Mais sobre: Atividades ao ar livre em Barcelona
Barcelona é uma das cidades mais importantes de Espanha, com uma grande variedade de actividades ao ar livre. Por isso, há sempre uma resposta para o que ver e fazer em Barcelona quando se trata de estar ao ar livre. Pode percorrer a cidade de segway ou de bicicleta, fazer um passeio de barco, visitar o Camp Nou, visitar os mercados tradicionais, participar num passeio literário ou fantasma, ou deleitar-se com a magia artística do Parque Güell.
1. Passear pela cidade velha e pelo Bairro Gótico
A sua visita a Barcelona deve incluir uma das visitas guiadas ao Bairro Gótico e à Cidade Velha de Barcelona, uma vez que estas são partes distintas da cidade e representam uma das actividades ao ar livre mais agradáveis.
A ideia deste tipo de excursão é conhecer a Barcelona antiga enquanto se vêem os vestígios da época medieval e romana enquanto se vagueia pelas ruas estreitas do bairro de Born. Verá lugares impregnados de história naCiutat Vella, para ter uma ideia de como era a vida quotidiana na cidade enquanto visita avenidas, mercados e outros espaços movimentados há séculos atrás.
A popular Plaza Real e a Catedral de Barcelona, com a sua arquitetura gótica e neo-gótica, também são alguns dos locais a visitar. Não percaLas Ramblas, uma avenida tradicional cheia de movimento e espaços de lazer, com exposições de arte de rua, restaurantes e lojas. E quando se trata de produtos locais, não deixe de explorar o mercado La Boqueria, onde encontrará uma variedade de gastronomia catalã e produtos frescos.
Informações úteis
- Preço: uma visita guiada custa aproximadamente 20 euros por pessoa.
- Duração: geralmente, o tempo estipulado para este tipo de visita é de duas horas e meia.
2. Explore Montjuic e as suas maravilhas a bordo de uma Segway
Montjuic é um bairro de Barcelona que partilha o seu nome com a colina em que se encontra. A sua elevação de 177 metros acima do nível do mar torna-o um destino ideal para visitar a cidade ao ar livre, não só pelas vistas deslumbrantes que oferece, mas também pelos seus locais emblemáticos.
Assim, a ideia é que possa explorar este ambiente a bordo de uma Segway, que lhe facilitará a sua deslocação. Neste tipo de experiência, normalmente fica a conhecer várias dascoisas para fazer em Montjuic de uma forma divertida e com a orientação de um profissional. Depois de receber instruções básicas sobre como utilizar o segway, as pessoas poderão explorar o bairro e, entre as atracções, encontram-se:
- O Castelo de Montjuic, uma fortaleza que remonta ao século XII e oferece belas vistas do porto e da cidade.
- O Poble Espanyol, uma espécie de museu ao ar livre onde se encontram amostras da cultura, arquitetura e artesanato espanhóis.
- O Anel Olímpico, o complexo desportivo construído para os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, composto pelo Estádio Olímpico, o Palau Sant Jordi e a Torre Collserola.
- Os Jardins de Montjuic, um conjunto de jardins botânicos e de estilo japonês onde se pode relaxar e apreciar a natureza.
Informações úteis
- Preço: a experiência custa normalmente cerca de 69€ por pessoa.
- Duração: a visita pode durar entre duas e três horas.
3. Navegar no mar de Barcelona num veleiro ao pôr do sol
Outra forma de desfrutar do ar livre enquanto visita a capital da Catalunha é fazer um passeio de barco por Barcelona.
Trata-se de uma experiência íntima em que, geralmente, se navega ao longo de uma parte da costa da cidade num barco, juntamente com a família ou amigos.
No início, os visitantes podem receber uma bebida e, ao longo do percurso, apreciar a paisagem com a música de fundo do barco. Ao longo do percurso, é possível ver o sol a desaparecer no horizonte do Mediterrâneo, pintando o céu emtons de rosa e laranja. Poderá também ver alguns dos locais mais emblemáticos da cidade (como o Porto Olímpico, o W Hotel e a praia de Barceloneta) banhados por esta luz particular.
Informações úteis
- Preço: o passeio custa aproximadamente 53 euros por pessoa.
- Duração: a atividade tem uma duração média de duas horas.
4. Visitar o Camp Nou do Spotify em Barcelona
Os amantes de desportos ao ar livre, como o futebol, encontrarão muito para fazer em Barcelona. Uma opção é visitar o Spotify Camp Nou em Barcelona ou juntar-se ao Camp Nou Experience.
Em ambos os casos, é uma atividade emocionante para conhecer a história do FC Barcelona. Nesta visita a um dos templos mais importantes do futebol mundial, costuma-se ter acesso a áreas públicas e privadas do estádio, como o campo de futebol, as bancadas, o túnel de entrada para o campo, os balneários e até o camarote presidencial, com sorte. No entanto, talvez o maior protagonista desta visita seja o museudo FC Barcelona, onde se pode conhecer toda a história da equipa e o seu momento atual.
Esta experiência é normalmente acompanhada por um guia profissional e, por vezes, está disponível uma visita privada para pequenos grupos. Ao percorrer o museu, verá inúmerosobjectos relacionados com a equipa, como os troféus conquistados ao longo dos anos, as várias camisolas que representam o clube, as botas usadas por jogadores lendários e muito mais.
Informações úteis
- Preço: esta visita privada pode custar cerca de 163€ por pessoa.
- Duração: A experiência da visita pode ser prolongada por uma hora e meia.
5. Descobrir novos sabores e aromas nos mercados de Barcelona
Barcelona tem várias opções para descobrir a gastronomia catalã e uma das propostas é descobrir alguns dos seus sabores e aromas ao ar livre num passeio pelos principais mercados da cidade, que se destaca entre os melhores passeios gastronómicos em Barcelona. Para esta experiência, é comum ter acompanhia de um guia profissional, que explica a importância dos locais visitados e fornece informações sobre os pratos e lanches que são degustados. Geralmente, este passeio abrange
Mercado La Boqueria
É o maior e mais famoso mercado de Barcelona, com produtos frescos, como frutas e legumes da época, carne, enchidos, marisco e peixe. Se for a Barcelona no outono, encontrará as bancas de cogumelos, enquanto na primavera os espargos serão a atração. Há também nozes e doces típicos catalães, bem como artigos gourmet, como conservas, chocolates, azeites e queijos artesanais.
Mercado de Santa Caterina
É um local de atividade comercial com uma grande atração arquitetónica: o seu teto está repleto de mosaicos coloridos que conferem ao local uma atmosfera única. Para além dos produtos frescos e biológicos que aqui se podem adquirir, também é possível provar vários pratos regionais, como paellas, saladas, fideuás e sanduíches.
Bar de tapas local
A última paragem da excursão é normalmente um bar de tapas local. Neste tipo de estabelecimento, é possível provar as tapas mais típicas, como as patatas bravas, as croquetas ou as gambas al ajillo e, ao mesmo tempo, provar algumas tapas de autor. Para além disso, é frequente a oferta de alguns vinhos espanhóis.
Informações úteis
- Preço: este tipo de experiência tem um custo aproximado de 40 euros por pessoa.
- Duração: estima-se que esta atividade tenha uma duração de cerca de 4 horas.
6. Conhecer os pontos de referência de Barcelona enquanto anda de segway
Se está a planear passar o verão em Barcelona, nada como aproveitar o bom tempo para passear pelas suas ruas.
Por isso, sugiro que conheças alguns dos locais mais emblemáticos da cidade enquanto andas de segway, o que te poupará tempo e energia para continuares a tua aventura. Este plano também é ideal se foresvisitar Barcelona em 2 dias ou menos e tiveres um itinerário curto. A ideia é que, durante cerca de duas ou três horas, faça um passeio por algumas zonas de interesse turístico, tais como:
- O Arco do Triunfo, a impressionante estrutura que data do final do século XIX, com um estilo arquitetónico neo-mudéjar e 30 metros de altura, desenhada pelo arquiteto Josep Vilaseca.
- O Porto Olímpico, uma área desportiva onde se encontram vários barcos, praias e áreas de lazer.
- A Plaza de los voluntarios, uma homenagem aos mais de 30.000 voluntários que participaram na organização dos Jogos de 1992, que alberga duas imponentes esculturas e uma fonte espetacular.
- O bairro de Montjuïc, no outro extremo da cidade, onde se podem ver atracções como o teleférico, o castelo, os jardins e a fonte.
Informações úteis
- Preço: pode variar consoante a duração, por exemplo, se escolher uma visita de 2 horas, o custo aproximado é de 97 euros por pessoa, enquanto uma visita de 3 horas custa cerca de 137 euros.
- Duração: entre duas e três horas, consoante a sua escolha.
7. Participe no passeio literário de "La Sombra del Viento"
Apreciação da arte, leitura e lazer ao ar livre combinam-se nesta atividade, um passeio literário dedicado a A Sombra do Vento, o romance de Carlos Ruiz Zafón que tem a cidade de Barcelona como cenário dos acontecimentos.
Quer tenha lido o livro ou não, pode juntar-se a um guia especializado e a um pequeno grupo para descobrir os principais cenários do romance. Esta visita inclui normalmente um passeio ao longo de La Rambla, partindo da Plaça Catalunya, que é o local onde Daniel Sempere e o seu pai iniciam a sua busca no romance.
Também se pode visitara Calle Santa Ana, onde se encontra a livraria Sempere e Hijos, a casa do protagonista Daniel Sempere; a Plaza del Ángel, onde Daniel conhece Beatriz; o Palácio Domènech, sede da editora Cabestany; a Basílica de Santa María del Mar, onde os protagonistas se reencontram; o Bairro Gótico e o Parc de la Ciutadella, onde se desenrolam as cenas finais do romance.
Também pode visitar Els Quatre Gats, onde Daniel conhece o livreiro Julián Carax, um local que acolheu grandes figuras como Pablo Picasso. Se, para além da literatura, também se interessar pela dança, no final deste tipo de visitas, os participantes costumam assistir a um dos espectáculos de Flamenco em Barcelona, outra das atracções culturais da cidade.
Informações úteis
- Preço: a excursão custa aproximadamente 18 euros por pessoa.
- Duração: o tempo estimado para esta atividade é normalmente de duas horas e meia.
8. Pedalar pelos cantos escondidos de Barcelona
Se tenciona passar o mês de agosto em Barcelona, deve saber que o bom tempo que se faz sentir nesta altura do ano é perfeito para se juntar a um passeio de bicicleta pelos recantos da cidade.
O melhor é que tem várias opções para o fazer, pois pode ir sozinho, numa bicicleta eléctrica ou num passeio personalizado para o seu grupo. Seja qual for a opção escolhida, neste passeio irá explorar a cidade de uma forma diferente e divertida acéu aberto. Poderá apreciar melhor as cores de cada bairro e descobrir as suas ruas e pontos de interesse.
O ponto de partida para este tipo de passeio é geralmente no centro de Barcelona. Geralmente, a primeira coisa a fazer é receber algumas instruções do guia. Depois, parte-se para ver edifícios com uma arquitetura única enquanto se ouvem factos interessantes sobre cada zona.
Dependendo da rota escolhida, passará pela Praia de Barceloneta, Plaza del Rey, Paseo del Born, La Sagrada Familia, Plaza de Toros e muito mais.
Informações úteis
- Preço: a visita geral custa cerca de 36 euros por pessoa, enquanto que para pequenos grupos o preço é de cerca de 43 euros.
- Duração: dependendo do percurso, a duração da visita é de três horas e meia.
9. Apreciar o estilo catalão Art Nouveau num passeio pelo Parque Güell
Outra boa maneira de desfrutar de um dia em Barcelona é juntar-se a um passeio pelo Parque Güell para apreciar o estilo modernista catalão capturado em cada um dos seus espaços pelo grande Antonio Gaudí.
Para este passeio, basta comprar bilhetes para o Parque Güell de Barcelona e mergulhar neste complexo de 19 hectares que exibe o estilo modernista catalão de Gaudí em cada detalhe, misturando biodiversidade com arte e cultura. Preste atenção àescadaria do Dragão na entrada e às três salas que formam uma espécie de templo.
Durante o passeio, compreenderá como funciona o sistema de condutas concebido para armazenar a água da chuva e que permite que a estrutura funcione como uma fonte. Não se esqueça de entrar naPlaza de la naturaleza ou Teatro Grego, um espaço concebido para a apresentação de espectáculos, para que possam ser apreciados a partir dos terraços que compõem o complexo. Também deve passar pelo jardim austríaco e apreciar a variedade de plantas que o compõem. Verá também a Casa Museu Gaudí, onde viveu o artista.
Informações úteis
- Preço: terá de pagar um custo aproximado de 26 euros por pessoa.
- Duração: a visita pode ser concluída em aproximadamente uma hora.
10. Ouvir as histórias de fantasmas nas ruas estreitas do Bairro Gótico
Quando pensamos em actividades ao ar livre, vem-nos sempre à cabeça a ideia de um dia de sol, mas a verdade é que a vida nocturna ao ar livre de Barcelona guarda muitas maravilhas e uma delas é a experiência de ouvir histórias de fantasmas enquanto se explora as ruas estreitas do Bairro Gótico. Esta atividade é um dosghost tours preferidos dos visitantes de Barcelona, precisamente porque combina um passeio em espaços abertos com uma aventura nocturna.
Devido ao seu importante papel como cidade desenvolvida durante a Idade Média, Barcelona guarda um número infindável de histórias e lendas cheias de horror e mistério. Coincidentemente, a maioria delas provém do seubairro mais antigo: o Bairro Gótico. Por isso, nesta aventura, junta-te a um guia e a um grupo de turistas para ouvires os contos e histórias mais impressionantes enquanto percorres as ruas estreitas.
Ouvirá histórias como a do Fantasma de Canales, as histórias das missas satânicas celebradas no Convento de Santa Catalina e a história do crime da Carrer Bisbe, onde se diz ter ocorrido o assassinato do Arcebispo Izurrita durante a Guerra Civil.
Informações úteis
- Preço: a visita custa aproximadamente 19 euros por pessoa.
- Duração: A duração prevista para este tipo de visita é de uma hora e meia.