12 coisas para ver e fazer em Copenhaga em dezembro
Copenhaga é uma cidade sempre atractiva, mas certamente parecerá muito mais especial em dezembro, durante as férias de Natal. Aqui estão algumas coisas para fazer
Em dezembro, a capital da Dinamarca enche-se de luzes, mercados de Natal e celebrações, pelo que durante este mês encontrará muitas coisas para fazer em Copenhaga, incluindo visitas aos famosos Jardins Tivoli, que se transformam num local mágico repleto de decorações de Natal e uma série de atracções festivas.
Também pode explorar as ruas da cidade e descobrir pequenas lojas e mercados locais para encontrar boas recordações da sua viagem. Mas também recomendo que visite os vários restaurantes e cafés para desfrutar de um ambiente caloroso e acolhedor enquanto saboreia pratos típicos dinamarqueses.
1. Aprecie as decorações do Parque Tivoli
Copenhaga é uma cidade mágica durante a época natalícia, e uma das atracções imperdíveis é reservar bilhetes e visitar os Jardins do Tivoli em Copenhaga. De 18 de novembro a 31 de dezembro, o parque temático transforma-se num paraíso de Natal repleto de luzes penduradas, árvores de Natal, bancas de comida e bebida e uma série de atracções festivas.
A atmosfera do parque é incrível durante o Natal, por isso, com tantas iguarias de Natal para experimentar, é certamente um bom lugar para fazer uma das melhores excursões gastronómicas de Copenhaga. Há uma caraterística deste parque que irá chamar a sua atenção: foi concebido num estilo vitoriano e tem a sua própria mascote: "Nisse Tivoli", que é um duende que acompanha os visitantes na sua visita.
Para além das impressionantes decorações de Natal, também poderá desfrutar de um grande número de atracções no interior do parque, desde montanhas russas a carrosséis, sem esquecer a roda gigante, onde poderá desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade iluminada pelas luzes de Natal.
Detalhes interessantes
- Preço: terá de pagar cerca de 21 € por pessoa.
- Horário de abertura: o parque Tivoli Gardens abre geralmente às 11h00 diariamente. No entanto, o horário de abertura pode variar consoante a estação e a época do ano.
- Localização: O Tivoli Gardens está situado no centro da cidade de Copenhaga, mais concretamente em Vesterbrogade 3, 1630 København V.
2. Abrigar-se do frio nos principais museus da cidade
E que melhor maneira de passar o mês de dezembro em Copenhaga do que num dos principais museus, centros culturais ou palácios da cidade. A capital dinamarquesa alberga alguns dos melhores museus e centros culturais do mundo.
Eis algumas das opções disponíveis quando se quer fugir ao inverno nesta maravilhosa cidade:
- Museu da Resistência Dinamarquesa em Copenhaga, onde aprenderá sobre a história da resistência dinamarquesa durante a ocupação alemã de 1940-1945.
- Museu da Guerra Dinamarquesa em Copenhaga, onde visitará um edifício histórico e aprenderá sobre a história da guerra dinamarquesa.
- :::link|text=Museu Nacional Dinamarquês em Copenhaga|url=https://natmus.dk/museer-og-slotte/nationalmuseet/, onde descobrirá toda a história da Dinamarca, desde a cultura Viking até à história mais recente.
- Palácio de Christiansborg em Copenhaga, um edifício maravilhoso que alberga atualmente o parlamento dinamarquês.
Detalhes interessantes
- Preço: de cerca de 15 a 30 euros.
- Horário de abertura: varia consoante o museu escolhido.
- Localização: diferentes locais da cidade.
3. Visite os melhores pubs de Copenhaga
Outra excelente forma de escapar ao frio e festejar é reservar um pub crawl em Copenhaga, um passeio de quatro horas pelos pubs mais populares da capital dinamarquesa.
A excursão, que abrange um total de cinco pubs na cidade, inclui duas cervejas e dois cocktails gratuitos e dois shots gratuitos em cada local. É uma óptima maneira de conhecer a vida nocturna de Copenhaga e de conhecer outros habitantes locais e pessoas de outras regiões e países como você.
A vantagem desta excursão é que também é privada. Um must se estiver a viajar com amigos.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 37 euros por pessoa.
- Horário: A excursão começa por volta das 20 horas.
- Localização: diferentes locais da cidade.
4. Não perca as celebrações do Dia de Santa Lúcia
Recomendo-lhe que fique em Copenhaga durante a noite de 12 para 13 de dezembro, para não perder a celebração do Dia de Santa Lúcia. Este é um feriado muito importante na Dinamarca, que tem a ver com a devoção e proteção da luz na Igreja Católica.
A celebração de Santa Lúcia inclui uma procissão em barcos decorados com luzes de Natal, que chega a Nyhavn ao pôr do sol, proporcionando uma atmosfera verdadeiramente mágica e memorável que não só vai querer apreciar, como também tirar fotografias. A história da tradição de Santa Luzia na Dinamarca remonta a 1944, durante a ocupação alemã, quando a Associação Norden introduziu o costume.
Vai adorar o ambiente durante a procissão, não só pela energia religiosa, mas também pela delicadeza do evento e pela familiaridade do povo dinamarquês. A festa de Santa Lúcia marca o início das festividades de Natal e, como se trata de uma procissão, pode ser considerada uma boa forma de visitar Copenhaga durante a noite. Pode também aproveitar a oportunidade para reservar uma visita privada a Copenhaga.
Detalhes interessantes
- Preço: Trata-se de um evento gratuito, pelo que não tem de pagar nada para desfrutar desta celebração.
- Hora: Esta procissão tem lugar ao anoitecer.
- Local: Um grupo de pessoas reúne-se em procissão para percorrer as principais ruas de Copenhaga.
5. Fazer um cruzeiro em Copenhaga
Se há uma coisa que vai adorar fazer durante os meses mais frios, é reservar e embarcar num cruzeiro ao longo dos canais de Copenhaga com vinho quente a bordo. Embarcará nestes pequenos e luxuosos barcos que navegam à volta do porto da cidade e apreciará a beleza da cidade de uma forma única e diferente. O melhor de tudo é que, durante os meses frios, os barcos estão equipados com toldos para o proteger do vento e das intempéries.
Além disso, os responsáveis por esta experiência oferecer-lhe-ão mantas e cobertores quentes, que lhe permitirão manter-se quente enquanto desfruta da paisagem, sem sentir o frio do inverno. Além disso, oferecer-lhe-ão chocolate quente para tornar o seu passeio ainda mais incrível e terá a oportunidade de conhecer os outros passageiros.
Embora se for com a sua família ou com um grupo de amigos, também terá a possibilidade de fazer uma viagem exclusiva e privada, reservando um barco completo que o levará a fazer o mesmo passeio, com as mesmas condições, mas neste caso, apenas com o seu grupo. Por todas estas razões, este é um dos melhores passeios de barco pelo canal em Copenhaga este mês.
Detalhes interessantes
- Preço: Estes passeios de barco podem ter um preço a partir de 21 euros por pessoa. Embora o preço possa variar de acordo com o tipo de viagem que você decidir.
- Horário: geralmente, esses passeios acontecem pela manhã.
- Local: Estes passeios têm lugar ao longo dos canais de Copenhaga.
6. Descubra Copenhaga de bicicleta
Uma das actividades obrigatórias em dezembro é explorar os pontos de referência, monumentos e edifícios mais famosos de Copenh aga, e que melhor maneira de o fazer do que com um passeio de bicicleta por Copenhaga. A melhor coisa sobre este tipo de passeio é que pode fazer o passeio de uma forma amiga do ambiente, enquanto desfruta do tempo em dezembro.
A meio do passeio, terá a oportunidade de visitar destinos populares como a catedral, o Castelo de Rosenborg e a residência real Amalienborg. De seguida, poderá visitar a famosa estátua da Pequena Sereia e as casas coloridas. No final, pode terminar a sua experiência na Cidade Livre de Christiania. Pode trazer a sua própria bicicleta ou fazer o passeio com uma bicicleta alugada.
Detalhes interessantes
- Preço: para fazer estes passeios terá de pagar pelo menos 42 euros para alugar uma bicicleta.
- Horário: Estes passeios podem ser efectuados a diferentes horas do dia.
- Localização: Atracções turísticas da cidade.
7. Visitar os mercados de Natal
Na época natalícia, não pode perder a oportunidade de visitar os vários mercados de Natal que estão instalados por toda a cidade:
- O mercado da Praça Axeltorv é um dos mais famosos de Copenhaga e é um ícone da cidade porque cada barraca tem o nome de um conto de fadas de Hans Christian Andersen. Pode visitá-lo durante todo o mês de dezembro. Dentro deste mercado, que está localizado numa praça no centro da cidade, pode encontrar uma grande variedade de produtos, como presentes de Natal, decorações, entre outras coisas, e graças ao seu fácil acesso, recomendo que reserve um passeio de bicicleta em Copenhaga para conhecer este lugar.
- Outra que vais adorar é a feira da ladra nos Jardins Tivoli. Aí poderá desfrutar de uma grande variedade de actividades, incluindo patinagem no gelo e degustações de sabores natalícios e bebidas quentes. A feira da ladra de Nyhavn é uma visita obrigatória porque tem lugar num dos bairros mais pitorescos de Copenhaga, o canal Nyhavn, e oferece uma grande variedade de produtos artesanais, decorações de Natal e presentes.
Existem também outros mercados famosos na cidade que vai adorar visitar graças à grande variedade de comida, bebidas e produtos locais oferecidos nas suas bancas. Uma das características deste tipo de mercados é que também se pode desfrutar de eventos musicais que costumam ser organizados no meio dos mercados e de outras actividades típicas da época.
Detalhes interessantes
- Preço: A maioria dos mercados de pulgas de Copenhaga é de visita gratuita, embora alguns exijam o pagamento de uma taxa de entrada.
- Horário: Os mercados realizam-se normalmente durante a noite.
- Localização: Há mercados de Natal por toda a cidade.
8. Assistir à peça do Quebra-Nozes, uma tradição natalícia
Uma tradição muito natalícia é, sem dúvida, ir ver as peças do Quebra-Nozes em Copenhaga. Pode ver esta peça em vários teatros da cidade, e recomendo mesmo que compre bilhetes para a Ópera de Copenhaga, e vá assistir a este espetáculo tradicional de Natal.
De certeza que já conheces a história, e se não conheces, relembro-te que é uma peça de ballet que acompanha as aventuras de Clara e do seu Quebra-Nozes num mundo de fantasia.
Mas, embora existam muitas outras actividades natalícias que vai adorar desfrutar durante esta época, também deve saber que o espetáculo do Quebra-Nozes é um dos mais tradicionais e imperdíveis se visitar Copenhaga no inverno, também porque é uma peça que pode ir ver com toda a sua família, mesmo com as crianças.
Detalhes interessantes
- Preço: terá de pagar a partir de 20 euros por bilhete para adultos. Crianças menores de 5 anos entram de graça.
- Horários: esta peça está disponível durante todo o mês de dezembro.
- Localização: Pode ver o Quebra-Nozes no Tivoli Park Hall, ou pode vê-lo na Ópera de Copenhaga.
9. Passeie pela Rua Strøget para desfrutar do ambiente natalício
A Rua Strøget em Copenhaga é conhecida por ser a rua pedonal mais longa da Europa, por isso visitá-la é uma das coisas que deve fazer se viajar para Copenhaga. A rua tem cerca de um quilómetro de comprimento e é um destino popular tanto para os habitantes locais como para os turistas. É uma boa ideia visitá-la durante o mês de dezembro, porque a rua ganha uma atmosfera especial com as festividades de Natal.
A melhor coisa da Rua Strøget durante a época natalícia é que muitas das lojas ao longo do caminho decoram as suas montras com um tema natalício, criando uma atmosfera única na rua. Mas, para além das lojas, também encontrará uma grande variedade de opções para comer e beber ao longo da rua, com cafés e restaurantes que oferecem produtos tradicionais dinamarqueses e deliciosas sobremesas de Natal.
Detalhes interessantes
- Preço: Não é preciso pagar nada para passear por esta rua.
- Horário: Pode apreciar as decorações de Natal a qualquer altura do dia, no entanto, recomendo que se desloque à Strøget à noite.
- Localização: A rua Strøget está situada no centro de Copenhaga, na Dinamarca.
10. Participe no Advento e junte-se às tradições natalícias
Na Dinamarca, e especialmente em Copenhaga, o Natal é uma das festividades mais importantes do ano, pelo que, em geral, há muitas actividades que se realizam em honra do feriado, nas quais certamente gostará de participar. Gostará especialmente de participar no Advento, que é a altura em que a coroa do Advento é preparada, simbolizando o tempo de espera e o acender das velas para a aproximação do Natal.
A partir de 1 de dezembro, também pode desfrutar do resto das festividades de Natal, mas não terá apenas a oportunidade de desfrutar das festividades de Natal, mas também das tradições populares da cidade. Entre as mais populares está o calendário de 24 janelas, onde se podem encontrar pequenos presentes ou imagens festivas que podem ser compradas nos supermercados.
Se é muito mais amante das tradições natalícias, recomendo que veja sempre a televisão infantil, onde também existe uma espécie de tradição popular em que diferentes histórias relacionadas com o Natal são apresentadas em 24 capítulos, até ao fim do Natal.
Pormenores interessantes
- Preço: não tem de pagar nada para desfrutar do período do Advento. No entanto, terá de pagar pelo calendário de janelas, se quiser um desses.
- Hora: A cerimónia do Advento pode variar de ano para ano, embora se realize geralmente de manhã.
- Local: O Advento é geralmente vivido e sentido em toda a cidade de Copenhaga.
11. Patinagem no gelo nas várias pistas espalhadas pela cidade
Se é um amante dos desportos de inverno e de neve, a patinagem no gelo é uma excelente opção em Copenhaga. Pode encontrar, dentro da cidade, várias pistas de patinagem para desfrutar com a família ou amigos. Esta é uma daquelas actividades que recomendo que pratique em dezembro, especialmente devido ao ambiente festivo e natalício que invade a cidade.
Para desfrutar deste desporto, basta encontrar os patins certos e o local perfeito para patinar, e um desses locais que não pode perder é Broens Gadekøkken. Nesta pista gelada pode patinar no gelo com os seus próprios pat ins ou, se não tiver os seus próprios patins, pode alugá-los aqui.
Detalhes interessantes
- Preço: Terá de pagar para alugar patins nesta área.
- Horário de funcionamento: Pode ir durante o dia para desfrutar das pistas de patinagem.
- Localização: Este ringue de patinagem está situado em Strandgade 95, 1401 København, Dinamarca.
12. Visitar o parque de diversões Bakken
Como pode ver, há inúmeras coisas para ver e fazer em Copenhaga e uma delas é visitar o parque de diversões mais antigo do mundo, que não é outro senão Bakken. O parque está normalmente aberto a partir da terceira semana de novembro e oferece aos habitantes locais e aos visitantes muito entretenimento, doces e outras guloseimas de Natal e, acima de tudo, passeios para desfrutar com toda a família.
Se viajar para Copenhaga com crianças, esta é uma opção que não pode mesmo perder. Poderá participar em muitos passeios e atracções no parque, mas também poderá relaxar e desfrutar de boa comida num dos restaurantes de Bakken. Entre os pratos tradicionais obrigatórios durante a época natalícia estão o vinho quente e as fatias de maçã, bem como o clássico almoço de Natal com arenque e aguardente.
Detalhes interessantes
- Preço: Os preços dos bilhetes para Bakken variam consoante a condição do visitante. Mas, em geral, é possível encontrar bilhetes a partir de 25 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: o horário de funcionamento do parque Bakken pode variar, embora, em geral, eu recomende visitar o parque à noite para ver as luzes e as decorações do parque.
- Localização: localizado exatamente em Dyrehavevej 62, 2930 Klampenborg, Dinamarca.