Excursões à Vila Olímpica a partir de Pequim

A Aldeia Olímpica de Pequim faz parte da zona moderna e oferece algumas das melhores atracções da capital chinesa. Quer conhecer as melhores opções para a descobrir?

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 10 minutos

Excursões à Vila Olímpica a partir de Pequim

Ninho de pássaros de Pequim | ©Rob Deutscher

Pequim é uma das cidades mais tradicionais da China, com os seus populares hutongs, templos e palácios imperiais, mas também tem uma zona moderna, que começou a ser construída para acolher os Jogos Olímpicos de 2008 e que gira em torno da Aldeia Olímpica, um complexo que contém alguns dos locais mais proeminentes da cidade.

Uma visita ao observatório da Torre Olímpica, um passeio pelo Parque Olímpico para ver o Ninho de Pássaro e o Cubo de Água, um passeio noturno para ver as luzes da cidade ou um passeio que combina a parte antiga e a parte nova da capital chinesa para descobrir os seus contrastes são algumas das coisas a não perder.

Fazer uma visita à Aldeia Olímpica, incluindo o miradouro da Torre

Torre Olímpica| ©edward stojakovic
Torre Olímpica| ©edward stojakovic

Depois de desfrutar da visita guiada a Pequim com a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida e a Praça Tiananmen, não perca a Aldeia Olímpica, um dos principais locais da cidade construído para acolher os atletas que participaram nos Jogos Olímpicos de 2008. Apreciará a sua arquitetura eclética que combina elementos tradicionais chineses com designs modernos e futuristas.

Os destaques da Aldeia Olímpica incluem o Estádio Nacional, também conhecido como Ninho de Pássaro; o Centro Aquático Nacional, conhecido como Cubo d'Água; e a Torre Olímpica, com 258 metros de altura, que oferece algumas das mais amplas vistas panorâmicas da cidade e é frequentemente apontada como um dos melhores passeios de Pequim.

O observatório está aberto durante todo o dia, por isso, se visitar o miradouro ao fim da tarde, poderá apanhar o pôr do sol, um dos mais belos postais da cidade, especialmente se planear visitar Pequim em julho. Certifique-se apenas de que faz a viagem num dia claro, pois o verão é muito húmido.

Detalhes interessantes

  • Preço: estes passeios têm um custo inicial de aproximadamente 38 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 2 a 3 horas.
  • Vantagens destas excursões: Poderá ver algumas das melhores vistas da cidade a partir do observatório da torre.
  • Desvantagens destas excurs ões: Se visitar a cidade no inverno, no outono ou durante os dias chuvosos do verão, é provável que não consiga obter amplas vistas.

Reservar uma excursão a Pequim com a Grande Muralha da China

Passear pela Aldeia Olímpica e visitar o Estádio Nacional e o Cubo de Água

Parque aquático à noite| ©Nick Richards
Parque aquático à noite| ©Nick Richards

Depois de ter feito a excursão mais popular, a excursão a Pequim com a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida e a Praça de Tiananmen, tem de visitar o interior do Estádio Nacional, apelidado de Ninho de Pássaro, e o Cubo de Água, o centro aquático que foi utilizado durante os Jogos Olímpicos de 2008 para as provas de natação e que alberga atualmente uma das maiores piscinas públicas.

Durante a visita, poderá experimentar a emoção de caminhar por um dos locais mais emblemáticos dos Jogos Olímpicos modernos. Também verá instalações desportivas de última geração e belas paisagens, uma vez que o parque está construído num dos pontos mais altos da cidade.

Para além de visitar o interior do Ninho de Pássaro, poderá maravilhar-se com o Cubo de Água, assim chamado devido ao seu design em vidro. Uma excelente oportunidade para apreciar a arquitetura moderna chinesa e desfrutar da vista panorâmica, que não é tão interessante como a oferecida pela Torre Olímpica. É possível chegar à Aldeia Olímpica de metro ou nos autocarros turísticos de Pequim.

Pormenores interessantes

  • Preço: estas excursões têm um custo inicial de cerca de 75 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: Poderá conhecer em profundidade os principais locais da Aldeia Olímpica.
  • Desvantagens destas visitas: Não incluem a visita à Torre Olímpica, que é uma das principais atracções do Parque Olímpico.

Reservar uma excursão a Pequim com a Grande Muralha da China

Deslumbre-se com um passeio noturno pelas luzes da Aldeia Olímpica

Luzes da Aldeia Olímpica| ©Kristian Golding
Luzes da Aldeia Olímpica| ©Kristian Golding

Se, em vez de reservar a excursão a Pequim com a Cidade Proibida e a Praça Tiananmen, pretender fazer uma excursão nocturna a Pequim que inclua também a Aldeia Olímpica, escolha uma opção combinada. Começará na Praça Tiananmen, onde descobrirá as luzes brilhantes que realçam os seus edifícios e monumentos, criando uma atmosfera mágica.

Também visitará a Cidade Proibida, o maior palácio imperial do mundo. O complexo de edifícios antigos situa-se no centro de Pequim e é imperdível à noite. A iluminação nocturna transforma esta atração num espetáculo em si, tornando-a num dos melhores locais para tirar fotografias à noite.

Finalmente, a visita guiada levá-lo-á ao Parque Olímpico, onde se encontram alguns dos edifícios mais emblemáticos, como o Ninho de Pássaro e o Cubo de Água. À noite, a iluminação destes edifícios marca o epicentro da parte moderna da capital chinesa, em contraste com a parte antiga, que se caracteriza pelos melhores templos de Pequim.

Detalhes interessantes

  • Preço: estas excursões têm um custo inicial de aproximadamente 61 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 4 horas.
  • Vantagens destas excursões: verá a cidade à noite, que se caracteriza pelas suas luzes impressionantes e edifícios iluminados.
  • Desvantagensdestas visitas: o passeio pelo Parque Olímpico, devido ao horário, não coincide com o horário de funcionamento da torre do observatório, que marca um dos pontos mais altos da cidade.

Reservar uma excursão a Pequim incluindo a Praça Tiananmen

Experimente o contraste entre a Pequim antiga e a moderna com uma visita ao Estádio Nacional

Estádio Nacional| ©Romain Pontida
Estádio Nacional| ©Romain Pontida

Uma viagem à parte antiga da cidade com uma visita ao Estádio Nacional é uma excelente maneira de descobrir os contrastes de Pequim. No centro, verá a Cidade Proibida, o antigo palácio imperial chinês que serviu de residência aos imperadores durante mais de 500 anos. Em seguida, dirigir-se-á ao Templo do Céu, um local de culto onde os imperadores das dinastias Ming e Qing ofereciam sacrifícios. Pode também visitar a pitoresca Praça Tiananmen.

Na parte antiga da cidade, pode também experimentar pratos típicos chineses e visitar bares e restaurantes que estão frequentemente incluídos nas melhores excursões gastronómicas de Pequim, como a excursão gastronómica de Pequim em tuk tuk.

Depois, visitará o Estádio Nacional, também conhecido como o Ninho de Pássaro pelo seu design arquitetónico distinto. É considerado uma das maravilhas arquitectónicas modernas da China, com capacidade para 80.000 espectadores e palcos que têm sido utilizados para numerosos concertos de música e festivais de arte. Estas excursões têm uma duração aproximada de 8 a 9 horas.

Detalhes interessantes

  • Preço: estas excursões têm um custo inicial de aproximadamente 65 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 8 a 9 horas.
  • Vantagens destas excursões: conhecerá os contrastes de Pequim, especialmente nos destinos arquitectónicos.
  • Desvantagens destas excursões: são excursões bastante longas, pelo que podem não ser compatíveis com uma viagem curta.

Reservar uma visita gastronómica a Pequim de tuk tuk

Faça uma visita ao passado e ao presente de Pequim: a Aldeia Olímpica e os hutongs

Aldeia Olímpica de Pequim| ©Julia Alleyne
Aldeia Olímpica de Pequim| ©Julia Alleyne

Outra possibilidade é combinar uma visita ao Estádio Nacional e ao Cubo d'Água com um passeio pelos hutongs, que são ruas estreitas e tradicionais onde se encontram bancas de compras e casas de família. Não é possível entrar nestes locais de carro, pelo que o ideal é explorá-los a pé ou num passeio de bicicleta ou numa visita gastronómica a Pequim de tuk tuk.

Na Aldeia Olímpica, que será a primeira paragem do seu passeio turístico, verá os edifícios emblemáticos que foram construídos para os Jogos Olímpicos, como o Ninho de Pássaro e o Cubo de Água, mas também os quartos onde os atletas dormiam e poderá aprender sobre as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, que ficaram na história pelo seu nível de detalhe e encenação.

Depois de deixar a aldeia, percorrerá os populares hutongs, onde verá casas tradicionais com pátios interiores e arquitetura da dinastia Ming com mais de 500 anos. Ficará a conhecer a vida quotidiana da população local. Além disso, pode visitar pequenas lojas de recordações e mercados de rua e comprar recordações a preços muito convenientes, mais baratos do que no Mercado da Seda ou noutros locais de compras famosos.

Pormenores interessantes

  • Preço: estas excursões têm um custo inicial de cerca de 130 euros por pessoa.
  • Duração: aproximadamente 7 horas.
  • Vantagens destas excursões: Poderá ver a arquitetura moderna de Pequim, bem como os locais mais antigos, dando-lhe uma visão do progresso do país.
  • Desvantagens destas excursões: estas experiências podem ser dispendiosas.

Reservar uma visita culinária a Pequim de tuk tuk

Como reservar uma visita guiada à Aldeia Olímpica de Pequim?

Aldeia Olímpica à noite| ©Kristian Golding
Aldeia Olímpica à noite| ©Kristian Golding

Se quiser visitar a Aldeia Olímpica durante uma excursão, a melhor alternativa é reservar a visita com antecedência online. Desta forma, pode congelar o preço, garantir o seu lugar e depois organizar o itinerário da sua visita à capital chinesa. Poupará também dinheiro e tempo, pois não se atrasará na bilheteira no dia da sua visita.

Também pode reservar uma excursão quando estiver na cidade, mas se planear visitar Pequim durante o verão ou nos meses de época alta, poderá ter aumentos de última hora ou ficar sem excursões na data escolhida, o que pode ser complicado se estiver a planear uma estadia curta na cidade.

Reservar uma excursão a Pequim com o Palácio de verão

O que verei numa visita guiada à Aldeia Olímpica de Pequim?

Vila Olímpica| ©Julia Alleyne
Vila Olímpica| ©Julia Alleyne

A resposta dependerá da excursão que escolher, mas em geral verá os principais edifícios e monumentos da Vila Olímpica, incluindo o famoso Estádio Nacional, apelidado de Ninho de Pássaro pela sua arquitetura, e o Cubo de Água, que chamará a sua atenção pelo seu design exterior.

Além disso, terá também a oportunidade de combinar a sua visita à cidade com outras atracções mais tradicionais da capital chinesa, como a Cidade Proibida, a Praça Tiananmen, o Palácio de verão e os tradicionais hutongs. Algumas excursões incluem mesmo uma visita à Grande Muralha da China, embora estas sejam normalmente experiências de vários dias.

Reservar uma excursão a Pequim com a Grande Muralha da China

Dicas para uma excursão à Aldeia Olímpica de Pequim

Cubo de Água de Pequim| ©damien_farrell
Cubo de Água de Pequim| ©damien_farrell

Se está a planear uma viagem à Aldeia Olímpica de Pequim, aqui ficam alguns conselhos que facilitarão a sua visita e lhe permitirão tirar o máximo partido de um dos locais mais interessantes da cidade:

  • Planeie a sua visita com antecedência: certifique-se de que conhece os horários de abertura e encerramento da Aldeia Olímpica e os locais que pretende visitar dentro do complexo, quer opte ou não por uma visita guiada. Além disso, antes de efetuar a reserva, verifique os dias de encerramento, uma vez que alguns estádios podem estar encerrados em dias específicos.
  • Usar roupa e calçado confortáveis: A Aldeia Olímpica é um local grande, com muitos sítios para visitar, por isso não se esqueça de usar roupa e calçado confortáveis e adequados para caminhar. Além disso, no verão, o tempo em Pequim pode ser muito quente, pelo que é aconselhável usar roupa leve.
  • Levar dinheiro: não se esqueça de levar dinheiro suficiente para comprar os bilhetes, a comida e as lembranças. Alguns locais dentro da aldeia podem não aceitar cartões de crédito ou de débito, pelo que é aconselhável trazer dinheiro.
  • Conhecer a história da Aldeia Olímpica: se quiser tirar o máximo partido da sua experiência, pesquise a história e os pormenores dos locais que irá visitar dentro do complexo antes da sua visita. Isto dar-lhe-á uma melhor compreensão da importância e do significado do local na capital chinesa.

Reservar uma excursão a Pequim com o Palácio de verão

Porquê fazer uma viagem à Aldeia Olímpica?

Bagagem| ©Ezequiel Garrido
Bagagem| ©Ezequiel Garrido

A Aldeia Olímpica é um local emblemático que representa um marco importante na história do desporto e da China e uma excursão interessante, mesmo que se conheça Pequim num só dia. Os Jogos Olímpicos de 2008 foram a oportunidade para o país mostrar ao mundo a sua capacidade de organizar grandes eventos e uma demonstração do seu progresso e desenvolvimento.

A arquitetura da Aldeia é também muito interessante. Os edifícios e os estádios, concebidos por alguns dos maiores arquitectos do mundo, apresentam uma combinação perfeita de estilo e funcionalidade. Ao visitar a Aldeia Olímpica, pode admirar a majestade do Ninho de Pássaro e do Cubo de Água.

A Vila Olímpica tem também uma função cultural e educativa e apresenta exposições e mostras, consideradas entre os melhores museus de Pequim, que apresentam a história dos Jogos Olímpicos e os valores que eles representam.

Reservar uma excursão à Grande Muralha da China

Quais são as vantagens de visitar a Aldeia Olímpica numa excursão ou por conta própria?

Torre Olímpica| ©Gary Todd
Torre Olímpica| ©Gary Todd

Fazer uma visita guiada à Aldeia Olímpica é uma das melhores coisas para ver e fazer em Pequim. Tem várias vantagens em comparação com a visita por conta própria. Em primeiro lugar, um guia turístico pode fornecer-lhe informações pormenorizadas sobre a história da China e a sua relação com os Jogos Olímpicos, além de que terá acesso a alguns factos que poderá não encontrar por si próprio.

Uma visita guiada também pode poupar-lhe tempo e esforço. Os guias conhecem os melhores horários e locais para visitar e podem ajudá-lo a evitar as multidões e as longas filas. Além disso, se não falar chinês, um guia turístico pode ajudá-lo a comunicar com os habitantes locais e a compreender melhor a cultura e os costumes chineses.

Outra vantagem de uma visita guiada é o conforto e a segurança. A aldeia situa-se na periferia da cidade e, com estas visitas, não tem de se preocupar com os transferes, mas pode relaxar e desfrutar da experiência.

Reservar uma visita culinária a Pequim de tuk tuk