O que ver e fazer em Pequim em 4 dias
Pequim é o lar de algumas das melhores coisas para fazer na China. Pode mergulhar na cultura dos Hutongs, visitar a Cidade Proibida ou passear pelo Art District.
Pequim é uma cidade encantadora com atracções como a Cidade Proibida e a Grande Muralha da China. Embora vê-la em 4 dias possa parecer uma viagem impossível, como é uma das maiores cidades do mundo, é possível! Neste artigo, mostro-vos o que ver em Pequim em 4 dias!
Dia 1: Explore o coração de Pequim, a Cidade Proibida e o Palácio de verão
A melhor maneira de começar a sua visita é conhecendo a história e a arquitetura chinesas, por isso os três locais que vai ver no Dia 1 estão cheios de charme. A melhor parte? São muito próximos, pelo que poderá aproveitar ao máximo o dia.
Torre Qianmen ou Monumento Zhengyangmen
A apenas alguns passos da Praça Tiananmen, deslizando pela Rua Qianmen, encontrará a passagem principal da antiga cidade murada de Pequim. A sua Torre Qianmen foi construída em 1419 e restaurada séculos mais tarde para manter a sua estrutura carregada de história.
A Porta do Sol Verdadeiro e a Torre das Setas também se encontram aqui. Por um preço acessível, poderá entrar no interior da estrutura e até ter a oportunidade de subir ao ponto mais alto para ver as actividades na praça e admirar a arquitetura de Pequim.
Praça Tiananmen
Quer ver uma das maiores praças do mundo? Construída em 1949, a Praça Tiananmen é considerada o coração da cidade e é onde se pode ver o melhor nascer do sol. A entrada é gratuita, mas terá de passar por um posto de controlo de segurança e é obrigatório mostrar o seu passaporte, para além de poder ver:
- O Monumento aos Heróis do Povo.
- O Mausoléu de Mao Zedong.
- As estelas de mármore.
- O Museu Nacional da China.
Se quiser tomar o pequeno-almoço, há uma variedade de restaurantes nas proximidades, como o Siji Minfu, o Bianyifang Roast Duck ou o Utopia Chinese Restaurant. A rua comercial Wangfujing também está localizada perto da praça, onde encontrará mercados de rua, lojas de marca e centros comerciais de estilo ocidental.
Cidade Proibida
Para explorar a Cidade Proibida são necessárias pelo menos duas horas e eu recomendo reservar uma visita guiada à Cidade Proibida para descobrir os seus maravilhosos recantos escondidos.
O portão está situado na Praça Tiananmen, onde se entra num espaço mágico, caracterizado por pátios, jardins e pavilhões. Aqui poderá vislumbrar os Guardiões do Teto e os Leões Chineses, situados nas entradas dos pavilhões.
Durante a sua estadia recomendo que visite: a Galeria do Tesouro, o Salão dos Relógios, a Parede dos Nove Dragões, o Pavilhão dos Mil Anos, os Pavilhões Ocidentais e o Salão da Harmonia Suprema.
- Preço: A entrada varia entre 5,3 e 7,8 euros, as crianças são gratuitas e os adultos com mais de 60 anos têm um desconto de 50%.
- Horário de abertura: Aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras.
- Atenção: algumas estadias têm custos adicionais ao preço da entrada.
- A não perder... A Colina do Carvão no Parque Jingshan, onde pode obter as melhores vistas da Cidade Proibida.
Palácio de verão e Lago Kunming
Se começou o seu dia cedo, ainda tem toda a tarde à sua frente. A sua próxima paragem é o Palácio de verão. À entrada, encontrará estruturas decoradas com tronos e animais, ideais para oportunidades fotográficas.
Encontrará vários templos budistas, especialmente na Colina da Longevidade. Poderá apreciar o Pavilhão da Fragrância de Buda, o Salão das Nuvens e o Templo do Mar da Sabedoria. O curioso deste palácio é o facto de ser uma reconstrução, pois o original foi demolido há muitos anos.
- Nota: pode ver as ruínas actuais do Palácio de verão a algumas ruas de distância.
- A não perder... O lago de Kunming, perfeito para ver o pôr do sol. Pode apanhar o ferry para a Ilha do Lago Sul, onde se encontra o Barco de Mármore e atravessar a Ponte dos 17 Arcos.
Dia 2: Aventuras ao longo da Grande Muralha da China, Túmulos Ming e Aldeia Olímpica
No segundo dia, terá de se levantar cedo para começar a sair da Grande Muralha da China e continuar a ver o melhor que Pequim tem para oferecer.
Grande Muralha da China
Há muitas excursões à Grande Muralha da China, mas só é permitido visitar as secções restauradas deste paraíso arquitetónico:
- Badaling: a mais turística, perto da cidade e fácil de percorrer com vistas incríveis para as montanhas.
- Simatai, Huanghua Cheng e Jinshanling: se estiver à procura de uma opção mais remota e mais longa. Não é recomendada no inverno porque é um troço perigoso e o nevoeiro complica a subida.
- Trilho Mutianyu: uma opção que partilha o melhor de cada secção. Há menos turistas e é possível utilizar o teleférico, o escorrega ou a montanha russa.
Os mais aventureiros sobem mais e até acampam nos miradouros dos troços não restaurados, ou ficam em casas ou hotéis nos arredores. Mas eu recomendo reservar uma visita guiada à Grande Muralha para conhecer toda a sua história e descobrir os seus pontos mais importantes.
Túmulos Ming
Reservaruma visita aos Túmulos Ming é uma obrigação no seu itinerário. Trata-se de uma necrópole que abriga os corpos de imperadores, imperatrizes, cortesãos e outras figuras da corte da dinastia Ming.
Aqui pode conhecer as suas histórias e percorrer a Via Sacra, o Grande Arco da Porta Vermelha e a Avenida dos Animais, onde há muitas estátuas que não pode deixar de fotografar.
Cada local tem um preço individual, mas a melhor opção é reservar uma visita guiada para poupar dinheiro.
Distrito 798
Se é apaixonado por arte, não pode perder o Distrito 798, a face moderna da cidade, repleta de eventos, esculturas, estúdios de artistas, galerias de arte, lojas de vanguarda, artigos de design, cultura, arquitetura e muito mais.
A entrada é gratuita e por todo o lado encontrará uma variedade de actividades no Mercado da Seda, bem como cafés e livrarias. Se quiser ir a um bairro mais moderno, com prédios altos e arranha-céus, dê um passeio pelo Distrito Financeiro.
Parque Beihai
A meio da tarde, pode relaxar no Parque Beihai, um jardim imperial com a estátua da Dagoba Branca, templos budistas e a Muralha dos Nove Dragões com uma variedade de peças em relevo de cerâmica.
Pode pagar um passeio de barco ou de bicicleta ou, se for no inverno, patinagem no gelo. Há também trilhos para caminhadas e pode atravessar a Ponte Yinding. Mais tarde, pode optar por assistir ao pôr do sol com música ao vivo ou dar um passeio pelos Hutongs circundantes.
Aldeia Olímpica
Os entusiastas do desporto podem dirigir-se à Aldeia Olímpica ao anoitecer, onde o Estádio Nacional de Pequim, em forma de ninho de pássaro, é iluminado.
Pode também apreciar o Cubo no Centro Aquático Nacional, onde se realizam sempre competições de natação e onde está exposta a Tocha Olímpica que acendeu as chamas dos Jogos Olímpicos de 2008.
Mercado Noturno de Wangfujing
Se quiser fazer um passeio noturno por Pequim, não pode perder os mercados, onde encontrará comida de rua, vida nocturna, lojas de recordações, centros comerciais e uma variedade de bancas de artesanato e comida.
Atrever-se-ia a comer insectos e outros bichos? No Mercado de Wangfujing há estrelas-do-mar e cavalos-marinhos, escorpiões, baratas, cobras e aranhas para experimentar. Outra boa opção é o Mercado Donghuamen, que funciona desde 1984, e o Mercado das Pérolas, dedicado às imitações.
Dia 3: Veja as vistas e aprecie Pequim do alto da Torre de TV
No terceiro dia, aproveite para visitar os pontos turísticos menos demorados que sempre quis ver em Pequim.
Torre de TV
Se quiser ter as melhores vistas panorâmicas de Pequim, tem de visitar a Torre de TV, um edifício moderno no Distrito Financeiro com um restaurante giratório, uma vista coberta no inverno e uma vista descoberta no verão, sem vidros pelo meio.
É uma visita que vale a pena e que não demora muito tempo. Há outros arranha-céus característicos de Pequim na cidade que não pode perder.
Templo Yonghe ou Templo dos Lamas
Em Pequim pode visitar templos impressionantes, como o Templo Yongue do budismo tibetano, que foi usado há muitos anos pelos monges Lama como refúgio.
Ao longo do caminho, encontrará muitos Hutongs ou becos. Os habitantes de Pequim vêm aqui para rezar, razão pela qual é considerado um espaço sagrado.
- Preço: cerca de 3 euros.
- Horário de abertura: das 9:00 às 16:00 horas.
- Recomendação: reservar uma visita guiada ao Templo Yonghe para ser acompanhado por um guia especializado e desfrutar mais do local.
Jardim dos Pandas
Quer ver a casa do panda gigante? Reserve uma excursão ao Jardim dos Pandas no Jardim Zoológico de Pequim.
O jardim zoológico alberga muitas espécies e mais de 7.000 animais, incluindo o grou da Manchúria, a girafa africana, o boi selvagem europeu e outras espécies chinesas.
Existem cerca de 30 salas e o interior assemelha-se a outros jardins característicos da cidade.
Templo do Céu ou Tian Tan
O Templo do C éu caracteriza-se pela sua tranquilidade e alberga a Abóbada Imperial do Céu, onde se encontra a Parede do Eco.
O mais especial deste templo é o facto de as suas cores, formas e sons imitarem o universo. Tem também o Qinian Dian, um edifício circular azul que simula o céu e o Salão da Abstinência, que é uma pequena réplica da Cidade Proibida.
Dia 4: Hutongs, Antigo Palácio de verão e Tour Gourmet
No quarto dia em Pequim, pode satisfazer o seu paladar com uma prova da cozinha chinesa e outros sítios especiais, como os Hutongs e o Antigo Palácio de verão.
Hutongs
Não se pode partir sem fazer uma visita guiada aos Hutongs, as pequenas ruas características de Pequim, constituídas por comunidades que vivem em pátios quadrados, segundo os costumes das dinastias antigas.
Muitas delas foram demolidas e substituídas por zonas modernas, mas ainda é possível encontrar a Quianmen Hutong e a Jinsitao Hutong. Se procura uma experiência mais comercial, dirija-se ao Nan Luo Gu Hutong, onde se vendem lembranças da cidade e se pode almoçar.
Antigo Palácio de verão
Este sítio em ruínas atrai amantes de história de todo o mundo. À sua volta estão o barco de pedra, o lago Fuhai e o Fanghu Shengjing, pelo que pode dar um passeio e explorar.
Os melhores museus da cidade de Pequim albergam informações interessantes sobre este local.
Visita gastronómica
Para terminar a sua estadia, convido-o a reservar uma excursão gastronómica, onde poderá provar a comida e a cerveja artesanal locais e conhecer de perto as pequenas empresas geridas por famílias locais de Pequim.
Estas excursões têm normalmente lugar nos hutongs que mencionei anteriormente, e os pratos que irá provar incluem noodles e carnes grelhadas. Além disso, o melhor é que este que recomendo é em grupos pequenos, para que possa ter um contacto mais direto com o guia e não ficar sobrecarregado durante o passeio.
Dicas para a sua estadia em Pequim
Pequim tem um grande encanto, para aproveitar ao máximo os seus 4 dias, recomendo-lhe:
- Experimentem alguns pratos de Pequim, lembrem-se que a ideia de viajar é ligar-se à cultura do país.
- Não beba água da torneira, pois não é potável. Por isso, é melhor comprar água engarrafada.
- Não viaje durante os primeiros dias de outubro, pois celebra-se o Dia Nacional da China, que costuma contar com a presença de muitos locais e estrangeiros, o que entope a cidade.
- Reserve visitas guiadas que incluam transporte e poupe muito tempo, uma vez que a distância entre cada atração é longa e pode haver atrasos adicionais devido ao trânsito.
- Leve consigo um cartão de estudante para obter descontos especiais.