10 coisas para ver e fazer em Viena em agosto
Quando chega o verão, muitos de nós só pensam em duas coisas: sol e praia. Mas a verdade é que há muitas cidades que oferecem planos alternativos, como Viena, a capital musical e cultural da Europa.
Durante esta altura do ano, a cidade austríaca veste-se a rigor para receber os turistas no último mês de verão e no mês mais quente do ano. Muitos habitantes locais aproveitam esta altura do ano para se ausentarem de Viena, pelo que as ruas estão repletas de uma atmosfera festiva e turística.
Quase todos os museus, praças ou palácios de Viena têm um evento especial para atrair a atenção dos turistas. E muitos dos destinos mais emblemáticos estão esgotados há meses, pelo que é melhor chegar bem preparado. Eis o que ver e fazer em Viena!
1. Desfrute do impressionante Rathausplatz Musikfilm-Festival: um privilégio para os seus ouvidos e estômago
Todos os verões, desde o início de julho até ao final de agosto, a praça em frente à Rathausplatz de Viena é transformada num grande cinema ao ar livre, embora neste caso não sejam exibidos filmes mas sim música.
O ecrã gigante mostra produções de ópera e concertos de todos os géneros, do jazz ao ballet, num cenário arquitetónico impressionante. As projecções começam ao pôr do sol.
Para além do som impressionante, os visitantes podem assistir a um verdadeiro passeio gastronómico, uma vez que as bancas de comida estão dispostas à volta dos assentos para mais do que apenas os seus ouvidos. Um plano perfeito para os serões vienenses em que a música clássica é obrigatória. Está pronto para isso?
Informações práticas
- Onde: Rathausplatz
- Preço: Gratuito
- Horário de abertura: As projecções começam ao pôr do sol. As bancas de comida abrem entre as 11h00 e a meia-noite.
2. Sinta-se como um habitante local no Naschmarkt: mais de um quilómetro de produtos frescos
Alguém consegue pensar numa melhor maneira de começar os dias quentes de verão do que visitar o Naschmarkt, o maior mercado de Viena? A partir das 6 horas da manhã, as mais de 120 bancas enchem-se de produtos locais de grande qualidade e quantidade. Esta atividade existe desde o século XVI e é muito popular entre os habitantes locais.
Aqui também pode provar pratos típicos austríacos, como as lendárias salsichas Käsekrainer, strudel de maçã (tarte de maçã) ou schnitzel. Para além da comida local, há também comida oriental e asiática.
O mercado está fechado aos domingos, pelo que a melhor altura para o visitar é de segunda a sexta-feira, evitando as grandes multidões aos sábados.
Informações práticas
- Onde: Wienzeile
- Preço: Apenas o que comprar
- Horário de abertura: de segunda a sexta-feira, entre as 6h e as 18h30m. Aos sábados, encerra às 14h00.
3. Parque de diversões Prater: o derradeiro passatempo de verão na roda gigante mais antiga da Europa
Se gosta de se divertir durante as suas férias, então o parque de diversões Prater é um local de visita obrigatória para descontrair e sentir-se novamente como uma criança. Situado nas margens do rio Danúbio, a sua inauguração data de nada menos que 1895.
A roda gigante (Wiener Riesenrad) tem quase 65 metros de altura e oferece uma vista espetacular da cidade. A entrada no parque é gratuita.
É, sem dúvida, um lugar muito acolhedor e cheio de história, onde se pode passear pelas avenidas cheias de atracções durante as noites de verão.
Há muitas atracções para os membros mais jovens da família, o que é ótimo se estiver de visita a Viena com crianças!
Informações práticas
- Onde: Riesenradplatz 2
- Preço: A entrada no parque é gratuita, mas terá de pagar pelas atracções.
- Horário: Todos os dias das 11:00 à meia-noite
4. Sinta a energia de Mozart: visite a sua incrível casa
Localizada na Domgasse 5, o famoso compositor viveu aqui de 1784-1787. Mozart viveu em várias casas durante a sua vida, mas esta é a única que sobreviveu até aos dias de hoje.
É o sítio ideal para passar o tempo depois do almoço e evitar as horas mais quentes da cidade. Os seus mais de mil metros quadrados estão repletos de criatividade, arte, história, paixão, amor e até rivalidade.
Nesta casa, Mozart compôs algumas das suas peças mais famosas, pelo que as suas paredes estão repletas do seu génio. Em suma, este é um local a visitar, quer seja um verdadeiro apaixonado pela arte e pela música, quer se interesse pela cultura em geral.
Informações práticas
- Onde: Domgasse 5
- Preço: cerca de 20 € para um bilhete combinado para a Casa Mozart e a Casa da Música.
- Horário de abertura: de terça-feira a domingo, entre as 10:00 e as 18:00
5. Refrescar-se com um passeio de barco no Danúbio
Os meses de verão são muitas vezes muito quentes e ainda mais quentes quando se passeia pela cidade, por isso um pequeno cruzeiro no rio é a forma ideal de fazer uma pausa e conhecer a cidade ao mesmo tempo.
Os passeios no rio Danúbio incluem uma noite romântica com as melhores vistas de Viena, a viagem dura cerca de três horas e meia.
Não consigo pensar num plano mais romântico. Se quiser surpreender o seu parceiro ou a sua família durante a sua viagem, isto é exatamente o que procura.
6. Catedral de Santo Estêvão: descubra os melhores pores-do-sol da cidade
O verão é caracterizado por pores-do-sol mágicos e este é um dos melhores locais para os apreciar. Tal como a Casa de Mozart, este edifício religioso também está intimamente ligado à vida do génio austríaco, uma vez que esta bela catedral é o local onde se realizou o seu casamento e o seu funeral.
Esta igreja destaca-se pela sua alta torre, à qual se pode aceder por elevador e da qual se tem uma bela vista sobre a cidade. O interior é uma mistura de estilos barroco e gótico e apresenta o Cristo Crucificado, o Sino Pummerin, as Catacumbas, o Púlpito Pilgrama e o túmulo do Imperador Frederico III.
O horário de funcionamento é das 6h às 22h.
7. Mergulhe na arte durante a sua visita em agosto: o bairro Museumsquartier
Não deixe que os bares e as praias sejam os únicos lugares a visitar este verão, aqui está uma lista dos museus mais importantes a visitar em Viena durante a sua viagem de agosto:
O Museumsquartier está localizado a sul do centro histórico da cidade e alberga a maioria dos museus da cidade. Para os amantes da arte, é um local de visita obrigatória, e estes são alguns dos mais importantes:
-
O Museu Sigmund Freu: Dedicado ao psicanalista Sigmund Fred, passa em revista a sua vida e obra, se gosta de psicologia vai adorar este museu, que é considerado o mais importante dedicado à sua figura.
-
O Museu de História Natural de Viena: Para muitos especialistas, o melhor museu científico da Áustria e da Europa. Tem mais de 3 milhões de peças históricas, como fósseis de animais, esqueletos de dinossauros ou pedras preciosas. Está instalado num palácio do século XIX.
-
O Museu de História da Arte de Viena: O maior museu do país e tem principalmente quadros e obras de pintores europeus. Existe também uma importante coleção de arte egípcia, antiguidades da Grécia e de Roma. O interior do museu é decorado com mármore e diferentes tipos de pinturas.
Uma visita a um dos museus mais importantes de Viena é uma obrigação para ver as impressionantes obras de arte que os artistas criaram ao longo dos séculos.
8. Sinta-se como um monarca no verão ao visitar o magnífico Palácio Schoenbrunn
Um dos locais de visita obrigatória, pois é possivelmente a maior atração turística da cidade. A história do Palácio de Schönbrunn remonta a séculos e tem sido a residência de imperadores e reis da dinastia de Hamburgo.
À volta do palácio, pode também visitar os jardins privados e o labirinto. Não se esqueça do chapéu e da água, pois pode ficar bastante quente em agosto. Ainda assim, qualquer mês do ano é imperdível.
Para visitar o Palácio de Schonbrunn durante o verão é necessário comprar bilhetes com antecedência, pois há muita procura turística para visitar este belo local nesta altura do ano.
Este palácio, juntamente com o Hofburg, é uma visita obrigatória quando se visita Viena, por isso prepare-se para dar um passeio por outra era!
9. Faça uma pausa do calor na Biblioteca Nacional Austríaca
Esta biblioteca construída no século XVIII tem mais de 8 milhões de documentos nas suas intermináveis prateleiras.
A sua impressionante arquitetura barroca faz dela uma das mais belas bibliotecas do mundo, sendo a sala imperial a cereja no topo do bolo desta obra-prima arquitetónica.
Existem também dois globos barrocos venezianos: um terrestre e um celeste. É, sem dúvida, o local ideal para se refugiar do calor, fazer uma pausa e recarregar baterias antes de continuar com o resto das actividades. A entrada custa 8 euros e a biblioteca está aberta todos os dias da semana.
10. O templo da Áustria: descubra a Ópera Estatal de Viena
Provavelmente um dos sítios mais conhecidos internacionalmente, se viajar para Viena não pode perder um dos templos da ópera!
Em julho e agosto quase não há espectáculos, por isso recomendo que faça a visita guiada (cerca de 40 minutos) onde pode ver lugares lendários como a escadaria de mármore, a Sala de Chá, o Salão de Mármore, bem como o grande palco e o foyer.
À volta do edifício existe uma espécie de passeio da fama ao estilo de Hollywood, dedicado aos compositores.
Lembre-se que agosto é um dos meses mais concorridos, pelo que é necessário comprar os bilhetes com bastante antecedência. Está pronto para mergulhar no mundo da ópera?
Tempo em agosto em Viena
agosto é o mês mais quente do ano em Viena, com uma temperatura média de 20 graus Celsius. As máximas rondam os 27 graus Celsius, o que indica que, apesar do calor, agosto é um mês agradável para viajar para Viena.
No entanto, vale a pena ter em conta que poderá encontrar aguaceiros em alguns dias, uma vez que são mais comuns nesta altura do ano - nada melhor do que um pouco de água para o refrescar!
Preços em Viena em agosto
Embora possa parecer que Viena é uma cidade muito cara, a verdade é que os preços são semelhantes a outras grandes cidades como Madrid ou Berlim, sendo um pouco mais caros em determinados produtos ou serviços. Como estamos a meio do verão e é o mês mais movimentado para os turistas, recomendo que compre os seus bilhetes com antecedência, pois algumas actividades (como as visitas guiadas à Ópera Estatal de Viena) estão esgotadas durante quase todo o mês.
Para poupar dinheiro nos seus passeios turísticos, existe o Vienna Pass, um cartão de preço fixo que lhe dá entrada gratuita em 70 das atracções mais populares de Viena, como o Palácio Imperial de Hofburg, o Museu de História Natural ou a Casa de Mozart. Também lhe dá acesso prioritário a muitas destas atracções.
Os preços variam entre 88 euros (1 dia) e 190 euros (6 dias). Se é um turista ativo, o Vienna Pass é uma excelente forma de poupar nas entradas e de desfrutar ao máximo da cidade.