O que ver e fazer em Pequim em 1 dia
Pequim é uma cidade fascinante perto da Grande Muralha da China, onde se podem ver muitas atracções, mesmo que se visite a cidade apenas por um dia.
A capital da China é uma metrópole gigante visitada por turistas de todo o mundo, especialmente para uma excursão à Grande Muralha da China a partir de Pequim, mas é também o lar de muitas atracções turísticas que a tornam um destino muito interessante em si mesmo.
Se só estiver na cidade por um dia, não se preocupe, porque poderá fazer muitas das coisas para ver e fazer em Pequim.
Visita à Praça Tiananmen
O roteiro de um dia em Pequim começa na Praça Tiananmen, uma das praças mais importantes do país, pois foi onde a República Popular da China foi proclamada e tem sido palco de importantes acontecimentos históricos.
Fica no centro de Pequim, onde se situam muitas das atracções da cidade, mas é preciso ter em atenção que está sempre vigiada, pelo que é necessário apresentar o passaporte e mostrar as malas para entrar.
A Praça Tiananmen é uma das maiores praças do mundo, com 880 por 500 metros, e pode ser percorrida a pé, por conta própria ou numa das visitas guiadas à cidade de Pequim.
O que ver na Praça Tiananmen
Entre as atracções que se podem ver na Praça de Tiananmen estão as seguintes: - Monumento aos Heróis do Povo: uma homenagem aos heróis que deram as suas vidas nas lutas revolucionárias.
- Portão de Tian'anmen: está localizado a norte da praça e exibe o retrato de Mao Zedong.
- Museu Nacional da China: o terceiro maior do mundo.
- Mausoléu de Mao Tse Tung: alberga o corpo embalsamado do líder comunista que fundou a República Popular da China.
- Grande Salão do Povo: construído para comemorar o 10º aniversário da fundação da República Popular da China.
- A primeira estação de comboios de Pequim
Se quiser conhecer a fundo a Praça Tiananmen e não perder nenhum pormenor, o meu conselho é que reserve uma visita guiada que não o deixará indiferente.
Para mais informações
- Localização: 4 Jingshan Front St, Dongcheng, Pequim, China.
- Horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 22h.
- Entrada: gratuita.
- Recomendações: levar passaporte, pois é obrigatório apresentá-lo para entrar.
Visitar a Cidade Proibida
Depois de visitar a Praça Tiananmen, pode visitar a Cidade Proibida, um complexo palaciano de 114 edifícios onde 24 imperadores chineses viveram e governaram durante 500 anos, entre os séculos XV e XX, e que foi declarado Património Mundial pela Unesco. Situa-se em frente à Praça Tiananmen, pelo que é possível lá chegar a pé.
A visita à Cidade Proibida pode demorar cerca de 2 a 3 horas, uma vez que ocupa cerca de 72 hectares.
Pode comprar o seu bilhete com antecedência no site da Cidade Proibida ou contratar uma visita guiada, onde um guia lhe explicará todos os pormenores desta maravilha arquitetónica. Ah, e já agora, não te esqueças de mostrar a tua mochila e o teu passaporte quando entrares.
O que ver na Cidade Proibida
Entre as atracções a não perder estão:
- Portão de Tiananmen: localizado ao norte e é a porta de entrada para a Cidade.
- Escadaria de mármore esculpido: os seus relevos e motivos mitológicos são verdadeiramente deslumbrantes.
- Jardim Imperial Yuhuyuan: espaço de 7000 m2 com colinas artificiais, pavilhões, flores, terraços, salões e templos.
- Portão e Salão da Harmonia Suprema: o salão mais importante da cidade.
O preço da entrada não inclui a visita à Galeria do Tesouro ou à Muralha dos Nove Dragões, nem inclui um guia áudio na sua própria língua, mas pode adquiri-los por um pequeno suplemento. Por isso, se quiser conhecer a Cidade Proibida em profundidade, recomendo que se inscreva numa visita guiada para não perder nada.
Mais informações sobre a Cidade Proibida
- Localização: 4 Jingshan Front St, Dongcheng, Pequim, China.
- Horário de funcionamento: diariamente das 8h30 às 17h. De novembro a março, encerra às 16 horas. Encerrado às segundas-feiras.
- Taxade entrada: cerca de 8 euros na época alta, que decorre de abril a outubro, e cerca de 6 euros na época baixa, que decorre de novembro a março.
- Recomendações: levar documentação, pois terá de passar por controlos para entrar. Verifique se está aberto antes de ir para o site da Cidade Proibida.
Maravilhe-se com o Templo do Céu
Outra das atracções imperdíveis de Pequim é o Templo do Céu, um dos mais importantes e maiores templos da China. Está localizado a cerca de 5 km da Cidade Proibida e pode ser alcançado através da linha de metro em poucos minutos.
O Templo do Céu é Património Cultural Mundial da UNESCO e a visita pode demorar cerca de 2 horas. Para além do Altar Circular, não perca a Sala de Oração das Colheitas, a Abóbada do Imperador, o Palácio do Jejum e o Departamento de Shenyue.
No enorme parque onde se situa, com cerca de 273 hectares, pode ver pessoas a praticar Taijiquan, Qigong, a dançar, a cantar e a tirar fotografias. Há também um museu de história natural e lojas que vendem comida e bebidas.
Mais informações sobre o parque
- Localização: 4 Jingshan Front St, Dongcheng, Pequim, China.
- Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h. De novembro a março, abre às 6h30. Encerra às segundas-feiras.
- Taxa deentrada: 2 euros na época alta (abril a outubro) e um pouco menos na época baixa (novembro a março). A entrada nas atracções é paga à parte e custa cerca de 1 a 2 euros por atração.
- Recomendações: leve consigo o seu passaporte, pois ser-lhe-á pedido que o mostre à entrada. Antes de partir, verifique os horários de abertura no sítio Web do Templo do Céu.
Apreciar o pôr do sol a partir de Coal Hill
De seguida, sugiro que regresse ao bairro da Cidade Proibida para ver o pôr do sol no Parque Jingshan, também conhecido como Colina do Carvão. Trata-se de uma colina artificial com 45 metros de altura, de onde se tem uma bela vista panorâmica da Cidade Proibida e de Pequim.
A subida demora cerca de 10 minutos e tem degraus, pelo que não é acessível a cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé.
De qualquer modo, é um parque muito agradável para passear, mesmo que não se consiga chegar ao topo, com jardins e espectáculos de rua. Também se podem ver pessoas a dançar, a saltar à corda ou a dançar com fitas coloridas danças tradicionais como o Dai Cai Wu Dao.
Para mais informações
- Localização: 44 Jingshan W St, Xicheng District, Pequim, China.
- Horário: diariamente, das 6h00 às 21h00, de abril a outubro; e das 6h30 às 20h00, de novembro a março.
- Taxade entrada: normalmente menos de 1 euro por pessoa.
Passeio no mercado de Wangfujing à noite
Um bom sítio para visitar à noite é o mercado de Wangfujing, situado dois quarteirões a leste da Cidade Proibida. A rua Wangfujing é uma rua pedonal com 1,5 km de comprimento, com cerca de 700 lojas de todos os tipos. Aí encontrará grandes armazéns, livrarias em segunda mão, antiguidades, artesanato em seda, cetim e couro. Passear por ela é uma das melhores coisas para fazer à noite em Pequim.
Além disso, na zona conhecida como Wangfujing Snack Street pode encontrar espetos feitos com ingredientes exóticos, como aranhas, cobras, escorpiões e cavalos-marinhos. É mais uma atração turística do que um costume oriental, que muitos turistas experimentam por diversão.
Também pode experimentar outros pratos de Pequim, como o Dim Sum (um bolinho recheado), o Jiaozi (bolinhos recheados), o Zhajiangmian (noodles chineses) ou o Chuan'r (espetos de carne), mas se quiser aprender sobre a cultura, para além de experimentar a comida tradicional, é melhor fazer uma visita gastronómica a Pequim, guiada por um especialista. E se quiser viver uma experiência mais original, recomendo que reserve um passeio gastronómico num tuk tuk, a não perder!
Mais informações
- Horário de funcionamento: as lojas estão abertas diariamente das 10 às 21 horas. A Wangfunji Snack Street está aberta até às 23h.
- Recomendação: em Pequim é costume regatear, por isso não hesite em pedir melhores preços. Normalmente, no início, ser-lhe-á pedido um preço cerca de 10 vezes superior.
Este é o meu itinerário sugerido para conhecer Pequim num dia, seguido de dicas sobre como aproveitar ao máximo a sua estadia. Se ficar mais dias na cidade, não pode perder a Grande Muralha da China a partir de Pequim e os melhores templos de Pequim, atracções que tornaram este destino turístico famoso.
Getting around Pequim
Os engarrafamentos de trânsito são muito frequentes, pelo que a melhor forma de se deslocar em Pequim é utilizar o metro. Pela mesma razão, deve evitar apanhar táxis ou autocarros durante a hora de ponta. O ideal é ficar na zona central, pois a partir daí é possível chegar a pé às principais atracções turísticas.
Outra possibilidade, se estiver na cidade por pouco tempo, é utilizar os autocarros Hop on Hop off de Pequim, pois estes organizam o seu percurso em torno dos locais mais importantes, ou contratar uma visita guiada a Pequim, pois as empresas de turismo sabem como evitar os engarrafamentos.
Dicas para visitar Pequim
A cidade de Pequim, com mais de 22 milhões de habitantes, é uma cidade agitada onde se vê sempre muita gente por todo o lado. Por isso, a melhor altura para visitar a cidade é entre meados de outubro e novembro, quando é outono ou mesmo inverno, e há menos turistas.
Uma das barreiras a ultrapassar na cidade é a língua, especialmente nas paragens de metro, onde as indicações estão em chinês. Há muitos sítios onde se podem ler traduções em inglês, por isso prepare-se para ler em inglês. Em todo o caso, é preferível ter consigo indicações escritas em chinês, para poder pedir indicações e/ou apanhar um táxi.
A cidade de Pequim recebe visitantes todos os dias, pelo que deve ter em atenção que terá de fazer fila para ver as atracções turísticas. Todos os locais têm segurança e é necessário apresentar o passaporte e mostrar as malas para entrar, o que aumenta o tempo de espera. É por isso que deve andar sempre com o seu passaporte.