O que vais ver em Bruxelas numa excursão a Bruges
Com uma excursão a partir de Bruxelas, vai cair no feitiço de Bruges. Dir-lhe-ei o que verá com o seu guia e o que deverá ver no seu tempo livre.
Pronto para se apaixonar por uma das cidades mais bonitas da Europa? Mesmo que tenha pouco tempo, um dia será suficiente para explorar os seus principais pontos turísticos, se souber quais são, claro.
Aqui está uma lista das coisas essenciais para ver e fazer em Bruges para aproveitar ao máximo a sua viagem a Bruges a partir de Bruxelas.
1. Passear pelo Grote Markt
É a vista mais clássica de Bruges, a estrela de milhares de postais, e quando a vir, saberá porquê: a sua beleza é incomparável. É também conhecida como a Praça do Mercado, uma vez que acolhe um mercado desde 958 e é Património Mundial da UNESCO.
Quando lá chegar, a primeira coisa que lhe chamará a atenção será o seu lado norte, com várias casas medievais coloridas alinhadas para decorar a praça com a arquitetura típica da zona. De notar também o monumento central da praça, dedicado a dois heróis locais que lutaram contra os franceses no século XIV.
Nos seus outros lados, verá também vários palácios e edifícios clássicos que vale a pena parar para admirar. É claro que também verá a sua Torre do Sino, mas falarei mais sobre isso mais tarde, pois requer um parágrafo à parte.
Este é um bom lugar para parar para comer algo nas bancas de comida de rua quando estiver com fome. Encontre um banco ou um canto com uma boa vista e desfrute de uma refeição.
2. Ir para a Praça Burg
Não pode perder esta praça: está ligada à anterior através da Breidelstraat, por isso não deixe de a visitar depois de ter apreciado o Grote Markt.
Ao contrário da Praça do Mercado, que se destaca pelo seu colorido, nesta praça as fachadas são cinzentas e contrastam com os elementos dourados das suas fachadas.
Mesmo nesta praça estão duas das principais atracções da cidade, que também recomendo a 100%: a Câmara Municipal e a Basílica do Sangue Sagrado.
3. Entrar na Câmara Municipal
Uma das fachadas mais impressionantes da Praça Burg é a da magnífica Câmara Municipal. Pode visitar o interior por apenas 2 euros e é uma visita curta que vale bem a pena.
O seu salão gótico e o seu salão histórico são os principais elementos da visita a este imponente edifício gótico que preside ao centro de Bruges.
O horário de visita começa às 09:30 e fecha às 17:00, por isso, se quiser ver o interior, não deixe a visita para o final da tarde.
4. Fazer um passeio de barco pelos canais
Um passeio de barco será uma experiência inesquecível durante a sua estadia em Bruges. Existem passeios em pequenos barcos clássicos de madeira que o levarão a desfrutar dos recantos mais bonitos e escondidos da cidade.
Terá mesmo a oportunidade de descobrir uma das suas pontes e passar por baixo dela. Sem dúvida, uma boa maneira de fazer uma pausa nos passeios pela cidade enquanto relaxa e aprecia a cidade de uma perspetiva diferente.
Estes cruzeiros duram cerca de meia hora e custam menos de 8 euros por pessoa, pelo que nem o tempo nem o orçamento serão uma desculpa para não sair para a água para explorar Bruges.
5. Apreciar a gastronomia requintada
Comer na Bélgica é sempre um prazer e Bruges não é exceção: ao passear pelas suas belas ruas, reconhecerá o doce cheiro a chocolate que emana de algumas lojas.
Ao longo do caminho, verá também visitantes e habitantes locais a saborear um prato de mexilhões e batatas fritas ou as típicas sopas belgas nas esplanadas mais encantadoras da cidade.
Junte-se a eles e aproveite a sua estadia em Bruges para descobrir os melhores pratos da cidade. Se tem medo de cair numa armadilha turística, preparei este guia dos melhores sítios para comer em Bruges. Bon apetit!
6. Ver a beleza da Ponte de São Bonifácio
A Ponte de São Bonifácio é uma das muitas pontes que atravessam os canais da cidade. Então, porque é que destacamos esta? Porque a esquina em que se encontra é literalmente um postal.
As ruas empedradas à sua volta, as casas medievais, os ramos das árvores que brotam de todos os cantos e a tranquilidade desta zona fazem dela uma das preferidas de muitos.
Se ainda não o fez, pegue na sua máquina fotográfica e aproveite para captar todos os ângulos deste maravilhoso recanto.
7. Visitar a Catedral de São Salvador
A Catedral de Bruges foi construída no século IX e, como se não bastassem os seus anos de história, tanto a fachada como o interior da catedral são bastante impressionantes.
Encontrá-la-á em pleno centro da cidade, com incríveis vitrais barrocos na sua fachada e uma altura que se destaca do resto das casas e edifícios de Bruges.
Horário de abertura
- Dias úteis: das 10:00 às 13:00 / das 14:00 às 17:30 - de segunda a sexta-feira.
- Sábados: 10:00 às 13:00 h / 14:00 às 15:30 h - Sábado
- Domingos: 11:30 h às 12:00 h / 14:00 h às 17:00 h.
8. Passeio pelo Parque Minnewater, ideal para visitas em família.
Quer esteja a visitar Bruges com crianças, amigos ou em casal, uma visita a um parque é sempre uma boa ideia. E ainda mais se o parque em questão for o Minnewaterpark, o cenário é mágico.
Para além de uma área verde bem cuidada, o parque tem um belo lago onde vários cisnes brancos serão o centro das atenções de todos os transeuntes.
Por momentos, vai sentir-se como se estivesse num filme da Disney, e com razão. O parque não fica muito longe do centro da cidade, pelo que não terá de se desviar muito do seu caminho para o visitar.
9. Visitar um dos museus
Apesar do seu tamanho modesto, Bruges é o lar de uma série de museus que podem ser de interesse durante a sua visita. Para além de um popular museu da cerveja e de outro dedicado ao chocolate (a essência cultural do país), existem também alguns museus de história e de arte.
Destes, os que recomendo são o Museu Groeninge, um passeio histórico pela arte belga, e o Historium Brugge, que se destaca pela sua reconstrução virtual da Idade de Ouro da cidade de Bruges.
Em ambos os casos, recomendo que reserve os seus bilhetes com antecedência para evitar filas na bilheteira ao entrar nos museus.
10. Visitar o campanário de Belfort
A impressionante torre do sino medieval que preside ao Grote Markt e a praticamente toda a cidade data de 1240 e, embora tenha sobrevivido a vários incêndios e ataques, a sua altura de 83 metros ainda está de pé.
Tem 366 degraus que separam o chão da melhor vista da cidade, por isso o meu conselho é que se arme de paciência, respire fundo e comece o caminho vertical que lhe dará as melhores recordações e a melhor imagem de Bruges.