10 coisas para ver e fazer em Córdoba à noite

Sob o luar, com a descida da temperatura, chega a melhor altura para mergulhar na cultura de Córdova. As melhores opções? Aqui contamos-lhe quais são.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Córdoba à noite

©wingpix

Quando o sol se põe, a terra de Córdoba desperta para o seu típico ambiente despreocupado e as ruas enchem-se de actividades para conhecer a sua tradição e cultura.

Visitas nocturnas aos seus principais monumentos, aos banhos árabes, um passeio pela sua maior jazida arqueológica... Não faltará nada para ver e fazer em Córdova a todas as horas, mas aqui ficam algumas para quando escurece.

1. Assistir a um espetáculo de flamenco

Flamenco na taberna dupla de Cepa| ©Doblecapa
Flamenco na taberna dupla de Cepa| ©Doblecapa

Assistir a um tablao deve estar no topo da sua lista de actividades nocturnas em Córdoba. Quando se chega à Andaluzia, encontram-se as raízes do flamenco e a antiga capital da Hispania Ulterior não é exceção. É uma cidade de pura arte, história e tradição.

Em Córdoba os tablaos fazem-se sentir. Assim que os bailarinos aparecem com os seus trajes de flamenco, chegam os primeiros acordes da guitarra e o som do cajón (tambor de caixa), com as bailaoras (bailarinas) a baterem o pé na sala.

Não deixe de reservar os seus bilhetes para os melhores espectáculos de flamenco em Córdoba, é uma experiência inesquecível.

Reserve os seus bilhetes para um espetáculo de flamenco

2. Descubra a alma de Córdoba, a Grande Mesquita-Catedral

Mesquita-Catedral à noite| ©Michel Gauthier
Mesquita-Catedral à noite| ©Michel Gauthier

A experiência oficial começa na porta monumental da Mesquita-Catedral, mas recomendo que a visite como um local: reserve alguns minutos para apreciar a vista do outro lado da Ponte Romana.

A atual Catedral da Assunção de Nossa Senhora está iluminada em todo o seu esplendor e convida os visitantes a redescobrirem a sua beleza de uma outra perspetiva.

Recomendo que reserve os seus bilhetes para a Mesquita-Catedral com antecedência, pois há milhares de visitantes e a capacidade nocturna é de 80 pessoas por cada visita de 60 minutos.

Informações práticas

Marque a sua visita à Mesquita-Catedral de Córdoba

3. Relaxar nos banhos árabes

Banho árabe de Córdova| ©Monica Duran
Banho árabe de Córdova| ©Monica Duran

Apetece-lhe relaxar enquanto se refresca para o dia? Visite os melhores banhos árabes de Córdoba, uma das tradições árabes que vieram para ficar na Andaluzia. Recomendo que se mime durante pelo menos 60 minutos em alguns dos hammams mais aclamados:

  • Banhos do Alcázar Caliphal. Endereço: Plaza Campo Santo e los Mártires, no Alcázar de los Reyes de Córdoba. Preço: A partir de 42 euros.
  • Os BanhosÁrabes de Córdova. Endereço: Calle Almanzor. Preço: A partir de 60 euros.
  • Hammam Al Ándalus. Endereço: Calle Corregidor Luis de la Cerda, 51. Preços: A partir de 50 €.

Os hammams ou banhos árabes são locais onde o serviço de massagem é combinado com um circuito de água que estimula os sentidos do cliente. Estes banhos foram os antecessores dos spas e nas ruas de Córdoba o estilo e a atmosfera ainda são preservados. Aqui pode desfrutar de uma massagem estimulante com pedras quentes ou de banhos ao som de música relaxante, no meio da antiga arquitetura árabe.

Informações práticas

  • Horário noturno: os hammams estão abertos todo o dia. O horário de abertura termina entre as 24:00 e as 02:00, pelo que é perfeito para uma atividade nocturna.
  • Preço: a partir de 42 euros.

Marque a sua massagem num Hammam

4. Visitar o sítio da Medina Azahara

Ruínas do complexo de Medina Azahara| ©Diego Tirira
Ruínas do complexo de Medina Azahara| ©Diego Tirira

A cidade califal de Medina Azahara é o sítio arqueológico mais importante de Espanha. Ao cair da noite, a temperatura terá baixado o suficiente para desfrutar da visita de 2 horas a este Património Mundial.

A história desta maravilha da Andaluzia remonta a cerca do ano 936, período em que, nos seus 112 hectares, se desenvolviam actividades administrativas ao mesmo tempo que o primeiro califado cordovês. Nesta cidade palladiana, a arte islâmica é conservada no seu estado original. Além disso, todos os anos são feitas novas descobertas no local.

À noite, a cidade luminosa, tradução do seu nome original, Madinat al-Zahra, veste-se de forma a honrar o seu nome, realçando a sua beleza sob os holofotes. É fácil perder-se dentro deste local emblemático, mas o meu conselho é reservar uma visita guiada à Medina Azahara para conhecer a história condensada no seu interior, especialmente se estiver à procura de coisas para fazer em Córdoba durante o verão.

Informações práticas

Marcar a visita à Medina Azahara a partir de Córdova

5. Descubra a misteriosa Córdoba, as suas lendas e mitos

Córdova à noite| ©kare_chin
Córdova à noite| ©kare_chin

A riqueza cultural da cidade das três culturas é uma pedra angular do reino de Espanha. E, ao longo do seu percurso, foram surgindo factos, lendas e mitos que merecem atenção.

Recomendo-lhe que faça uma visita guiada a Córdova e explore os seus percursos míticos. Nesta visita, conhecerá histórias sobre a Inquisição em Córdova, a famosa lenda dos sinos de Santiago, as origens da rua Cabezas, o terrível caso de Don Carlos de Unciel, a anedota do Cristo de los Faroles, poderosas feiticeiras, lugares onde se realizavam conventos e muitos outros.

Durante pouco mais de 2 horas, um guia partilhará os segredos dos fenómenos paranormais e as crenças actuais. Esta é uma visita que não é para os fracos de coração. Nalguns casos, a visita inclui vídeos e verdadeiras psicofonias que assustam os mais sensíveis.

Reservar uma visita guiada a Córdoba

6. Desfrute do espetáculo noturno do Alcazar de Córdoba

Noites mágicas no Alcázar.| ©Jose Luis Ogea
Noites mágicas no Alcázar.| ©Jose Luis Ogea

Nas margens do rio Guadalquivir, onde se pode apreciar a deslumbrante vista panorâmica da cidade desde a Torre da Calahorra e passear pelas Cavalariças Reais, é obrigatório assistir às Noites Mágicas do Alcázar. Tal como acontece com a Mesquita-Catedral, quando se pensa que já se viu tudo depois de uma visita diurna, redescobre-se o lugar ao luar.

Ao pôr do sol, as fontes são as estrelas do lugar. Este é o espetáculo noturno oferecido nos espaços do Alcázar de los Reyes Cristianos. Durante o evento, os jardins do Alcázar vestem-se para apresentar um espetáculo de luzes e água ritmada. Viajará no tempo para celebrar uma festa íntima.

Para assistir a este evento, recomendo que reserve a sua visita ao Alcázar de los Reyes de Córdoba, uma vez que a capacidade é limitada.

Informações práticas

Reservar uma visita guiada ao Alcázar de Córdoba

7. Perca-se entre os encantos do bairro judeu

Porta de Almodóvar| ©Matias
Porta de Almodóvar| ©Matias

Esta zona, situada por detrás da Mesquita-Catedral, é composta por ruas estreitas com casas brancas tradicionais, uma sinagoga, lojas, esculturas e tabernas típicas andaluzas.

A visita à Judiaria de Córdova está no topo da lista de destinos turísticos da cidade durante todo o ano e um passeio noturno pelas suas ruas leva-o a uma viagem surpreendente pela história de Córdova. Um passeio pelas suas ruas durante a noite é uma viagem surpreendente pela história de Córdova, e vale a pena!

Os locais de visita obrigatória do Bairro Judeu

Dentro da rede de ruas no coração do bairro antigo e a não perder:

  • A Puerta de Almodóvar: para chegar ao bairro judeu é necessário passar por uma das três entradas do complexo, sendo a principal e mais antiga a Puerta de Almodóvar, também conhecida como a **Puerta del Nogal (**Porta da Noz). À noite, esta entrada murada recorda a época muçulmana da cidade. A iluminação é um espetáculo.
  • Sinagoga de Córdoba: apenas três ainda existem em Espanha e esta é a mais imponente de todas. Foi construída em 1315 pelo mestre de obras Isaac Moheb. Tem tempo para visitar este enclave até às 21 horas, sem as multidões do dia.
  • Praça Maimonides: um espaço decorado de forma bela que lembra a elite da herança sefardita. Nas proximidades encontram-se o souk municipal, a Praça de Tiberíades, a estátua de Maimónides e o MuseuTaurino.
  • A Plaza del Potro: aqui encontrará todos os atributos que caracterizam a arquitetura do estilo cordovês. Outros destaques são o Museu Julio Romero e o Centro Flamenco Fosforito, onde os flamencos esperam por si ao pôr do sol.

Para visitar o bairro judeu em paz e sossego é preciso tempo e uma boa temperatura, e a noite oferece essas condições. Perca-se sem rumo e conheça este centro de três culturas.

Reservar uma visita guiada ao bairro judeu de Córdoba

8. Desfrutar da vida nocturna de Córdova

Tapas e vinho| ©rob thompson
Tapas e vinho| ©rob thompson

Esta é uma cidade para se apaixonar, e não apenas pelo seu misticismo ou pela sua história incomensurável. O ambiente de Córdova é animado e à noite tem-se a oportunidade de conhecer o seu lado contemporâneo com uma temperatura óptima. Para além dos seus espectáculos de flamenco, existem as seguintes opções:

  • Tapas tour: um passeio gastronómico pelo Paseo de la Ribera, a Rda. de Isasa e a Juderia com o rio Guadalquivir como pano de fundo. Muitas vezes, estes passeios param em 3 restaurantes onde se pode provar o Salmorejo de Blasón, as beringelas fritas, a tortilha de santos e, sem esquecer, as flamenquinas, que são uma delícia.
  • Degustação de vinhos: desfrutar de uma deliciosa noite degustando os melhores vinhos de Córdoba acompanhados das típicas tapas da cidade.

A maioria das esplanadas e restaurantes situam-se em redor da Mesquita-Catedral, entre a Calle de la Judería e a Rda. de Isasa. Utilize este ponto de referência e perca-se neste passeio noturno por Córdoba.

Córdoba sempre teve a reputação de ter uma grande vida nocturna para aqueles que preferem algo mais animado do que as esplanadas. No centro da cidade, no bairro antigo, há um grande número de pubs e discotecas.

Reservar uma prova de vinhos em Córdova

9. Passear pelos Jardines de la Merced.

Cristo das Lanternas| ©Toni Castillo Quero
Cristo das Lanternas| ©Toni Castillo Quero

Os Jardines de la Merced são um parque com uma fonte do século XIX, caminhos arborizados, jardins de rosas e uma mesquita. O passeio é muito refrescante e vale a pena ser feito à noite.

Não perca o Cristo das Lanternas, uma escultura religiosa que nunca deixa de impressionar os visitantes. À noite, os jardins ganham um ar especial com o Cristo iluminado pelas suas lanternas e o silêncio cria uma experiência única. Vale a pena visitar a Praça dos Capuchinhos.

Também recomendo uma visita à Torre de la Malmuerta, um lugar monumental de interesse turístico que conta a sua história a seus pés. O Palácio de Viana é outro ponto obrigatório deste passeio, embora entre setembro e junho só abra as portas até às 19:00 horas.

Visitar Córdova com o autocarro turístico

10. Cavalariças Reais: Espetáculo equestre "Pasión y Duende del Caballo Andaluz" (Paixão e Duende do Cavalo Andaluz)

Nas Cavalariças Reais| ©interesPopular
Nas Cavalariças Reais| ©interesPopular

Um espetáculo altamente recomendado para desfrutar à noite é o Pasión y Duende del Caballo Andaluz (Paixão e Duende do Cavalo Andaluz). Em palco convergem elementos da equitação clássica andaluza, do flamenco, da doma vaquera, do liceu, da amazona, da garrocha e da tradição equestre cordovesa. Veja, marque este evento e venha a um dos edifícios mais importantes de Espanha: não pode perder!

Quem não se emociona ao ver estes cavalos deslumbrantes? Desde os seus olhos azuis até à sua pelagem preta brilhante, tudo neles é inspirador. Os exemplares são de uma beleza ímpar e o acompanhamento de todos os bailarinos e artistas em palco é digno de louvor.

Inicialmente, foi Filipe II que, em 1570, teve a ideia de criar cavalos para servir a coroa. Seguindo o seu hobby pessoal, acabou por criar uma raça local emblemática: o cavalo andaluz.

Informações práticas

  • Endereço: Calle Caballerizas Reales, 1. A 550 metros da Mesquita-Catedral.
  • Horário noturno: espectáculos a partir das 19:30h. Consultar o calendário
  • Duração do espetáculo: 70 minutos.
  • Preço: a partir de 16,5 euros.