais.