Transferes entre o aeroporto e Bruxelas

Se está à procura da melhor forma de chegar ao seu hotel a partir do aeroporto de Bruxelas, continue a ler!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 6 minutos

Transferes entre o aeroporto e Bruxelas

Avião da Brussels Airlines prestes a aterrar no aeroporto de Charleroi | ©Adi Sagi

A cidade de Bruxelas tem dois aeroportos: Bruxelas-Zaventem e Charleroi. Eis como chegar ao seu hotel a partir de qualquer um deles:

Transfer privado de Bruxelas-Zaventem para o seu hotel

No interior do terminal do aeroporto de Bruxelas-Zaventem| ©Henri Sivonen
No interior do terminal do aeroporto de Bruxelas-Zaventem| ©Henri Sivonen

Se não quiser preocupar-se com nada quando chegar a Bruxelas e durante o resto da sua viagem, tem a possibilidade de contratar um transfer diretamente entre o aeroporto de Zaventem e o seu hotel.

Como funciona

Esta opção é a mais cómoda, pois um motorista profissional vai buscá-lo ao aeroporto sem que tenha de procurar paragens de táxi, comboio ou autocarro e, no final da viagem, vai buscá-lo ao seu hotel para o levar de volta ao aeroporto. Cada viagem dura entre 20 minutos e uma hora, consoante a localização do seu hotel e o trânsito.

Pode reservar esta opção online com a antecedência que desejar. Quando efetuar a sua reserva, terá de indicar o endereço do hotel e o número do voo e, em seguida, todos os detalhes serão confirmados por correio eletrónico. Note-se que pode cancelar este serviço gratuitamente até 24 horas antes da partida do seu voo.

Preço

O preço dos dois transferes de ida e volta é de aproximadamente 50 euros, mas também pode reservar separadamente o serviço de recolha no hotel e o transfer de ida e volta para o aeroporto de Zaventem.

Vantagens

  • Uma viagem mais confortável e mais rápida do que de comboio ou de autocarro.
  • Mais barato do que apanhar um táxi no aeroporto
  • Chegada direta ao seu hotel
  • Um serviço de recolha personalizado por um motorista profissional
  • Um período de espera do seu motorista que garante que continuará a beneficiar do serviço em caso de atraso do seu voo.
  • A disponibilidade do serviço de transfer 24 horas por dia, sete dias por semana
  • Um serviço de apoio ao cliente para qualquer inconveniente
  • Espaço suficiente para as suas bagagens
  • Evitar esperas inúteis no aeroporto

3. Transfere privado de Charleroi para Bruxelas

Terminal de chegadas do aeroporto de Charleroi| ©Cha già José
Terminal de chegadas do aeroporto de Charleroi| ©Cha già José

Se o seu voo chegar ao aeroporto de Charleroi, deve ter em conta que demorará cerca de uma hora a chegar a Bruxelas. Se optar por transportes públicos, o autocarro e o comboio estão disponíveis para o levar até ao centro da cidade e daí até ao seu hotel.

Se quiser chegar diretamente ao seu hotel, não precisa de pagar cerca de 90 euros por um táxi; pode contratar antecipadamente um transfer privado do aeroporto de Charleroi para Bruxelas, poupando nos custos e ganhando em conforto:

Como funciona

A reserva é feita online: basta indicar o número do seu voo para que o motorista possa encontrá-lo à chegada ao aeroporto de Charleroi e o endereço do seu hotel para que ele possa levá-lo ao seu hotel. A viagem até Bruxelas demora cerca de uma hora, num veículo confortável, climatizado e com espaço suficiente para as suas bagagens.

Se o seu voo se atrasar, o motorista saberá e esperará por si até 90 minutos, sem qualquer custo adicional. Esta é uma das melhores garantias oferecidas por este serviço, que também está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia, independentemente da hora de chegada do seu voo.

Transfer de regresso de Bruxelas

Este mesmo serviço e nas mesmas condições está igualmente disponível para ir do seu hotel no centro de Bruxelas até ao aeroporto de Charleroi, uma vez terminada a sua viagem. Deverá igualmente fornecer os dados do seu voo no momento da reserva online, para que o motorista possa ir buscá-lo a tempo de chegar ao aeroporto, mas sem ter de esperar horas pela partida do avião.

Dica de viagem da Ana

Para necessidades especiais, como bagagem extra, contacte a empresa por e-mail antes da sua chegada, para que possam ter isso em conta.

4. Outras opções a partir do aeroporto de Bruxelas-Zaventem

Comboio expresso para o aeroporto de Bruxelas-Zaventem| ©Matthew Black
Comboio expresso para o aeroporto de Bruxelas-Zaventem| ©Matthew Black

O transporte público não é tão cómodo como o transporte privado, mas é mais barato. Se o seu hotel tiver uma localização central e não se importar de gastar um pouco mais de tempo no transporte, o comboio ou o autocarro podem ser a sua melhor opção.

Comboio

Sob o aeroporto de Bruxelas-Zaventem existe uma estação com comboios 24 horas para o centro de Bruxelas e outras cidades como Bruges e Ghent. Com o comboio, pode chegar ao centro de Bruxelas em cerca de 20 minutos e o bilhete custa 9 euros (pode ser comprado no local). Aí pode fazer a ligação com o metro.

Autocarro

Existem várias linhas de autocarro que passam pelo aeroporto de Bruxelas. O bilhete custa entre 4 e 6 euros e pode ser comprado diretamente ao motorista ou nas máquinas de venda automática no aeroporto. Dependendo do local para onde pretende ir, uma ou outra linha de autocarro será mais adequada: se for para a zona europeia, escolha as linhas 12 e 21 que passam pela paragem de metro Schuman, se for para a estação Norte, as linhas são a 272 e a 471.

5. Outras opções a partir do aeroporto de Charleroi

Estação de comboios do aeroporto de Charleroi| ©Jeremy Segrott
Estação de comboios do aeroporto de Charleroi| ©Jeremy Segrott

O aeroporto de Charleroi é um aeroporto pequeno, pelo que não terá dificuldade em localizar a estação de comboios e as paragens de autocarro; os dois meios de transporte público que o levam até ao centro de Bruxelas.

Autocarro

Os autocarros do aeroporto de Charleroi vão diretamente para o centro de Bruxelas, sendo a última paragem a Estação Sul (Midi). Os autocarros circulam a cada 30 minutos, das 8h00 à 1h00, e normalmente há uma longa fila de espera. Os bilhetes custam 17 euros para cada sentido e a viagem demora cerca de uma hora.

O comboio

Sim, existe uma estação de comboios em Charleroi, mas não está integrada no aeroporto. Para lá chegar, terá de utilizar o autocarro Airport Express, que demora cerca de 20 minutos. Uma vez na estação de comboios de Charleroi, pode chegar a qualquer uma das estações centrais (central, sul ou norte) por 14 euros em cerca de uma hora.

É de notar que poderá ter de esperar quando chegar à estação, uma vez que os comboios passam de 30 em 30 minutos. É uma boa opção se estiver a viajar de Charleroi para outras cidades, mas é um pouco complicado chegar a Bruxelas.

6. Primeiros conselhos para a sua chegada a Bruxelas

Conhecer Bruxelas com visitas guiadas| ©Mateo Krössler
Conhecer Bruxelas com visitas guiadas| ©Mateo Krössler

Quando ir

A época alta em Bruxelas, tal como na maioria dos países europeus, é o verão e a primavera, pois é quando o tempo está mais propício para fazer turismo. Em junho, julho e agosto, os preços podem subir consideravelmente, por isso, se escolher esta altura para a sua viagem, certifique-se de que reserva o seu alojamento com bastante antecedência.

O que levar

Não precisa de nada para a sua viagem a Bruxelas, pois poderá comprar tudo o que precisa para a sua viagem, mas recomendo que, se viajar no inverno, leve luvas e roupa quente para se manter quente com o frio.

Getting around na cidade

A cidade é bastante fácil de percorrer a e, se quiser visitar locais mais afastados do centro, pode utilizar o metro. O metro de Bruxelas tem quatro linhas e um bilhete único custa cerca de dois euros e meio; pode comprá-lo no interior ou nas máquinas nas estações. Também pode utilizar os autocarros turísticos, de que lhe falarei aqui: Autocarros turísticos de Bruxelas.

O que comer

Embora em qualquer cidade seja interessante experimentar qualquer prato da sua gastronomia, a minha recomendação para Bruxelas é antes o seu ingrediente estrela: o chocolate. Há poucos sítios onde o chocolate tenha a qualidade e o sabor que tem na Bélgica; durante a sua viagem verá que é a recordação mais popular.

A língua

As línguas oficiais de Bruxelas são o francês e o flamengo, mas não deverá ter dificuldade em compreender inglês, sobretudo nas zonas mais turísticas.

Fazer uma visita guiada

Uma das recomendações mais importantes quando se trata de conhecer Bruxelas é que não se limite a apreciar a beleza da "sua fachada", mas que mergulhe na sua história e cultura, bem como explore os seus arredores. Falar-lhe-ei das melhores opções de excursões e visitas guiadas no meu artigo sobre Bruxelas: Excursões a partir de Bruxelas.