10 coisas para ver e fazer em Viena em setembro
Se está a planear visitar a icónica cidade de Viena, setembro é o mês ideal! Encontrará um bom clima de outono e preços melhores do que na época alta.
Há sempre muito para ver e fazer em Viena, mas de todas as épocas do ano para visitar, ficará particularmente impressionado com o mês de setembro.
O outono em Viena oferece uma grande variedade de actividades, tais como festas de cocktails e festivais de cerveja, eventos para descobrir os produtos do campo austríaco, eventos desportivos, visitas a edifícios históricos, coro infantil, arte de rua, passeios pelas vinhas, passeios de bicicleta e até montanhas russas. Vamos dar uma volta!
1. Um must: o Coro dos Rapazes de Viena está de volta em setembro
Aqui estão algumas das actividades típicas durante o dia. Não pode perder o espetáculo do lendário Coro dos Rapazes de Viena. O espetáculo é apresentado todos os domingos de manhã e só faz uma pausa durante os meses de verão, pelo que em setembro regressam renovados!
Os pequenos cantores de Viena têm entre 9 e 14 anos e estão divididos em quatro coros que dão 300 concertos por ano em todo o mundo, deslumbrando meio milhão de espectadores.
Uma visita à Wiener Hofburgkapelle (Capela de S. José do Hofburg de Viena) no Palácio Imperial é um dos melhores planos para uma manhã quente de domingo para apreciar as actuações destes pequenos.
Informações práticas
- Onde: Hofburg, Schweizerhof (Capela de S. José do Hofburg) ou Am Augartenspitz (Sala de Concertos do Coro Infantil)
- Preço: de cerca de 12 euros a mais de 100 euros, consoante o local
- Quando e em que altura: aos domingos, por volta das 9h00
2. Passeio pelo Parque Prater no outono
Uma visita obrigatória em Viena é o enorme Parque Prater, um dos maiores espaços verdes da cidade. Estendendo-se desde o centro da cidade até aos portos do Danúbio, é um ponto de encontro vienense para desportos e piqueniques. Tem muitos trilhos para caminhadas e passeios de bicicleta no outono.
No entanto, a atração mais procurada situa-se numa das extremidades do parque e alberga a montanha russa, a roda gigante Wiener Riesenrad, para a qual se podem reservar bilhetes com antecedência , os passeios aquáticos e os carrosséis. As últimas coisas a ver no Prater são o estádio de futebol e o edifício do campus da Universidade de Economia, que rodeiam o Prater e são duas maravilhas arquitectónicas modernas.
3. Jantar de cruzeiro no Danúbio
Uma visita ao Prater pode ser rematada pelo rio Danúbio, talvez com um passeio ou um cruzeiro com jantar no Danúbio em Viena.
Os passeios de barco estão disponíveis durante todo o ano, mas setembro é uma boa altura graças ao bom tempo. Apreciará a vista panorâmica da cidade a partir do rio, as praias artificiais e as vistas dos seus castelos e edifícios históricos.
4. Monumentos e edifícios históricos gratuitos para todas as idades
O Dia dos Monumentos é celebrado na Áustria e noutros países europeus para incentivar o público a valorizar e a envolver-se com o património nacional.
É um dia especial em que vários edifícios históricos abrem as suas portas gratuitamente aos visitantes, oferecendo uma visita ao património cultural da cidade. É uma boa oportunidade para reservar uma visita guiada a Viena.
É também muito atrativo visitar edifícios que normalmente não são acessíveis a todos, por exemplo: a Academia de Artes Visuais, a Coleção Biedermeier do Museu de Arte Contemporânea, a villa de Gustav Klimt, as salas do Burgtheater, entre outros.
5. Arte de rua no outono: mágicos, dançarinos, acrobatas e muito mais!
Com o tempo quente ainda a instalar-se na cidade, o Vienna Buskers Festival apresenta arte de rua no parque Karlsplatz, em frente à imponente Karlskirche barroca.
O espírito do festival é solidário, uma vez que os espectáculos são gratuitos, mantendo assim a alma da arte de rua. Magia, acrobacia, música, dança e marionetas fazem parte do programa deste festival, que é um deleite para os sentidos. Encontrará também várias barracas de comida e bebida para um dia perfeito em Viena.
Para encerrar o passeio, pode planear uma visita à igreja barroca de Karlskirche, uma maravilha arquitetónica construída após a epidemia de peste de 1700 e, se estiver interessado em arte, recomendo que reserve uma visita guiada ao Museu de História de Arte de Viena. Não se arrependerá!
6. Se não visitou a ópera, esteve mesmo em Viena?
A cidade considerada o centro da música clássica e da ópera a nível mundial reabre os seus palcos depois do verão, quando os habitantes locais regressam após as férias de verão e o calendário de concertos inicia a sua atividade formal.
Considere-se com sorte se estiver em Viena em setembro, pois é uma óptima altura para assistir à ópera num dos teatros de Viena, sem multidões e com bilhetes a preços excelentes.
Os locais mais importantes para a ópera são o Staatsoper, que é um teatro estatal e oferece a melhor relação qualidade/preço, o Volksoper e o Theatre an der Wien. Mas também pode reservar bilhetes para um concerto clássico na Igreja de Santa Ana ou desfrutar de um momento único, comprando bilhetes para um concerto de Mozart ou Strauss em Viena.
7. A Oktoberfest não tem nada a invejar: o festival de cerveja de Viena
Se gosta de apreciar um copo de cerveja com gás, não pode perder esta oportunidade! Em meados de setembro, o WienerBierfest (Festival da Cerveja de Viena) é o festival de cerveja mais importante do mundo (e está a par dos festivais de cerveja alemães).
A Áustria é um dos países mais apreciadores de cerveja do mundo. Todas as vilas, cidades e distritos têm pequenas cervejarias artesanais que produzem novas variedades para o público local, ano após ano, e Viena destaca-se com mais de 40 cervejarias artesanais.
Para chegar a esta espetacular celebração, dirija-se à praça Am Hof, no centro histórico da cidade. Com entrada livre, há espectáculos ao vivo de artistas e músicos regionais, barracas de comida tradicional vienense e muita gente entusiasmada, ansiosa por desfrutar de uma típica festa da cerveja alpina. As danças regionais e os trajes tradicionais dão a cor e o ambiente perfeitos para a degustação das cervejas mais originais.
Informações práticas
- Onde: Praça Am Hof
- Preço: apenas as cervejas que beber
- Datas e horários: em meados de setembro, de segunda a sábado, das 11h30 às 24h, e aos domingos, das 11h30 às 20h.
8. Festa da Colheita: um pouco do campo no meio da cidade
Se está à procura de um pouco de natureza e de ambiente campestre para compensar, tenho uma excelente proposta. A Festa das Colheitas realiza-se no coração da cidade, um festival de sabores e texturas! É um evento de dois dias que tem lugar no início de setembro. Os camponeses e agricultores aproveitam para dar graças à mãe terra pelas colheitas da época e mostrar aos visitantes um pouco das tarefas diárias do campo.
O colorido da festa dá a conhecer frutas, legumes e verduras, mas também se podem provar iguarias como queijos do campo, doces, molhos e bebidas. O espaço está repleto de tendas e barracas montadas para comer e beber. É uma excelente oportunidade para conhecer as características das diferentes zonas do país sem sair de Viena!
Além disso, se viajar para Viena com crianças, elas vão divertir-se garantidamente. Nesta festa, há jogos e concursos com prémios para que os mais pequenos possam aprender sobre o trabalho agrícola e, ao mesmo tempo, divertir-se.
Informações práticas
- Onde: Parque Augarten
- Preço: gratuito
- Quando: por volta de 10 de setembro
9. Mexa-se! Desfrute da Maratona Nocturna de Viena
Não se trata apenas de comer e beber, também encontrará muito tempo para queimar calorias! Nunca pensou em participar numa corrida nocturna? Se visitar Viena em setembro, terá essa oportunidade. A Vienna Night Run oferece-lhe a oportunidade de correr ao longo de um dos mais belos circuitos da cidade.
A distância a percorrer é de apenas 5 km, pelo que é considerado um percurso adequado para qualquer pessoa que esteja disposta a fazê-lo, uma vez que o principal objetivo deste evento é divertir-se. O percurso consiste numa longa corrida ao longo da Ringstrasse de Viena, com início na Universitätsring, perto da Universidade Principal de Viena.
10. Cocktails de assinatura e dança numa antiga fábrica
Se está à procura de coisas para fazer à noite em Viena, este é o evento que não pode perder. Desde há alguns anos, o Liquid Market realiza-se em Viena no início de setembro, um evento imperdível para os amantes de cocktails.
É um festival de novidades em matéria de cocktails que se realiza no edifício único da antiga fábrica Wiener Werkshallen, que dispõe de uma grande área interior e exterior. Excelentes bares de todo o mundo juntam-se para apresentar as últimas novidades em cocktails de assinatura, juntamente com bancas de comida e DJs de topo, fazendo deste evento um deleite para os sentidos.
Informações práticas
- Onde: Haidequerstraße 1-3
- Preço: Depende dos dias em que quiser participar.
- Quando e em que altura: primeiros dias de setembro, entre as 14h00 e as 22h00
11. Passeio pelas vinhas no outono: Dia do Passeio do Vinho
Já imaginou fazer um percurso por uma vinha e terminar a caminhada com uma degustação de tapas e vinho? Esta atividade popular só é possível todos os anos em setembro, nos arredores da eclética cidade de Viena.
Algumas das mais importantes vinhas da cidade (com 700 hectares de vinhas) abrem as suas portas ao público para mostrar os seus procedimentos e, sobretudo, as suas plantações. Há várias visitas guiadas de diferentes durações à escolha! Em cada uma delas, o acesso é muito simples e acessível, pelo que se trata de uma atividade adequada a todos os tipos de público.
Para terminar um dia perfeito, os bares circundantes oferecem um delicioso vinho vienense (e também saborosos sumos de uva, se não for um consumidor alcoólico).