O que ver e fazer em Cádiz no inverno

A época alta em Cádis é durante o verão, mas se planear visitar a cidade durante os meses de inverno, poderá desfrutar das atracções de Cádis com menos turistas e com várias festas e celebrações de santos padroeiros.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

O que ver e fazer em Cádiz no inverno

inverno | ©XTRAICE Synthetic

Cádis é famosa pelas suas praias, pôr do sol e atracções de verão, mas se planear visitar a cidade no inverno também pode aproveitar ao máximo a costa de Cádis, visitando os principais locais com menos turistas, obtendo melhores preços de alojamento durante a época baixa e participando nos festivais e festas locais.

Entre as actividades que se podem realizar em Cádis durante o inverno, destacam-se as excursões de observação de baleias no Estreito de Gibraltar, o Carnaval de Cádis, o Festival de Flamenco de Jerez, o Natal no centro histórico e a gastronomia de inverno da cidade, caracterizada pelos guisados, sopas e camarões frescos .

1. Participar no Festival de Flamenco de Jerez de la Frontera

Espetáculo de flamenco| ©n8fire
Espetáculo de flamenco| ©n8fire

O flamenco é a dança típica da Andaluzia e um elemento essencial do folclore de Cádis. Se viajar para Cádis em fevereiro, pode participar no Festival de Jerez de la Frontera, que dura aproximadamente duas semanas por ano e inclui espectáculos de flamenco, aulas de dança, workshops e conferências de artistas.

O palco principal do Festival de Flamenco de Jerez de la Frontera está instalado no Teatro Villamarta, mas também há actividades noutros locais da cidade, como a Sala Compañía, o Museu Atalaya e a Sala Paúl. Cada edição inclui actuações de artistas consagrados e outros que fazem a sua estreia.

O Festival Flamenco cumpre uma função social na Andaluzia para a promoção dos costumes típicos e também inclui outras actividades como cursos de bulerías, técnicas de dança soleá e compases, palmas e castanholas. Se está a planear visitar Cádis no inverno , pode participar nos cursos ou simplesmente assistir aos espectáculos de flamenco.

Detalhes interessantes

  • Preço... A entrada nos espectáculos do Festival de Flamenco tem um custo inicial de aproximadamente 18 euros por pessoa.
  • Quando... Durante a segunda quinzena de fevereiro.
  • Onde... Jerez de la Frontera, Cádis.

2. Fazer uma excursão de observação de baleias no Estreito de Gibraltar

Estreito de Gibraltar| ©Consuelo Ternero
Estreito de Gibraltar| ©Consuelo Ternero

Uma das melhores actividades que se podem realizar durante o inverno em Cádis é a observação de baleias e golfinhos na zona do Estreito de Gibraltar. Aí se pode fazer um passeio de barco a partir das praias de Tarifa e passear para ver os cetáceos que vivem permanentemente no Estreito, mas também se podem encontrar os que regressam das suas migrações.

Durante estes passeios pode experimentar navegar através das águas que separam os continentes europeu e africano e, em dias claros, pode até ver a costa de Marrocos, embora os meses de inverno sejam normalmente húmidos e chuvosos na zona de Gibraltar, embora uma excursão de observação de golfinhos e baleias seja uma das melhores excursões a fazer a partir de Cádis.

Note-se também que, nos dias de chuva intensa, as partidas de barco das praias de Tarifa podem ser canceladas ou adiadas, pelo que deve verificar a previsão meteorológica antes de efetuar estas excursões.

Detalhes de interesse

  • Preço... Dependerá do barco em que decidir ir, mas as excursões com avistamento têm um custo inicial de aproximadamente 30 euros por pessoa.
  • Quando... Durante as últimas semanas de fevereiro e as primeiras semanas de março.
  • Onde... Gibraltar, Cádis.

Reservar um passeio de barco em Cádis

3. Provar a gastronomia de inverno de Cádis

Gazpachuelo| ©Inés Fernández
Gazpachuelo| ©Inés Fernández

A gastronomia de Cádis é uma das melhores de Espanha e, durante o inverno, os seus pratos são muitas vezes não só uma iguaria, mas também uma desculpa ideal para se abrigar do frio num restaurante típico de Cádis. Algumas das melhores tascas encontram-se no centro histórico, mas há locais por toda a cidade, em El Puerto de Santa María e também em Jerez de la Frontera.

A gastronomia invernal de Cádis destaca-se pelos seus guisados, sopas e peixe, pelo que os protagonistas dos pratos serão a sopa de espargos, o guisado de batata, o guisado andaluz, o rabo de boi, o gazpachuelo, as migas andaluzas, as ostras do mar e as gambas, que costumam ser servidas frescas porque janeiro é um dos principais meses de pesca destas espécies.

Outra alternativa para desfrutar da gastronomia local é assistir a um dos melhores espectáculos de flamenco em Cádis, porque estes espectáculos costumam combinar danças locais com um jantar típico.

Reservar um passeio gastronómico em Jerez de la Frontera

4. Participar na Festa Autónoma da Andaluzia

Na Andaluzia| ©Nicolas Vigier
Na Andaluzia| ©Nicolas Vigier

Todos os dias 28 de fevereiro, a Andaluzia celebra a sua festa autonómica e em todas as cidades da Comunidade Autónoma há actividades gastronómicas e culturais e as bandeiras andaluzas são agitadas em todas as varandas.

Além disso, na costa de Cádis, a celebração coincide com o final do carnaval, pelo que a festa é dupla. Alguns dos costumes típicos durante as festas regionaissão comer mollete antequerano, que é um pão estaladiço acompanhado de azeite, tomate e alho, que faz parte do pequeno-almoço andaluz, tocar o hino andaluz em todas as escolas e edifícios públicos e participar em actividades culturais em que os participantes usam trajes de flamenco e vestidos curtos.

As celebrações regionais são um motivo de orgulho para todos, embora as actividades se destinem principalmente às crianças, a fim de manter os costumes ancestrais, pelo que vários locais da cidade oferecem actividades infantis, o que será útil se estiver a planear viajar com crianças. Além disso, durante o Dia da Andaluzia , pode viajar gratuitamente nos transportes públicos e no autocarro turístico de Cádis que liga os locais de atividade.

Detalhes interessantes

  • Preço... A participação nas actividades regionais é gratuita.
  • Quando... 28 de fevereiro de cada ano.
  • Onde.... Em diferentes pontos de Cádis e da Comunidade Autónoma da Andaluzia.

Reservar o autocarro turístico de Cádis

5. Visite as atracções de Natal na Plaza de San Antonio

Patinagem em Cádis| ©Xtraice
Patinagem em Cádis| ©Xtraice

Se planeia visitar Cádis em dezembro, que é quando começa o inverno na cidade, pode desfrutar das atracções natalícias na Plaza de San Antonio, onde está montado um mercado de Natal com bancas que vendem presentes, prendas, comida e decorações festivas.

Também na praça, que é o epicentro do Natal na cidade velha, pode usar a pista de patinagem no gelo gratuita, tirar as melhores fotografias com a árvore de Natal gigante e participar no centro de jogos para crianças, que é uma alternativa interessante se planeia visitar Cádis com crianças. Na área da praça, também pode assistir a cânticos de Natal e espectáculos musicais. Durante a noite de Natal, tambémrecomendo que passeie pelas ruas de paralelepípedos da cidade velha para apreciar a parte antiga da cidade iluminada pelas luzes de Natal, especialmente à noite.

6. Desfrutar do Carnaval de Cádis

Carnaval de Cádis| ©santiago lopez-pastor
Carnaval de Cádis| ©santiago lopez-pastor

O Carnaval de Cádis não é apenas o festival de inverno mais importante de Cádis, mas também um dos eventos mais esperados do ano na cidade, por isso, se planear visitar a costa de Cádis em fevereiro , pode experimentar esta atividade folclórica que reúne chirigotas, coros, quartetos, carros alegóricos, comparsas e personagens fantasiados em desfiles pelas ruas da cidade.

A celebração formal do carnaval é em fevereiro, mas em Cádis os preparativos começam em janeiro, com o Concurso Oficial de Grupos do Carnaval de Cádis, que se realiza todos os anos no Gran Teatro Falla e que é transmitido pela televisão para premiar os grupos mais destacados que depois desfilarão pelas ruas da cidade .

O Carnaval de Cádis é uma ocasião ideal para descobrir as idiossincrasias de Cádis, já que durante a sua celebração também se realizam eventos gastronómicos nos bairros de La Viña, na zona da Plaza de San Antonio e na Plaza de la Catedral.

Detalhes interessantes

  • Preço... A participação nas actividades do Carnaval é gratuita.
  • Quando... O Concurso de Grupos decorre durante todo o mês de janeiro e os desfiles de Carnaval são em fevereiro.
  • Onde.... Em diferentes pontos de Cádis.

7. Visitar Setenil de las Bodegas durante as festas da padroeira.

Setenil de las Bodegas| ©Marbella Escapes
Setenil de las Bodegas| ©Marbella Escapes

Setenil de las Bodegas é uma das aldeias mais bonitas da serra de Cádis e caracteriza-se pela sua curiosa arquitetura de casas, templos e lojas construídas nas rochas, o que gera uma ampla rede de caminhos e passagens situadas como uma varanda sobre a serra.

Visitar Setenil de las Bodegas durante a sua viagem a Cádis é um espetáculo por si só, mas se planear fazê-lo durante o inverno também pode participar na festa do padroeiro de San Sebastián, que é um dos eventos mais importantes da aldeia, juntamente com a Festa do Azeite. Durante a festa de San Sebastián, pode participar numa procissão pelas ruas locais e desfrutar dos bares de produtos locais.

A procissão passa pelos principais locais de Setenil de las Bodegas, como a Plaza de Andalucía, as Cuevas del Sol, a Coronilla, o Paseo Federico Lorca e as ruas Villa, Constitución e Ronda, sendo uma forma ideal de descobrir as atracções locais e os caminhos construídos à beira do abismo.

Recomendo que durante a vossa visita à vila não percam a gastronomia local, que se destaca pelas suas sopas cortijeras, ovos mexidos com espargos, favas estufadas, gaspachuelo e batata doce com mel, enchidos ibéricos e vinho local.

Detalhes de interesse

  • Preço.... A participação na procissão pela feira da padroeira de San Sebastián é gratuita.
  • Quando... Todos os anos, na terceira semana de janeiro.
  • Onde... Setenil de las Bodegas, Cádis.

8. Visita às Catacumbas de Beaterio

Catacumbas de Beaterio| ©Santiago Cordero Guerrero
Catacumbas de Beaterio| ©Santiago Cordero Guerrero

Um dos segredos mais bem guardados de Cádis são as Catacumbas de Beaterio, uma série de passagens subterrâneas franciscanas que durante a Idade Média serviram para ligar os principais locais de Cádis através das partes baixas da cidade. Estas catacumbas reforçam a lenda de que existe um circuito de túneis que liga vários pontos da Andaluzia.

As Catacumbas do Beaterio foram fundadas em 1633 pela Ordem Terceira de São Francisco e um grupo de 12 irmãs beatificadas viveram em comunidade e foramsepultadas. Depois de várias utilizações ao longo dos séculos, serviram também de refúgio durante a Guerra Civil Espanhola, e hoje podem ser visitadas.

É também uma das atracções turísticas de Cádis que pode, naturalmente, acrescentar à sua lista de coisas para fazer no inverno. No entanto, para conhecer a história e os segredos deste lugar de grande valor histórico e arqueológico em Cádis, é altamente recomendável que se junte a umavisita guiada, disponível para reservar no seu site, são em pequenos grupos e duram entre 30 e 45 minutos.

Detalhes interessantes

  • Preço... Entrada gratuita 3€ para adultos, 2€ para crianças dos 6 aos 12 anos e gratuita para crianças com menos de 5 anos. A visita guiada custa 5 euros para adultos, 3 euros para crianças e é gratuita para menores de 5 anos.
  • Quando... Durante todo o ano
  • Onde... Valverde 3, Cádis.

9. Ter aulas de surf em Tarifa

Pranchas de surf| ©NICO BHLR
Pranchas de surf| ©NICO BHLR

Durante o inverno, a parte sul da costa de Cádis tem muitas actividades para oferecer, especialmente em Tarifa. Lá descobrirá que janeiro é um dos meses mais frios do ano em Cádis, mas também uma altura ideal para o surf, porque é quando as melhores ondas rebentam na zona costeira e quando o vento coopera com os surfistas.

Se está a planear visitar Cádis em janeiro, pode ter aulas de surf em Tarifa, mesmo que não tenha experiência prévia, e aprender com os melhores surfistas de Cádis que vêm em grande número a Tarifa para aproveitar ao máximo as ondas que, em alguns casos, atingem facilmente os 3 metros de altura.

Em Tarifa também é possível fazer excursões de observação de golfinhos e baleias e praticar desportos aquáticos como paddle surf, windsurf e kitesurf, o que a torna uma das praias mais completas para a prática de desportos aquáticos.

10. Perca-se nos mercados de segunda mão.

Feira da ladra de Cádis| ©Raquel L. Rego
Feira da ladra de Cádis| ©Raquel L. Rego

Cádis na época do Natal está repleta de mercados de Natal, incluindo o da Plaza de San Antonio, que é o epicentro da cidade velha, mas depois da Epifania os mercados da época festiva dão lugar aos mercados de segunda mão em El Puerto de Santa Maria, Sanlucar de Barrameda e San Fernando.

Estas feiras de velharias servem para comprar roupa e outros artigos em segunda mão e também para trocar objectos. Estas feiras têm muitas vezes fins caritativos, uma vez que vendem artigos doados e depois utilizam as receitas para apoiar causas caritativas enquanto permanecem abertas, entre os meses de janeiro e fevereiro.

As feiras de segunda mão estão normalmente instaladas em zonas próximas de outras feiras ou em algumas bancas dentro das mais famosas. O caso mais representativo de Cádis é o mercado de segunda mão da Plaza de la Libertad, situado em frente ao Mercado Central.

Temperaturas em Cádis no inverno

Noite em Cádis| ©Angel Sotomayor
Noite em Cádis| ©Angel Sotomayor

O inverno em Cádis é bastante frio, com temperaturas médias de 10°, máximas de 15° e mínimas de 5°. janeiro é o mês mais frio do ano e também o mais chuvoso, por isso verifique sempre a meteorologia antes das actividades.

Se visitar a parte sul da costa de Cádis, verá que a temperatura pode descer, pois é um local mais húmido. Em março, as temperaturas começam a melhorar, atingindo uma média de 14°.

A afluência de turistas em Cádis no inverno

Ruas de Cádis| ©santiago lopez-pastor
Ruas de Cádis| ©santiago lopez-pastor

Se visitar Cádis em outubro, notará que o fim do verão começa a esvaziar a cidade de turistas, mas a partir de dezembro a afluência diminui drasticamente, tornando o inverno uma altura ideal para explorar a cidade à vontade, mesmo que não possa ir nadar nas praias .

Para tirar o máximo proveito da sua viagem a Cádis no inverno, pode visitar as aldeias do interior, fazer passeios e caminhadas pelo centro da cidade e também desfrutar dos passeios de aventura.

Preços em Cádis no inverno

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

dezembro e janeiro são os meses mais baratos para visitar Cádis, uma vez que esta é a época baixa e a época mais fria do ano, por isso, se quiser ver a cidade e poupar dinheiro, recomendo que viaje durante esta altura.

Durante o inverno é possível obter alojamento a preços acessíveis e se reservar online com antecedência pode poupar o seu lugar em excursões e também obter descontos noutras actividades.

O que levar na mala para visitar Cádis no inverno?

Bagagem| ©JamesDeMeyer
Bagagem| ©JamesDeMeyer

O inverno pode ser frio e chuvoso em Cádis, por isso recomendo que leve as seguintes peças de roupa para evitar passar mal com o tempo.

  • T-shirt térmica
  • Camisolas de lã
  • Cachecol de lã
  • Meias de lã
  • T-shirts de algodão
  • Casaco impermeável
  • Botas impermeáveis
  • Guarda-chuva
  • Casaco de chuva
  • Sapatos confortáveis para caminhar
  • Calçado desportivo
  • Casaco leve
  • Calças leves