O que ver e fazer em Pequim em 3 dias

É possível explorar a cidade de Pequim num fim de semana prolongado, desde que se optimize o tempo do itinerário planeado. Eis uma lista dos pontos de interesse obrigatórios

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

O que ver e fazer em Pequim em 3 dias

Pequim | ©Adrian Rodriguez Perez

Antiga e moderna, esta é a cidade milenar de Pequim, onde se encontram mais de 2.660 templos, palácios, museus, parques, praças, ruas pedonais repletas de galerias, centros comerciais e outros negócios. Um lugar cheio de contrastes. Descubra o melhor itinerário para a sua viagem de três dias à capital chinesa.

Dia 1: Conheça os pontos turísticos imperdíveis de Pequim

Através da Porta de Tiananmen| ©Shande Villa
Através da Porta de Tiananmen| ©Shande Villa

O plano para o seu primeiro dia em Pequim é muito simples: aproveitar ao máximo o seu tempo para visitar o maior número de sítios possível. É o caso da Praça Tiananmen, do Grande Teatro Nacional, da Cidade Proibida, do Parque Jingshan, do Templo de Lama, do Templo de Confúcio e da rua pedonal Wangfujing.

Começar pela Praça Tiananmen

A primeira sugestão para este dia é a colossal Praça Tiananmen ou Porta da Paz Celestial, considerada a maior do mundo, devido às suas dimensões de 880 x 500 metros.

Este destino fica a cerca de seis minutos de carro do centro da cidade. À chegada, encontrará muitascoisas para fazer na Praça Tiananmen em Pequim. Algumas delas são:

  • Um obelisco de 38 metros de altura, erguido no centro da praça em homenagem aos heróis do povo.
  • O Grande Palácio do Povo, construído em 1959.
  • O Mausoléu de Mao Zedong, com os restos mortais do antigo presidente do Partido Comunista da China.

Além disso, no lado oeste da praça, encontra-se o Museu Nacional da China e, no lado leste, o Museu de História, no interior da Torre Quianmen.

Para conhecer em pormenor cada um deles, recomendo que reserve uma visita guiada à Praça Tiananmen.

  • Preço: a entrada é gratuita e o passeio começa em 82 euros.
  • Horário de funcionamento: das 5h às 22h.

Reservar uma visita guiada à Praça Tiananmen

Descubra o Grande Teatro Nacional da China

Se é um entusiasta da arquitetura, quando sair da Praça Tiananmen, deve dirigir-se ao Grande Teatro Nacional da China.

Este impressionante edifício, situado a cerca de cinco minutos a pé para leste, surpreende-nos com a obra doparisiense Paul Andreu: uma imensa cúpula oval feita de titânio e vidro. Poderá admirar esta joia da arquitetura moderna e tirar fotografias em frente à sua fachada.

Deslumbrar-se com a Cidade Proibida

Cidade Proibida| ©Javier Gallego
Cidade Proibida| ©Javier Gallego

A próxima paragem é a Cidade Proibida, conhecida durante as dinastias Ming e Qing como o Palácio Imperial Chinês, situada a cerca de seis minutos de carro ou 22 minutos a pé do Grande Teatro Nacional da China.

Neste edifício milenar, datado de 1406, encontrará enormes pavilhões de madeira, muitos pátios e jardins.

Se reservar a visita guiada à Cidade Proibida, poderá visitar o Salão da Harmonia Suprema, o Salão da Longevidade, a Porta de Tiananmen, o Jardim Imperial Yuhuyuan, a Escadaria de Mármore e a Muralha dos Nove Dragões.

  • Preço: a taxa de entrada começa em 60 yuan ou aproximadamente 8 euros de abril a outubro e 40 yuan ou aproximadamente 6 euros de novembro a março. O passeio pela Cidade Proibida, juntamente com a Grande Muralha da China e a Praça Tiananmen, começa em 82 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 8h30 às 17h de abril a outubro, e das 8h30 às 16h de novembro a março. O museu está encerrado todas as segundas-feiras.

Reservar a visita à Cidade Proibida

Não perca o Parque Jingshan

A cerca de 18 minutos a pé do destino acima indicado, encontra-se o Parque Jingshan, com uma bela colina, que não ultrapassa os 50 metros de altura, erguendo-se no seu centro.

Poderá percorrer uma série de caminhos íngremes enquanto desfruta do ar fresco, da natureza e das estruturas e ornamentos característicos dos parques chineses (portões e pavilhões de madeira) . É certamente uma atividade ideal se visitar Pequim no verão.

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente 2 yuan, cerca de 0,26 euros, e os residentes têm entrada gratuita.
  • Horário de abertura: O parque está aberto das 6h00 às 21h00 de abril a outubro e das 6h30 às 20h00 de novembro a maio.

Visitar o Templo da Lama

O Templo Lama é a próxima paragem deste itinerário.

É um complexo de templos budistas e tibetanos localizado a cerca de 17 minutos de carro do Parque Jingshan. Este lugar, construído em 1694 e considerado entre osmelhores templos de Pequim, é um lugar verdadeiramente espiritual. Reserve uma visita ao Templo Lama e faça uma visita guiada aos vários edifícios que compõem o templo e admire a beleza da sua arquitetura tradicional chinesa, os ornamentos e as estátuas de bronze.

Poderá também observar outros visitantes a venerar Buda com as suas orações e incenso aceso.

  • Preço: A taxa de entrada começa em 25 yuan ou aproximadamente 4 euros por pessoa; enquanto a visita guiada começa em 79 euros.
  • Horário de abertura: Aberto diariamente das 9h às 16h.

Reservar a visita guiada ao Templo de Lama

Visitar o Templo de Confúcio

Templo de Confúcio| ©sidoli
Templo de Confúcio| ©sidoli

O Templo de Confúcio fica mesmo em frente ao destino acima indicado (550 metros de distância ou cerca de sete minutos a pé).

Durante a visita, percorrerá uma série de pavilhões rodeados por belos canais e vegetação. Todos estes espaços são acessíveis através de antigas pontes de mármore. Um local ideal para se afastar da agitação da cidade, relaxar, meditar e tirar algumas fotografias.

  • Preço: a entrada custa aproximadamente 30 yuan, ou cerca de 4 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: aberto diariamente das 8h30 às 17h.

Passeio pela rua pedonal Wangfujing e pelo mercado dos insectos

Ao sair do Templo de Confúcio, pode aproximar-se da rua pedonal de Wangfujing, a cerca de 18 minutos de carro.

Nesta artéria, encontrará uma atmosfera animada com lojas de classe mundial, galerias, centros comerciais, bancas de comida, restaurantes e muito mais. Durante o seu passeio ao longo de Wangfujing, chegará ao famosoBug Street Market, com dezenas de bancas de comida decoradas com lanternas vermelhas tradicionais chinesas. Poderá embarcar num dos melhores tours gastronómicos de Pequim, provando uma variedade de insectos: aranhas, cavalos-marinhos, escorpiões, formigas, minhocas, cobras, entre outros. A minha recomendação é reservar o food tour de tuk tuk.

  • Preço: tanto o acesso à rua Wangfujing como ao mercado é gratuito, mas terá de pagar pelo que consumir.
  • Horário de funcionamento: o mercado de insectos está aberto todos os dias das 18h às 23h.

Reservar um passeio gastronómico de tuk tuk

Dia 2: Mergulhe mais fundo em Pequim: o Templo do Céu, a Rua Qianmen, o Parque Beihai

Templo do Céu| ©m w
Templo do Céu| ©m w

O objetivo principal do seu dia 2 em Pequim é visitar alguns dos pontos turísticos obrigatórios: o Templo do Céu, a Rua Qianmen, o Parque Beihai, a Mansão do Príncipe Gong, o Jardim Zoológico de Pequim e o Aquário de Pequim.

Entrar no Templo do Céu

A aventura do seu segundo dia começa no Templo do Céu, um dos principais destinos das melhores excursões de Pequim.

Este é um local histórico localizado a 16 minutos de carro do centro da cidade. No templo, você terá acesso ao Salão da Abstinência, ao Altar Circular e ao Cofre Imperial. Para além disso, verá aSala de Oração pelas Boas Colheitas, erguida num belo terraço de mármore para o imperador realizar rituais de pedido e agradecimento ao céu.

  • Preço: A entrada custa a partir de 35 yuan ou aproximadamente 5 euros.
  • Horário de abertura: O templo está aberto das 8h00 às 18h00 no verão e fecha uma hora mais cedo no resto do ano.

Passeio pela rua pedonal Qianmen

Qianmen| ©magro_kr
Qianmen| ©magro_kr

O próximo destino é a rua pedonal Qianmen, a cerca de 14 minutos de carro ou 33 minutos a pé do Templo do Céu.

Esta rua tem uma extensão decerca de 845 metros, onde encontrará uma variedade de lojas e restaurantes que mantêm uma estética clássica. Poderá passear enquanto compra lembranças e saboreia a cozinha tradicional chinesa e de fusão. Tudo isto num ambiente animado.

Passeio pelo Parque Beihai

A cerca de 15 minutos de carro ou 30 minutos a pé, encontrará o segundo destino do seu itinerário, o Parque Beihai.

Este espaço natural, com cerca de 500 metros de largura e 3 quilómetros de comprimento, alberga uma série de jardins, templos, pavilhões e muralhas. Ao longo do seu passeio pelo parque, descobrirá osPavilhões dos 5 dragões, construídos em 1602. Trata-se de cinco edifícios ligados entre si, recriando a forma de um dragão. Há também o Muro dos Nove Dragões, feito de azulejos de sete cores diferentes e, no lado norte do parque, o Jardim Beihai Jingxinzhai, com 4.000 metros quadrados.

  • Preço: A taxa de entrada é de aproximadamente 10 yuan, ou cerca de 2 euros, de abril a outubro, e de 5 yuan ou 0,68 euros, de novembro a março.
  • Horário de abertura: O parque está aberto das 6h30 às 21h00 de abril a outubro e das 6h30 às 20h00 de novembro a março.

Descobrir a Mansão do Príncipe Gong

A Mansão do Príncipe Gong é a próxima paragem. Fica a 25 minutos a pé do Parque Beihai ou a 13 minutos de carro do Parque Beihai.

Ambos os tempos são aproximados, uma vez que dependem da sua velocidade de caminhada e do fluxo de tráfego, respetivamente. Nesta mansão-museu construída durante a dinastia Qing em 1777, terá a oportunidade de explorarvários jardins e pátios. O ambiente é tradicional, com lagos e colinas artificiais.

  • Preço: A entrada no parque custa 40 yuan, aproximadamente 6 euros por pessoa.
  • Horário de abertura: O parque está aberto das 7h30 às 4h30.

Maravilhar-se com o Jardim Zoológico de Pequim

Entrada do jardim zoológico| ©leo818lion
Entrada do jardim zoológico| ©leo818lion

A 14 minutos de carro do destino acima, encontra-se o Jardim Zoológico de Pequim, com diferentes espécies de animais (gorilas, elefantes, entre outros) e o centro de vida marinha com tubarões, golfinhos e peixes.

Além disso, existe a Casa do Panda. No jardim zoológico, desfrutará também de umambiente natural agradável, adequado para relaxar e tirar muitas fotografias. Verá alguns lagos e lagoas rodeados por uma bela vegetação. Também pode navegar através de um extenso canal.

  • Preço: A entrada no jardim zoológico custa aproximadamente 15 yuan ou cerca de 1,90 euros no verão, e 10 yuan ou cerca de 2 euros no inverno. A entrada no Centro Panda custa a partir de 5 yuan ou 0,68 euros.
  • Horário de abertura: O jardim zoológico está aberto das 7h30 às 18h00 no verão e das 7h30 às 17h00 no inverno. A Casa do Panda está aberta das 8h00 às 18h00 no verão e das 8h00 às 17h00 no inverno.

Não perca o Aquário de Pequim

Outra atração imperdível é o Aquário de Pequim, apenas a 14 minutos a pé do destino acima.

Trata-se de um enorme museu, que exibe a vida marinha de milhares de espécies. Dentro deste edifício considerado entre osmelhores museus de Pequim, verá três fantásticos tanques com tubarões, medusas e baleias brancas. Há também colecções de dezenas de milhares de peixes ornamentais marinhos e peixes ornamentais de água doce. Por fim, desfrute do espetáculo de leões-marinhos, golfinhos e baleias.

  • Preço: O preço médio é de 175 yuan ou cerca de 24 euros por pessoa. Os estudantes e as crianças com menos de 18 anos pagam cerca de 87 yuan ou 12 euros.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h30m.

Dia 3: Fazer uma viagem de um dia a partir de Pequim

Visita à Grande Muralha da China| ©Ajmal MK
Visita à Grande Muralha da China| ©Ajmal MK

Depois de desfrutar das melhores coisas para fazer em Pequim, neste último dia em Pequim pode escapar à azáfama da cidade e visitar alguns destinos de grande significado histórico, social e cultural. Pode escolher entre o Antigo Palácio de verão e a Grande Muralha da China.

Opção 1: Visitar o Antigo Palácio de verão

A cerca de 12 quilómetros ou 40 minutos de carro de Pequim, encontra-se o Antigo Palácio de verão do Imperador. É um jardim gigantesco com ruínas, templos, pontes e pavilhões. Alguns dos pontos turísticos que verá se reservar a excursão ao Palácio de verão incluem:

  • O Salão da Benevolência e Longevidade: com um trono decorado por nove dragões míticos.
  • O Jardim da Virtude e da Harmonia: quatro pátios pontilhados com edifícios como o Grande Teatro.
  • As ruínas do antigo palácio de verão: produto da destruição causada em 1860 após a Segunda Guerra do Ópio.
  • Sala de exposições: com uma maqueta do antigo palácio e várias relíquias.

Há também a Rua Suzhou, onde se pode desfrutar de algumas casas de chá, restaurantes e lojas de estilo antigo e muitas outras jóias escondidas no Antigo Palácio de verão.

  • Preço: A taxa de entrada começa em 50 yuan, cerca de 7 euros por pessoa no inverno e 60 yuan ou cerca de 8 euros no verão, e a visita guiada começa em 79 euros.
  • Horário de funcionamento: aberto das 6h30 às 18h de abril a outubro, e das 7h às 17h no resto do ano.

Reservar a visita ao Palácio de verão

Opção 2: Deslumbrar-se com a Grande Muralha da China

Uma viagem de um dia à Grande Muralha da China é uma óptima maneira de terminar o seu itinerário de três dias na cidade. É uma das sete maravilhas do mundo. Se não sabe como chegar à Grande Muralha da China, não se preocupe, pode reservar uma excursão à Grande Muralha e aos Túmulos Ming.

A menos de duas horas de viagem do centro da cidade até Mutianyu, considerada a secção mais bonita e menos concorrida da Muralha, é necessário iniciar a subida da Muralha. Está disponível uma escadaria de 10.000 degraus, um funicular ou um teleférico. Em seguida, iniciará o passeio a pé por esta construção milenar, admirando a sua esplêndida arquitetura e tirando fotografias fantásticas.

Se preferir visitar a Grande Muralha da China por conta própria, não hesite em reservar o transfer de autocarro para a Grande Muralha da China a partir de Pequim para chegar lá sem problemas.

  • Preço: o custo do passeio começa em 74 euros.
  • Horário de funcionamento: Esta secção está aberta diariamente de abril a outubro das 7h30 às 18h, e de novembro a março das 8h às 17h.

Reservar uma excursão à Grande Muralha

Destaques da atividade de 3 dias em Pequim

Conhecer Pequim| ©Linda Castañeda
Conhecer Pequim| ©Linda Castañeda

A cidade de Pequim, também conhecida como Beijing, é um lugar com muitas atracções turísticas para descobrir. Por isso, durante a sua estadia, terá de organizar o seu tempo com um itinerário de modo a visitar o maior número possível de destinos.

  • Dia 1
  • A Cidade Proibida
  • A partir de 60 yuan ou 8 euros por pessoa (abril a outubro) e 40 yuan ou 6 euros (novembro a março).
  • Aberto das 8h30 às 17h00 (abril a outubro) e das 8h30 às 16h00 (novembro a março)
  • Duração da visita: 4 horas (aprox.)
  • Dia 2
  • Templo do Céu
  • A partir de 35 yuan ou 5 euros por pessoa
  • Aberto das 8h00 às 18h00 (verão) e fecha uma hora mais cedo no resto do ano.
  • Duração da visita: 2 horas (aprox.)
  • Dia 3
  • Visita à Grande Muralha da China de Mutianyu
  • A partir de 90 euros por pessoa
  • Aberto diariamente de abril a outubro (7:30 - 18:00) e de novembro a março (8:00 - 17:00)
  • Duração da excursão 9 horas (aprox.)