Os 11 melhores edifícios para ver em Copenhaga
Copenhaga, considerada a capital da arquitetura, é o lar de edifícios deslumbrantes que não pode perder durante a sua estadia. Quer saber quais?
Na sua viagem a Copenhaga, preste especial atenção à arquitetura. Visitar os edifícios é um plano em si mesmo, uma vez que será brindado com designs fascinantes que combinam modernidade, sustentabilidade e aconchego.
Para além dos edifícios modernos da Ópera de Copenhaga ou do The Crystal, existem também locais restaurados que foram convertidos em edifícios, uma central de resíduos que alberga uma pista de esqui e complexos habitacionais e de escritórios que oferecemuma utilização diferente do espaço.
Aqui está uma lista dos edifícios mais representativos, mas há muitos mais que o irão surpreender durante a sua estadia em Copenhaga.
1. Palácio de Christiansborg
Embora faça parte da arquitetura tradicional da capital dinamarquesa, na sua viagem não pode deixar de visitar o Palácio de Christiansborg, um edifício deslumbrante que hoje alberga o Parlamento, o gabinete do primeiro-ministro, o Supremo Tribunal dinamarquês e gabinetes governamentais e judiciais.
Se tiver oportunidade de o visitar, ficará deslumbrado com as salas de receção real, como o Grande Salão, o Salão da Torre e a Sala do Trono Oval; com a cozinha real; e com as ruínas, uma vez que os restos de um castelo mais antigo se encontram por baixo do edifício principal.
O palácio tem mais de 800 anos e ocupa uma grande área. Por isso, tenha em conta que a visita dura cerca de três horas se quiser ver cada uma das salas à vontade.
Mais informações
- Localização: Prins Jørgens Gård 1, 1218 København, Dinamarca.
- Horário de funcionamento: O Palácio de Christiansborg está aberto das 10h às 17h.
- Preço dos bilhetes: os bilhetes estão disponíveis na Hellotickets a partir de cerca de 28 euros.
- Como chegar lá: o Palácio de Christiansborg está muito bem localizado e pode ser facilmente alcançado de metro, na paragem Kongens Nytorv.
2. Blox, a sede do Centro Dinamarquês de Arquitetura
O Blox é o edifício inovador onde funciona atualmente o Centro de Arquitetura Dinamarquês. A sua forma assemelha-se a uma série de cubos de vidro empilhados, o que lhe confere uma grande originalidade.
Foi concebido pelos arquitectos da empresa OMA, que se inspiraram na ideia de "colocar a cidade numa caixa". O edifício, situado naorla marítima de Copenhaga, alberga uma praça pública e tornou-se um ponto de encontro para os cidadãos.
Tem também instalações desportivas e uma ponte para bicicletas, pelo que será uma das suas paragens se reservar um passeio de bicicleta por Copenhaga. Recomendo que reserve bilhetes para o Centro de Arquitetura Dinamarquesa. Para além dos gabinetes e do museu, tem também um restaurante, um café, uma livraria e um ginásio.
Mais informações sobre o Centro de Arquitetura Dinamarquesa
- Localização: Bryghusgade 10, 1473 København
- Horário de funcionamento: O restaurante Blox EAT está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 20h. O Café DAT está aberto diariamente das 10h00 às 17h30 e às quintas-feiras até às 20h30 O museu está aberto diariamente das 10 às 18 horas e às quintas-feiras das 10 às 21 horas.
- O preçoda entrada no museu é de cerca de 19 euros.
3. As Torres de Axel
As Torres Axel são um grupo de edifícios cilíndricos de diferentes alturas e tamanhos que estão ligados entre si como as engrenagens de um relógio sofisticado. Têm também uma cor de cobre caraterística, que se destaca na paisagem urbana. Foram concebidos pela arquiteta Lene Tranberg, do gabinete de arquitetura Lundgaard & Tranberg Arkitekter.
O rés do chão alberga cafés, restaurantes e lojas, e o resto do edifício contém escritórios com vista para a cidade. A conceção das torres permite que os trabalhadores de escritório beneficiem de muita luz natural, bem como de espaços tão originais como a forma das torres. Os pormenores vistos no exterior são igualmente bem cuidados no interior, com os elevadores e as escadas situados no centro.
O curioso é que se pode entrar nas torres de qualquer direção, pois não têm frente nem verso. As torres ficam muito perto dosJardins Tivoli, um dos parques de diversões mais antigos do mundo, inaugurado em 1843. Neste parque, para além das diversões, é possível ver recriações de edifícios famosos e diferentes espectáculos.
Mais informações sobre o parque
- Localização: Axeltorv 2, 1609 København, Dinamarca.
- Horário de funcionamento: Os cafés estão geralmente abertos das 10 às 18 horas e os restaurantes das 10 às 22 horas.
- Como chegar lá: a 300 metros da praça principal de Copenhaga, Radhuspladsen. Pode chegar lá com os autocarros 10, 11A, 12, 26 e 33, ou de metro até à Estação Central de Copenhaga.
4. O Silo
O Silo é um edifício residencial que foi construído num silo, a fábrica de cereais do distrito de Nordhavnen. Foi projetado pela empresa Cobe e inaugurado em 2015. Tem 65 metros de altura e é composto por 17 pisos e 40 apartamentos.
Também tem restaurantes e bares no rés do chão e na cobertura. Na verdade, pode ser uma paragem num dos passeios gastronómicos de Copenhaga. A fachada apresenta grandes janelas do chão ao teto e varandas geométricas originais. O seu design inovador, que mantém o seu carácter industrial, foi premiado várias vezes.
Embora seja de uso privado, os cidadãos incentivam o uso público, razão pela qual pode almoçar no restaurante Silo, situado no terraço, e assim iniciar uma espécie de passeio gastronómico por Copenhaga, enquanto desfruta de uma bela vista panorâmica.
Ler mais
- Localização: Fortkaj 30, 2150 København.
- Horário de funcionamento: O Restaurante Silo está aberto às segundas e quartas-feiras, das 12 às 22h30m, às quintas-feiras, das 12 às 23h00m, às sextas-feiras e sábados, das 12 às 23h30m, e aos domingos, das 10h00m às 15h30m.
- Entrada: gratuita.
5. O Aquário Nacional da Dinamarca
O Aquário Nacional de Copenhaga é um local de visita obrigatória. Popularmente conhecido como Den Blå Planet ou O Planeta Azul, foi inaugurado pela Rainha Margrethe II e pelo Príncipe Henrik em 2013, é o maior aquário da Dinamarca e está rodeado de água.
O seu design, inspirado na forma de um jacuzzi, ocupa cerca de 10.000 m2, cobre uma área de 2.000 metros quadrados e contém cerca de 7 milhões de litros de água. Dispõe ainda de um parque de estacionamento para os visitantes. O Planeta Azul ganhou o prémio de Melhor Edifício de Prestígio no Festival Mundial de Arquitetura e o Prémio Riba, entre outros.
Durante a sua visita, pode ver os 53 aquários, a banheira de hidromassagem e o átrio curvo, bem como as exposições sobre a história do oceano e dos animais marinhos, entre outras. É uma das melhores coisas para fazer com crianças em Copenhaga, por tudo o que podem aprender sobre a vida no mar.
Saiba mais sobre este sítio
- Localização: Jacob Fortlingsvej 1, 2770 Kastrup, Dinamarca.
- Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e às segundas-feiras, das 10h às 21h.
- Entrada no museu: Adultos a partir de 28 euros, crianças dos 3 aos 11 anos a partir de 15 euros e crianças dos 0 aos 2 anos grátis.
- Como chegar: a partir do terminal de Copenhaga, pode chegar lá em cerca de 30 minutos de carro ou táxi na 02 e Amager Strandvej. De autocarro com as linhas A, B, Bx, C, D e E, chegará lá em 45 minutos. De metro, com a linha M2, chega-se em cerca de 40 minutos.
6. O Cristal
O Crist al é um edifício curioso que se assemelha a um cubo de vidro retangular, que parece flutuar no ar, uma vez que nem todos os seus lados estão assentes no chão. A fachada, que gera um curioso jogo de reflexos, é feita de vidro semi-transparente que revela a sua estrutura metálica interna.
O complexo está situado entre o porto de Copenhaga e o seu centro histórico.
Foi concebido pelos arquitectos Schmidt Hammer Lassen, que também desenharam o Crystal Cube, que se reflecte na sua fachada. O Crystal é propriedade privada do banco Nykredit.
Fica muito perto do Centro de Arquitetura Dinamarquesa e dos Jardins Tivoli, pelo que pode incluí-lo na sua visita aos pontos turísticos mais emblemáticos de Copenhaga, quer o faça por conta própria ou reserve uma visita privada a Copenhaga.
Mais informações sobre Copenhaga
- Localização: 1562 København, Dinamarca
- Como chegar lá: a menos de um quilómetro do centro da cidade, na H. C. Andersens Blvd. Também fica perto dos Jardins Tivoli.
7. Museu Arken de Arte Moderna
O Museu Arken de Arte Moderna, inaugurado em 1996, foi concebido no âmbito de um concurso de arquitetura, que foi ganho por Saren Lund.
A estudante, inspirada pelo contexto da água, concebeu um edifício em forma de barco, em que tanto o exterior como o interior contêm elementos típicos desta forma. Devido à sua forma, é considerada uma arquitetura desconstrutiva, porquenão respeita as formas comuns dos edifícios, mas joga com a ilusão ótica, cores fortes e salas largas ou estreitas unidas. Para além disso, as paredes são curvas e a iluminação é o centro das atenções.
O Arken é um dos melhores museus de Copenhaga, com salas de exposição de estilo dinamarquês, nórdico e internacional, um cinema e a loja de design nórdico Arken Shop. Há também workshops regulares para crianças e adultos. Obtenha o Copenhagen Card e não se preocupe com a taxa de entrada.
Mais informações sobre o Copenhagen Card
- Localização: Skovvej 100, 2635 Ishøj, Dinamarca.
- Horário de funcionamento: quartas, sextas, sábados e domingos, das 11h às 17h, e quintas, das 11h às 21h. Encerra às segundas e terças-feiras.
- A entrada no museu custa cerca de 7 euros para os adultos, cerca de 3,5 euros para os jovens entre os 18 e os 25 anos e é gratuita para as crianças com menos de 17 anos.
- Como chegar: a partir do terminal de Copenhaga, pode chegar lá de carro ou de táxi pela E47 em 40 minutos. De autocarro, as linhas A, E e 128 demoram cerca de uma hora.
8. O Diamante Negro: A Biblioteca Real Dinamarquesa
A Biblioteca Real Dinamarquesa é conhecida como o Diamante Negro, uma vez que foi projectada com mármore preto e vidro. Está situada no canal de Christianshavn e foi concebida pelo grupo de arquitetura Schmidt Hammer Lassen. A fachada de vidro é composta por dois cubos negros, ligados por um átrio luminoso. Tem 8 pisos com paredes brancas ondulantes ligadas por corredores, que constituem uma arquitetura única e moderna.
Per Kierbedy decorou o teto de 200 metros quadrados de uma das pontes que liga o The Diamond à antiga biblioteca. A Biblioteca Real foi fundada pelo rei Frederico III da Dinamarca em 1648 e alberga uma importante coleção de obras europeias, distribuída por três edifícios. Estima-se que contenha cerca de 32 milhões de objectos, incluindo livros, documentos e publicações. É ideal para ler se for aCopenhaga no inverno, ou em qualquer altura do ano, pois é também um miradouro com vista para o canal de Christianshavn.
No interior da biblioteca também se encontra o Museu Nacional de Fotografia, salas de exposição e um auditório.
Também é interessante dar um passeio no exterior, onde se encontra uma escultura de Anne Marie Carl-Nielsen, chamada A Sereia, ou observá-la da água, se reservar um cruzeiro pelos canais de Copenhaga.
Para mais informações
- Localização: Den Sorte Diamant, Søren Kierkegaards Pl. 1, 1221 København K.
- Horário de abertura: de segunda a quinta-feira, das 8h00 às 21h00. Sábados das 9.00 às 19.00 horas. Encerrado às sextas-feiras, domingos e feriados.
- Entrada: gratuita.
9. A Ópera Real Dinamarquesa
A Ópera Real Dinamarquesa é um dos edifícios mais emblemáticos de Copenhaga. Foi construída graças a uma doação do bilionário Marsk Mc-Kinney Moller e foi projectada pelo arquiteto Henning Lansen.
Inaugurado em 2005, é considerado um dos edifícios mais modernos e caros da Europa, distinguindo-se pelo seu telhado com painéis de ouro de 24 quilates, pela sua fachada metálica e pela excelente qualidade de som do seu auditório. Marsk percorreu pessoalmente os melhores teatros do mundo para conseguir este som.
A não perder também as pontes de acesso ao teatro, feitas em madeira de lei do século XIX. AÓpera tem uma sala com capacidade para 1500 pessoas e uma outra sala mais pequena para música de câmara. É interessante ver a vista panorâmica a partir do foyer da Ópera, onde também se podem ver as famosas esculturas de luz de Olafur Eliasson. Se quiser assistir a uma peça de teatro, lembre-se de reservar os seus bilhetes para a Ópera de Copenhaga com antecedência. A maioria das visitas guiadas de Copenhaga inclui uma visita ao teatro, uma vez que é considerado um ícone da cidade.
Mais informações sobre Copenhaga
- Localização: Kongens Nytorv 9, 1050 København K, Dinamarca
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Encerra aos sábados, domingos e feriados.
- Preçoda entrada: cerca de 16 euros
- Como chegar lá: Do aeroporto: de metro, a linha M2 demora 15 minutos e daí são 5 minutos até à ópera, de autocarro 9A, a pé ou de táxi. De autocarro, demora 45 minutos com as linhas 31, 36, 37, 5C, 250S. De carro ou de táxi, demora 20 minutos.
10. A central de resíduos CopenHill, a pista de esqui e o centro de educação ambiental
O CopenHill está localizado na zona industrial de Copenhaga e é o mais alto da cidade. É uma fábrica em funcionamento onde os resíduos são incinerados e convertidos em energia, que é utilizada pela cidade.
A sua fachada é construída com enormes tijolos de alumínio com mais de um metro de comprimento e três metros de largura. O interessante é que no terraço da fábrica existe umapista de esqui de 11.000 m², onde se pode praticar este desporto, ou ter aulas, e que funciona durante todo o ano, pelo que é uma boa opção se for a Copenhaga no outono, ou no verão. Se esquiar não é a sua praia, pode optar por almoçar ou tomar um lanche no bar Apres-ski, enquanto aprecia a incrível vista panorâmica.
O edifício, projetado pelo estúdio Bjarke Ingels Group, também funciona como centro de educação ambiental, proporcionando workshops e palestras educativas relacionadas com a tecnologia sustentável. O CopenHill converte anualmente 440.000 toneladas de resíduos em energia, que é fornecida a mais de 200.000 famílias.
Mais informações sobre o CopenHill
- Localização: Vindmøllevej 6, 2300 København, Dinamarca.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, aos sábados, das 10 às 19 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas.
- Taxa deentrada: a partir de 22 euros por pessoa. Uma hora de esqui para adultos e aluguer de equipamento completo custa cerca de 30 euros. As crianças com menos de 10 anos pagam cerca de 26 euros por hora. As aulas de esqui custam cerca de 17-50 euros por hora.
- Como chegar lá: a partir do terminal de Copenhaga, pode chegar lá em 15 minutos de carro ou de táxi, apanhando a O2. O estacionamento é gratuito. De autocarro, nas linhas M4 e 2A, chega-se em 44 minutos.
11. Montanha VM
O complexo VM Mountain está localizado em Ørestad, um novo bairro a 5 km do centro de Copenhaga. Destaca-se pela sua forma escalonada, que lembra uma montanha, e pelos seus terraços verdes com jardins alimentados por sistemas de irrigação complexos. O edifício, construído em 2008 pelo estúdio Plot, ganhou o prémio para o melhor edifício residencial na Feira Mundial de Arquitetura.
Os apartamentos VM Mountain, com 33 000 metros quadrados, foram construídos no telhado do parque de estacionamento em forma diagonal. Cada apartamento tem um pátio ajardinado, que é o telhado da habitação no nível inferior. Para além disso, todos eles têm a forma de "L". É interessante ver o edifício de cima, pois as casas com os seus pátios e jardins formam um motivo geométrico.
É também notável por uma das fachadas de alumínio que reproduz a figura do Monte Evereste. Para visitar este bairro, podereservar o autocarro turístico de Copenhaga. Poderá ver outros edifícios incríveis, como a Residência Universitária Tietgen ou as duas torres inclinadas do Hotel Bella Sky, o que o torna um local obrigatório para os amantes da arquitetura.
Leia mais sobre
- Localização: Ørestads Blvd 55, 2300 København, Dinamarca.
- Como chegar: De carro ou de táxi, pode chegar ao local em 10 minutos a partir do centro de Copenhaga, ao longo da Ørestads Blvd. De transportes públicos, pode chegar ao local em cerca de 15-20 minutos.