As 10 melhores coisas para ver e fazer na cidade de Christiania, em Copenhaga
Bem-vindo a Christiania! Uma cidade famosa pelas suas liberdades e pelo encanto das suas ruas. Se quiser viver uma experiência exótica, tem de a visitar em breve.
Christiania é uma cidade independente com um grande encanto e uma cultura única para descobrir durante a sua visita à Dinamarca. Situada a seis minutos do centro de Copenhaga, é o local ideal para explorar exposições de artesanato, espaços como o Green Light District, murais e arte de rua característicos da zona, sem regras nem limitações. Não se esqueça que foi uma base militar abandonada e que muitas das casas são arquitetonicamente únicas e têm os seus próprios painéis solares.
A melhor maneira de ir de Copenhaga a Christiania é de autocarro. Há muitas opções para passear pela cidade, como fazer uma excursão para provar a popular cerveja local, desfrutar de um banho de sauna ou passear pela Pusher Street, uma rua que guarda um segredo muito interessante que vos contarei neste artigo.
1. Delicie-se com a Exposição de Artesanato de Christiania
Christiania caracteriza-se por ser uma pequena cidade onde abundam os murais, a arte de rua e as exposições de artesanato. As ruas são coloridas e animadas, e a prova disso é que a Galeria de Arte de Christiania está localizada bem no centro, onde você pode tirar fotos e conhecer a história de seus criadores.
Lá dentro você conhecerá Marios e Stephanie, que vêm da África do Sul e compraram a casa em 2018 para expor suas criações. Descobrirá uma variedade de objectos para comprar e há sempre actividades divertidas para partilhar com amigos ou família, como jazz ao vivo, bancas de comida e churrascos ao ar livre aos fins-de-semana.
2. Fazer uma visita guiada ao Old Execution
Chirstiania é um dos destinos mais extremos, pois a forma como a cidade funciona é bastante singular. A Antiga Execução pode parecer um local estranho para visitar, mas contém histórias interessantes sobre a vida na zona durante o tempo de guerra e ajudá-lo-á a compreender os primórdios da cidade.
Aqui encontrará histórias e locais fascinantes, como a Antiga Cabana de Execução de 1946-1950, mais conhecida como Københavns Gamle Henrettelsesplads ou Espaço da Antiga Execução de Copenhaga.
Este local foi utilizado na Segunda Guerra Mundial e está agora localizado no Segundo Redan, perto do edifício do ar condicionado. As paredes de madeira caíram ao longo dos anos, mas ainda se podem ver algumas das estruturas de betão e estruturas utilizadas durante a guerra.
3. Adoce os seus ouvidos num clube de jazz
Para uma noite acolhedora com uma diferença, dirija-se à Pusher Street para o BørneTeateret, também conhecido como Christiania's Jazzklub & Children's Theatre, uma casa de ópera que acolhe actuações de artistas de jazz locais e teatro infantil. Nos últimos anos, foram acrescentadas novas actividades, como noites de comédia, hip hop, rock, eletrónica e country.
O jazz é um dos géneros musicais que representa a Dinamarca desde a década de 1920, com o desenvolvimento do jazz dinamarquês ao longo dos anos, especificamente na década de 1940, reinando supremo nas ruas de Christiania hoje.
4. Desfrutar de um banho de sauna em Badehuset
Durante a sua estadia em Christiania, irá certamente experimentar uma das melhores tradições escandinavas: desfrutar de um banho de sauna. Na zona, encontrará a Casa de Banhos Badehuset, que está em funcionamento desde 1971. É uma das atracções mais populares, pelo que é aconselhável chegar cedo.
À chegada, encontrará uma parede coberta de graffiti, pelo que é fácil identificar o local. Lembre-se de que Christiania é uma cidade muito liberal e, no interior, encontrará a maior parte da diversão composta por saunas e piscinas, zonas de banho de lama, mesas de massagem com óleos aromáticos e uma zona de ioga.
O custo aproximado da entrada é de 5 euros, que inclui o acesso aos átrios e uma toalha para se secar. Tenha em atenção que toda a gente lá dentro está nua, mas não se preocupe, é um espaço seguro e amigável. Note que eles não funcionam às segundas-feiras, mas pode visitá-los de terça a domingo, das 12:00 às 21:00 horas.
5. Paragem para comer algo no Spiseloppen
Há muitos lugares para comer em Christiana, um dos mais especiais é o Spiseloppen, que oferece uma variedade de pratos vegetarianos, veganos e europeus. Se preferir carne, há também opções de bifes no menu. É aconselhável reservar uma mesa no seu site oficial, onde também pode descobrir a variedade de opções no menu e os seus preços.
O jantar aqui pode custar cerca de 100 euros e os melhores pratos variam entre 17 e 33 euros. Também pode encomendar takeaway e, se estiver com um grupo de seis pessoas, o restaurante oferece uma visita guiada pela cidade - a não perder!
Outros sítios para comer em Christiania
Passear pelas ruas de Christiania é uma experiência única e divertida, mas é provável que tenhas fome e queiras parar para comer qualquer coisa. Dá um passeio pelo Nemoland, um café-bar onde podes beber cervejas locais que só se encontram nesta cidade independente. Para além disso, há sempre concertos para os visitantes desfrutarem. Este lugar pitoresco oferece um menu de verão e de inverno, durante as temperaturas mais quentes pode desfrutar do jardim e quando chega o tempo frio as instalações fechadas junto à lareira estão disponíveis.
Há comida de rua, como os hambúrgueres, ou opções mais gourmet, como o tártaro de presunto, a terrina, o porco braseado e os mini grignotines panados, entre outros. Para além disso, este café existe desde 1970 e tem sofrido modificações, por exemplo, durante a guerra era um pub subterrâneo.
Experimente comida vegana em Morgenstedet
Se quiser experimentar um novo tipo de cozinha ou se estiver à procura de uma opção mais saudável, convido-o a passar pelo Morgenstedet, um restaurante com uma proposta vegana preparada com ingredientes orgânicos. Os chefes variam todos os dias, pelo que não saberá o que esperar de cada vez que o visitar.
Estão fechados às segundas-feiras, mas funcionam de terça a domingo e estão localizados perto da área da fábrica. Os pratos variam entre 10 e 15 euros e pode encontrar mais informações no site oficial.
6. Dar um passeio de bicicleta pela cidade
Os passeios de bicicleta são muito procurados em Copenhaga, pois permitem-lhe percorrer a cidade ao seu próprio ritmo e explorar os pontos turísticos ao seu próprio ritmo. Este é um excelente plano para fazer em Christiania, uma vez que a cidade é pequena e esconde muitos segredos interessantes.
Para tirar o máximo partido deste passeio, recomendo que percorra o trilho de Syddyssen para andar de bicicleta pela cidade e apreciar as infra-estruturas antigas. Um facto muito interessante é que encontrará barcos abandonados que são usados como casas e estão decorados de forma alegre, de acordo com a estética hippie da cidade.
A próxima paragem é a Ópera de Copenhaga, que oferece descontos especiais. A algumas ruas de distância, encontra-se a Pusher Street, onde são organizados karaoke, música ao vivo e festivais e de onde se pode ver toda a cidade. Também pode continuar a passear pelas ruas e parar em bares construídos a partir de mobiliário reciclado.
Para terminar o passeio, não deixe de parar no mármore Frederiks Kirke, uma igreja luterana com uma variedade de monumentos para explorar, ou em torno do Palácio de Amalienborg, um dos melhores palácios de Copenhaga, que fica a seis minutos de bicicleta da cidade.
7. Pegue na sua máquina fotográfica e dirija-se à Pusher Street
Uma das ruas mais famosas de Christiania é a Pusher Street, também conhecida como Green Light District. Há poucas fotos deste lugar na internet, pois é proibido documentar o que se passa lá dentro. À primeira vista, há lojas de roupa, artesanato e artigos turísticos, mas se olharmos com atenção, encontramos pessoas encapuzadas a vender drogas em bancas ao ar livre.
Assim, a venda de drogas leves é permitida em Christiania, mas a polícia faz rusgas em algumas bancas porque vendem drogas pesadas que foram proibidas há alguns anos. Para visitar esta zona, é preferível inscrever-se numa visita guiada. Atrever-se-ia a viver esta experiência extrema?
8. Caminhar ao longo da margem do lago
Em Christiania, as casas estão muito próximas de um lago que divide a cidade em duas. É uma área que é melhor abordar em grupo ou com uma visita áudio auto-guiada, pois alguns dias os arredores estão desolados. Muitos trilhos conduzem a este ponto e pode aproximar-se dele de bicicleta ou a pé.
O lago é ideal para um piquenique e uma curta caminhada leva-o para fora da cidade até à Pequena Sereia, outro local popular em Copenhaga. Nas proximidades, pode também atravessar a ponte Dyssebroen que liga Christiania a Amager, onde se encontram outras atracções turísticas interessantes e pitorescas.
9. Provar as cervejas da cidade
Uma das actividades obrigatórias durante a sua estadia em Christiania é explorar os pubs para provar a cerveja de Christiania. Pode encontrá-la em alguns locais como o Nemoland, o Cheap Beer Bar e o Bryghus.
A cerveja, chamada Økologisk Christianias Thy Pilsner, distingue-se pela bandeira da cidade e por um invólucro laranja apelativo, mas a melhor parte é a experiência: é fabricada organicamente e tem um sabor fresco, ligeiramente amargo, com um aroma a malte.
10. Visitar o Den Grå Hal ou a Sala Cinzenta
Muitas pessoas vêm a Christiania para apreciar o Den Grå Hal, uma sala de concertos e recitais que recebe artistas de todo o mundo. Foi criada em 1891 para treinar cavalos e, depois de renovada, tornou-se um auditório para teatro, música ao vivo, mercados de Natal, exposições de arte, feiras, congressos e muito mais. Uma das bandas mais famosas que actuou aqui foi a Red Hot Chili Peppers.
Mais sítios e actividades em Christiania
Embora Christiania seja uma cidade pequena em comparação com o resto de Copenhaga, existem ainda muitos locais repletos de história para visitar durante a sua estadia na zona.
Paragem na loja de recordações de Christiania
O melhor sítio para comprar uma recordação de Christiania é a loja de recordações, onde encontrará uma variedade de produtos inspirados na cultura hippie da comuna, tais como t-shirts, canecas, lenços, bandeiras e autocolantes. Há várias bancas espalhadas pela cidade e é fácil identificá-las porque são vermelhas e têm uma bandeira composta por três círculos amarelos.
Andar de skate
Os entusiastas do desporto encontrarão um espaço acolhedor para praticar o seu skate e conhecer novas pessoas. Sendo uma cidade sem carros, as pessoas podem andar, brincar e usar as suas bicicletas ou skates sem correrem riscos. Existem também zonas especiais, a melhor das quais se situa no Alis Wonderland, um parque de skate que está aberto todos os dias, 24 horas por dia, e cuja entrada é totalmente gratuita.
Se visitar Christinia em dezembro, não perca o mercado de Natal
A colorida cidade de Christiania recebe o Natal com muita alegria e eventos especiais. É considerado um dos melhores mercados de Natal em Copenhaga e pode aceder às atracções nos cantos deste distrito. Para celebrar, os habitantes locais organizam um mercado onde se pode provar amêndoas cozidas, beber vinho quente ou apreciar a comida local.
Refrescar-se no Christiania Strand Park
Se for durante o verão, pode refrescar-se no Christiania Strand Park, um parque à beira-mar com um toque boémio. O melhor de tudo é que é totalmente gratuito e está localizado entre Copenhaga e a cidade independente.
Em geral, Christiania oferece uma variedade de coisas para fazer, por exemplo, perto das ciclovias, pode descansar na Stupa, uma estátua budista.
Conhecer Christianshavn
A poucas ruas de distância fica Christianshavn, onde se encontram alguns dos mais belos edifícios de Copenhaga, como a Ópera, os banhos turcos Sofiebadet, a Galeria de Arte de Christiania e a Igreja de São Salvador, que é famosa por permitir subir ao topo para obter as melhores vistas da cidade.
Curiosidades sobre Christiania
Christiania era anteriormente conhecida como Christianshawn e a área era o local de um antigo abrigo militar. Este acampamento funcionou de 1802 a 1822 e depois foi abandonado durante muitos anos. Atualmente, foi restaurado pelos habitantes locais e funciona como uma área independente com um estilo hippie. Se quiser passar a noite em Christiania para continuar a explorar as suas ruas, é aconselhável não ir muito longe e optar por hotéis nos arredores
Para comunicar, terá de falar inglês, uma vez que é uma das línguas utilizadas pelos turistas para se deslocarem. A língua principal na Dinamarca é o dinamarquês e outras línguas escandinavas, mas praticamente ninguém fala espanhol.
Alguns factos curiosos:
- Não é permitida a circulação de automóveis, que são substituídos por bicicletas.
- Não é aconselhável visitar a cidade à noite, porque algumas zonas não têm iluminação pública e são escuras.
- É proibido correr na cidade, pois isso pode assustar os vendedores da zona, que muitas vezes confundem com uma rusga.
- As casas desta zona não podem ser compradas nem vendidas, pelo que são passadas de geração em geração. Se forem abandonadas, são ocupadas pelos habitantes.
- As visitas guiadas não podem entrar no interior de Christiania, mas podem levá-lo de autocarro e dar-lhe um guia do que pode fazer durante a sua estadia ou oferecer-lhe uma visita áudio-guiada.