O que ver e fazer em Cádiz em agosto

agosto é o mês mais quente do verão em Cádis e as praias tornam-se as protagonistas absolutas, mas é também a época das festas e eventos que enchem as ruas da cidade de turistas.

Matías Rodríguez

Matías Rodríguez

leitura de 11 minutos

O que ver e fazer em Cádiz em agosto

Na Caleta de Cádis | ©Hernán Piñera

O verão é a época ideal para descobrir Cádis e as suas praias paradisíacas, e agosto é o mês mais quente do ano na cidade, mas é também a época das festas, festas de padroeiros e outros eventos que marcam o ritmo dos visitantes.

Entre as melhores coisas para ver e fazer em Cádis em agosto estão as Corridas de Cavalos nas praias de Sanlúcar, os jogos de futebol do Troféu Ramón de Carranza, a Fiesta de los Cañonazos e os mágicos pores-do-sol no céu limpo de verão.

1. Ver as corridas de cavalos de Sanlúcar

Corridas de cavalos de Sanlúcar| ©Laura Suarez
Corridas de cavalos de Sanlúcar| ©Laura Suarez

As praias de Sanlúcar de Barrameda são também conhecidas como o Hipódromo de Sanlúcar, porque, para além das águas cristalinas e das areias douradas que revestem a costa, são utilizadas como pista para as Corridas de Cavalos de Sanlúcar, uma tradição local que se realiza todos os anos durante o mês de agosto.

Este evento centenário reúne os melhores cavalos andaluzes, que competem entre as praias de Bajo de Guía e Las Piletas, quando o sol começa a pôr-se e em datas determinadas pelo calendário de marés de cada ano. Se quiser assistir às corridas, pode comprar um camarote ou visitar a praia, onde o espetáculo é gratuito.

No final das corridas, são atribuídos prémios aos vencedores e o cavalo vencedor é imortalizado numa fotografia que é colocada na Câmara Municipal. As Corridas de Cavalos de Sanlúcar são muito importantes porque marcam o início formal do verão na costa de Jerez e uma tradição estival imperdível para todos os habitantes de Cádis.

Detalhes de interesse

  • Preço... O espetáculo é gratuito a partir da praia ou é possível comprar camarotes que têm um custo inicial de cerca de 120 euros por pessoa.
  • Quando... Em agosto de cada ano, de acordo com o calendário das marés.
  • Onde... Nas praias de Sanlúcar de Barrameda.

Reservar um espetáculo de dança do cavalo andaluz

2. Assistir à Festa de Tío Pepe

Adega González Byass| ©Ewan Munro
Adega González Byass| ©Ewan Munro

O Festival Tío Pepe é uma das melhores experiências de enoturismo em Cádis e realiza-se todos os anos em agosto para combinar música e gastronomia num espaço aberto e numa festa organizada pela Adega González Byass, uma das adegas mais tradicionais de Jerez de la Frontera.

Este evento oferece uma experiência sensorial exclusiva que combina vinho, cultura, arte, gastronomia e lazer para agradar a todos os públicos, numa festa que se tornou um emblema do verão de Cádis. É possível comprar bilhetes que incluem o acesso aos espectáculos todas as noites e a degustação de vinhos numa das melhores adegas de Cádis.

Se está a planear visitar Cádis em agosto, esta pode ser uma opção interessante e, para aproveitar ao máximo a sua visita a Jerez, pode também visitar a costa, Puerto de Santa María e visitar e provar nas adegas familiares locais.

Detalhes interessantes

  • Preço... Os bilhetes para os espectáculos com prova de vinhos têm um custo inicial de cerca de 38 euros.
  • Quando... Em agosto de cada ano.
  • Onde... Bodegas González Byass, Calle Manuel María González 12, Jerez de la Frontera.

Reservar um tour de tapas em Jerez

3. Assistir a um jogo de futebol do Troféu Ramón de Carranza

Participar no Troféu Ramón de Carranza| ©RFEBM Balonmano
Participar no Troféu Ramón de Carranza| ©RFEBM Balonmano

O Cádiz CF é uma das equipas mais tradicionais da La Liga espanhola e organiza todos os anos no seu estádio o Troféu Ramón de Carranza, uma competição amigável em que participam clubes convidados. Esta competição de verão realiza-se desde 1955, no final de agosto, e é uma festa para a cidade, atraindo milhares de visitantes à zona costeira.

Assistir a um dos jogos do Troféu Ramón de Carranza é uma das coisas ideais para fazer em Cádis em agosto se for um adepto de futebol, especialmente porque cada edição costuma ter alguns dos melhores clubes da Europa, dando-lhe a oportunidade de ver de perto algumas das maiores estrelas do jogo.

O Troféu Ramón de Carranza é também uma atividade para toda a família, por isso é ideal se estiver a planear visitar Cádis com crianças. Poderá também participar num evento histórico que se realiza ininterruptamente há mais de 60 anos.

Detalhes interessantes

  • Preço... Os bilhetes para os jogos têm um custo inicial de cerca de 50 euros para adultos e 19 euros para crianças até aos 12 anos.
  • Quando... No final de agosto de cada ano.
  • Onde... Estádio Nuevo Mirandilla, Plaza de Madrid s/n, Cádis.

4. Assista ao pôr do sol de Cádis no céu limpo de agosto

Pôr do sol na baía de Cádis| ©Javier Linares
Pôr do sol na baía de Cádis| ©Javier Linares

A baía de Cádis oferece alguns dos melhores pores-do-sol do mundo e, durante o verão, ver o pôr do sol é uma das melhores coisas para fazer na cidade, embora o melhor mês para ver este espetáculo seja agosto, quando o céu está completamente limpo, os dias são mais longos e o tempo permanece ensolarado até ao final do dia.

Pode ver o pôr do sol de Cádis a partir das esplanadas dos bares de praia na costa de Cádis, na Praia da Caleta, ou a partir de edifícios altos como a Torre do Relógio da Catedral de Cádis ou a Torre de Tavira.

Em agosto também se pode assistir a um fenómeno muito invulgar em que, durante o pôr do sol, um clarão verde produzido pelos objectos brilhantes no horizonte aparece sobre o oeste, embora isto não aconteça todos os anos. Outros lugares de onde se pode ver o pôr do sol são as praias de Tarifa e Puerto de Santa María.

Reservar um passeio de barco em Cádis

5. Participar na Fiesta de los Cañonazos no bairro de Puntales

Parque de diversões| ©Pedro Lozano
Parque de diversões| ©Pedro Lozano

A Fiesta de los Cañonazos é uma festa de verão que se realiza todos os anos no bairro de Puntales para comemorar a resistência dos voluntários que defenderam o Castelo de San Lorenzo del Puntal fora das muralhas da invasão anglo-holandesa de 1596. Durante a semana da celebração, são organizadas actividades por uma associação de moradores.

Se tenciona visitar Cádis em agosto, pode assistir à Fiesta de los Cañonazos, onde pode visitar o castelo e participar em torneios desportivos, representações teatrais, espectáculos musicais e actividades culturais num programa completo e gratuito para todos os participantes.

Um parque de diversões com montanhas-russas, carrinhos de choque e barracas de comida também é frequentemente instalado no bairro e há também passeios com guias locais que contam a história da batalha do bairro. Puntales está localizado acima de La Cortadura e pode ser alcançado através de transportes públicos ou nos autocarros turísticos hop-on-hop-off de Cádis.

Detalhes interessantes

  • Preço... A participação nas actividades é gratuita.
  • Quando... Todos os anos em agosto.
  • Onde... Bairro de Puntales, Cádis.

Reservar uma viagem no autocarro turístico de Cádis

6. Vencer o calor nas praias de Cádis

Praia de La Calzada| ©Turismo Cádiz
Praia de La Calzada| ©Turismo Cádiz

Não há verão em Cádis se não se visitarem as praias da cidade, algumas das mais bonitas de Espanha, e graças ao clima ameno de Cádis é possível nadar durante vários meses do ano, mas é em agosto que a Playa de la Caleta, na zona adjacente ao centro histórico, atinge o seu esplendor com as suas águas quentes e serviços gastronómicos.

Também se podem visitar as praias de Sanlúcar de Barrameda, onde em agosto também se podem assistir às Corridas de Cavalos de Sanlúcar. Na Playa de la Calzada, na costa de Jerez, encontrará areia dourada e águas cristalinas e, nas proximidades, pode também visitar a Playa de las Piletas, que se destaca pelas suas rochas naturais.

Em Cádis também encontrará estâncias de verão em agosto em Conil de la Frontera, Barbate, Zahara de los Atunes e Tarifa, onde poderá visitar a praia de Bolonia, eleita como uma das mais belas praias de Espanha.

Reservar uma excursão ao longo da costa de Cádis

7. Participar na Festa da Exaltação do Rio Guadalquivir

Sanlúcar de Barrameda| ©Rafael De la Torre
Sanlúcar de Barrameda| ©Rafael De la Torre

A Festa da Exaltação do Rio Guadalquivir é uma das mais tradicionais da Andaluzia e realiza-se todos os anos em Sanlúcar de Barrameda para homenagear o rio, coincidindo com as Corridas de Cavalos de Sanlúcar, com as quais partilha o estatuto de ser uma das festas típicas de Cádis.

A festa começou com oferendas florais ao rio Guadalquivir e logo começou a acrescentar actividades. Atualmente, a mesma celebração inclui desfiles por Sanlúcar, a Fiesta del Mantón (festa do xaile ) e a Fiesta Rociera. Inclui também serões literários, concertos musicais, regatas no rio e concursos de preparação de comida típica. Participar na festa é uma das melhores coisas para fazer se estiver a planear visitar Cádis no verão

A Fiesta de Exaltación del Río Guadalquivir encerra com fogo de artifício na costa, num espetáculo único que se torna melhor a cada ano e atrai a atenção de todos os habitantes de Cádis e também dos visitantes que se aglomeram para ver o encerramento da celebração.

Detalhes de interesse

  • Preço... A participação nas actividades é gratuita.
  • Quando... Todos os anos em agosto.
  • Onde... Sanlúcar de Barrameda, Cádis.

8. Participar nas Festas Patronais de Nuestra Señora de La Palma

Barco da Virgem de La Palma| ©kum111
Barco da Virgem de La Palma| ©kum111

Nuestra Señora de La Palma é uma das festas da padroeira mais marcantes de Espanha devido à sua rica história. Reza a lenda que um barco italiano que transportava a imagem da Virgem de La Palma atracou no porto de Algeciras durante uma tempestade e não pôde partir enquanto não baixou a estátua religiosa, que desde então é a padroeira da cidade.

Todos os anos, a 15 de agosto, a estátua da Virgen de la Palma é resgatada das profundezas da baía de Algeciras, onde queria ficar, numa tradição que leva milhares de pessoas à praia de Rinconcillo. Durante as festas da padroeira, a estátua faz uma peregrinação pelas igrejas da cidade e, uma vez terminada, regressa ao mar até ao ano seguinte.

A Fiesta Patronal de Nuestra Señora de La Palma é o evento caraterístico de Algeciras e também uma das celebrações mais famosas da Andaluzia. Se visitar Cádis em agosto, pode participar nas festividades religiosas, que também incluem mercados de comida local, bancas de artesanato e uma maré de pessoas que saem para as ruas da cidade para celebrar a sua padroeira.

9. Passear de barco pela baía de Cádis

Passear de barco na Baía de Cádis| ©campese
Passear de barco na Baía de Cádis| ©campese

Uma das melhores excursões em Cádis é fazer um passeio de barco pela baía e se planear visitar a cidade em agosto, fá-lo-á no mês ideal para passeios marítimos, porque é quando as ondas estão mais calmas, quando há menos vento e quando o tempo está quente.

Num passeio de barco pela Baía de Cádis poderá descobrir o horizonte da cidade a partir do mar e durante os passeios de verão terá tempo livre para dar um mergulho nas paragens e praticar alguns desportos aquáticos como o paddle surf. Em agosto, com uma maré clara, as águas da baía são cristalinas, pelo que também pode desfrutar de uma experiência de snorkelling.

Durante o passeio verá as pontes Constituição e Carranza e poderá tirar algumas das melhores fotografias da arquitetura da cidade a partir do mar, para que possa descobrir a beleza de Cádis a partir da água. Se optar pela excursão da tarde, também poderá assistir ao pôr do sol, que em agosto é claro e sem nuvens.

Detalhes interessantes

  • Preço... Cerca de 40 euros por pessoa.
  • Duração... Cerca de 3 a 4 horas.

Reservar um passeio de barco em Cádiz

10. Visitar a Feira Taurina em El Puerto de Santa María

Praça de touros| ©CdeHaan
Praça de touros| ©CdeHaan

Se é um apaixonado pelas tour adas em Cádis, descobrirá uma das feiras de touros mais tradicionais do mês de agosto. Na Real Plaza de El Puerto de Santa María realizam-se todos os anos corridas de touros, touradas com picadores e aulas práticas com os toureiros mais famosos de Espanha.

A celebração da Feira Taurina coincide também com outros eventos na zona de Sanlúcar de Barrameda, pelo que pode aproveitar a sua visita para assistir também às Corridas de Cavalos de Sanlúcar e à Festa da Exaltação do Rio Guadalquivir. Isto é ideal se estiver a planear uma estadia curta na cidade, porque poderá poupar tempo. Se este é o seu caso, aqui está uma lista de actividades para que possa descobrir Cádis em 3 dias

A Feira Tauromáquica tem lugar durante a primeira semana de agosto, pelo que pode assistir a todo o evento ou comprar um bilhete para apenas um dia.

Detalhes interessantes

  • Preço... O bilhete para um dia custa cerca de 28 euros.
  • Quando... Durante a primeira semana de agosto de cada ano.
  • Onde... Puerto de Santa María, Cádis.

Temperaturas em Cádis em agosto

Tarde em Cádis| ©Angel Sotomayor
Tarde em Cádis| ©Angel Sotomayor

O verão em Cádis é quente, mas raramente sufocante, com temperaturas médias de 24°, máximas de 30° e mínimas de 18°. agosto é o mês mais quente do ano e é geralmente um período seco, praticamente sem chuva e com temperaturas que raramente descem abaixo dos 20°.

A temperatura estival em Cádis permite, no entanto, realizar todas as actividades pedestres sem qualquer inconveniente, embora seja aconselhável usar protetor solar e óculos de sol. O clima mantém-se ameno também durante os meses seguintes, embora se visitar Cádis em dezembro verá que as temperaturas descem drasticamente.

O número de turistas em Cádis em agosto

Ruas de Cádis| ©santiago lopez-pastor
Ruas de Cádis| ©santiago lopez-pastor

O verão é a época alta e agosto é o mês mais movimentado em Cádis, por isso saiba que as praias e as excursões de verão terão um grande número de visitantes.

Se quiser garantir o seu lugar nas excursões e evitar aumentos de preços de última hora ou uma lotação esgotada, pode reservar com antecedência online.

Preços em Cádis em agosto

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

agosto é o mês mais movimentado do verão, pelo que os preços, especialmente os do alojamento, são os mais elevados do ano. Não se esqueça de que há excursões, como os passeios de bicicleta, que costumam ser baratas durante todo o ano, mas a época alta em Cádis não é uma altura económica para passar férias.

Pode poupar algum dinheiro reservando as excursões com antecedência online para evitar aumentos de preços de última hora, embora note uma diferença substancial nos custos, que serão mais elevados do que se visitar Cádis durante o inverno.

O que levar na mala quando visitar Cádis em agosto?

Bagagem| ©JamesDeMeyer
Bagagem| ©JamesDeMeyer

agosto é um dos meses mais quentes em Cádis e a maioria dos dias são ensolarados, por isso recomendo que inclua os seguintes itens na sua mala:

  • Fato de banho
  • Óculos de sol
  • Chapéu de sol
  • Protetor solar
  • Calçado de praia
  • Casaco leve
  • T-shirts
  • Sapatos de caminhada confortáveis
  • Calças leves