Mais sobre: Excursões a Bruges e Gante a partir de Bruxelas
A Bélgica tem o tamanho perfeito para visitar não só a capital, mas também jóias arquitectónicas como Bruges e Ghent durante a sua viagem, mesmo que tenha um horário apertado.
Felizmente, Bruges e Gante estão a menos de uma hora de distância de comboio, autocarro ou carro, por isso aproveite para conhecer Gante.

Excursão a Bruges e Gante a partir de Bruxelas
Visite as duas cidades mais importantes da região da Flandres numa só viagem.
Desfrute de uma excursão de dia inteiro, guiada por um guia histórico especializado. Visite Bruges e Ghent e maravilhe-se com estes destinos de conto de fadas.
Se viajar para Bruxelas, uma excelente forma de aproveitar ao máximo a sua estadia belga é fazer uma viagem a Bruges e Gante|element=pa-2908::::. Estas duas cidades são acessíveis, pequenas e muito pitorescas, o que as torna numa viagem de um dia ideal.
Viajará num autocarro confortável com um guia profissional até à primeira paragem da excursão: Ghent. Aí poderá visitar monumentos como a Catedral de São Bavo, o campanário de 90 metros de altura e a Igreja de São Nicolau, entre outros. Seguimos depois para Bruges. Nesta cidade medieval e encantadora, visitará a Catedral de Bruges, a Praça Burg e o mítico Lago do Amor, ideal para tirar mil e uma fotografias.
Antes de regressar a Bruxelas, terá tempo livre para desfrutar à vontade, comprar presentes e, porque não, uns deliciosos chocolates tradicionais da região.
Recomendado se... tem pouco tempo para fazer turismo na Bélgica e quer aproveitar para visitar duas cidades emblemáticas, sem se preocupar com transferes e horários.
Como visitar Gante durante a sua viagem a Bruges

A curta distância entre as duas cidades faz com que muitas viagens a Bruges a partir de Bruxelas incluam também no seu itinerário uma visita à cidade vizinha de Gante.
Esta é certamente a forma mais conveniente de visitar as duas cidades num só dia, e não terá de pagar mais por isso. Na Hellotickets, por exemplo, uma viagem de um dia a Bruges e Gand custa 45 euros por pessoa.
Se preferir visitar a cidade por conta própria, o orçamento necessário será um pouco mais elevado. Neste caso, é melhor apanhar o comboio, uma vez que lhe permitirá fazer todas as viagens no mais curto espaço de tempo possível, embora tenha de contar com os tempos de espera nas estações.
Quanto tempo demora a chegar a Gante a partir de Bruges?

Quanto tempo demora a chegar a Gand a partir de Bruges?
Se estiver em Bruges, chegar a Gante demora menos de uma hora, quer viaje de comboio ou por estrada. Esta proximidade faz de Gante o refúgio perfeito para terminar o dia, pois pode desfrutar dos monumentos, dos canais e do ambiente universitário sem complicações. Ambas as cidades partilham uma encantadora atmosfera medieval, mas Gante oferece um ritmo mais dinâmico, ideal para terminar o dia com uma visão diferente da região flamenga.
A forma mais conveniente de o fazer é com uma excursão organizada a partir de Bruxelas que inclua ambas as cidades Num só dia, pode descobrir o melhor de Bruges de manhã e, depois de uma curta viagem de autocarro, passear pelo centro histórico de Gand à tarde, acompanhado por um guia especializado. Desta forma, aproveita ao máximo o seu tempo sem se preocupar com os horários dos comboios ou com os transferes entre cidades.
Vale a pena parar em Gante numa viagem a Bruges?

Sim, claro que vale! Se só tiver um dia livre, não fique à espera e junte-se a uma excursão que o levará a ver o melhor das duas cidades. Ambas as cidades são suficientemente grandes para serem percorridas em poucas horas e o seu centro histórico e principais atracções estão concentrados em poucos quilómetros, o que as torna facilmente "percorríveis" num dia.
Se só tiver um dia, recomendo que considere a opção de participar numa excursão organizada, pois permitir-lhe-á poupar tempo e não se preocupar com a logística e a espera pelos transportes públicos.
Além disso, será acompanhado por um guia que se certificará de que não perde os locais mais importantes, explicará os costumes e a cultura locais e lhe dará as recomendações necessárias para passar um dia perfeito à descoberta de Gante e Bruges.
Se tiver mais tempo e puder passar um par de dias a percorrer ambas, poderá relaxar durante o seu passeio e aproveitar para as conhecer à noite, algo que também as torna únicas e especiais.
Quanto tempo demora a visitar Gante numa excursão a Gante e Bruges?

Se visitar Gand na sua viagem a Bruges e Gand a partir de Bruxelas, deve esperar passar cerca de duas a três horas na cidade. Este tempo é suficiente para explorar o centro histórico, ver os canais e ter uma boa visão da cultura e do modo de vida.
Além disso, o guia dar-lhe-á algumas explicações sobre os monumentos mais importantes, como o seu imponente castelo, e também lhe falará da história da cidade.
Normalmente, a paragem em Bruges é mais longa, porque concentra um maior número de pontos de interesse e é geralmente a visita principal da excursão. Seja como for, não deixará de a apreciar.
Se preferir visitar Gand por sua conta, pode decidir quanto tempo passar lá: se só tiver um dia para a sua viagem, passe algumas horas lá à tarde no regresso de Bruges, mas se tiver mais tempo, não hesite em passar dois dias em Bruges e Gand para poder passar a noite numa das duas cidades.
Como chegar a Gante a partir de Bruges

Para chegar a Gand a partir de Bruges, tem várias opções: pode viajar de autocarro privado se tiver decidido participar numa excursão organizada, de comboio ou de autocarro. Se preferir, pode também chegar lá de carro, se tiver alugado um carro à chegada a Bruxelas.
Em todo o caso, a viagem de uma cidade para a outra não demora mais de uma hora. As estradas estão em perfeitas condições e muito bem sinalizadas, e a frequência de comboios e autocarros é bastante elevada, com vários a cada hora. De notar que o serviço pára à meia-noite até às 6h da manhã seguinte.
Para mais detalhes, pode ler o meu artigo sobre como ir de Bruxelas a Bruges, onde também lhe digo como fazer a paragem para visitar Ghent.
O que ver em Gante se tiver pouco tempo

- Catedral de Gante: recomendo uma breve visita ao seu interior. O interior é tão impressionante como o exterior, se não mais. Espetacular!
- O Castelo dos Condes de Flandres esconde muita da história (e lendas da cidade). Se não tiveres tempo para ver o interior, pelo menos dá uma vista de olhos pelo exterior. Uma verdadeira viagem no tempo.
- Muito perto do castelo fica o bairro de Patershol, que já foi uma área popular da classe trabalhadora e hoje abriga os restaurantes e terraços mais badalados da cidade.
- Praça Vrijdagmarkt, uma das praças mais centrais e populares da cidade. Se tiver sorte, poderá apanhar um dos mercados de rua que aí se realizam periodicamente.
- Explorar os canais, a pé ou de barco. Fazer um cruzeiro pelos canais de Gante é uma óptima ideia. Os barcos partem normalmente de vários pontos da cidade e permitir-lhe-ão descobrir as suas ruas e fachadas de um ponto de vista diferente (enquanto descansa as pernas e recupera as forças).
- Em geral, aprecie a arquitetura. Gante é uma cidade imponente e majestosa, e a atmosfera das suas ruas é única. Dê um passeio pela zona que mais lhe chamar a atenção e descubra os recantos, as fachadas e os edifícios centenários que vai encontrando pelo caminho.
- Se for num domingo, compre flores no Mercado de Flores de Kouter, uma verdadeira delícia.
Onde comer em Gand

- O Restaurante Joan tem um dos menus com melhor relação qualidade/preço da cidade. Os empregados são super simpáticos, o menu é variado e todos os ingredientes são naturais. Encontrará pratos mistos e até alguns pratos de massa, o que faz com que seja a escolha perfeita, independentemente do seu gosto. Pode também pedir o vinho da casa - vai adorar!
- Se está à procura de um dos lugares mais modernos de Ghent neste momento, encontrará imediatamente o 'T Vosken. O sítio está super na moda e a comida é muito boa e a preços muito razoáveis. Encontrará iguarias belgas com um toque moderno e muito sabor.
- Se está à procura de algo mais exclusivo, o Lys D'Or é um dos melhores restaurantes da cidade. Tudo aqui é sofisticado: a decoração, o menu e os pratos. Deixe-se guiar pelas recomendações do pessoal e desfrute desta delícia para os sentidos.
- Como na Bélgica não pode faltar uma recomendação de onde comer um bom chocolate, deixo-vos com o meu preferido, o Chocolatier Deduytschaever. A qualidade do chocolate é proporcional à dificuldade de pronunciar o seu nome. Delicioso!