Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Pequim
Pequim (também chamada Beijing) pode ser um pouco intimidante para nós, ocidentais, especialmente porque parece ser uma cidade absolutamente desmesurada. Há tanto de tudo, tanta gente, tanto barulho, tantas luzes, tanta tradição e tanta modernidade. No entanto, posso garantir-vos que conhecer a sua cultura milenar, visitar a Cidade Proibida, percorrer a Grande Muralha da China ou dar um passeio pelos seus espantosos mosteiros, vos deixará apaixonados e com vontade de voltar.
Se estão a pensar qual é a melhor altura para visitar Pequim, deixem-me dizer-vos que há sempre algo interessante para descobrir nesta cidade. Desde o Festival do Pêssego, em março, até festivais nacionais importantes, como o Festival da Lua, em outubro, Pequim tem tudo para que se divirta muito. Junte-se a mim neste passeio pelas melhores coisas para fazer em Pequim.
1. Explorar a Cidade Proibida
Definitivamente, uma das jóias de Pequim é a antiga Cidade Proibida. Não pode passar sem uma visita, mesmo que só tenha 2 dias em Pequim, é uma experiência única. Verá o que foi a residência dos imperadores durante cerca de 500 anos, para as dinastias Ming e Qing. Poderá visitar os seus jardins e pátios, os seus salões, bem como o Museu do Palácio.
Note-se que os bilhetes para a Cidade Proibida em Pequim devem ser reservados com antecedência, uma vez que se trata de uma das principais atracções da capital chinesa. Por ser tão popular, muitas excursões e passeios turísticos incluem-na. Se fizer uma excursão de autocarro hop-on-hop-off em Pequim, terá certamente uma paragem perto da Praça Tiananmen, uma das antigas entradas da cidade.
2. Passeio na Grande Muralha da China
Impressionante em todos os sentidos, a Grande Muralha da China é a única estrutura feita pelo homem que pode ser vista do espaço exterior. Se está a pensar como chegar à Grande Muralha, não se preocupe, é melhor inscrever-se numa das melhores excursões à Grande Muralha em Mutianyu a partir de Pequim. Será conduzido por um guia local experiente, que também lhe contará todos os segredos da sua construção, juntamente com lendas antigas que o deixarão sem palavras.
Se planeia visitar :::link|text=Pequim em outubro|element=sc-143-4454:::, tenha em mente que este mês é ideal para caminhar pela Grande Muralha, porque as suas temperaturas são das mais agradáveis do ano na China. A Grande Muralha foi declarada Património Mundial da UNESCO e é considerada uma das 7 maravilhas do mundo.
Estando um pouco afastada do centro da cidade, esta excursão é considerada uma das melhores excursões de um dia a partir de Pequim.
3. Visite o Templo dos Lamas
Outro ponto obrigatório da sua viagem é a visita ao Templo dos Lamas. Assim que entrar, será transportado pelo aroma do incenso. Poderá ver a arquitetura clássica chinesa, pagodes com ornamentos de ouro e prata, e imagens de dragões e tigres. Este é um dos melhores templos de Pequim, uma experiência que o ajudará a compreender muito mais sobre a cultura e o culto.
Este templo, um dos maiores mosteiros budistas-tibetanos do mundo, foi construído em 1694 durante a dinastia Qing. Terá a oportunidade de visitar os seus jardins imponentes e de se apaixonar pela arte chinesa.
4. Visite a Vila Olímpica de 2008
Em 2008, Pequim foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos. Para o efeito, foi construída uma importante aldeia desportiva que ainda hoje se mantém de pé. Uma visita de um dia à Aldeia Olímpica de Pequim é sem dúvida uma excelente ideia. Poderá ver os estádios e os edifícios que foram construídos especialmente para o evento. À noite, tudo se ilumina e se torna mágico.
A Aldeia Olímpica de Pequim situa-se no bairro de Chaoyang da cidade. Numa visita guiada à Aldeia Olímpica, pode ver destaques como o Estádio Nacional, conhecido como o Ninho de Pássaro pela sua forma curiosa, o Templo Beiding Niangniang e o Centro Aquático Nacional. Este passeio é perfeito se planear visitarPequim em setembro, uma vez que as temperaturas rondam os 20 graus Celsius no final do verão.
5. Visita aos ursos panda do Jardim Zoológico de Pequim
Se há algo que é representativo da China, é a imagem do panda. Descubra todo o encanto destas curiosas criaturas peludas no Jardim Zoológico de Pequim. Claro que também pode ver os outros animais característicos da China, como os tigres brancos e os macacos dourados, e tirar todas as fotografias que quiser. Esta é uma das 10 melhores coisas para fazer em Pequim no verão, uma vez que as temperaturas agradáveis lhe permitirão desfrutar do ar livre, em contacto com os animais mais adoráveis.
O Jardim Zoológico de Pequim é realmente enorme, e tem várias atracções e locais para almoçar, pelo que pode passar meio dia à vontade. Recomendo que reserve os seus bilhetes para o Jardim Zoológico de Pequ im com antecedência, pois toda a gente quer ver os pandas.
6. Visite os mercados tradicionais e faça um tour gastronómico
A comida é sempre uma excelente forma de entrar em contacto com uma cidade. No caso da capital da China, deixem-me que vos diga, é uma experiência e tanto. Inscreva-se numa das melhores excursões gastronómicas de Pequim e prove alguns dos pratos mais tradicionais da comida chinesa, vá aos mercados, onde poderá saborear produtos frescos e deliciosos petiscos.
Se se atrever, pode até experimentar os seus curiosos doces com insectos. Para isso, recomendo uma visita ao mercado Donghuamen, onde pode comprar espetos caramelizados de cigarras, gafanhotos, aranhas, baratas, escorpiões e uma centena de outros insectos que, garantem, são deliciosos... Se vai visitar Pequim em 7 dias, um passeio gastronómico é algo que não pode perder.
7. Percorrer as famosas ruelas de Pequim (Hutongs) num tuk tuk
Atreva-se a perder-se nas ruelas da cidade velha a bordo de um pitoresco tuk tuk. A minha recomendação é que faça uma das muitas excursões pelos Hutongs de Pequim, para que o seu guia lhe conte tudo sobre estas ruelas pitorescas construídas durante as dinastias Ming, Qing e Yuan. Aprenderá sobre o passado da cidade e provará alguma da comida de rua mais popular de Pequim.
Esta experiência mistura comida, história, cultura e entretenimento, razão pela qual, para mim, é uma das melhores excursões em Pequim. Mesmo que só pretenda visitar Pequim em 1 dia, esta excursão é perfeita, pois é a melhor forma de entrar em contacto com o local e as suas gentes.
8. Visite o enorme Mercado da Seda de Pequim
Outra visita obrigatória na capital chinesa é um passeio pelo Mercado da Seda. Trata-se de um edifício de vários andares onde se encontram trajes tradicionais, quimonos, jóias e muito mais. A negociação é geralmente encorajada, por isso não hesite em regatear um preço.
Há muitas coisas para fazer no Mercado da Seda de Pequim, onde pode experimentar o autêntico comércio chinês e comprar presentes e lembranças, como leques e candeeiros de papel de arroz. Um local cheio de charme e autenticidade. Mas prepare-se, pois tende a ficar muito cheio.
9. Assistir a um autêntico espetáculo de kung fu
Pequim é sinónimo de artes marciais. Quem não viu um filme sobre as origens do kung fu? Se estiver de passagem pela capital da China, não pode perder um autêntico espetáculo de kung fu. É uma experiência diferente, cheia de cor, destreza e adrenalina.
Se está a planear visitar Pequim em 6 dias, este é um daqueles espectáculos que passam despercebidos, de cariz turístico, mas altamente recomendável. É também perfeito para as crianças. Elas vão adorar ver os mestres de kung fu a fazerem acrobacias e lutas simuladas.
10. Fazer um passeio de bicicleta pelos pontos altos de Pequim
Andar de bicicleta por uma cidade é uma excelente forma de entrar em contacto com o ritmo do local. É ainda melhor se se juntar a um dos melhores passeios de bicicleta em Pequim, onde pode aprender sobre cada um dos sítios que visita com o seu experiente guia local. Verá os principais destaques da capital, lugares como a Cidade Proibida, a Grande Muralha ou os mosteiros dos lamas.
Entre todos os lugares que visitará neste passeio, um dos imperdíveis é a Praça Tiananmen. É uma das praças mais importantes da China, pois era uma das antigas portas da Cidade Proibida e o local onde se encontra o mausoléu de Mao Tsé Tung.
Dicas para visitar Pequim
Eis alguns conselhos práticos que lhe poderão ser úteis na sua visita a Pequim.
Aprender um pouco de chinês
A cidade pode ser um pouco complexa se não falar chinês, por isso recomendo que aprenda algumas palavras básicas para poder compreender a mais pequena indicação. Aqui está uma lista das expressões mais comuns e práticas que o podem ajudar em Pequim:
- Obrigado: xie xie
- De nada: bu iang xie
- Olá: Ni jao
- Adeus: Zai jian
- Bom dia: Zao shang jao
- Boa noite: Wan an
- Desculpa...: king wen
- Lamento: dui bu ki
- Ajuda: Jiu ming
- A conta!: Mai dan
- Quanto é que custa: Ze ge duo shao kián?
- Nãopercebo: Bú tài míng bai
- Poderepetir, por favor: King zai shuo yi bian?
Cuidado com os transportes públicos
Os transportes públicos, apesar de seguros, podem ser um pouco difíceis de compreender para nós, ocidentais, pelo que recomendo que, se estiver a planear ficar apenas 4 dias em Pequim, se desloque de táxi ou a pé. E quando partir, recomendo que contrate um dos transfers do aeroporto para Pequim. Desta forma, é garantido que chega a tempo ao seu voo.
Aproveite para visitar um dos muitos museus
Embora não esteja incluído na lista, recomendo que visite alguns dos melhores museus de Pequim. Entre eles, um dos mais destacados é o Museu Nacional da China, onde se pode apreciar a arte chinesa no seu melhor. Esta é definitivamente uma das 10 melhores coisas para fazer em Pequim no inverno, pois também pode encontrar abrigo dentro de casa.
Vida nocturna em Sanlitun
Uma das zonas de vida nocturna mais vibrantes de Pequim é, sem dúvida, Sanlitun. Aproveite a oportunidade para tomar algumas bebidas e experimentar a comida de rua local neste distrito repleto de bares e restaurantes. Esta é uma das 10 melhores coisas para fazer em Pequim à noite, porque não se trata apenas de visitar mosteiros e aprender sobre a história da cidade. Se só tiver 3 dias em Pequim, não perca Sanlitun.
Aprecie a cidade em todas as estações
Pequim tem muito para oferecer, mas há algumas coisas que só se podem apreciar em determinadas alturas do ano. Por exemplo, em março, as flores de cerejeira florescem em Pequim, especialmente no Parque Yuyuantan e no Parque do Templo da Grande Nuvem Branca. Esta é uma altura popular para apreciar a beleza das flores e tirar fotografias.
Também em março pode participar no Festival das Lanternas do Templo de Yonghe. Realizado anualmente no Templo Yonghe Gong, este é um festival colorido com a exibição de enormes lanternas e várias actividades culturais. Estes são apenas alguns dos destaques do mês de março em Pequim.
Durante o mês de julho, em Pequim, pode assistir ao Festival Duanwu. Também conhecido como o Festival do Barco-Dragão, durante este evento tradicional chinês, os habitantes locais participam em corridas de barcos-dragão e comem zongzi, um tipo de snack feito de arroz recheado com carne, ovo e outros ingredientes. Se planeia visitar Pequim em 5 dias e a sua viagem é em julho, esta é uma excelente oportunidade para entrar em contacto com as tradições locais.